Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Parabéns, Galo, 113 ano! Os times das minhas melhores lembranças

Ortiz, Toninho Cerezo, Modesto, Dionízio, Alves e Vantuir; Cafuringa, Danival, Reinaldo, Paulo Isidoro e Paulo Moisés.

Parabéns também a Alexandre Kalil, que também faz aniversário hoje. Ele e pai, Elias, foram os maiores presidentes da história do clube.

1980: João Leite, Cerezo, Osmar Guarnelli, Luizinho, Orlando e Jorge Valença; Pedrinho, Chicão, Reinaldo, Palhinha e Éder.

Desde criança, nos anos 1960, o melhor time que vi foi o de 1980 até 1983. Mas, o que me fascinou e me fez me fixar como atleticano foi a sequência dos times de 1971 até chegar aos 1980, com formações e craques inesquecíveis, Mineirão abarrotado.

De goleiros como Renato, meu querido conterrâneo Careca, Mazurkiewsky, Ortiz, João Leite; craques como Nelinho, Luizinho, Cerezo, Palhinha, Reinaldo, Éder. Emblemáticos como Dario,  Lacy, Vantuir, Vanderlei Paiva, Grapete, Danival, Paulo Isidoro, Oldair, Vaguinho, Cafuringa.

De raçudos e porradeiros como Cincunegui, Márcio Gugu, Jorge Valença, Chicão, Oliveira, Modesto.

De incansáveis como Heleno, Catatau, Ângelo, Sérgio Araújo.

Até chegar a “era R10”, de um craque como ele, Ronaldinho, e todo aquele time fantástico, campeão da Libertadores.

O Galo é eterno, especialmente por causa dessa torcida inigualável, que faça chuva, faça sol, está lá, apoiando, seja um grande time, seja um nem tanto ou mesmo que seja um time ruim, como tantos que já vimos, mas que honre a camisa e a tradição de raça. A massa está lá, seja onde for, emoci0nante e emocionando, com o Clube Atlético Mineiro.


» Comentar

Comentários:
12
  • Edson Dias disse:

    Chico, um time que acho que merece ser lembrado é o Galo bi-campeão da Conmebol em 1997, viu??
    Além do bi-campeonato da Conmebol, de uma Copa Centenário de BH com jogos memoráveis, o time de 97 era MUITO bom, comandado pelo Emerson Leão.
    Taffarel, Bruno, Sandro Blum e Sandro Barbosa no miolo de zaga, o grande Dedê (bancado pelo Leão na esquerda). Edigar e Doriva como primeiro volantes (este segundo excepcional volante, diga-se), o pouco lembrado mas excelente Jorginho na meia-esquerda (meia raiz, excelente passe, ótima visão de jogo), Hernâni, Valdir e Marques no ataque.Poderia ter ido mais longe no Brasileirão, não fossem as trágicas arbitragens de Wilson de Souza Mendonça (SAFADO CONTUMAZ) e Francisco Dacildo Mourão.

  • Márcio Luiz disse:

    Chico, esse aí entre o Modestão e o Alves era o DIONÍZIO, lateral esquerdo, não?

  • Marcão de Varginha disse:

    Nós fomos concebidos Atleticanos.. o “restante” foram a marra, no forceps, na cesária…
    – Parabéns, Galo: incontável massa pensante das Alterosas, eterna, imortal…

  • Marco Antonio (Marquinho) disse:

    Parabéns Galão! 113 Anos de Raça, Amor e Paixão! GIGANTE desde 1908.

  • Marcão de Varginha disse:

    Dentre as maiores maravilhas do mundo, o CAM é imbatível!
    – Parabéns, Galo!

  • Márcio Luiz disse:

    Chico,
    esse entre o Modestão e o Alves era o DIONÍSIO lateral esquerdo, não?

  • Clóvis Mineiro disse:

    “…Eu fui concebido atleticano…” Parabéns Clube Atlético Mineiro! Orgulho de ser Atleticano!

  • César de Freitas disse:

    Tem o do Campeonato Brasileiro de 1977: João Leite, Alves, Marcio, Vantuir, Valdemir, Cerezo, Angelo, Marcelo (Paulo Isidoro), Serginho, Reinaldo e Ziza. Olhando os nome não parece um grande time, mas na minha opinião foi um dos melhores que eu vi jogar; Vice-Campeão brasileiro Invicto, empatou quatro jogos (Uberaba, Botafogo, Londrina e São Paulo), incluindo a final e ganhou o resto.

  • César de Freitas disse:

    Faltou um poster dos times do Tele de 1987 e 2014. Grandes Times: João Leite, Chiquinho, Batista, Luizinho, Paulo Roberto, Eder Lopes, Vander Luiz, Marquinhos, Sergio Araujo, Renato Morungaba e Marquinho Carioca, e o Campeão da Copa do Brasil de 2014: Vitor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson, Ed Carlos, Douglas Santos, Pierre, Leandro Donizete, Josue, Datolo, Maicossuel, Luan, Tardelli, Jô e Guilherme

  • Renato César disse:

    Atleticano não é estar, é ser!

    Qualquer lugar onde eu vá, sempre estou trajado de Galo! E sempre encontro outros que também estão. E quem não está, reconhece a camisa. No Brasil ou no mundo…

    Não é necessário dizer muita coisa hoje. Atleticano comemora o fato de ser atleticano todos os dias!

  • Maurício disse:

    Faltou o poster do Bi Campeonato Mineiro 78 79 quando eu comecei a ir ao Mineirão naquela época os regionais eram Super Valorizados e você deve se lembrar de Atlético 3 x 1 Guarani de Divinópolis que drama aquele jogo o Guarani vencia até 35 do segundo tempo ate sair os gols do Atlético Paulo Izidoro 2 e Serginho ou Adriano 1. O treinador Procópio desmaiou no túnel de reservas quando saiu o segundo gol e depois do jogo aquela invasão da torcida no gramado carregando o Procópio.
    Eu tinha 10 anos foi minha primeira decisão e curiosamente um Bi Campeonato na era Mineirão . Marcou na minha memória.
    Um Abraço!

  • Silvio T disse:

    Na primeira foto, é o Danival. Talvez o corretor de texto tenha aprontado. Vivi momentos memoráveis com esse time nos anos 70 no Mineirão.