Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

St. Patrick’s Day: quando e onde futebol, cerveja e religião se misturam numa boa; das maiores celebrações mundiais

Dia 17 de março é o dia de São Patrício, o padroeiro da Irlanda, país que produz algumas das melhores cervejas do mundo e que espalhou a comemoração desta data por grande parte do planeta, inclusive Belo Horizonte. Abri a caixa de mensagens e lá estava o release da Maria Luiza Ramos Stellin Malagrino, falando deste dia, e de como curtir a festa, mesmo em tempos de pandemia, porém virtual.

Abri o twitter e lá estava o jornalista Rodrigo Marciel, espanhol, da ótima revista eletrônica Líbero, contando grandes histórias da seleção irlandesa, principalmente na Copa do Mundo de 1994, jogada em temperaturas que beiravam os 40 graus, da vitória sobre a Itália, justamente em Nova Iorque, palco de outras histórias alegres e tristes da imigração irlandesa e italiana. Do dia em que o Papa João Paulo II recebeu a delegação durante a Copa da Itália, em 1990.

Enfim, vale a pena conhecer e curtir um pouco da história da Irlanda, sua gente e sua cultura, nestes relatos do Marciel e da Maria Luiza Ramos

* LA REPÚBLICA DE IRLANDA DEL AGUA BENDITA

Cada 17 de marzo se celebra la fiesta más importante de la República de Irlanda. Un país entregado al verde y también fiel al del césped que pisan sus futbolistas cuando representan a su país. En 1994, la historia quiso que donde emigraron muchos irlandeses, Nueva York, se convirtiese en el lugar de la gran gesta del once del trébol. El calor neoyorkino fue vencido por el elixir milagroso de su entrenador.

Rodrigo Marciel *Este 2020 se cumplen 20 años del nombramiento de Jack Charlton como responsable de la selección de Irlanda. Los inicios fueron complicados, los irlandeses no veían bien que un inglés ocupase el banquillo del trébol y más aún cuando en su debut, Irlanda perdió ante Gales, otro eterno rival. Sin embargo, lo mejor estaba por llegar…

https://revistalibero.com/blogs/contenidos/la-republica-de-irlanda-del-agua-bendita

– – –

St. Patrick’s Day responsável e sem aglomeração

Veja dicas para curtir a tradicional festa irlandesa em casa

O St. Patrick’s Day é celebrado todo dia 17 de março e homenageia o Santo Patrick, Padroeiro da Irlanda e missionário do cristianismo muito importante na história do país. A data é celebrada, hoje, em diversas regiões do mundo. Como curiosidade, a cerveja é tão importante para a cultura irlandesa e, consequentemente, para o St. Patrick’s Day, que a Igreja Católica suspende a proibição do consumo de álcool durante a celebração, que cai sempre durante a quaresma.

Por aqui, durante a celebração, os bares costumam ficar verdes, seguindo a tradição irlandesa do St. Patrick’s Day. Músicas tradicionais, trevo de quatro folhas, bandeirinhas penduradas e, em alguns lugares, até o Leprechaun dá as caras. Tudo para deixar essa festa tão clássica ainda mais divertida.

Neste ano, porém, a comemoração será um pouco diferente das dos outros anos, como tem sido com todas as outras celebrações nos últimos meses: ou seja, em casa e sem colocar ninguém em risco por conta da pandem

Mas a gente vai deixar a peteca cair e a celebração ficar menos divertida por conta disso? Não, né? Então, a nossa dica é: põe uma música (a dica de playlist é, claro, com músicas irlandesas), liga aquela já clássica call com os amigos, bota uma roupa verde para entrar no clima e põe a protagonista da festa no jogo, ou seja, a cerveja, claro!

O Bebelier (soubebelier.com.br) separou duas dicas artesanais desses estilos que você pode comprar lá no site deles a preço de custo. Isso mesmo, a preço de custo! Os valores acessíveis estão liberados mediante a compra do Bebelier Pass, que pode ser parcelada em até 12 vezes de R﹩20,83. O Bebelier (como a empresa chama o cliente do Bebelier Pass) pode comprar a quantidade de cervejas que quiser e recebe em casa, em qualquer lugar do Brasil. Quem optar por não adquirir o Pass também poderá comprar as cervejas da loja, mas pelo seu preço de mercado.

Confira abaixo as indicações

Cerveja Artesanal Everbrew Coffee Black Winter RIS Lata 473ml (comprar: soubebelier.com.br)

Eu sou do time que não tem tempo ruim – ou bom – pra beber cerveja boa. Por isso, não vai pelo nome (winter em inglês é inverno, ok my well?) e toca pra dentro! Nessa Russian Imperial Stout (RIS para os íntimos…) foi usada como base outra cerveja deles (Black Winter) e adicionado um café bem bom (Tupi, do premiado produtor Andre Aguila). Só que antes de fazer o café, os grãos foram torrados e maturados em barril onde antes foi produzido whisky americano. Licorosa e cafézosa. Sabores de baunilha, coco e banana passas complementam o conjunto. Teor Alcoólico: 10%

 

Cerveja Artesanal Narcose Wine Drop Bière Brut 750ml (comprar: soubebelier.com.br)

Agora a brincadeira ficou séria. É uma cerveja colaborativa entre 3 cervejarias (Narcose, Morada e a americana Stillwater) e a Vivente, uma vinícola gaúcha que produz vinhos naturais (e cujos donos já trabalharam com cerveja artesanal). A história é a seguinte: a turma pegou um vinho das uvas Chardonnay e Moscato e misturaram numa base de cerveja ácida, feita especificamente para a receita. Depois a mistura foi pra garrafa e refermentou com levedura de Champagne durante 10 meses, passando pelo mesmo processo que resulta no famoso espumante francês.

O resultado é uma bebida híbrida onde, durante o gole, você não sabe onde termina a cerveja e começa o espumante (ou vice-versa). É de uma elegância ímpar, com os sabores de vinho branco bem evidentes e a base da cerveja dá a devida sustentação para que o conjunto se torne sublime. A alta carbonatação é bem inserida e ajuda nessa deliciosa confusão – no melhor sentido – de percepções. Baita pedida para grandes comemorações ou para esquecer, em grande estilo, alguma cagada monumental! Teor Alcoólico: 10%.

Por Maria Luiza Ramos Stellin Malagrino


» Comentar

Comentários:
1
  • J.B.CRUZ disse:

    Já que a Irmã de fé: MARIA LUIZA RAMOS STELLIN MALAGRINO, Descreveu a Festa de SÃO PATRÍCIO; PADROEIRO DA IRLANDA; Para os Amigos do Blog, um pouco da VIDA DO SANTO..
    SÃO PATRÍCIO é Chamado o APÓSSTOLO DA IRLANDA..
    Nasceu Provavelmente na ESCÓCIA, em 385 (D.C.).
    Aos 16 Anos, foi Levado Prisioneiro à IRLANDA e Vendido como Escravo… Ali Aprendeu a LÍNGUA e os COSTUMES . . Após seis (6) anos de tentativas, conseguiu Fugir da IRLANDA, para onde Voltaria como Pregador do EVANGELHO..
    SÃO PATRÍCIO andou pela FRANÇA, onde viveu uma Temporada com SAÕ MARTINHO, no Mosteiro
    de MARMONTIER; passou também por LERINS (Sul da FRANÇA)..Finalmente, sob a Direção de SÃO GERMANO, fez os Estudos de TEOLOGIA e foi Ordenado SACERDOTE ..
    Foi a ROMA e Recebeu a SAGRAÇÃO das Mãos do PAPA SÃO CELESTINO, sendo Enviado para a
    IRLANDA em 432 ( D.C.)…Tinha cerca de 50 Anos… Sua EVANGELIZAÇÃO Alcançou Resultados Inesperados e Surpreendentes…Ao Morrer 30 Anos mais tarde, toda a IRLANDA já havia se Convertido……Isto ocorreu GRAÇAS ao Método que ele Adotou; Fundando Mosteiros e Tornando-os
    Verdadeiros Centros de EVANGELIZAÇÃO..
    Incentivou e Formou um Clero Local… Criou Pequenas Comunidades…Organizou um tipo de Pastoral
    que se Adaptasse aos COSTUMES E TRADIÇÕES Populares, sem Violência e sem Confissão Sangrenta da FÉ, Conclamando LÍDERES POLÍTICOS, LÍDERES POPULARES e o POVO INTEIRO `
    À CONVERSÃO…SÃO PATRÍCIO Morreu por volta do Ano 461, em ULSTER …Continua sendo um dos
    SANTOS mais VENERADOS na IRLANDA….UM LÍDER DE VERDADE !!!…