Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dia da última rodada do Campeonato Brasileiro mais estranho da história

Mais estranho porque foi disputado sem público nos estádios, fato que ninguém imaginava que algum dia isso fosse acontecer, mas aconteceu, e entra para os livros de história. Podemos dizer também que foi um dos piores tecnicamente. Além da falta de craques em nossos principais clubes, já que os melhores vão cedo para o exterior e retornam no bagaço, a ausência da torcida deixa o estádio sem clima da verdadeira disputa de um jogo de futebol.

Se der Flamengo, justo. Tem melhores jogadores, melhor time e contou com a incompetência dos principais concorrentes (Internacional, Atlético e São Paulo), que entregaram a rapadura de forma inacreditável, perdendo pontos para concorrentes que foram rebaixados ou que estiveram perto. Se der Inter, justo também, pois se aproveita da incompetência do Rogério Ceni, que escalou e mexeu mal no Flamengo, perdendo pontos que em condições normais, escalando certo, não perderia. Ceni é paparicado por grande parte da imprensa, mas ainda não pode ser considerado um bom treinador. Talvez chegue lá um dia. Sei não!

Os rebaixados fizeram por onde: Botafogo, Coritiba, Goiás e Vasco (a não ser que ocorra um milagre para que ele tire a diferença de gols do Fortaleza). Com isso a Série B fica cada vez mais forte e atraente, já que o Cruzeiro resolveu permanecer nela, para mais um ano de suplício geral no mundo azul.

Neste fim de semana começam os estaduais, com as velhas fórmulas. Aí o suplício é para todos nós, que gostamos ou vivemos do futebol. E assim continuaremos pelos séculos vindouros, já que não é do intere$$e da cartolagem, principalmente das federações e CBF, mudar. Qualquer mudança, só se for para beneficiá-lo$, aumentando o poder deles todos. Igual acontece nos labirintos dos três poderes na capital federal.


» Comentar

Comentários:
22
  • Paulo César disse:

    O que mais ouvi nestas últimas semanas, quase uma unanimidade, foi este papo de que Sampaoli teria perdido o vestiário. Fico pensando o dia que um chefe de uma empresa “perder o escritório”, um diretor de jornal “perder a redação”. Nestes, e em outros casos, quem roda é o colaborador, o funcionário insatisfeito. Sem frescura. Sem dó nem piedade.

    Fato é que, no futebol (não se enganem: em todos os clubes), quem manda é o jogador. Torcedor é refém da boa vontade. É óbvio que, sem qualidade e organização, não basta haver boa vontade. Mas, no fundo (e no raso), quem define são eles. Foi falado que os jogadores não fizeram corpo mole para Sampaoli. Que, simplesmente, não corriam mais por ele. Devo ser muito burro (paciência), mas sinceramente, qual é a diferença? Não correr e tirar o pé não é uma forma velada de corpo mole? Ficam arrumando termos e eufemismos para justificar o óbvio: pode sobrar dinheiro, título, tradição, estrutura e até qualidade. Mas se tiver “beicinho”, esqueçam. O clube pode fazer 99% do bom manual. Se falhar em 1%, pode ser que os jogadores se apeguem a estes 1% para não entregar o combinado. Ainda mais se o técnico der motivo, tendo posturas imbecis e contraditórias ao seu discurso (tipo Sampaoli e a crise da Covid).

    Como se não bastasse torcermos para boas contratações, boa comissão técnica, estrutura e pagamentos em dia, agora também temos que nos preocupar que os jogadores não “se percam”. Para mim, é o fim do mundo.

  • Raws disse:

    Já que Sampaoli está de partida, bem que ele poderia levar o Vargas.
    Aos coveiros da nossa torcida ou infiltrados, nesse ataque nosso atualmente, Tardelli tinha cadeira cativa.
    Marrony, com o futebol que tem, também não poderia ser reserva nesse time.
    Everson e Guga estão fazendo muitos cornetas morderem a língua.
    Jair é um ótimo elemento surpresa, mas como segundo volante não toma bola de ninguém ou seja desvio de função.

  • Roger Campos disse:

    Fim do Brasileirão. Galo ficou a 3 pontos o campeão.
    Uma última pergunta? Quantos pontos bobos perdemos ao longo do campeonato? Mais de 3?

    • Luiz disse:

      Prezado Roger,
      Não existem pontos bobos, nem partidas de futebol previamente ganhas.
      O jogo é jogado. Não perdemos o campeonato por três pontos, o Inter perdeu por dois ou por 1 gol. O problema maior, é que , supostamente, perdemos esse título por absoluta falta de aplicação tática, de regularidade, de compromisso , por achar que poderíamos virar e vencer qualquer jogo. Vide jogo contra o Bahia , Goiás, Vasco, Botafogo, Fortaleza, Atlético PR, Ora..ora , isso não é bem assim. O sapato alto de alguns jogadores em diminuir os adversários foi nítida. A teimosia do Sampaoli foi irritante…acho que não tivemos o mesmo time em mais de três rodadas. Agora ele vai embora e deixa uma “barca” para trás.
      Temos um verdadeiro acampamento cigano na Cidade do Galo . Gente com total falta de vontade e identidade com o Galo e BH e que o novo treinador deverá ter um bom trabalho para reorganizar. Daqui uns dias começa tudo de novo! Abraços

  • João Brás disse:

    Mengão Cabuloso, trocaram de camisa já??? Outro dia era “cheirinho” Ô torcidinha BI… Polar! Daí o apelido!

  • Alisson Sol disse:

    Foi um campeonato horrível, conseguindo ser pior que o já “esperado” da CBF com seu pomposo nome de “Confederação Brasileira de Futebol” (será que está é a prioridade?!). Eu acompanho o que fizeram em outros campeonatos em outros países e de outros esportes. O Brasil exagerou na “arte” de errar com o futebol (e é o que sobrou, pois os outros “esportes” desapareceram no país…).

    Só para ficar em 3 aspectos principais da desorganização causada pela CBF.

    – A COVID: a NBA fez uma bolha, colocando todos os jogadores em hotéis em Orlando na Flórida, e “fechando o contato”. Mas times de basquete são menores. A federança de Futebol Americano disse que não ia controlhar 53 marmanjos por time, e mais toda a comissão técnica, em suas vidas particulares. Mas, quando entravam em campo, as normas eram rígidas. O técnico do Seattle Seahawks tomou multa de $100mil dólares por usar a máscara erradamente. No beisebol, teve um jogador cujo teste chegou durante o jogo e deu positivo, e foi literalmente “tirado de campo”. E no Brasil? Qual a frequência dos testes? Como foi o “projeto” para minimizar contágio e evitar afetar os times?

    – O VAR. Eu nem vou escrever muito. Vou me referir ao que escrevi há uns 3 anos aqui mesmo neste blog (link) e ao recente vídeo do VAR na partida Internacional x Vasco (link). Tirem suas conclusões…

    – Calendário: Já vi de quase tudo nos meus anos de vida acompanhando futebol. Mas não é possível que, em 2021, ainda tenhamos estes casos de “partidas atrasadas”, às vezes por meses. O time é líder. Mas pode (ou não) ser ultrapassado por outro. E lá vem a série de desculpas sobre tal time estar em Libertadores, outro na Mercosul, outro no Mundial, etc. Como se estas outras competições simplesmente aparecessem inesperadamente ao longo do Campeonato Brasileiro!

    Deixemos para lá outros fatores conhecidos. Os técnicos trocam de clube livremente no meio de campeonato, levando assistentes e informações sobre seus competidores. Dirigentes podem montar um time para vencer este ano com os melhores jogadores a peso de ouro, pois não vão estar nem aí para a conta que chega depois (Cruzeiro que o diga!). A insistência nos ridículos campeonatos estaduais. A falta de profissionalização dos árbitros e assistentes. A estranha liberação do patrocínio dos clubes por casas de apostas, que podem ter interesse no resultado dos jogos. E vou ficar por aqui, pois senão poderia continuar escrevendo por dias…

  • luiz disse:

    Campeonato jogado fora pelo Galo pela sua incompetência, pelo corpo mole de seus jogadores, pela teimosia do seu treinador. Mais um ano na fila de uma competição que, em 2020/21, esteve várias vezes nas mãos do Atlético. Faltou diretoria! Sette Cãmara foi incompetente e ausente em gerenciar esse elenco milionário. Com esse mesmo time, nas mãos do Kalil, acho que a situação seria outra. Estariam comendo a grama! Diretoria pífia. Com toda grana dos 4 Rs esse presidente que saiu meteu os pés pelas mãos. Sampaoli também perdeu o vestiário! Aliás, ficou nervosinho porque a galoucura foi na porta do CT protestar. Faça-me o favor. Já vai embora tarde. Os jogadores já estavam insatisfeitos. Isso é fato! Não sei até quando essa “ajuda” financeira irá. O Galo precisará pensar com muito critério essa nova temporada . Quanto dinheiro jogado fora. Empresários não perdem dinheiro e uma hora vão querer receber de volta a fortuna depositada nos cofres do Galo. Não sei quem irá pagar. Espero que a nova gestão consiga reverter um pouco a monstruosa divida e faça com que esses “chutadores de bola”, pelo menos joguem como se as partidas fossem decisões. É o mínimo que a torcida pede, porque amor à camisa é pedir muito. Esse amor incondicional só nos mesmos, torcedores, que deixamos de comer, lutamos e sofremos em nome do clube. Enquanto isso a farra continua….e vamos que vamos com esse bando de forasteiros, e que cada vez mais vão transformando o clube em acampamento cigano. Por enquanto ainda chamo, como todo torcedor atleticano, orgulhosamente diz ” Atlético ” ” galo”, ” meu time” ( e de toda torcida alvinegra ). Nós jogamos, nós ganhamos, nós lutamos, como se fossemos proprietários. Temos uma fé, paixão e devoção absurdas por essa equipe. Ajuda a gente presidente Sergio!

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia,

    Quando começou essa pandemia do Coronavírus eu tinha sugerido encerrar os estaduais sem vencedor declarado e fazer um Campeonato Brasileiro com apenas um turno corrido, mas fui voto vencido nas reuniões da CBF e FMF que participei…kkk Torcedor só serve pra cornetar mesmo! Aff

    Mas prosseguiram com todas as competições e alguns foram mais prejudicados que outros devido o afastamento de jogadores ao longo dos jogos. Também é um contrassenso um clube como o Palmeiras ter que jogar com time reserva no brasileirão porque foi as finais da Copa do Brasil e Libertadores, mas nada diferente de outros anos e que não vai mudar tão cedo porque os dirigentes não abrem mão das cotas de todos os torneios existentes.

    O Palmeiras disputou Flórida Cup, Paulistão, Libertadores, Mundial, Brasileirão, Copa do Brasil e ainda a Recopa, o que levará o clube a jogar TODAS as partidas possíveis em um ano, coisa de louco! Deveriam criar um Torneio Início pra incrementar mais essa salada…

    O Mengão Cabuloso também concordo que tem melhor elenco e merece ficar com o título e o Alt Mineiro acredito que fica na conta do Sampaoli a perda desse BR, porque inventou muito, trocando jogadores de posição preterindo escalações e acho que essa sua pressão aos jogadores na beirada do campo mais atrapalha do que ajuda.

    Qualquer técnico que venha o elenco vai se sentir mais aliviado, menos pressionado a jogar como robôs, guardando posições em campo e talvez consigam se unir, porque me pareceu os caras como burocratas, cumprimento uma obrigação nos jogos e sem uma garra e vibração maior, é uma legião estrangeira que ainda não fala a mesma língua – a língua do futebol!

    Concordo com o Juca da Floresta que o clube tem que montar um elenco pra “sobrar em campo”, passar por cima de possíveis erros de arbitragens, VAR, ganhar partidas dentro e fora de casa, se impor, abrir vantagem na tabela e correr para o abraço, o resto é desculpa para encobrir a INCOMPETÊNCIA!

    Vamos continuar aqui na “nossa torcida” no camarote da série A2.

    Euuu acredituuuu

  • João Cavalieri disse:

    Amigos, se o brasileiro foi ruim, imaginem os estaduais, começando logo em seguida.

  • Marcio Borges disse:

    Chico, disse tudo, mais estranho da história. Parecia que ninguém queria ser campeão. Cada rodada era um time entregando o troféu no colo do outro. Até chegar na última rodada e não ter jeito….

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,
    Depois da adoção da formula de pontos corridos na disputa do brasileirão o Cruzeiro é o único time fora do eixo Rio-São Paulo que conquistou esse título, e foram 3 vezes – 2003/2013/2014. Não adianta as teorias de que a CBF protege os times cariocas e paulistas, quando um time quer ganhar e tem DNA de campeão as vitórias são garantidas, e o gás não termina antes como sempre acontece com o campeão da 7ª rodada. O resto é meio século de desculpas.

    • Marcão de Varginha disse:

      DNA de campeão se resume no link abaixo:
      youtube.com/watch?v=s79GsHq1sXk
      – Quem é torcedor de bem, não compactua com isso!
      – #benecyeternomito

    • J.B.CRUZ disse:

      VALEU JUCA DA FLORESTA:
      O CRUZEIRO TEM UMA ***** GORDURINHA***** DE 13 TÍTULOS A MAIS QUE O GALO, PARA
      GASTAR….
      O Descanso na Série B é Necessário, para que nós os Torcedores possamos Curtir os 59 Títulos
      Conquistados ao Longo de nossa História….
      Afinal Depois dessa “””pandemia” arrumada, para Arruinar nosso Patrimônio Conquistado com Muito Trabalho e Esforço ao longo de nossas Vidas, pelo menos serviu para separarmos O JOIO DO TRIGO NA POLÍTICA NA RELIGIÃO E ATÉ NO ESPORTE…
      vida que segue; e CRUZEIRO SEMPERE !!!..

    • Victor Maia disse:

      O DNA seus é um forte político com estreitas relações com o Eixo! Me engana que eu gosto. A Rede Globo manipula tudo, desde o desfile das escolas de samba à política nacional. Percebo que, raramente seu time é prejudicado e quando o é, ai sim existe maracutaias.

      • Juca da Floresta disse:

        A MRV injetou igual concreto 300 milhões em seu time e mesmo assim não conseguiu ganhar nada. Agora a desculpa é que ganhamos porque somos protegidos por políticos….anh tá…já que o Atlético adora contratar ex-cruzeirenses (Maluf, Alexandre Matos, diversos jogadores) ficou fácil, contratem o Zezé Perrella que o Bi campeonato vem.

        • Marcão de Varginha disse:

          Conivente, lembre-se sempre: – “Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos…”.
          – “Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola.”
          – “O povo é um débil mental. Digo isso sem nenhuma crueldade. Foi sempre assim e assim será, eternamente.” (Todos ditos pelo inesquecível Nelson Rodrigues).
          – #benecyeternomito (minha autoria).

        • Victor Maia disse:

          Na casa do Senhor não existe satanás, xô satanás!!!! Contratar quem ajudou a te rebaixar! Nunca!!

  • Germano Brás disse:

    Os programas esportivos mineiros dedicam 90% do seu tempo fazendo ironias e críticas ao Galo, escondendo a lama e a atual precariedade do outro lado. Porém, a cara melancólica do técnico denuncia o verdadeiro cotidiano azulino. Diz o cru cru que pagou o Guarani, será? Talvez ele volte a sorrir!

  • Fernando Chaves disse:

    É o campeonato das incoerências. O Galo perdeu jogos fáceis, acontece que quando os outros jogavam mal, tinha sempre um penalzinho ou gol irregular ao fim do jogo. Acontecia o inverso com quem não era para ganhar. Cartões distribuídos conforme a camisa… Técnicos badalados em baixa, técnicos rejeitados em alta. Se der Flamengo, o Galo terá vencido o campeão nos dois turnos.

  • Valmar Azevêdo disse:

    E de VAR em VAR, conseguiram manipular, para que o campeonato fosse decidido na última rodada, só que os donos do futebol brasileiro sabem quem será o campeão desde o início.Como disse Galvão na chamada para a rodada de hoje: é o campeonato mais emocionante do mundo. Que campeonato é esse?????