Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Parabéns Luizinho, um dos melhores zagueiros da história, 62 anos, hoje!

Em fevereiro de 2012, a convite do Sebrae-MG, fui o moderador de um dos seminários dos preparativos para a Copa de 2014, no Teatro Municipal de Nova Lima, que teve Luizinho e o técnico Carlos Alberto Parreira como principais convidados. Foto: Wellington Oliveira.

Tive o privilégio de iniciar minha carreira de repórter em Belo Horizonte (Rádio Capital), cobrindo o América, e seis meses depois, o Atlético, que tinha um time espetacular. Luizinho era, disparado, o melhor zagueiro do Brasil, um dos melhores do mundo. Até hoje, nunca vi nenhum jogador desarmar o adversário com a precisão e categoria dele. Aliado a uma classe impressionante, incomparável. Parecia que ele tinha um imã nos olhos e nos pés. Tomava a bola e saía jogando, cabeça erguida, passes certeiros, fantástico.

Além de jogador acima da média, uma grande figura humana. O principal defeito era a timidez, que muitos da imprensa confundiam com “marra” ou arrogância. Respondia as perguntas com poucas palavras, costumava deixar o repórter em apuros, pois não dava tempo para que a gente emendasse logo outra. Ser muito calado custou caro a ele, que tinha como eterno reserva na seleção brasileira, o Edinho, então no Fluminense (até recentemente comentarista), que era o oposto. Falava muito, nos microfones e fora deles. Usava a condição de “chegado” de jornalistas do Rio e São Paulo para tentar ganhar a posição na conversa. Na preparação para a Copa da Espanha 1982, o centroavante Serginho Chulapa chegou a chutar o balde em defesa do Luizinho e do bom ambiente daquela seleção do Telê Santana. Chamou o Edinho e o “alertou” que ele e a esposa estavam dando entrevistas demais sobre o time e que isso não era bom para o grupo. À moda Serginho Chulapa, que foi atendido em seu “pedido”.

Mas, a seleção perdeu e foi eliminada da Copa, naquele jogo para a Itália, no dia iluminado do Paolo Rossi. De forma sacana, grande parte da imprensa e até alguns jogadores da seleção escolheram alguns bodes expiatórios e Luizinho, que não era de muita conversa, pagou, injustamente, pelas falhas coletivas e individuais do time.

No Estádio Sarriá, Barcelona, 1982: Waldir Perez, Leandro, Oscar, Falcão, Luizinho e Júnior; Nocaute Jack, Sócrates, Cerezo, Serginho Chulapa, Zico e Éder, em foto da CBF.

Em 1978, o Villa Nova, com Luizinho como titular, por pouco tempo, já que nestemesmo ano fora contratado pelo Atlético. Da esquerda para a direita: Toninho, Ronaldo, Luizinho, Nini, Alan e Bosco; Guta, Pirulito, Ronaldo II, Faísca e Sabino. Foto do livro “Villa Nova! 100 anos de glória em vermelho e branco”, do grande jornalista, vilanovense, Wagner Augusto Álvares de Freitas.

No Galo de 1982: João Leite, Nelinho, Osmar Guarnelli, Luizinho, Cerezo e Valença; Catatau, Heleno, Reinaldo, Renato Dramático e Éder. Defendeu o Galo de 1978 a 1989.

De 1989 a 1992, no Sporting Lisboa, que também tinha o centro-avante Careca, ex-Cruzeiro: João Luiz, Miguel, Luizinho, Leal, Carlos Xavier e Ivkovic; Filipe, Litos, Balakov, Careca e Oceano. Foto do site Terceiro Tempo, do Milton Neves.


No Cruzeiro de 1992 a 1994: Paulo César Borges, Paulo Roberto Costa, Célio Lúcio, Luizinho, Ademir e Edson; Betinho, Renato Gaúcho, Paulão, Douglas e Roberto Gaúcho. Depois jogou mais dois anos no Villa, onde encerrou a carreira.


» Comentar

Comentários:
24
  • Carlos Henrique disse:

    Chico ia comentar no post do Pele, mas, foi o melhor vi vi ele no mineirao com 11 anos
    Agora luizinho ja tinha feito o exercito copa de 82
    e lembro da polemica
    a imprensa carioca queria o Edinho
    e Edinho queria ganhar a posiçao no grito
    ai chegou Serginho Chulapa e deu uma dura no Edinho

    jogava facil, muito tecnico para zagueiro
    uma habilidade incrivel, antecipava todas
    sabia driblar uma tecnica apurada

  • Sérgio Murilo Rodrigues Lopes disse:

    Durante quatro anos, o meu salário sempre foi pago em dia. Minha família, meus amigos e meus bajuladores nunca faltaram nada. Porém não preocupei com os principais problemas da minha cidade… Sinceramente, jamais tive paciência com esse negócio de políticas públicas para habitação, saúde, educação, lazer, meio ambiente. Não asfaltei as ruas, não reformei as escolas, não fiz nenhum projeto para área de saúde, não aumentei o salário dos servidores públicos municipais, não dei atenção aos idosos, não fiz casas populares, não realizei concurso público, não inaugurei a creche e esqueci o nome do meu vice. Ele sumiu…
    Acesse https://blogdosletradosdesalienados.blogspot.com/

  • Pedro Vitor disse:

    Grande Luisinho, parabéns.

    Sempre vejo o Procópio contar a história de como descobriu o Luisinho, no infantil do Vila Nova de Nova Lima.

    Diz o Procópio no Twitter dele, que ele, estava no Cruzeiro e observava o Luisinho, porém foi mandado embora e acertou com o Atlético, daí foi lá em Nova Lima, e o Vila Nova queria mostrar um outro destaque do time, mas o Procópio conta, que estava lá, era pra trazer o Luisinho para o Atlético.

    Procópio também diz, que passou um tempo aprimorando a técnica do Luisinho, ensinando a antecipar, desarmar,enfim.

    Sempre vejo Twitter do Procópio Cardozo, muitas história do Atlético e do Cruzeiro, do futebol brasileiro.

  • Renan Rodrigues disse:

    Como foi dito em outro post, se existe maracutaia no Galo, é uma migalha em vista do seu time. Esconde sua sujeira tentando realçar no Galo.

    • Márcio BORGES disse:

      Não existe meio crime. Aponte um outro caso. Comprove. Quais são as maracutaias? Benecy confessou? Tibúrcio também!!!
      Então não me venha com conversinha de que ele é empresário, tem ligação com jogadores e dirigentes. O benecy é dirigente e tem ligação com diretores e jogadores.
      O negócio é que o assunto acaba se assumirem a maracutaia do #tiburcioeternomito. Melhor dar desculpas. Kkķkkk

      • Renan Rodrigues disse:

        Você não provou nada e quer que eu prove. Por sua arrogância você é o sabe tudo e encerra o assunto pelo que você define. Daqui a pouco quer que eu prove quem descobriu o Brasil. Corrupção na Toca é mato, é tanto que quem põe tira 6 pontos. Aceita que dói menos!

  • Raws disse:

    Longe de querer achar “pelo em ovo”, só faço a ressalva da bola aérea que talvez pelo tamanho ele não era 100%. Se não foi o maior zagueiro da história do futebol, talvez um pouco por esse quesito e maior parte por estar em Minas e não na europa. Aliás se estivesse na europa, alguém o colocaria de líbero. Ainda acrescentando nas qualidades que o Chico frisou, nunca vi ninguém antecipar uma bola como ele.
    Grande Luizinho, a maior qualidade de um ser humano o levou longe. A humildade.

  • Marcio Borges disse:

    Mas concordamos em alguma coisa. Jogava demais e mais um pouco este Luizinho. E brincadeiras a parte, nos ensinou que a rivalidade e somente dentro do campo. Foi profissional demais no Cruzeiro, foi campeão e honrou a camisa, como deveria e era pago pra fazer!!!

  • Renan Rodrigues disse:

    Thiago Neves volta a treinar na Toca.

  • Marcão de Varginha disse:

    Para minha humilde pessoa, Luizinho foi com certeza o melhor zagueiro que vi jogar no Galo, e na seleção canarinho.

    • Marcio Borges disse:

      Esqueceu dos ídolos…
      #tiburcioeternomito
      #benecyeternomito
      Pelo menos agora sabe que seu time também tá na maracutaia

      • Pedro Ernesto disse:

        Se existe isso no Galo, pelo menos não temos reu confesso. Tibúrcio é empresário de atletas, nunca pertenceu a diretoria do Galo, como Benecy que tem cadeira cativa no seu time. Suposição de iludido!

        • Marcio Borges disse:

          Como diz um colega do blog. Voce é juvenil demais. Nao quis comparar condenaçao….tsc, tsc, tsc
          So falei, e voce nao entendeu….que o cara nao precisa confessar para ser considerado culpado. Mas deve ser dificil para voces aceitarem que teve maracutaia feita pelo #tiburcioeternomito, a mando dos dirigentes do galo. Se aceitarem um monte de gente vai parar de postar aqui….kkkkk

        • Márcio BORGES disse:

          Outro conivente..kkkkkk.so pra fica em um exemplo. Bruno nunca confessou que matou a Eliza. Mas foi condenado do mesmo jeito. O #tiburcioeternomito fez o trabalho sujo porque os diretores não tiveram coragem. Aí não são culpados??? Kkkkk

          • Pedro Ernesto disse:

            Tenho pena da sua ignorância… Bruno é condenado da justiça em 3 instâncias… Me mostre a condenação do empresário. “Cê é bestinha” demais! Mudando o foco para o sofrimento do Z 4 da Segunda divisão. Kkkk!

      • Marcão de Varginha disse:

        Conivente, não esqueci: seria sacanagem com o Luizinho, né?

        • MARCIO BORGES disse:

          Acho que o conivente maior é voce. Porque tenta esquecer o fato narrado pelo #tiburcioeternomito como se nao tivesse ocorrido. Se nao falar nao aconteceu? kkkkk
          Claro que aconteceu

        • Marcio Borges disse:

          Sacanagem com o #tiburcioeternomito
          Ele arrumando a casa pra vocês e vc não coloca ele na jogada??!!
          Assume logo. Fala logo que seu time tá sob suspeita igual os outros….kkkkk
          Não pode ne. Senão acaba seu assunto no blog….voce e conivente (oh…copiei)kkll

  • Marcio Roberto disse:

    Um dos melhores, senao o melhor que vi jogar. Classico e com um tecnica impressionante. Conseguiu fazer sucesso nos maiores rivais sem nunca perder a identidade do galo que sempre foi a sua.