Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/blog/www/wordpress/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210
Mais uma vez faltou um finalizador competente ao Atlético | Blog do Chico Maia

Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mais uma vez faltou um finalizador competente ao Atlético

O gol do Fortaleza nasceu de uma falha, um passe errado, que permitiu o contra ataque para a bola chegar ao pé do Deivid, aos 36 minutos. A reação foi imediata, e o empate saiu seis minutos depois com o Sasha. Como o previsto, o Atlético tinha o domínio da partida mas o Fortaleza explorava muito bem os contra ataques. Arana e Marquinhos desperdiçaram duas ótimas oportunidades.

Aos 19 do segundo tempo Yuri César chutou de longe e o Everson aceitou o inaceitável. Felizmente, para ele o VAR detectou um milimétrico impedimento do atacante cearense ao receber a bola. A olho nu não daria para bandeira nem apitar perceber.

O Galo continuou com mais posse de bola, mas isso não vale nada quando a pontaria dos seus jogadores não marca os gols necessários. E não deu outra: aos 39, Bruno Melo, que havia entrado poucos minutos antes, fez o segundo gol do Fortaleza, de cabeça.

O time fez um bom jogo mas viveu situação parecida com o jogo contra o Botafogo, quando atacou muito, criou muitas chances, mas faltou quem tivesse competência para colocar a bola para dentro. Só Keno é pouco. A falta de finalizadores eficientes é o grande problema do Jorge Sampaoli. Se o Keno não faz, dá no que deu esta noite.

Perder para quem está na briga para não cair, como é o caso deste Fortaleza, foi muito ruim.

No duelo particular entre os técnicos, Sampaoli foi derrotado pela terceira vez consecutiva pelo Rogério Ceni. Interessante é que o Raws Miranda, tradicional comentarista do blog, escreveu às 21h04: “Aproveitando que faltam minutos para o jogo e vi a escalação, sem querer “gorar” e ser pessimista, lembrei de um comentário de um santista nas redes sobre Sampaoli, excelente técnico até não começar a inventar.
Torço contra a observação do santista e com minha discordância da escalação. O homem deve saber o que faz…”

Às 23h30, voltou aqui: “Em tempo, Sampaoli parece ser bom, mas Marquinhos na direita é cegueira.
Outro fato, Keno foi muito bem marcado, mas ele foi proibido de sair da esquerda para confundir a marcação? Isso é primário no futebol.
Que noite…”

Às 23h42 ele voltou a escrever: “Hyoran é reserva? Opção? Ou castigo?”

Realmente…


» Comentar

Comentários:
41
  • LEONARDO PIRES disse:

    Pra mim, defesa que tem Réver vai tomar muitos gols sempre. Pra mim é tipo um Fábio Santos. O tempo desses caras acabou. Não tem mais futebol. Mas ainda conseguem se esconder na coletividade e arrumar contrato no Galo. Impressionante como o Atlético se prende a ex jogadores. Tardelli é outro. Torcida é muito ingênua. Jogador tem o auge físico e alguns se mantém mais tempo porque tem qualidade técnica e se cuidam. Não se acha Valdos, Cristiano Ronaldos todo dia. Ainda mais no Brasil, onde todos sabem como jogador é “extremamente profissional”. Reparem como os outros zagueiros que o Galo tem estão a anos-luz do Junior Alonso. A diferença e abissal! Pode até ser campeão com esse time , mas muito precisa ser ajustado para atingirem o patamar que ficam almejando. Zagueiro, meio de campo e atacantes. Esse marquinho não sei de onde tiraram que joga bola. Ele até enganou um pouco no campeonato do ano passado, mas dá pra ver que não tem inteligência tática e agora parece que nem se cuida fisicamente. É uma pena, o cara tá com uma grande oportunidade na vida.

  • Renato César disse:

    Quando foi liberada a escalação, duvido que pelo menos um torcedor não tenha ficado pessimista. O time com 4 desfalques, precisaria só colocar os substitutos naturais.

    Mas o treinador conseguiu mexer tanto que nem durante o tempo que ficamos com um a mais conseguimos criar ou defender. Sem necessidade alguma, trocou 75% da defesa. E ainda criou uma nova formação tática, mexendo também na transição e no ataque.

    Isto não tira o seu mérito pelo que evoluímos até aqui. Errar de vez em quando, todo mundo erra. Só é preciso aprender com estes erros e não repeti-los. Espero que amanhã ele faça o feijão com arroz.

    Não é o caso de pedir a cabeça do treinador. Semana que vem abre a janela e devemos ganhar de 2 a 3 reforços. O time continua sendo candidato ao título, embora nem nós atleticanos sonhássemos com isto antes do primeiro jogo.

  • Raws disse:

    Chico, sempre grato com sua atenção a nós “comentaristas” e fãs de seu blog.

  • Alexandre (de Curitiba) disse:

    Particularmente sempre tive birra do Rogério Ceni enquanto goleiro do São Paulo. Mas ontem, depois de ver o nó tático que ele conseguiu em cima do Sampaoli, vi que talvez seja o único técnico brasileiro capaz de substituir o atual comandante do Galo quando este sair.

  • Alexandre (de Curitiba) disse:

    Também não entendi o Keno preso na esquerda…

  • Horacio disse:

    É seu Chico, ao contrário do que você esperava no seu post anterior o jogo foi horroroso. O Ceni, ao contrário do vaixco, poucas vezes tentou sair no toque para não correr o risco de perder a bola com a defesa aberta. Jogou como a caldense, o inter e o botafogo, no bom e velho retrancão. Na retranca nem precisa correr.

    Levaram um pouco de sorte, porque a defesa do Galo, que com o Réver já é lenta, ontem além de lerda e desentrosada tava errando tudo que podia e não podia, parecia que havia uma disputa entre o Réver e Mariano para ver quem errava mais.

    Quanto a escalação quem sou eu para discutir com o tio Paoli que chega ao CT antes das sete da matina e fica por lá até a noite? Ele é que sabe quem tá melhor e responde melhor. Eu acho muita coisa, meu time titular não bate com o dele, nem metade, mas a responsabilidade é dele, e com ele jogador entra pra executar determinada jogada. Só que eu nem sempre percebo.

    O ruim destas destas derrotas é que sempre voltam com este papo de elenco… de jogador matador…mas o que faltou ontem foi futebol, o time estava estático e sem inspiração. Poucas vezes conseguiu movimentação para desorganizar a defesa deles, quando conseguiu, na afobação, errou. Deve ser o calor. Mas achei que há jogadas fura retrancão, ainda muito mal executadas.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde,

    Ontem pela PRIMEIRA vez na minha vida eu fui assistir um jogo do SUPER GALO, pra entender toda essa euforia, ver a intensidade, a posse bola e a humildade e o respeito aos adversários sempre apregoados aqui pelos adeptos alvinegros.

    E como a maioria dos clubes do futebol brasileiro um joguinho de toca pra cá, toca pra lá, faltando mais objetividade e jogadores diferenciados capazes de definir com qualidade a gol. Desse elenco, acredito que somente o zagueiro Junior Alonso e talvez o goleiro Rafael disputariam titularidade no time do Flamengo e até mesmo no Palmeiras atualmente, os outros são “operários” acuados e ameaçados pelo treinador a correr e dar o máximo em cada partida.

    O banco de reservas é sofrível e a única cria da base, o Marquinhos, o bichinho tá gordinho e roliço que nem aquele Walter do Alt Paranaense que vive numa briga com a balança, mas o rapaz só tromba no ataque e “bate” pra caramba, até o lateral sair machucado, benzadeus.

    E como dizia o filosofo Luxa, um dia vc vai precisar do banco de reservas e lá estava Fabio Santos, ídolo da massa (ao lado do Patrickão) que entrou mas não comprometeu mas está marcado igual Cabral, Henrique no Cruzeiro, nunca serão aclamados, já entram sendo culpados por uma possível derrota…

    E também concordo que o Éverson falhou feio no gol anulado por impedimento, foi um chute da intermediária, bem defensável e o Rafael tava lá esquentando banco, eita que se arrependimento matasse, hein? Achou que ia se dar bem?? Mentiraaaaammmm…kkk

    Mas o R.Ceni colocou o Sampaoli no bolso com linhas bem definidas e sem inventar nada. Ao final da partida apareceu o Wellington Paulista no gramado trocando gentilezas com o argentino…kkk Porque o WP9 não entrou? Sacanagem do Ceni em poupá-lo nessa partida…

    Mas gostei também do modo gentil, amistoso, esportivo, respeitoso e humilde como o Sampaoli trata o juiz, os auxiliares e adversários, um exemplo de fair play a ser seguido e tanto exaltado aqui nesse espaço, está de parabéns!

    Mas o resultado foi até bom nesse 2a1, poderia ser de mais gols se o WP9 não fosse poupado para um jogo mais importante do Leão do Nordeste.

    Bem que avisaram aqui antes do jogo…

    Mas, será que o SUPER GALO já tá entrando numa descendente?

    Vamos aguardar!

  • Carlos Junqueira disse:

    Boa tarde. Além de tudo que foi escrito, gostaria de perguntar se sou só eu que vejo o Réver falhar sistematicamente todo o jogo e bisonhamente? Mesmo que as mesmas não resultem em gol. Mais um que joga com o nome e moral por 2013.

  • Marcão de Varginha disse:

    Entendo que o Galo tem um time titular que poderá se manter no G4, mas carece de reservas a altura dos titulares em algumas posições para alcançar o objetivo maior, mas o “metaleiro” tem que parar com invencionices e treinar exaustivamente finalizações nesse grupo que também deve ser líder no quesito desperdiçar oportunidades claras e até muito fáceis de gols, o que já nos custaram 4 derrotas.
    – o metaleiro, experiente que é, já deveria ter percebido que há atletas no grupo que sequer deveriam ter sido contratados..
    – #benecyeternomito

  • Carlos Henrique disse:

    Nao acho que faltou um finalizador, Sasha cumpriu seu papel
    acho que marroni e Savinho
    poderiam ir entrando
    Maroni deveria ter entrado de titular
    com Keno e Sasha
    e fabio Santos nao deveria ter entrado
    Mas todos os creditos ao treinador
    que erra tambem ,apesar de acertar muito mais
    mas proximo jogo vai vir uma vitoria
    eu acho

  • Luiz Ibirité disse:

    Uma derrota faz bem “as vezes” tem muita gente ai com salto alto kkkkkk, nao esquentem a briga este ano é vcs contra os urubus, aquele time ali nao precisa nem de tecnico, uma vez q os caras estao juntos a um tempo e os caras gostam de ganhar campeonatos, briga boa ate o fim.

  • Julio Cesar disse:

    É ser realista ! Ano passado, após 1/3 do campeonato os realistas cravaram Pirangi rebaixado ! Só simpatizantes viajaram na maionese.

  • Fred disse:

    Jogo exatamente igual ao contra o Botafogo. Adversário totalmente retrancado, jogando por uma bola, o time atleticano vai ficando nervoso, esquece o esquema tático e começa a querer furar a defesa na marra. Numa dessas, perde a bola e toma o gol.
    Sampaoli precisa criar estratégia diferente nesse tipo de jogo, pois outros times irão jogar assim retrancados.

  • Silvio T disse:

    É difícil entender o que é que o Sampaoli queria de um time com Mariano e Fábio Santos. Só se não tivesse nenhuma outra opção. Com um jogador a menos, não é exagero dizer que Ceni humilhou o argentino. Um detalhe que a maioria não nota. Praticamente todos os campeões brasileiros têm baixíssimo número de derrotas. Somando já quatro derrotas com apenas um terço da competição, considero que o galo está definitivamente fora da disputa pelo título. É o resultado de não conseguir nem empatar com Botafogo e Fortaleza…

    • Márcio Luiz disse:

      Ou seja, se o flamídia perder para o vaixxxco no sábado (o que é perfeitamente factível dado a rivalidade) o urubu tbm ficará fora do páreo, pois somará 4 derrotas em um terço do certame.
      Declaremos então o parmêra, que perdeu só uma até agora, o campeão.

      Viva o futebol “ciência exata”! VIVAAAA!!!!!

      É cada uma.

    • jeremias disse:

      Torce pro Cru Cru então Silvio!!!

    • Fred disse:

      Exatamente, ficou claro que o Mariano distoa completamente do time. Contratação inútil. Bola na direita é bola perdida, os jogadores tocavam e já voltavam sabendo que o ataque morria ali. E o Sampaoli demorou muito pra colocar o Guga.
      E outra, por que não colocou Rever e Igor Rabelo na zaga? Inventou o Bueno, e o primeiro gol do Fortaleza foi claramente pela falta de entrosamento da zaga, que ficou perdida.

    • Leonardo Lacerda disse:

      Meu caro Silvio,

      discordo totalmente. Acho que perde o título time que ganha pouco. o Galo tá com aproveitamento de quase 70%, graças ao jogo ofensivo, em que busca a vitória em todo jogo. Seguindo a sua lógica de que time campeão perde pouco e de que o Galo está definitivamente fora da briga pelo título, poderíamos concluir que o título está entre Palmeiras (1 derrota), São Paulo (2 derrotas) e Grêmio (2 derrotas e 8 empates). Acho que a grande virtude desse time do Sampaoli é jogar pela vitória, haja visto que não temos nenhum empate.

      Tropeços vão acontecer, claro… Incomodam quando acontecem contra um time teoricamente mais fraco. Mas o que incomodou mesmo foi a escalação de ontem. Mariano, Fábio Santos e Hyoran de uma vez só, é sofrimento demais para uma noite.

      Foi só um tropeço, seguimos firmes, líder, aproveitamento de campeão e o melhor futebol jogado hoje no Brasil.

      Abraços

      • Silvio T disse:

        Leonardo, minha opinião é feita em cima de projeções, que normalmente se confirmam. E por essa projeção, o Atlético terminaria o brasileiro com cerca de 11, 12 derrotas. Nos últimos dez anos, o campeão com maior número de derrotas foi o Corínthians, com nove. Sua lista de favoritos esqueceu o Flamengo, vice líder e, como vimos ontem, com o melhor elenco disparado. E o Dome, depois de dar umas caneladas inventando coisas absurdas, tomou pancada de tudo que é jeito e botou o time prá jogar de maneira normal. Por exemplo, acho o Marrony muito melhor que o Pedro. Só que no Flamengo o Pedro joga. Aqui, inexplicavelmente, o Marrony apareceu bem e foi esquecido. Torço pra que você esteja certo e eu errado. Mas os números estão aí e é fácil fazer uma pesquisa. Você vai ver que as exceções são pouquíssimas na história do brasileiro. Sabe quantas derrotas o Flamengo tinha na décima quarta rodada ano passado? Três. Por isso eu fico indignado com essa falta de estratégia histórica do Atlético. Inadmissível não ter trazido pelo menos um ponto ontem.

        • Fred disse:

          Sua análise não está incorreta, mas em 2020 temos uma variável diferente, a pandemia. Por exemplo, até esta rodada o “fator casa” tem sido menos decisivo devido à falta de torcida. Não sabemos se o returno terá torcida, e esses impoderáveis podem fazer o campeonato ser fora da curva dos anos nteriores.

  • Pedro Vitor disse:

    Minha energia elétrica acabou Desde às 15 horas, e logo que mandaram a escalação do Atlético contra o Fortaleza, já previa a derrota.

    Inventou Fábio Santos, Mariano, Bueno, e Arana no ataque, me lembro do Levir escalando o Patrick na ponta esquerda, uma verdadeira lástima.

    Faz o simples Sampaioli!

    Era jogo pra vencer, Botafogo e Fortaleza, Santos e Internacional, pelo menos um empate, 8 ou 80, o estilo Sampaioli, isso vai nos custar um título brasileiro, mas Libertadores também é objetivo pra 2020.

    Os 4 desfalques irão nos tirar da liderança do campeonato brasileiro, principalmente se houver muitas invenções do Sampaioli

    • Pedro Vítor disse:

      Minha escalação, antes do jogo, era: Everson; Igor Rabello, Rever, e Gabriel; Guga, Jair, Allan, Nathan, e Arana; Sasha e Keno;

      Para vencer uma competição de pontos corridos, como o Campeonato Brasileiro, o time, principalmente, fora do eixo, precisa de regularidade, isso o Atlético não tem.

      É só perceber, após 4 derrotas, que o estilo do Sampaioli, é 8 ou 80, ou ganha e atropela o adversário, ou perde, tentando vencer de qualquer forma, não há estratégia ou planejamento de campeão.

      Não sabe jogar campeonato de pontos corridos, por isso vai ser vice novamente, mas Libertadores está ótimo para o Atlético na minha opinião, o Flamengo, tem elenco melhor, e para o Atlético parar o Flamengo terá que trazer pelo menos mais 4 reforços!

      4 reforços, 1 lateral esquerdo reserva, 1 volante reserva, 1 meia reserva, e 1 centro avante titular!

  • Juca da Floresta disse:

    Como Cruzeirense que sou tenho somente uma “inveja boa” do Atlético Chico Maia. O rival caiu e subiu com honra e garra. Meu time vem sendo pessimamente administrado desde 2012. De 2012 até 2018 Gilvan de Pinho Tavares comprava no atacado e não pagava ninguém, destruiu as finanças e o nome do Cruzeiro, coisa de pessoa totalmente despreparada para o cargo. Foram 3 títulos importantes na administração Gilvan, mas colocando na balança será que valeu a pena? Depois em 2018/19 o Cruzeiro foi “administrado” por uma quadrilha de bandidos digna das páginas policiais. Itair, Wagner, Serginho e alguns empresários, se quiserem comer uma pizza com a família terão que mudar para outro país, na era da informação instantânea eles não podem mais comprar um pão na padaria sem serem agredidos verbalmente e até fisicamente. “O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes”, ensinou há tempos o italiano Arrigo Sacchi, em uma das mais felizes frases da história. Acho que essa quadrilha tinha que escutar essa frase muitas vezes antes de fazer o que fizeram. Está difícil para nós cruzeirenses assistir incrédulos a ruína do Cruzeiro. Cheguei a pensar que o atual presidente fosse um cara preparado. Penso que me enganei: tem mania de grandeza. Vamos penar mais um ano na série B, 2021, até a ficha dele cair e o moço enxergar que não entende nada de futebol. Vida que segue e bola pra frente.

    • Marcio Borges disse:

      Disse quase tudo Juca. Mas acrescentaria que os ladrões, a quadrilha que roubou o clube tinha ser presa. Tinha que devolver cada real que foi roubado em negociatas. Agora é fácil entender porque jogadores medianos tinham salários astronômicos e recebiam aumentos por fazer nada ou só a sua obrigação. Agora eu duvido que estes dirigentes não tinham participação nestas negociatas. Pena que não serão presos ou devolverao o que roubaram. Mas, como vc bem disse, não podem sair de casa pra comprar pão. Vao ter que se mudar pra lua.
      #tiburcioeternomito

    • Pedro Vitor disse:

      Eu já falei isso aqui, o Atlético caiu e voltou nos braços da torcida, Cruzeiro caiu e não volta nunca mais, vai escancarar todos os podres escondidos durante décadas máscaradas
      Como disputar a segundona sem torcida, sem recursos financeiros?

  • Ed Diogo disse:

    Uai o campeão brasileiro perdeu com um jogador a mais em campo?Como assim não to entendendo .E está e a terceira vitória seguida do Ceni em cima do Sampaoli

  • Jean disse:

    Sampaoli ontem deu uma de Dudamel, entrando com Bueno, Mariano e Fabio Santos, de uma vez só. Não há opção melhor que o Hyoran? Se tiverem proposta pelo Marquinhos, não pensem duas vezes para fazer o negócio! Temos um time a conta do chá ou essa derrota fica na conta do Sampaoli?

  • Antonio da Silva disse:

    É notório que falta um matador.
    Calma minha gente, apesar de estar com um a mais, jogamos desfalcado e perdemos pra um time bem montado. Sampaolli não é infalível, a qualquer momento o Galo ia tropeçar e nunca houve campeão que não perdesse jogos fáceis. Tem azulino saltitante aí, mas é pra disfarçar o atoleiro em que vivem. Fortaleza não é Avaí nem Brasil de Pelotas!

  • Julio Cesar disse:

    Nunca vi o Barcelona, Bayern, Manchester, pra ficar”só” nestes 3, com escalações “surpresas” em seus jogos. Sempre o mesmo time incluindo reservas imediatos cada um em sua posição. Então o “gênio” do lado debaixo da linha do Equador, Sampaoli , vai impressionando os analistas (do mesmo setor geográfico). Porque do nada, escalar Fábio Santos (quantas vezes Alan foi improvisado), o zagueiro japonês (esqueci o nome) , por Marquinhos de ponta direita, e não estou falando só desta partida. Quem acompanha jogos pelos campeonatos europeus já viu isso ?
    O time que quer ser campeão jamais empatados com Fortaleza, perder nem pensar, principalmente com um a menos. Porque se alguém viu Iniesta jogando de lateral …!?
    Sampaoli , é bom técnico, mas não precisa viajar nessa onda de “el loco”.
    Fábio Santos não foi escalado quando necessário porque ele não quis.
    Porque nunca vi Bayern, Barcelona, e etc… com invenções!!!
    Tá virando textão chato que rola por aqui. Ah o time é lider e coisa e tal … tá reclamando ? Um terço do campeonato jogado apenas.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Uai, esse ano o gás está começando a acabar mais cedo.