Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Hugo do Flamengo e outros goleiros, entre a ousadia e a irresponsabilidade

Foto: Miguel Schincariol/São Paulo

Ousadia:

substantivo feminino

qualidade ou característica de ousado; arrojo, coragem

falta de reflexão; imprudência; temeridade.

***

Irresponsabilidade

substantivo feminino

qualidade do que é irresponsável; falta de responsabilidade

***

Pelo que vimos no dicionário é quase a mesma coisa, não é? E as consequências, normalmente, são graves para os envolvidos. Está na moda dizer que o goleiro fulano de tal sabe jogar com os pés. E também está na moda, cobrar que os goleiros joguem cada vez mais com os pés, como se fossem um “líbero” ou um volante mais recuado.

Ora, ora, mas não pode haver exagero. O sujeito querer driblar um adversário, principalmente dentro da sua própria área? Foi isso que o Hugo fez contra o São Paulo, no gol da derrota do Flamengo. Tá, ele é “jovem”, mas se você buscar no Google, vai encontrá-lo cometendo o mesmo erro em jogos do Urubu pelos juniores. Ou seja, não aprendeu que há limites para ousadias e querer driblar adversário na zona perigosa é irresponsabilidade. Foi convenientemente “perdoado” pelo técnico Rogério Ceni e “absolvido” com um forte rosnado pela torcida. Mais uma dessas e vai comprometer a carreira e breve teremos notícia dele jogando em clubes menores, até desaparecer do cenário do futebol, sendo lembrado apenas por mancadas como essa.

Ano passado o Cleiton (atual Bragantino) era goleiro do Atlético e estava fazendo fama como desses que sabem “jogar com os pés”. Empolgou e acreditou que já era o tal nesse quesito. Aos 43 do segundo tempo entregou uma bola para o ataque do Corinthians, e Gustavo fez 1 a 0 para o time paulista, que subiu para o terceiro lugar na classificação. Foi a terceira derrota consecutiva do Galo, que naquele dia, saiu do G6 que dava vaga para a Libertadores, e não voltou mais. Na época, cobrei dele aqui e alguns comentaristas do blog me contestaram, dizendo que ele tinha “apenas” 22 anos de idade, seleção brasileira e etecetera e tal. Ainda bem que que foi “frangar” e entregar gols em outro clube.

Ótimo quando um goleiro tem habilidade e sabe sair jogando, mas a primeira função dele é evitar que o adversário faça gols. Não pode querer jogar bonito, fintar atacante e contribuir para que o seu time perca pontos.


» Comentar

Comentários:
16
  • Marcão de Varginha disse:

    Existe um goleiro de um ex-grande clube eternamente manchado cujas antigas páginas heróicas foram arrancadas, que tomou o gol mais antológico do futebol mineiro, o famoso “gol de costas”.. nessa vexatória situação, esse tipo de goleiro pode ser classificado como: distraído, desconcentrado, desligado, arrogante, vaidoso, falastrão, frangueiro, ou uma mistura de tudo isso?
    – #benecyeternomito

    • Marcio Borges disse:

      E tem um empresario que fez o serviço sujo da diretoria de um time de Minas porque amarelaram e nao tiveram coragem…kkkkkk
      E este goleiro tem mais titulos que dois times de Minas…kkkkkk
      Voce é muito ingrato mesmo ET..
      #tiburcioeternomito
      Nao se esqueça dele. É muita ingratidão!!!!

      • Marcão de Varginha disse:

        Esse goleiro nunca será convocado para uma Copa do Mundo, e não tem títulos da Libertadores, Recopa e Copa do Brasil em cima de seu maior rival regional.. contra fatos não há argumentos, né?
        – #benecyeternomito

        • Marcio Borges disse:

          Me responde uma coisa. Quando o Cruzeiro foi campeão o galo participava??? Se sim não foi em cima? Por que se não teve competência pra chegar na final em outras muitas copas, não é problema meu….kkkkk

  • Geovany Altissimo disse:

    e de goleiro você conhece hein Chico. kkkk

    • Chico Maia disse:

      Hehehe…
      Você me viu jogando, né Geovany. Aliás, jogamos juntos.
      Engolia frangos, mas sempre jogava sério. Presepadas como essa, de jeito nenhum.
      Abraço.

      • Luiz disse:

        Uai Chico Maia…sou igual aquele personagem da Escolinha do saudoso Chico Anísio, Pedro Pereira..
        Tem foto de vc atuando? tem vídeo? tem o endereço do Juiz que apitou este jogo? Pode me dizer o nome de torcedor, cpf, identidade, que te viu atuando?///…Ah então não me venha com chorumelas…rsrsrsrsrsr
        Abração

  • Alisson Sol disse:

    O goleiro realmente demonstrou irresponsabilidade. Mas eu fico mais irritado ainda com o sujeito que rolou a bola para ele. Que zagueiro mais desqualificado. Estava sem qualquer marcação próxima. Rola a bola para um goleiro destro no lado esquerdo do goleiro. E depois: se esconde no canto do campo!

    Eu tenho enorme repúdio a voltar a bola para o goleiro. Antigamente, era a última opção. Hoje, parece que virou a primeira. O Cruzeiro tem a mania de estar com a bola no ataque e vai voltando, voltando, até chegar no Fábio… Coisa irritante!

    • Raws disse:

      Alisson, realmente ninguém gosta desses recuos execivos, porém entendo pela postura atual da maioria dos times de esperar o adversário atrás da linha da bola e sair no contra ataque. Voltando a bola seria uma forma de tirar pelo menos um atacante do recuo.
      Hoje contra a retranca não temos pontas para abrir as defesas, não temos laterais que cruzam bem( por isso também o centroavante “poste” está em extinção) e não temos o camisa 10 com qualidade para criar.
      Vamos chegar a um ponto que cada time ficará tocando bola em sua defesa até o jogo acabar.
      Gerações de técnicos retranqueiros, acabaram com a coragem dos jovens da base de partir pra cima do adversário. Perceba nas várias partidas quantos e quais jogadores fazem isso.

    • Luiz disse:

      \prezado Alisson,
      Concordo com você. Não há nada mais irritante do que esse recuo do ataque até chegar no goleiro e também aquela troca de passes…lateral direito-zagueiros-lateral esquerdo ali no meio campo. Sou defensor de mais duas linhas riscadas nas intermediárias, paralelas com a linha central, para determinar impedimentos, recuos de bolas desnecessários e conclusão de jogadas. Defendo também, lateral batido com o pé e, principalmente, tempo corrido no cronometro, como no basquete.
      Ai sim, teríamos um jogo muito mais dinâmico.
      Abraços

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia,

    Alguns fatos da semana:

    1) O MPMG ofereceu denúncia contra alguns ex-dirigentes e empresários que SAQUEARAM o Cruzeiro! Agora eles são réus em ação penal por crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita, falsidade ideológica e formação de organização criminosa. Tomara que sejam julgados, declarados culpados e que devolvam algum dinheiro roubado do clube, essa parte é a mais difícil, porque esses caras devem estar sem nada em nome deles.

    2) O Cruzeiro mandou embora seis jogadores do sub-20 por atos de indisciplina, após um jogo que perderam em Chapecó eles levaram garotas de programa para o hotel. Alguns deles são titulares e até jogaram no time principal. Há uma controvérsia se não deveria dar outra chance, o presidente falou que são reincidentes, mas pelo menos fica o exemplo para os outros jogadores que o clube agora não é mais uma casa de mãe joana, que agora o Gel tá no comando! Menos mal!

    3) Hoje tem jogo da Seleção Brasileira e passa completamente despercebido do grande público de torcedores, acredito pelo fato de muitos jogarem fora do país e ai vai perdendo a conexão da seleção com o público brasileiro. Alguns culpam o Tite, outros a CBF, mas a verdade é econômica, os bons jogadores vão jogar onde paga mais e cada vez mais jovens, isso é fato! A sacanagem é que deveriam parar os jogos do Campeonato Brasileiro durantes as datas FIFA, mas isso os dirigentes só lembram no dia dos jogos que perdem seus jogadores… essa burrice não tem fim!

    4) Tem um áudio correndo na internet do jornalista e filosofo Cadu Doné descendo a lenha na Rádio Itatiaia, onde seu pai é diretor e ele falando de sua saída, etc, etc. Que faaasseee, hein? kkk Já dizia um amigo meu: tem coisa que vc fala e não escreve e tem coisa que vc escreve mas num fala… Mas com essas redes sociais de hoje a coisa viraliza muito rápido igual o Fala, Zezé, do EX-jogador do Atlético Mineiro Thiago Neves, que foi contratado e demitido em 24 horas, recorde mundial do 6+1Camara. A torcida que melou o negócio porque com o Sampaoli, A. Mattos e o 7Camara estava tudo fechado e com passagem aérea comprada para se apresentar em BH, só pra lembrar mesmo!

    5) Por falar no 7Camara ele “comunicou” que não vai concorrer a reeleição a Presidência do clube porque os “novos donos” não lhe deram o devido apoio e aval. O pessoal da MRV viu que o cidadão não tem muito traquejo para o cargo e pediram pra ele ir cag__ e sair, falando no popular mesmo! Coitado, não vai ficar pra puxar a fitinha da plaquinha da Arena MRV e tá num constrangimento danado…Só lamento! kkkk

    6) Sobre o tema do post vamos esperar sentados, de camarote, o goleiro titular do Alt Mineiro entregar a rapadura em um jogo importante para o mundo vim abaixo! Goleiro ficar dando mole com as bolas nos pés pode fazer isso várias vezes, mas uma hora a casa cai. Por falar em goleiro o Rafael tá no banco AINDA? Tá recebendo em dia? kkk eu acho que o inocente dançou…kkk

    Mas vamos que vamos porque agora temos o Sóbis de volta e agora o Cruzerão Sóbi da série A2 pra série A1…kkk tá ruim, mas tá baum…kkkk

    zeroooooooooooooooo

  • Raws disse:

    Fazendo um paralelo com o investimento de qualquer pessoa na aplicação de seu dinheiro, existe a certeza de que quanto maior o risco maior a probabilidade de ganho ou prejuízo. É fato!
    No caso da jogada de Hugo, qual seria o ganho? Aplausos, ego, vaidade?
    Foi péssimo para o time, muito ruim para ele, ou seja, arriscou em investimento podre.

  • jeremias disse:

    Uai, eu pensei que em Minas só tinha Guga atleta flamenguista, Dedé está fazendo maior lobby para o Flamengo lhe contratar e cheio de amor ao clube. Disse que não disputa a SEGUNDONA nem que a raposa digo a vaca tussa. Kkkk!!!

  • Ed diogo disse:

    Não é a primeira vez dele então e irresponsabilidade.Você pode ser ousado mas com moderação se não deu certo não faça mais pronto,
    Na vida temos que ter coragem, sermos ousados com responsabilidade para vencermos.