Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Arbitragens: “Aqui se faz, lá se paga”, e preocupação com o Cruzeiro na B. O que diz Procópio Cardozo, dos melhores analistas de futebol do país

Procópio em foto do site DeVeneta, de Montes Claros – www.deveneta.com.br

O ex-jogador e grande treinador Procópio Cardozo, é uma das opiniões que mais respeito sobre futebol no Brasil. Este sim, deveria ser comentarista titular de uma das grandes redes de TV do país, pois conhece tudo, fala muito bem, tem independência e coragem para externar o que pensa. Felizmente ele adotou o twitter para se manifestar e diariamente posta fotos sensacionais, ótimas informações e comentários sobre o passado e presente do futebol. Sou fã dele, desde os tempos em que comecei a carreira de repórter na Rádio Cultura de Sete Lagoas, aos 13 anos, e aos 18, na Rádio Capital, em Belo Horizonte. Aprendi demais com essa fera, e tive incontáveis embates com ele, mas sempre com respeito mútuo. Nunca fui repórter de aceitar qualquer resposta, sem questionar e emendar outra pergunta. Ele nunca abriu mão do jeito dele de ser e da sua forma de trabalhar. Histórias que um dia contarei aqui no blog, assim como ele tem contado, com maestria, no twitter dele, que sugiro a todos que sigam.

Hoje, por exemplo, Procópio escreveu sobre o Cruzeiro @procopiocardozo: “Estou muito preocupado com o início da caminhada do Cruzeiro na Série B. Amigos me informam do trabalho sério que o treinador Enderson Moreira vem desenvolvendo na Toca. De qualquer forma o nível de competitividade do time ainda é uma incógnita”.

Ainda Procópio @procopiocardozo: “Os adversários vão enfrentar o Cruzeiro com faca nos dentes, vão correr mais, suar mais, disputar cada bola como um prato de comida. Quem nunca sonhou em enfrentar o Cruzeiro? Para eles será como disputar final de copa do mundo. Vamos precisar no mínimo igualá-los na atitude. Não é fácil você disputar uma competição com a obrigação de conquistá-la. E o Cruzeiro, pela sua história e tamanho, não tem como fugir dessa responsabilidade”.

Mais Procópio, agora sobre os homens do apito @procopiocardozo: “Falar de arbitragem é muito chato, mas necessário. O tratamento que o América recebe aqui no plano regional é o mesmo que Atlético e Cruzeiro recebem no plano nacional. Aqui se faz, lá se paga”.

Além de concordar 100% com o Procópio, acrescento: o tratamento que os clubes do interior de Minas recebem, quando enfrentam o América, é o mesmo que o Coelho recebe quando enfrenta o Galo e a Raposa, que por sua vez é o mesmo que eles enfrentam quando jogam contra os grandes do Rio e São Paulo”. Aqui se faz, lá se paga, também!

Procópio terá uma conversa ao vivo com os seguidores do “Somos Gigantes”, plataforma do Cruzeiro no YouTube, neste sábado, às 14 horas. Certamente valerá muito a pena assistir.

Procópio nasceu em Salinas, a terra das melhores cachaças do mundo, e tem um carinho danado pela terra natal. Quando a visita, dá uma entrada obrigatória em Montes Claros, outra cidade sensacional. Em 2017 ele esteve em MOC, para uma palestra sobre futebol e religião, no Max Min Clube, e um encontro da Igreja Batista. Também deu entrevista ao vivo ao momento Esportivo, da VinTV, excelente e tradicional programa diário, das 12h30, apresentado pelo gente ótima Rubem Ribeiro, o “Rubão”. O Christiano Jilvan, resumiu a entrevista no blog dele, DeVeneta, e sugiro a leitura, que continua atualíssima. Nela, Procópio conta que pensou em se vingar de Pelé, que quase acabou com a carreira dele de jogador e sugere que a Operação Lava-Jato entre de sola no futebol, o que seria bom demais para o país. Só clicar:

https://www.deveneta.com.br/2017/03/procopio-sugere-que-lava-jato-chegue-ao.html


» Comentar

Comentários:
10
  • Leonardo Amorim disse:

    este Procópio, maria, sabia e sempre soube foi treinar o galo varias vezes era certo a derrota, enganador.

  • Germano Brás disse:

    Os times da Série B vão penar com as arbitragens pró azulinos.

  • Julio Cesar disse:

    Duas falhas incríveis e quase improváveis do Varane , Gabriel Jesus foi oportunista e foi exaltado até pelo Guardiola. E claro pela imprensa brasileira. Mas quem conduziu o MC o jogo todo com maestria foi De Bruyne .Assim é o futebol !

  • Julio Cesar disse:

    Ontem MC x RM atacante do Real recebe o lançamento e é perseguido por um defensor que não compete a falta. Outros defensores também. Um defensor corre para o gol enquanto o goleiro esperou o momento certo pra sair. É driblado e o atacante chuta pro gol. E o zagueiro salva. Este foi o argumento do Márcio Rezende pra afirmar que o amarelo foi bem aplicado . Sandro Ricci discorda e o Gaciba falou em situação interpretativa (chance clara) porque o árbitro tem que “avaliar distância do lance até o gol, localização dos zagueiros, pleno domínio da bola. FIFA
    criou uma regra onde onde há interpretação. Que corrijam !! Ou acabem com ela. Aplica o amarelo (vermelho em caso de violência) ou o segundo amarelo. Mas qdo o Atlético reclama da arbitragem todos dizem que tem que parar de reclamar, de justificar eliminação e revés em decisões pra cima da arbitragem. Teve pênalti não marcado crie mais situações e etc. Mas tem que registrar, oficializar a reclamação!

  • Julio Cesar disse:

    Não esqueçamos das declarações do Beneci !!! Famosa memória curta !

  • Tom Vital disse:

    Esse conhece!

  • Carlos Henrique disse:

    Na boa o jogador do Galo devia ser expulso.
    minha opiniao, ele colocou a bola na frente, Ademir é veloz.
    falaram que o Gabriel estava na cobertura.
    o lance da tv mostra , outro jogador do America a frente do Gabriel.
    que nao ia chegar nunca
    ja o jogador do America a frente do Gabriel chegaria.
    Agora o Ademir estava uns 10 metros, ou mais para chegar na area.
    Se faria o gol é outra historia.
    e se o zagueiro do Atletico fosse expulso.
    isso nao é garantia de ganhar um jogo.
    o Galo com dez poderia vencer
    mas com a expulsao o jogo mudaria.
    e nao teve penalty no Rever
    bola na mao
    o America esta certinho deve subir.
    e o Galo evoluindo muito, bai brigar na cabeça.
    vi gente detonando o Salum, se fosse o dirigente atleticano.
    iam dar razao a ele.
    dois pesos duas medidas
    é assim o futebol.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde,

    Se bem que o Cruzerão Cabuloso ganhou s6eis Copas do Brasil e quatro Brasileirão, muitos em cima dos times do eixo rio-s.paulo-p.alegre contra juiz, Rede Engodo de Televisão, CBF, contra tudo e contra todos.

    Será que a camisa, a tradição, a torcida e o respeito que o clube tem no Brasil tbém não pesam a favor? É óbvio que temos alguns fatos nebulosos como a decisão contra o Vasco em 74, contra o Curintinas em 2010 e por ai vai… Mas os títulos conquistados são incontestáveis e a China Azul não fica só chorando e se lamentando como outros por ai…

    O presidente Sérgio S. Rodrigues informando o pagto de mais uma dívida na FIFA herdada daqueles que assaltaram os cofres do clube em negociatas! Ainda faltam muitas a serem pagas e outras virão e é a REALIDADE da imensa maioria dos clubes brasileiros.

    O pessoal de Vespasiano mesmo chegou mais uma conta da FIFA, foi condenado a pagar 4,4 milhões do Terans, mas fiquem todos tranquilos porque está tudo equacionado, está tudo sob controle, não se preocupem.

    E depois de anunciarem o Anelka, quase fecharam com o Balotelli e agora estão querendo contratar o Cavani, tomara que ele venha mesmo!
    Já pensaram Otero passa para Cazares que passa para Hyoram depois para Marquinhos que cruza para Cavani marcar contra a Tombense…caixa, caixa, caixa…kkkk

    Cantem comigo: ôô lê lê ô lá lá, Cavani vem ai e o bixo vai pegar…