Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atlético e Cuca, em discussão: time perdeu também para a Caldense; o treinador não desaprendeu e situação de Hulk precisa ser resolvida

Foto: TV Galo

O clássico Atlético x Cruzeiro é uma disputa à parte; deveria ter um troféu para o vencedor a cada jogo para marcar o confronto. Em caso de empate, o troféu seria guardado para o próximo encontro. Mas o Galo perdeu também para a Caldense, que por sua vez ganhou do próprio Cruzeiro, do América e está em quarto lugar na classificação.

Cuca sentiu a pressão depois da derrota e na entrevista coletiva jurou que vai arrumar o time em 10 dias e que nos próximos clássicos a história será diferente. Convenhamos, é muito pouco tempo para “arrumar” um time, principalmente sem jogadores que consertem a defesa e sem um meio campo que saiba desarmar e criar. Este elenco tem deficiências graves nestes setores e aí está o grande erro do Jorge Sampaoli, que teve plenos poderes para mandar buscar e dispensar. Exigiu um goleiro, quando precisava mesmo era de lateral direito, zagueiros e um volante de alto nível. Mandou investir em jogadores como Leo Sena (que nem esquentou o lugar e foi emprestado para o Spezia, da Itália), Bueno (zagueiro que veio do futebol japonês) que não se explicou, Allan Franco, Sasha, que até agora, nada de diferentes. A rigor, Jr. Alonso e Keno são boas heranças deixadas pelo técnico argentino.

Em dez dias não será fácil para Cuca conseguir ajeitar tanta coisa, mas ele é competente e pode conseguir. Vai ter que gastar muita saliva, para conversar pontualmente com os jogadores. Começando pelo Hulk, que foi notícia nacional, sobre uma possível movimentação dele nos bastidores, que teria tomado satisfação com o técnico por não estar sendo titular. Um bom ambiente é fundamental no futebol. Sem isso, fica quase impossível. A reportagem do Guilherme Piu, no Uol (ótimo jornalista, diga-se), revelou a insatisfação do Hulk, que, ainda não justificou o alto investimento feito nele. Jogador que não rende e se movimenta nos bastidores é um perigo:

* “Incomodado, Hulk questiona reserva no AtléticoMG e estilo de jogo com Cuca”

Após a derrota do Atlético-MG por 1 a 0 para o Cruzeiro, pela nona rodada do Campeonato Mineiro, no último domingo (11), alguns assuntos de bastidores do Galo vieram à tona, questões discutidas antes mesmo do clássico entre os arquirrivais. Uma dessas foi a conversa do atacante Hulk com o técnico Cuca sobre o time titular e o posicionamento do próprio jogador em campo. Segundo apurou o UOL Esporte, a conversa aconteceu na semana do jogo entre Atlético e Pouso Alegre, quando Hulk, inclusive, foi titular na vitória por 1 a 0 sobre o time da região Sul de Minas Gerais, quando Cuca poupou alguns jogadores. O camisa 7, então, buscou informações sobre qual seria a avaliação do técnico sobre seu futebol, ao ver que vem sendo preterido pelo venezuelano Savarino na escalação.

Ainda de acordo com essa fonte, a conversa aconteceu sem estremecimentos, em um debate sobre estratégias para a equipe. Até pela questão que envolve o posicionamento de Hulk nos jogos: o jogador, que tem preferências de atuar pela direita caindo para dentro do campo, enquanto Savarino joga mais como um ponta, buscando profundidade, o que não é a praia do astro internacional. A conversa de Hulk com Cuca foi noticiada pela Rádio 98 FM de Belo Horizonte e confirmada pelo UOL. Ainda sem tanto destaque e sem fazer uma grande exibição pelo Atlético, Hulk busca uma sequência de jogos para melhorar o seu condicionamento físico e o entrosamento com o time. O atacante vai também se ambientando ao futebol brasileiro, já que atuava na liga chinesa, que tem menos jogos e partidas com intervalos maiores entre elas. No Brasil, num calendário ainda afetado pela pandemia, não há tanto tempo para respirar. Depois de uma derrota para o Cruzeiro num momento de grande diferença de status entre os rivais, o cenário para adaptações é ainda mais desafiador. A Raposa segue na Série B, com um elenco muito mais modesto que o do Galo —com ajuda de investidores gastou R$ 400 milhões entre salários e contratações desde 2020. O revés no clássico, aliás, também já causa enorme pressão em cima do trabalho de Cuca, que começa a ser contestado com mais veemência entre os torcedores e alguns dirigentes do clube.

Jogos pelo Galo

Com a camisa do Atlético-MG, Hulk já fez sete jogos e marcou apenas um gol. O atacante estreou na goleada por 4 a 0 sobre o Uberlândia sob o comando do interino Lucas Gonçalves e foi titular. Permaneceu em campo durante os 90 minutos de partida. Contra o Patrocinense, no jogo seguinte, se manteve no 11 inicial, mas deixou o gramado após 74 minutos em campo sendo substituído pelo garoto Sávio. O Atlético-MG venceu o jogo por 3 a 1. Em seu terceiro jogo pelo Galo foi titular também contra o Coimbra — vitória por 3 a 0 — terminando o jogo sem ser substituído. Uma das piores atuações de Hulk com o uniforme preto e branco foi contra a Caldense, quando o Galo perdeu por 2 a 1 de virada. O camisa 7 começou como titular, jogou mal, e foi substituído aos 29 minutos do segundo tempo por Eduardo Sasha No primeiro clássico da temporada, contra o América-MG, perdeu a condição de titular das últimas partidas e foi preterido por Savarino. Entrou em campo na vaga do próprio venezuelano aos 17 minutos do segundo tempo em um jogo vencido pelo Alvinegro por 3 a 1. No clássico de resultado frustrante contra o Cruzeiro, ele voltou ao banco de reservas mesmo depois da conversa com Cuca. Hulk substituiu Savarino aos 9 minutos do segundo tempo, não teve atuação destacada, e foi expulso aos 46 minutos … – Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/04/13/hulk-questiona-reserva-no-atletico-mg-e-debate-estilo-de-jogo-com-cuca.htm?utm_source=twitter&utm_medium=social-media&utm_content=geral&utm_campaign=esporte&cmpid=copiaecola


» Comentar

Comentários:
24
  • Gus Van Sant disse:

    Não entendo: o Galo tem um time sub20 que veio ganhando tudo, chega na hora de subir o futebol some! O Guilherme Santos foi artilheiro do campeonato brasileiro da categoria além de ser campeão. Sobe, é emprestado ao Coimbra não joga nada é já é um jogador sobrando no clube. Por que não fecha ou terceiriza as categorias de base é economisa algum dinheiro?

  • Pedro Vitor disse:

    Hulk pode até incomodar, haja visto, que tem um nome forte no futebol, já vestiu a camisa da seleção brasileira em copa do mundo, tem o maior salário do elenco, porém não joga nada.

    Savarino hoje é titular com o pé nas costas, é novo, corre pra dois ali tranquilamente, está em forma. E até o Savinho, que tem características parecidas com o Hulk, hoje, tem demonstrado melhor para a equipe.

    Porém a equipe, sofre com a forma de jogar que o Sampaioli adotou. Não Tem muitas variáveis táticas, daí é trabalho do Cuca, para melhorar este aspecto aí.

    • João Paulo Horta Cavalieri disse:

      O Hulk que se acostume a sofrer arranhões nos próximos jogos, se é que teremos, contra o time da enseada das garças. Gostam de unha grande, para deixar suas marcas.

  • Marcio Borges disse:

    Vou um comentário aqui que é o que penso e já falei . Se jogarem de novo, não sei o cruzeirao sai vencedor. Por mais que os atleticanos tentem ir contra, o que aconteceu foi que o time do galo achou que ia ser fácil. Era entrar e ganhar pelo placar que desejassem. Esqueceram que o Cruzeiro e o maior adversário. Queriam ou não, neguem o quanto quiserem. Pra um time de 200 milhões ou mais dar errado tem que ter muito erro. E não eu tempo ainda pra errar tanto. Pro brasileiro já não sei. Tem times melhores que Cruzeiro e caldense. Mas acho que o galo tem tudo pra tentar sair da fila este ano. Achei que seria ano passado mas o galo, é o galo….
    No mais, cuca vai se classificar na liberta e ser campeão mineiro. Mas aí é obrigação. Não tem mérito. Depois, depende muito do que o Hulk vai querer. Ele que vai mandar neste time. É o que eu penso.
    Qto ao Cruzeiro, pra não falar do maior de Minas, vai sofrer na série B e se não se reforçar muito Não sobe. E se subir, sem estar organizado financeiramente, como parece não estar, cai.outra vez.
    #tiburcioeternomito

  • Carlos França disse:

    Já começou a choradeira. Nem iniciou propriamente dito a temporada e já estão assim. Aliás sempre é e será assim.

  • Marcos - DF disse:

    Ninguém acerta em 100% as contratações.
    Acho que esta última barca foi a melhor dos últimos anos.
    A barca do Alexandre Gallo, ninguém merece. A do Rui Costa então…
    Discordo de um ponto, Alan Franco não é pereba.
    Tanto ele quanto o Zaracho são muito melhores do que o Perninha, ou melhor, cover do Marcio Araújo.

  • Juliano Salvador disse:

    Os problemas do Cru cru acabaram, já dizia alguém daqui mesmo. Cru cru agora senta sobre o rabinho pra falar do Galo.
    Este negócio de jogador não jogar nada e cobrar titularidade é só no Galo mesmo. Será que não vai aparecer ninguém pra dizer pro Hulk: jogue bola que você será titular.
    Impressionante como a torcida do Galo aceita as crises impostas pela imprensa e pelos enrustidos azulinos, que estão desesperados e só ficam fofocando nos blogs de atleticanos. Cuca chegou ontem e os mesmos que pediam a cabeça de Sampaoli, agora idolatram Sampaoli e pedem a cabeça do Cuca. Um pouquinho de inteligência atleticanos.
    Após a derrota no clássico ouvi demais: imagina quando esse time pegar Flamengo, Palmeiras, Grêmio? Gente como brasileiro tem memória curta: ano passado ganhamos turno e returno do Flamengo. Perdemos a ida e ganhamos a volta de Grêmio e Palmeiras. O problema do Galo é o ôba ôba quando joga contra time pequeno.
    De VAR em VAR, o campeão brasileiro só é conhecido nas últimas rodadas.
    Não há desespero! O resto é perfumaria de quem está na SEGUNDONA e no FUNDO DO POÇO!

  • Marcão de Varginha disse:

    Jornalistas plantam qualquer “notícia” em todo clube.. ficando comprovado que Hulk procedeu dessa maneira, que seja punido e até mesmo vendido, emprestado.. se Reinaldo, o melhor jogador de futebol “fabricado” nas alterosas depois de Pelé foi intocável, Hulk não pode e nem deve ter esse “privilégio”.

    – #benecyeternomito

  • Alexandre (de Curitiba) disse:

    Na boa, da pra chamar o time sub-20 de volta?

  • Renato César disse:

    Melhor frase da semana para explicar o pós jogo (que um dia já foi clássico): “estes dias as redes sociais estavam iguais encontros de carros antigos: toda hora aparecendo um rebaixado fazendo barulho!”

  • Renato César disse:

    Discordo de algumas coisas. A 1ª delas é este tal “clássico”. Não existe isto mais. Fosse clássico o Galo teria levado mais a sério o jogo e não tratado como um coletivo. Imprensa precisa se acostumar com isto e criar outras formas para tentar valorizar o clube celeste.

    Outra coisa que discordo é a avaliação do trabalho do Sampaoli. O time tinha uma identidade, uma cara, uma proposta assimilada. Tivemos problemas no pós-covid e muitos atletas perderam rendimento. Mas a tendência era a temporada atual reparar isto. Somando-se a contratação de reforços pontuais, como está acontecendo, pois o elenco já havia sido reformulado. Este ano teríamos uma equipe mais eficiente no setor ofensivo. E a contratação de um zagueiro estava na pauta. Aliás, ainda está. Pelo que sei algum zagueiro pode ser confirmado depois do feriado.

    Sobre a capacidade do Cuca, mais um ponto não coincidente. Minha opinião é que se trata de um mediano. Só que tem um grande elenco a disposição e que pode levá-lo a resultados.

    Finalizando, democraticamente discordamos também sobre a fonte. “Setorista” do Galo que mora em São Paulo e é torcedor celeste doente. Isto lá é fonte confiável? Aliás, a imprensa tem uma vocação para escolher torcedores celestes para “cobrir” o Galo. Será por que?

    A pressão sobre o Cuca agora (além de jogadores e demais profissionais do clube), para mim acontece por um erro de avaliação da diretoria: trouxemos um treinador com modelo de jogo completamente diferente do treinador anterior. A continuidade da filosofia de trabalho e jogo seria a decisão mais lógica. Este erro provoca retrabalho e grandes chances de afastamento dos resultados imediatos. Daí o consequente aumento da pressão sobre todos.

    • Luiz Ibirité disse:

      Renato em respeito a seu tempo aqui no blog continuei a ler, mas onde vc fala q se fosse classico seu time teria levado a serio, esta derrota deve ter doido muito, vc de ter achado q iam passar a carroça nao achou nao?!

      • Renato César disse:

        Não achei, pode olhar no meu comentário antes do jogo. Galo não está competindo neste campeonato.

        E realmente clássico já é tratado dentro do clube como extinto. Assim como já aconteceu com Vila Nova e América. Isto é história, tanto a passada quanto a que está acontecendo.

    • Carlos França disse:

      Meu caro. Vc entende de futebol, igual eu entendo de comida chinesa.

  • mauricio souza - bairro serrano disse:

    Todo ano o Galo dá um vexame, ano passado perdeu para o Afogados, agora perdeu pro Atolados, agora voltando ao jogo, o Galo perdeu o que neste jogo? se ganhasse, ganharia o que? agora se os atolados, perdessem, nossa senhora, já não tinham mais técnico, vários jogadores já teriam sido dispensados. Eu até gostei da derrota, pois foi em uma hora apropriada, agora é esperar a decisão do mineiro, quando tá valendo, tá valendo, já dizia o bruxo. Um abraço a todos

  • J.B.CRUZ disse:

    O Futebol Arte, Espetáculo, Eletrizante, Apaixonante e Angustiante de Antigamente: já não Existe mais há muito Tempo..
    Desde 1.983, depois da Copa do Mundo na ESPANHA (82), quando TELÊ foi o Técnico da Seleção e era do Galo na Época, que já não vou a Campo de futebol…
    Me lembro que FALCÃO inaugurou a ‘debandada’ geral dos nossos melhores Jogadores, rumo à EUROPA, JAPÃO, PAÍSES ´´ÁRABES ECTC,ETC,…..ZICO, CEREZO, JÚNIOR seguiram seus passos, quase que imediatamente..
    Na Copa de 1.986, com o mesmo TELÊ á Frente da Seleção, já dava para ver entre os convocados, a Legião Estrangeira ..O rendimento da Seleção caiu muito em Qualidade, com TELÊ tendo que convocar muitos jogadores sem Espírito de Seleção; como um tal de Zé do Carmo e Vivinho, ambos do VASCO, mas, com pressão do Eurico Miranda ( que na Época era vice-presidente da C.B.F.), Eterno Presidente do time da CRUZ DE MALTA…
    Depois, mais Fiasco na Copa de 90, Um TETRA CAMPEONATO Mundial em 94 , nos ESTADOS UNIDOS ,sem Brilho nenhum…
    Em 98; uma Seleção Razoável, onde RONALDO FENÔMENO se Despontou, mas no Jogo Final, deu uma “”ziquezira” no ‘cara’ e EDMUNDO que já estava praticamente escalado, foi retirado do time por que o RONALDO voltou da Clínica Médica e o ZAGALO ‘medrou’ e o colocou em campo: resultado: a dona da CASA (FRANÇA), deu um ‘banho de bola” E METEU 3 X 0, SEM DIREITO A RECLAMAÇÃO..
    Em 2.002 , no Limiar do novo Século (21) e novo Milênio; terceiro|; com uma Seleção Totalmente de
    ”Estrangeiros”‘, já sem Aquela Paixão do torcedor Brasileiro, que tinha verdadeira veneração a seus Craques de Camisa Amarela, mais que seus CLUBES DE CORAÇÃO EM ÉPOCA DE COPAS, Levantou o tão ‘sonhado’ PENTA-CAMPEÃO MUNDIAL..
    2.006, já com o Futebol Mercenário totalmente Inflacionado pela cobiça dos estrangeiros pelos nossos
    Craques; o futebol foi definhando, definhando, definhando , sem brilho, retrancado, feio, nervoso, onde ”goleadas ‘ de um a zero era sinal garantido de boas transferências para o exterior…
    aí : 2.010, 2.014 ( o vexamos do SÉCULO e do MILÊNIO; 7 x 1; em casa e logo no Mineirão), derrubou de vez a Paixão e o AMOR de “velhos” tempos…
    E para derrubar de vez A ALEGRIA, O CONTENTAMENTO E A FELICIDADE dos TORCEDORES,, aparece em 2.018 na Copa da RÚSSIA; o golpe Final na EMOÇÃO do futebol: …………… W.A.R. ..
    E eu fui !!!….
    E com essa ‘Fraudemia” fabricada pela maldade humana, voltei ao meu segundo LAZER;;CINEMA:
    3 Sessões ao Dia ( de Domingo a Domingo), mesmo porquê, com esse Agressivo Lockdow,
    já não se pode nem sair ás ruas, até para trabalhar……quem diria; em pleno século 21 e no Terceiro Milênio; O PAIS MAIS RICO DO MUNDO; Como diria: PERO VAZ DE CAMINHA , Mensageiro DO REI de PORTUGAL; e um dos Tripulantes das Caravelas de CABRAL no Descobrimento:
    **Em se plantando tudo dá; e dá até hoje; mas, por insensatez e estupidez humana:
    ESTAMOS PASSANDO FOME……
    Vou embora para PASSÁRGADAS,,,,,,,,,
    E MESMO COM O RETRATO NA PAREDE:
    CRUZEIRO SEMPRE !!!..

  • Alisson Sol disse:

    Ou removem o Bruce Benner ou ele vai afundar o time. Querer repetir a “estratégia Ronaldinho” com o Bruce Benner está ficando ridículo. O Ronaldinho era realmente um grande jogador que estava cansado e mal-aproveitado em outros clubes. Você compara os títulos do Ronaldinho em sua carreira com as tacinhas, a maioria de segunda divisão, deste engodo e chega a uma conclusão: o empresário do Ronaldinho, irmão dele, é realmente muito ruim!

    Bom mesmo é o empresário e equipe deste engodo. Para encher linguiça, colocaram na Wikipedia que o sujeito foi eleito o “83º Melhor Jogador do Ano de 2012” pelo “The Guardian”. Imaginem se apareceria isto na página do Ronaldinho!

  • SERGIO ROBERTO disse:

    Hora de aproveitar para escalar um time sem Hulk, Allan, Igor Rabello, Weverson e Savarino. Que sejam envolvidos em alguma negociação para trazer um grande zagueiro e um bom lateral direito. Hora de dispensar Mariano e Bueno. Resta treinar muito e mostrar vontade de ganhar. Sem vontade não se ganha nem par ou ímpar. O resto é perfumaria.