Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pode pintar Renato Gaúcho. A opinião de seis comentaristas sobre ele e Cuca; prós e contra

Foto: twitter.com/oficialsala12

Comentaristas do blog, diga-se! Que sem dúvida, são tão bons e melhores que muitos que ocupam espaços importantes da mídia verde e amarela.

Baseado em tudo que já vi e vivi no futebol a escolha mais importante de um clube, depois do presidente, é o treinador. Aí vem o goleiro e depois o armador; se for um craque, pronto; os títulos virão. São peças fundamentais para se formar um time com grandes pretensões. E se não houver sintonia fina, geral, nada feito. Nenhum deles pode errar muito. Se errar dentro da cota, sem problemas. O Galo está na hora “da onça beber água”. Não pode errar no treinador para a temporada que está perto de começar.

Gosto muito do Cuca. Fosse eu o presidente, esqueceria as pisadas na bola que ele deu na preparação para o Mundial de Clubes em 2013. Mas sei que há outros entraves e a sua vinda está muito difícil. Também gosto do Renato Gaúcho, mas ele precisa vestir verdadeiramente a camisa. Do Atlético e de Minas, e não repetir o estilo “diretor de estatal” e burocrático do Sampaoli.

A esta altura dos acontecimentos até acho que ele pode já estar contratado. Será que a atual diretoria atleticana esperaria tanto tempo para ir atrás de um treinador, perto de começar a temporada 2021? Possivelmente deve estar aguardando apenas a decisão da Copa do Brasil para anunciarem. E o Grêmio, organizado que é, possivelmente, já deve estar com o sucessor do Renato também acertado.

Até saírem os anúncios oficiais, vejam o pensam sobre o assunto seis atuantes comentaristas aqui do blog:

Carlos Henrique

Que venha um técnico logo, se for um português bom ótimo
ou um brasileiro mesmo
Renato é uma mala, chato mas o melhor na atualidade
Gosto do Cuca, para ajustar time ou montar è bom
Renato mais boleiro e sempre tem o grupo na mao
vamos ver quem vem

 

Maurício Souza – Bairro Serrano

Só falo uma coisa, depois que o Galo ganhou do Grêmio aqui no Mineirão, na entrevista coletiva, o Renato tratou o Galo o tempo todo como o adversário. Toda hora que teria que falar Galo ou Atlético ele falava adversário, outro dia ele perdeu para o framengo e na coletiva ele, sempre dizia que o framengo é isso, framengo é aquilo, só uma coisa que ficou marcado na minha opinião nas entrevistas coletivas dele, notei também que no dia que ele perdeu para o Internacional, ele sempre tratou o Inter como adversário (notem ele não pronuncia o nome), sinal que ele não gosta do Inter, mas isso é conhecido de todos.

 

Renato César

Falando sobre verdades, dos nomes especulados por quem de fato tem informações, Renato Gaúcho é o mais interessante na minha opinião. Está alinhado com esta política de não abastecer mídia não oficial, tem carisma com jogadores não perdendo vestiário e sabe a hora de jogar por resultado.

Outra coisa: ele nunca foi campeão brasileiro. Acredito que o Galo dará todas as condições para ele conquistar seu primeiro e deverá vir com “sangue nos olhos”.

Não simpatizo com a pessoa, mas parece ser o nome certo hoje.

 

Paulo César “Capitão”

Desta lista, talvez Renato seja o mais indicado. Até concordo com os argumentos do Procópio. Resta saber com qual motivação ele viria treinar o Galo. Sou daqueles que acredita que, para dar certo, o profissional precisa, mesmo que MOMENTANEAMENTE, passar a literalmente torcer pelo clube. Não sou ingênuo em acreditar que Cuca SEJA atleticano, ou Mano, cruzeirense. Mas quando trabalharam por aqui, abraçaram a causa (diferentemente do Sampaoli, que, como disse o dono do blog, parecia um burocrata prestando seu serviço). Se Renato quiser se juntar de corpo e ALMA, será bem-vindo. Se quiser usar o Galo como trampolim para treinar o Flamengo e voltar ao RJ, ou estiver seduzido apenas pelas vantagen$$$ pecuniária$$$, muito obrigado e segue sua vida. Tomara que os mecenas tenham esta sensibilidade.

 

Raws Miranda

Cuca ou Renato.
Os dois tem bom nível, mas queria ver Renato por ser novidade aqui e por achar que jogador não passará por cima dele. Sem a mínima vontade de ser arrogante, a realidade é que, com o atual plantel do Galo, “muito ajuda quem não atrapalha”, ou seja só se dará mal aqui, o técnico que fizer muita besteira.

 

Fred BH

Renato sempre foi antipático com o Galo, como jogador e como técnico. Boa parte da torcida atleticana não engole esse cara, e com razão. É o tipo de contrato inviável, porque ele não terá paz em BH, aos primeiros resultados ruins a torcida vai pegar no pé, ele vai responder com alguns palavrões, até não ter clima e a diretoria demitir. Ai vai repetir o erro de, no meio da temporada, ficar procurando técnico novo. Se o novo presidente for esperto, não traz esse problema pro Galo.


» Comentar

Comentários:
27
  • Júlio disse:

    Não contrataria o Renato. Ele é FIEL ao GRÊMIO e deve continuar lá. Entendo a posição dele. Melhor para o ATLÉTICO é um técnico brasileiro. Optaria pelo Diniz.

  • Julio Cesar disse:

    Empresário do Renato Gaúcho está (ou estaria em Belo Horizonte). Não sei se é melhor opção e também não sei qual seria.

  • Julio Cesar disse:

    Off Topic: deputados estão criando uma lei para que em caso de prisão sejam conduzidos à câmara !?!? Pobre Brasil pobre !

  • flavio braga de azevedo disse:

    Nao se da bem com jogadores famosos, ele fica sem espaço na midia…correm o risco de continuarem na fila de 71…

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa noite,

    Já que agora estou torcendo pro Galo, primeira força de minas, acredito que o Renato Gaúcho seja a melhor opção porque é um treinador com boa gestão de vestiário, copeiro, sabe lançar jogadores da base e o Grêmio lucrou muito com isso, consegue recuperar jogadores rodados, menos o André Bebezão e é um vencedor como jogador e como técnico ganhou muito título importante.

    Imagino que os jogadores e boleiros tem uma admiração por ele, porque seu estilo playboy, carioca gozador e se o cara não acreditar no que ele fala ele dá um dvd de seus melhores momentos e conquistas, exemplo é tudo! Além disso, nas entrevistas ele fala um monte de merdas, acredito mais pra desviar o foco da atuação da equipe e blindar os jogadores nos maus resultados.

    No Grêmio sempre priorizou os torneios mata-mata como Copa do Brasil e Libertadores, ganhando alguns e lhe conferindo até uma estátua na Arena Gremista, o imortal que mais morre.. Mas estão falando em alguns nomes estrangeiros mas até o cara entender a bagunça do calendário brasileiro, as longas viagens e mais um monte de problemas, os resultados não aparecem e é demitido. Isso é fato!

    Os diretores de futebol dão entrevista falando de novo patamá, que estão procurando um técnico com filosofia assim e assado, que o clube agora tem uma nova proposta… TUDO conversa fiada! Tem filosofia nenhuma, entra ano e sai ano tudo a mesma lorota. É igual quando falam que vão internacionalizar a marca do clube…kkk Não conseguem vender camisas nem no estado quanto mais tornar o clube conhecido no exterior… só goma mesmo!

    Mas que venha o Renatão, não é o cara pra casar com a filha de ninguém, mas se der errado pelo menos veremos a Carol Portaluppi passeando aqui no BH Shopping, comendo um tropeiro no Mineirão…kkk

    Vamos subir a rechitegue #VemRenatão, vem ganhar o Brasileirão pro Mineiro!
    .

  • Marcio Borges disse:

    Vejo o que o Cosme Rimoli escreveu e se não cabe diretamente ao Cruzeiro e muitos times do Brasil. Enquanto diretores não forem responsáveis pelos gastos nos clubes, nao vejo soluçao para o problema. É um absurdo o que aconteceu no Cruzeiro e, o pior, continua acontecendo todo dia no Brasil.

    https://esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli/timao-processado-por-atacante-que-custou-r-4-milhoes-e-nunca-jogou-24022021

    #tiburcioeternomito

  • Julio Cesar disse:

    O novo “gênio” eleito que foi pela imprensa brasileira e que nunca saiu de Portugal a não ser pro Brasil, está rifado pelo presidente do Benfica. Houveram contratações e o mais pedido está na reserva: Everton “cebolinha”. Espero que os dirigentes do Atlético estudando substituto do Sampaoli não caia em tentação e não faça loucuras.
    Já chega o Hulk. Pelo que vai receber talvez outra opção seria mais viável. Hulk não veio de graça pois tem luvas embutidas em seu salário.

    • Marcio Borges disse:

      Júlio, aí eu te pergunto uma coisa. Estamos anos luz da Europa em questões táticas no futebol ou temos mania de valorizar o que é de fora. E outra coisa. Eu , com o time que o Flamengo montou ano passado e pelos times que tinham no campeonato, Ganharia o campeonato. Este Jesus é Ruim também. Só ganha com times que sejam muito superior tecnicamente. Senão era ídolo em Portugal e estava treinando na Inglaterra ou na Alemanha.
      #tiburcioeternomito

  • Marcio Borges disse:

    É engraçado ver estas pesquisas sobre quem deve ou deve vir para treinar. A torcida é apaixonada seja em qual time for. Ai o cara que a torcida vem e perde uns 4, 5 jogos sem apresentar um futebol que empolgue e ai ele já começa a sofrer pressão. A verdade que o treinador pode ser o Zé das couves que se apresentar resultado em campo ele vai ser aceito. Vai ser considerado o novo Guardiola, ou, vai ser tratado como foi o Abel. Todo mundo, inclusive eu, tratando o cara como “ex treinador em atividade” e ai o cara consegue levar o inter a final do campeonato e é escolhido como o melhor do campeonato.
    Resultado, o que segura um treinador é resultado. Pode ter o nome e o curriculo que for. Se nao ganhar não vai ficar.

    • jeremias disse:

      Se condenado o Galo é obrigado a pagar tudo de uma vez, e paga. Os 10 últimos técnicos do Cru cru nenhum ainda recebeu e quando ganham na justiça, fazem acordos em 100 prestações de 10 reais, recebem as duas primeiras, as outras amarrou no cabo da raposa. Kkk!

      • Eduardo Silva disse:

        o Galo não tem dinheiro amigão…. quem tá pagando tudo são os Menin…

        que mundo vc vive?

        • Juliano Salvador disse:

          Véi Gagá, quanto mais véi, mais besta você fica. O Galo faturou 20 mi de direitos de imagem e se confirmar o 3º lugar vai pegar mais 30 mi. Além de outras arrecadações temos o patrocínio e vendemos e emprestamos atletas. Não estou dizendo que isso seja o suficiente para não causar déficit, mas imagina quem está na SEGUNDONA. São 4 os mecenas que investe no Galo e eles não colocam dinheiro de graça. Já no seu time o BH paga o sacolão, o açougue e até o macumbeiro.

          • Eduardo Silva disse:

            Véi gagá? Kkk assim eu fico magoado…kkk puxaaa, não vou nem jantar hoje, agora magoei….kkk

            Ô juvenil, já trocou sua fralda hoje? Pede pra apagar essas bobagens aí…kkk quer dizer que o Galo ganha dinheiro emprestando atletas? Kkk e vendeu quem mesmo nesses últimos meses? Se tá com tanto dinheiro assim porque não pagaram 3 milhões ao Dudamel? V6ce sabe o que significa a palavra mecenas?

            V6ce tá meio afobado, vem mais tranquilo, juvenil!

            Vai arrumar sua cama, escovar os dentes, vai estudar, depois vc volta aqui ok?

            É cada uma….kkk

        • jeremias disse:

          E no Cru cru quem paga tudo é o Pedro BH e seu sócio oculto!

  • Carlos Henrique disse:

    V ejo assim, primeiro muito obrigado Chico
    por me mencionar e aos outros amigos no post
    Comecei a prestar atençao no Cuca
    quando ele fez um bom trabalho no Botafogo
    chegando a semi-final da sul Americana
    depois montouum time no Sao Paulo
    campeao da Libertadores
    Depois veio o titulo com o Atletico
    Renato da certo no Gremio
    uma mala, chato ruim de entrevista
    aquele boleirao que sempre tem o grupo na mao
    sabe motivar,o melhor tecnico da atualidade
    mas se fosse para escolher
    seria o Cuca

  • Nivaldo Alves disse:

    Ambos os técnicos são bons pro Galo.
    Assim como Dodô, Dedé seria uma dor de cabeça para o Galo. Todos dois, ajudaram a quebrar o Cru Cru. Caros e não jogam nada, Dodô foi uma das cagadas de Sampaoli; Dedé é chinelinho, faz muita falta e nós não temos benecy pra revogar suas expulsões. Uma coisa é jogar num time amigo das cúpulas, outra coisa é jogar no Galo.
    Fala-se muito no J. Jesus para treinar o Galo, uma coisa é treinar o Flamengo, outra coisa é treinar o Galo, desafeto da cbf. Se Cuca ou Gaúcho vier está de bom tamanho.

  • mauricio souza - bairro serrano disse:

    Chico, obrigado por mencionar meu comentário.
    Vou contar uma historia que aconteceu em 2013 logo após o Galo sagrar-se campeão da Libertadores: Tenho um amigo que a esposa dele tem um buffet, e que foi contratada pelo Kalil para uma festa. Ele foi com ela, pois é atleticano também e queria conhecer o Kalil, chegando lá cumprimentou o Kalil, que lhe deu um cartão com seu telefone particular e email e mais alguma coisa. Ele me passou o cartão e eu estava tomando o chá com torradas com os amigos liguei para o numero do cartão e por surpresa quem atendeu foi o Kalil. Disse a ele, para mandar o Cuca embora e contratar o Renato Gaucho, pois o Cuca já tinha ganhado um titulo e não ia querer ganhar o Brasileiro; O Kalil, disse-me com todas as letras: VOCE TÁ DOIDO SÔ, SE EU FIZER UMA COISA DESSA A TORCIDA ME MATA. Então disse a ele: Kalil o Cuca já ganhou, agora o Renato quer ganhar, e com o time que nós temos ele ganha fácil o Brasileiro.
    Esta conversa foi em 2013, na sexta feira que antecedeu o clássico entre o cru cru, e eles ganharam de 4 X 1.
    Hoje eu não pediria o presidente para contratar o Renato, pois já ganhou tudo, menos o brasileiro, mas se ele chegar aqui e sair fora da Copa do Brasil, LIbertadores a torcida manda ele embora também, pois não tem paciência. Essa é minha opinião

  • João Brás disse:

    Ano excelente! Galo 3º time do Brasil! 100 Anos na SÉRIE B!

  • Márcio Luiz disse:

    Só pra lembrar aos mais conservadores q seja qual for o campeão na quinta-feira, terá trocado de treinador durante a temporada.
    O Inter por cincunstância e o flam**da por opção (3 vezes).

    Aqui não é Europa. Se o treinador não deu liga, picam o pé na bunda dele e segue o jogo, senhores.

  • Horacio disse:

    Acho que o tio Paoli fez o certo, tinha uma proposta melhor e a situação política e económica daqui tá só que piora. Não conseguimos nem mais repetir vacinações que já fizemos dezenas de vezes e o futebol depende dessas coisas todas. Não é daqui, tinha é que ir embora mesmo.

    Sempre tive pé atrás com técnico estrela, mas gostei de ver o time dele jogando. Me lembrou os melhores times do Galo. Talvez eu seja um dos poucos que vi o time de 71, Telê no comando, estava no jogo contra o São Paulo no mineirão no final de 71, um jogo antes do título. Menor de idade fui sozinho, impensável hoje em dia.

    Vi futebol de verdade, vi Dario, Reinaldo e Pelé jogar, no campo, vi Tostão também. Este time pode ser caro, mas não é bom. Até jogou um futebol legal, bom de ver, pra cima. Time grande segurava resultado empurrando o adversário pra dentro do gol deles e não o contrário. Não esperava ganhar este campeonato, mas que dava dava. Faltou aos mercenários disputar a posse da bola nesses jogos fora de casa quando tinhamos o jogo na mão. Bola pra frente.

    Quanto ao técnico, prefiro o Gallhardo do River. Se é pra gastar, gasta direito. Mas não virá, acho que a situação é melhor pro Cuca, que renderia mais.

  • Renato César disse:

    Valeu pela moral, Chico!

    Cuca tem muitos problemas. Ele deve ao Galo o patamar que alcançou na carreira. Ainda no gramado do Mineirão após o jogo contra o Olímpia, ele desabafou falando de “perdedor, azarado, fracassado”.

    Ele era mesmo. Foi salvo pelo Ronaldinho, que só jogou aquele absurdo porque se sentiu em casa. Não vejo que tenhamos que reviver o passado. Cuca foi um cara certo na hora certa. Hoje não mais.

    Sinceramente sinto mais confiança no Renato Gaúcho, mesmo não simpatizando nem um pouco com a pessoa dele. Acho que ele é bom gestor de elenco e sabe de futebol. E elenco estamos montando um time muito forte. Ano de sair da fila.

  • Raws disse:

    Repararam que além de nós, a maioria da torcida tem falado esses dois nomes? Infelizmente não é só pela qualidade deles, mas por pouquíssimas opções. Apesar de Sampaoli me decepcionar por certos defeitos e por interromper um trabalho, meu temor era exatamente a reposição. Imaginemos que por algum motivo Cuca e Renato não assumam, aí teremos de buscar além da fronteira. O problema no caso é que só aumentam as dificuldades. Idioma, falta de conhecimento da nossa cultura, filosofia de trabalho diferente para jogadores assimilarem e outros fatores.
    Fato é que o time que tem um técnico bom, seus torcedores tem de ter mais tolerância, pois não temos revelado esse profissional com a qualidade e quantidade que precisamos.
    Obs. Com relação a Renato, não acho que será o Flamengo o fator de risco para seduzi-lo e sim o Rio de Janeiro.

  • Fred disse:

    Caro Chico, obrigado por lembrar do meu humilde comentário. E estou contigo: Cuca seria uma boa pedida. Na época daquele time com o Cuca, eu vi uma entrevista do Marcos Rocha (que foi muito criticado pela “avenida”) contando que o Cuca pegou ele pela mão, ficaram assistindo dezenas de lances do MR na defesa, e depois levaram isso pros treinamentos, até que o lateral começou a evoluir nesse fundamento. Penso que o elenco atual do Galo tem bons jogadores que precisam disso, um treinador que perceba onde ele precisa melhorar e trabalhe isso, algo que o Cuca é muito bom.

  • Roger Campos disse:

    Renato Gaúcho, se vier, não chegará ao fim da temporada. E quem vai tirar é a torcida. Renato Gaucho é “copeiro”, ponto final (o mesmo problema de Sampaoli, só é bom em campeonato de tiro curto). Qual torcedor do Galo conseguiria ver o time desprezar o brasileiro, como ele fez por anos a fio no Grêmio? Duvido que tenha algum.
    Entre ele e o Cuca, sou mais Cuca. E faço uma “banana” para aqueles que tem birrinha dele por causa do mundial. Embora, nenhum dos dois seja minha preferência.
    O problema é que técnico entra na conta de custos e não de investimentos.