Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/blog/www/wordpress/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210
O futebol em “entressafra” diferente. Pelo andar da carruagem, o que esperar do Galo, América e Cruzeiro em 2021 | Blog do Chico Maia

Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O futebol em “entressafra” diferente. Pelo andar da carruagem, o que esperar do Galo, América e Cruzeiro em 2021

O futebol brasileiro está vivendo no fim de março, princípio de abril, o que normalmente ocorre em dezembro/janeiro de todos os anos. Em função da pandemia o calendário teve que ser adaptado e continua sofrendo adaptações com paralisações de competições e remanejamento de jogos. Sendo assim a temporada de contratações e dispensas só está rolando agora. Atlético, Cruzeiro e América tiveram mudanças importantes no comando do futebol, o setor mais importante de todos eles. Da competência ou não do diretor-chefe e do treinador dependerá o sucesso ou fracasso do clube no Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil enfim, das disputas nas quais cada um estará envolvido.

Novos diretores e técnicos

O Cruzeiro buscou o técnico Felipe Conceição, no Guarani de Campinas, e o diretor André Mazzuco, no Vasco. Treinador novo na atividade, Conceição mostrou serviço no América e em Campinas. No Cruzeiro, a pressão é maior e ele ainda não tem material humano nas mãos para conquistar a tão almejada vaga na Série A 2022. Se está difícil até na briga por uma das quatro vagas entre os finalistas do Mineiro… O diretor veio do Vasco, que vem capengando há vários anos seguidos, tanto no Campeonato Carioca quanto no brasileiro. Assim como no clube do Rio, Mazzuco enfrenta no Cruzeiro a falta de dinheiro. Tem que mostrar muita criatividade e boa lábia para conseguir montar um elenco competitivo e contornar as cobranças. A contratação do Rômulo, por exemplo; 33 anos, três anos de contrato é uma aposta alta. Vamos ver no que vai dar. O Atlético apostou no conhecido Rodrigo Caetano, que estava aguardando convite, depois da passagem pelo Internacional. O trabalho dele é menos difícil no Galo, porque, em princípio, dinheiro não é o maior problema por lá. A troca de Jorge Sampaoli por Cuca, na minha opinião, foi um ótimo negócio.

O América foi quem menos mexeu no seu departamento de futebol. Conseguiu manter o técnico Lisca, mas teve uma grande perda, com a saída do diretor Paulo Bracks para o Internacional. O substituto, Armando Desessards, que pouca gente por aqui conhecia, veio do Ceará, que tem feito campanhas satisfatórias no Brasileiro, se mantendo na Série A. Mas aqui, o novo diretor americano está sob observação, e não começou bem.

Sem Messias e Ademir

Armando Desessards, novo diretor americano, não conseguiu segurar Messias, um dos melhores zagueiros do país, que foi justamente para o Ceará, na teoria, concorrente direto do Coelho contra o rebaixamento. A situação do Ademir também está sendo mal conduzida. Principal jogador da criação do time, se recusou a sair do hotel em Campina Grande para jogar contra o Treze pela Copa do Brasil, por causa de uma possível transferência. Incidente absurdo. No mínimo, faltou uma conversa “olho no olho” da diretoria com o jogador para evitar que isso ocorresse.

Apostas americanas

Ontem foi anunciada a contratação do meia-atacante Yan Sasse, 23 anos, que vem do Coritiba, rebaixado ano passado. Pelo Coxa, jogou 18 vezes no campeonato e não marcou nenhum gol. Estava “livre no mercado”, e apesar de jovem, já rodou bem: Internacional (onde começou), Red Bull Brasil-SP, Vasco e Caykur Rizespor da Turquia.

Além dele, o Coelho contratou o zagueiro Ricardo Silva; o volante Juninho Valoura e os atacantes Leandro Carvalho, Luiz Fernando e Ribamar. Deverá oficializar a qualquer momento a contratação do meia Bruno Nazário, ex-Botafogo. Para ser chamado de “reforço”, qualquer um deles terá de surpreender muito. Por enquanto, Lisca vai ter que se virar para cumprir o principal objetivo da temporada, que é se manter na Série A e, quem sabe, beliscar uma vaga na Sul-americana.

Dinheiro demais e de menos

Repetindo 2020 o Atlético investe alto para tentar ganhar o Brasileiro e Libertadores. Contratou o excelente Nacho Fernandez, que fazia diferença com o River e deverá fazer também com a camisa do Galo nas principais competições. Este pode ser chamado de reforço. No Mineiro, já mostrou suas credenciais, mas este campeonato funciona como treino de luxo, em que os adversários são “sparrings” e o que conta é a perda do título: entre os grandes, quem perde costuma entrar em crise.

O dinheiro dos investimentos continua saindo do bolso do principal apoiador, Rubens Menim. Semana passada a dívida do clube, na faixa de 1,2 bilhão, foi informada em primeira mão pelo Jaeci Carvalho, no Estado de Minas e pelo Fred Ribeiro, em reportagem no Globoesporte.com. Claro que assusta, mas acredito nas entrevistas do Menim, que garante haver um planejamento para equacionar a situação.


» Comentar

Comentários:
35
  • Júlio Soares disse:

    O B Futebol Clube, que mendiga as moedinhas dos clientes; recebeu 11 mi pela transação do Cacá e não pagou 251 mil ao atleta. Não paga ninguém, nem o Pai de Santo, Jean, Cacá, Dedé, Didi, Zacarias e muito menos Mussum. Culpa de Wagner, Itair e Sergim!

  • luiz disse:

    Morreu Agnaldo Timóteo.
    Triste aqui..muito! Ouvindo sem parar “Foi Deus”, canção emblemática.
    Politico polêmico, cidadão de bem, botafoguense roxo e excelente cantor.
    Para mim vai embora uma das maiores vozes masculinas da mpb de todos os tempos ( as outras Agnaldo Rayol, Milton Nascimento, Althemar Dutra e Nelson Gonçalves) .Estilos diferentes mas inconfundíveis na sonoridade de cada um. Perde o Brasil, perdemos nós todos!

  • Silvio T disse:

    Time de 220 milhões que leva virada da Caldense…tsk, tsk, tsk

  • Julio Cesar disse:

    Everson foi contratação desnecessária. Invenção de Sampaoli. É bom goleiro. Mas naquele momento desnecessária!
    Escuto e leio: “goleiro não esperava”; “foi muito em cima”; etc. Mas ele está lá esperando o quê!? Não desconsidero o argumento como dificultador! Mas , assim como “atacante não esperava o rebote”; vai esperar o que ? Como diz o Dadá, “só mamão com açúcar” ?

  • Julio Cesar disse:

    Atletico procurando centro avante. Aposta no Amarildo.
    Pra quê tchê tchê? Zaracho vinha muito bem. Principal jogador até então! Não é pra valorizar !?
    Atlético tirou o pé em Poços de Caldas! Não tá errado não !
    Agora, Cuca, Rabelo de centro avante é tirar do sério!

  • José Catão disse:

    Se fosse cumprida a LEI, que normalmente é aos CALOTEIROS, o Crucru já teria perdido um caminhão de pontos em todas as competições que participa.

  • Pedro Vitor disse:

    Parabéns a Caldense, não é para qualquer um, vencer os três da capital, estando bem, mal, colocou uma pulga atrás da orelha de todo mundo.

    E o atacante Amarildo, na minha opinião está aprovado, é novo e muito bom jogador, vai lá Rodrigo Caetano, busque ele.

  • Marcão de Varginha disse:

    O campeonato mineiro servirá de laboratório para o Galo visando a Libertadores, campeonato brasileiro e Copa do Brasil, para o América para fazer bonito no campeonato brasileiro e copa do Brasil, e para o cruzeiro para se manter na segunda divisão, com chances atuais de ser “matriculado” na série C, de preferência!
    – #benecyeternomito

  • Pedro Ernesto disse:

    O CruCru empatou na sorte, o Tombense mereceu a vitória. O técnico tristonho disse que o CruCru evoluiu de timinho para timeco. Não soBe!

  • Jeremias disse:

    Jesus amado, o cru cru vai mal dentro e fora do campo. Ontem foi acordo não cumprido com Jean, hoje com o Cacá. Todos dois disseram ter ficado 5 meses sem receber e não foram à justiça. Pior de tudo, não acontece nada com o time caloteiro. Fábio, melhor jogador em campo. Sr. Emanuel Carneiro disse que estes atletas não são dignos do cru cru. É já que mudam de nome.

  • Juliano Salvador disse:

    Que sacanagem o Cru cru fez com o Cacá. O atleta saiu jurando amores pelo clube e agora este bafafá. Imagina os outros atletas e credores atingidos pelos CALOTES AZULINOS. O trem tá feio! Pega fogo cabaré!

  • Guilherme Leôncio disse:

    Mais uma vez, não concordo com a saída de Rafael do gol do Galo. Everson não é ruim e nem culpado pela derrota, mas em time que está ganhando não se mexe.
    Cuca indicou Tchê Tchê ao Galo… Particularmente, preferia o Edenilson, mas parece que não deu certo. Como Allan, Allan Franco, Zaracho e Nathan não vem bem, poderia fazer uma troca por empréstimo. Já tem muito jogador para o meio.
    Vargas é um jogador dispendioso e também está muito mal, a ponto de Cuca colocar Igor Rabelo de centroavante. É o fim da picada!
    Mariano também já demonstrou que não dá mais. O diretor de futebol tem usar seu conhecimento e negociar jogadores, o elenco do Galo está inchado.
    Minha desconfiança está se tornando realidade, Nathan só jogou bola em época de sua renovação. Hyoran vai pelo mesmo caminho.
    A voz da massa é a voz da razão… Desde o início a massa vem pedindo um volantão e um centro avante. A diretoria do Atlético precisa contratar melhor e desfazer dos que não rendem.
    Apesar da invencionice de Cuca, derrota normal. 2º jogo do técnico, jogadores pegando ritmo e jogando na casa de um adversário fortíssimo, que venceu Cru Cru e América dentro de casa.

  • Pedro Vitor disse:

    Vendo o Atlético aqui, me lembro muito o time do Sampaioli, muita posse de bola, não marca ninguém, goleiro enganador que joga melhor com os pés mas é um chama gol danado.

    Se o Cuca mantiver o Everson mão de alface como titular, irá, morrer abraçado, igual ao Sampaioli. Outra coisa, se não arrumar um volante na contenção, estilo Pierre, infelizmente vai nadar na praia também, pois o Allan não é volante está na posição errada, ali é pra sabe fazer o jogo sujo, não é para qualquer um.

    Todo time campeão tem um goleiro, fora de série e um distribuidor de pancadas, mas tem que saber bater também, não é igual ao Zé Wellisson, que era expulso toda hora.

    E o Savarino também não pode comer banco para o Hulk, aí o Cuca tem que achar o lugar do Hulk, onde ele fique mais perto do gol.

  • José de Arimathéia disse:

    O presidente azulino participou de pelada e evento em meio a “onda roxa” sem seguir os protocolos e a imprensa mineira finge que não vê. Culpa de Cazares e Otero!
    Cacá é a mais nova vítima do presidente gel, fez acordo, o Crucru recebeu o dinheiro do time japonês e não pagou o atleta. Cacá que até outro dia jogou confete na raposa saiu cuspindo marimbondo e a diretoria o orientou a entrar na justiça. O problema é que a justiça faz vista grossa, o atleta fica sem receber e ninguém obriga eles pagarem. Culpa de Wagner, Itair e Serginho.
    F. Conceição disse que o Crucru está evoluindo, se o time não faz gol, Fábio pega pênalti e empatamos o jogo.
    Cadê Lisca?? O Mequinha ganhou do Pouso Alegre e Uberlândia com gols irregulares!
    Essa de Igor Rabelo no ataque… Cuca se superou! Muito cedo ainda, mas que bola fora!

  • Marcos disse:

    Atlético MG já é o campeão mineiro e se não amarelar dessa vez finalmente volta a ser campeão brasileiro depois de 50 anos.
    América acredito eu que fique na série A ainda que a duras penas.
    Cruzeiro: rebaixamentos para o módulo 2 mineiro e série C nacional. Tem futebol no mínimo para isso.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    O MRV Futebol Clube, das galáxias, com Junior Alonso, Arana; Zaracho e Nacho Fernández; Hulk, Keno e Vargas perdeu para a toda poderosa Caldense de Belão e Amarildo???? Esse ano vai ser como todos os outros desde 1971 para cá……..no final do ano Flamengo e Palmeiras vão levar tudo.

    • Jeremias disse:

      Segue o LÍDER! Sorria, você está na SEGUNDONA em vias de ir para a SÉRIE C!!!

      • Juca da Floresta disse:

        Bom dia, a diferença é a seguinte Jeremias: o pior presidente que já passou pelo Cruzeiro, Gilvan Pinho Tavares, montou um time dando o cano em todo mundo, mas foi campeão brasileiro em 13 e 14 e campeão da copa do Brasil 17 e 18. Sem padrinho milinário, mas comprando e não pagando. O Atlético, mesmo com 4 padrinhos bilionários pagando as contas não ganha nada. O brasileiro do ano passado foi exemplo, na hora H vence o time que tem camisa. Não se esqueça, depois do campeonato brasileiro ter regras de pontos corridos, o único time que conseguiu ganhar fora do eixo Rio SP foi o Cruzeiro. Isso incomoda muita gente.

        • Jeremias disse:

          O Galo não ganha nada , mas está na SÉRIE A! Você tem razão, o Cru cru não gasta nada, não paga ninguém e me dá muito mais alegria que o Galo.

          • Eduardo Silva disse:

            Gastaram 320 milhões e ganharam 28 milhões no terceiro lugar pela “participação” na série A…. Tem 50 anos que não ganham o Brasileirão! Estavam onde? Participando do Campeonato Argentino? Venezuelano?

            Qual a diferença de seu time na série A, B C, D ?? NENHUMA!! Não ganha nada mesmo!

        • Eduardo Silva disse:

          Vixiiiii… depois dessa eu fiquei com vergonha alheia….kkk

          Toma que é remédio, Jerê.

  • Alisson Sol disse:

    Atlético-MG: Ganha o Rural.
    América-MG: Rebaixado da Séria A.
    Cruzeiro: Fica ali pela sexta posição na Séria B, cuidadosamente evitando tanto cair mais, quanto subir e dar um passo maior que as pernas atuais (que mal dão conta da Tombense!)

    A conferir.

  • Renan Rodrigues disse:

    O Crucru está no caminho certo!

  • João Brás disse:

    Neste momento o cru cru se encontra em 6º lugar no Mineiro. Era para estar pior, se pega o URT lá em Patos de Minas o resultado seria outro.
    O América ganhou com gol roubado… Nessas horas , Lisca, o dono da verdade e da sabedoria fica caladinho.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde,

    Todos os anos tem as previsões de toda mídia daqueles times que vão ganhar campeonatos e aqueles que vão cair de divisão no futebol brasileiro, um verdadeiro exercício de futurologia porque futebol é como as nuvens no céu, cada hora que vc olha está de um jeito… sou poeteiro tbém…kkk

    Mas, vou dar asidéias!

    EU ACHO que o Mequinha vai cair pra série B porque esse elenco está pior do que o ano passado, não se reforçaram e a má notícia é que vai contratar quem? A qualidade dos jogadores de série A é sofrível, da série B é horrorosa e a base dos clubes revela muito pouco…. então façam alguma mágica o Alencarzinho, Salum e cia esverdeada…

    O Cruzerão Cabuloso pra mim é uma incógnita! Esse elenco vai dar liga com o Felipe Conceição? Também a mesma situação do Mequinha! Vai contratar quem? Algum gênio ai que só critica tem alguma sugestão? Essa de que a segundona vai ser mais difícil com Vasco, Coritiba e Botafogo eu até discordo porque quando for jogar contra eles a pressão é menor do que jogar contra os Sampaio Correa que os jogadores dão a vida quando pega um time grande… EU ACHO que vai ser Campeão da Segundona 2021… vamos aguardar… euuuu acredituuuu…euuu acredituuu….

    O Galo eu queria dar boas notícias, mas, quem avisa amigo é… No meu modo de vista, tem que contratar mais uns treis ou quatro medalhões ai… Por exemplo: Quando o Jr.Alonso for pra seleção, quem fica no lugar dele? Réver? Gabriel? E o Nacho quando for pra seleção Argentina? Borrero entra?Então tem que gastar mais uns 100 milhões e trazer laterais, zagueiros e volantes…Também alguém acha que o Hulk vai dar certo? Sei não, viu? E o Tandelli já renovou, será que não vai pro DM passar OUTRA temporada lá? Ai quem joga? Vargas?

    Fora que a concorrência esse ano vem forte! O Framengo vem com mesmo elenco e ainda estão com fome de conquistas com o R.Ceni, o Parmeras tbém com o Português Abel Ferreira vai dar trabalho, o Grêmio se reforçando, o Inter e até o S.Paulo pode surpreender com técnico novo e por fim o Santos que é sempre uma surpresa com os Meninos da Vila.

    Então EU ACHO que o time de Vespasiano vai ganhar o Ruralminas, Sexto lugar no Brasileiro e vai ser eliminado nas quartas de final da Libertadores e Copa do Brasil, uma EXCELENTE temporada na MINHA opinião! Respeitando as divergências, data vênia aos nobres articulistas!

    Vamos Confiar!

  • Luiz Ibirité disse:

    Chico, empate ate agora no mineirão, ja podem acionar o Felipe Conceição, ele tem de explicar como um time nao consegue se quer tocar a bola, pq ele treina este time (ficaram parados ai por quase 15 dias) estavam todos na toca e será q estavam jogando video game? Como consegue voltar com Ruchel, infelizmente nosso camisa 5 é muito novo e sei q é da base, mas serve pra ficar no banco, o menino fica parado no meio e da nele ele volta pra traz, muito inexperiente, mas o buraco no meio continua, e nosso treinador nao conseguiu posicionar o time em campo, parece um amontoado de jogadores, sei q a qualidade tecnica esta muito abaixo do q o torcedor espera, mas se fizer uma enquete 2020/2021 vai ser uma briga danada pra ver qual elenco é menos ruim, Deus.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico, Boa Tarde! CABRAL TÁ NA ÁREA!!! Imagina os calafrios q isso me dá. O técnico já disse q vai utilizá-lo… Logo logo retornam Henrique e Léo…Tempos difíceis.

    • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

      Presidente Sérgio Rodrigues, prove que você ama o Cruzeiro e RENUNCIE! Não tenho motivo para dúvida da sua boa intenção é honestidade, mas você demonstrou nesse primeiro anoque é despreparado e incompetente. Falta -lhe lastro e capacidade de aliança e aglutinar pessoas com condições de soerguer essa instituição. Com esse time não temos a menor chance de retornar para a elite.

  • Pedro Vitor disse:

    Tô vendo o jogo do América, e realmente, o time deu uma desanimada boa, e não é apenas falta de dois titulares, talvez falta de confiança ou algo de vestiário.

    Uberlândia deu certo calor ao América, que jogou para gasto mais uma vez.

    Muito pouco ainda para a meta que o clube almeja

    Zagueiro do América Eduardo terá um pesadelo com um tal de Luisinho viu

  • Marlon Caldeira Brant disse:

    Olá Chico, mantenho minhas opiniões deste o fim de 2.019 no rebaixamento e agora em 2.021 não vejo como muda-la tanto assim. Vamos lá, disse e repito Cruzeiro vai capengar neste 2.021, a concorrência a volta da serie A será uma briga de cachorro grande, pois teremos, Cruzeiro, Vasco, Botafogo, Goiás, Curitiba, Vitoria, e demais times todos lutando por quatro vagas. Não acredito que os três grandes voltem ao mesmo tempo e neste quesito acredito que o Cruzeiro ou Botafogo patinem, vamos ser realista. Pro Cruzeiro volta a serie A só em 2.023, o time hoje é muito ruim. Posso até queimar a língua e corpo, mas não tenho muita fé não. América, para mim piorou e se não contratar um Canário Belga cantador, vai bater e voltar. Só estão contratando pretinho e coleirinhas falta um nome de peso. Seu Atlético ia patinar novamente, gastando dinheiro dos milionários e não ganhando nada, mas a contratação do Nacho, isto sim é uma excelente aquisição e que faz a diferença com a bola nos pês, o cara pensador, o celebro. O Flamengo tem Ewerton Ribeiro e agora vcs tem o argentino. Hulk uma tremenda aposta, pode vingar ou não. Agora vcs podem acreditar que tem chance de sair da fila dos 50 anos. Mineiro, só serve pra encher linguiça e ainda corre o risco de perder os melhores nos campos de várzea que temos no interior. Mas vamos esperar, no final desta temporada vamos ver quem vai chorar, sorrir e lamentar. Abraços.