Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Fracasso da vinda do colombiano pode ter sido um grande negócio para o Cruzeiro

Devendo até aos funcionários que ganham os menores salários e contratando jogador no exterior

A necessidade de se manter na mídia como um grande clube contratador levou a diretoria do Cruzeiro a pagar este mico de anunciar com pompas a aquisição deste jogador que ninguém por essas bandas de cá nunca ouviu falar. Só pode ser isso! Quem é este Guzmán e seus empresários de segunda linha para acertar tudo com o Cruzeiro e horas depois anunciar que não se interessam mais? E seria um contrato de cinco anos.

Cinco anos! Possivelmente mais uma dessas contratações estranhas que atolaram no clube nos últimos anos e o colocou na situação em que se encontra.

Parece mais uma ação entre amigos, já que o histórico de colombianos no Cruzeiro não é dos melhores, como mostra reportagem do Alexandre Simões, no Hoje em Dia, dia 15. Só dois deram retorno: Aristizábal e Orejuela. O caso deveria merecer uma investigação do Conselho Deliberativo cruzeirense para saber nomes de todos os envolvidos neste negócio e os valores que seriam investidos.

Confira o históricos do colombianos na Toca da Raposa:

* “Guzmán chega ao Cruzeiro para tentar entrar em lista que conta apenas com Aristizábal e Orejuela”

Alexandre Simões

O meia Yeison Guzmán, de 23 anos, principal contratação do Cruzeiro para a temporada 2021, chega à Toca da Raposa II buscando o retorno técnico de Aristizábal e o financeiro de Orejuela, únicos colombianos que tiveram história positiva com a camisa cruzeirense, com o último se salvando até mesmo da queda para a Série B em 2019. Outros seis defenderam a Raposa, alguns chegaram cercados de muita expectativa, mas fracassaram. Aristizábal foi um dos símbolos da conquista da Tríplice Coroa em 2003. Foi ele o principal parceiro de Alex e os 28 gols marcados em 54 partidas, média de 0,51, mostram como foi importante o camisa 9 colombiano naquela caminhada. As boas lembranças de colombianos na Toca param por aí. Em 2001, Rincón, depois de fazer história no Corinthians e na seleção da Colômbia, chegou ao Cruzeiro numa época em que o clube contratou também Alex, na sua primeira passagem, e Edumundo. O time brigou para não cair no Brasileirão e o volante teve sua saída antecipada.

Antes disso, em 2000, Viveros chegou ao clube carregando a condição de destaque do Deportivo Cáli no vice-campeonato da Libertadores do ano anterior. Não conseguiu sequência e logo deixou a Toca da Raposa.

Diego Árias foi outra grande aposta cruzeirense em 2012 após brilhar no Once Caldas na Libertadores de 2011. Fracassou, assim como o meia Reina, que chegou para a base como grande promessa mas nunca mostrou serviço com a camisa celeste.

Casos estranhos

Há ainda duas históricas estranhas envolvendo colombianos no Cruzeiro. Riascos, que perdeu o pênalti contra o Atlético nos acréscimos, na partida de volta das quartas da Libertadores de 2013, foi contratado em 2015 e nunca rendeu.

O atacante Ivan Ángulo, na temporada 2020, foi contratado duas vezes pelo Cruzeiro, mas disputou apenas uma partida pelo clube.

Agora, Yeison Guzmán, de 23 anos, que se destacou no Envigado, chega na tentativa de resolver um dos maiores problemas do time de Felipe Conceição, que é a armação das jogadas, pois Marcinho e Claudinho não conseguiram mostrar serviço.

O jogador assina contrato com o Cruzeiro até o final de 2025 e chega da mesma escola que revelou James Rodrígues e Juan Quintero. Resta saber qual lista de colombiano ele vai integrar na história cruzeirense.

https://www.hojeemdia.com.br/esportes/guzm%C3%A1n-chega-ao-cruzeiro-para-tentar-entrar-em-lista-que-conta-apenas-com-aristiz%C3%A1bal-e-orejuela-1.833174


» Comentar

Comentários:
5
  • Marcos disse:

    Quem ria por causa do Anelka agora fica com a cara quente de vergonha por causa desse Guzman.
    Esse Cruzeiro vive uma treva só. Supera o Atlético em títulos nacionais, mas também o supera em desgraças e vexames.

  • José de Arimathéia disse:

    Ele vai integrar a lista CruCru dos anti-calotes. Consultaram o SPC e a Serasa e ficaram de queixo caído com os golpes azulinos. Por isso não veio.

  • Humberto disse:

    A irresponsabilidade de dirigentes é geral, acho que o time do outro lado da lagoa deu sorteg e se livrou de um pepino, 5 anos de contrato, isso é loucura, aonde vamos parar. No Galo não é diferente, vide Bolt, Zé ruimelison todos 5 anos de contrato. Isso é caso pra policia federal investigar, tem muito rolo nisso tudo.

  • Marcio Borges disse:

    Este episódio só demonstra como os clubes estão na maos de empresários. Eles mandam nos jogadores mais do que os clubes que pagam o salário. Arrascaeta aprontou com o cruzeiro e fez o mesmo com o Flamengo. Tudo a mando do empresário. O mesmo agora com o Gusman. Não veio e não sei se vem por causa do empresário. Enquanto os clubes não voltarem a visão para a base, de forma séria, vao continuar assim…

  • Ed Diogo disse:

    Não tem como mudar nada pois eles só trocaram de lugar na direção do clube mas são os mesmos que mandam e desmandam