Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cuca x Lisca. No confronto destes sulistas, o título deverá ficar com o melhor estrategista nos momentos cruciais da final

Foto/montagem www.esportenewsmundo.com.br

Atlético e América vão decidir o Campeonato Mineiro em dois jogos e uma disputa à parte fora das quatro linhas, entre treinadores, ambos do Sul do país, de gerações diferentes, porém da mesma escola, a gaúcha. O curitibano Cuca, 57 anos de idade, se destacou inicialmente como atacante do Grêmio e rodou o país jogando em vários estados, trabalhando com técnicos dos mais variados estilos. Como treinador, iniciou a carreira no Uberlândia, em 1998.

Lisca está com 48 anos, nasceu em Porto Alegre, nunca foi jogador, mas sempre foi um estudioso do futebol. Como técnico, começou nas categorias de base do Internacional e depois São Paulo. Nos profissionais, a primeira experiência foi comandando o Brasil de Pelotas. Rodou quase todo o país, com trabalhos mais destacados no Nordeste, até chegar ao América, onde encontrou ambiente e estrutura para desenvolver um trabalho de maior profundidade. Deu retorno ao Coelho e está obtendo um reconhecimento nacional que até então não obtivera.

Lisca e América formaram uma parceria que deu certo, tanto que ele recusou propostas de clubes mais famosos, para dar sequência ao que tem feito no Coelho. Graças ao trabalho dele e à retaguarda americana, deixou de ser tratado pela mídia nacional como “Lisca Doido”, para ser reconhecido como Lisca “estrategista”, e apenas às vezes, “doido”, quando chuta a lata das arbitragens, do VAR, dos adversários e por aí vai.

Comparando os elencos, o Atlético tem jogadores consagrados, famosos internacionalmente, porém, o América tem, além de muito bons, em quase todas as posições, uma turma mais jovem, e um banco que responde melhor, quando o treinador precisa mexer. Ambos os técnicos gostam de atacar. Acredito que o título será do melhor estrategista. O que mexer melhor nos momentos cruciais de cada jogo. Contra o Cruzeiro, Lisca pôs o Felipe Conceição no bolso. Vamos ver como será neste confronto com o Cuca.


» Comentar

Comentários:
10
  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia,

    O Lisca Doido vai ficar igual aquele jogador chamado de Walter Minhoca e que um belo dia pediu a imprensa para ser chamado somente de Walter, tirando o Minhoca… Mas ai TODA VEZ que um narrador ia falar o nome dele, olha lá o Walter, aquele que tinha o apelido de Minhoca…kkkk

    Com o Lisca vai ser a mesma coisa, olha lá o técnico Lisca, aquele que era o Lisca Doido… Mais nunca ele vai se livrar dessa alcunha de doido! E é merecido esse nome porque o cara gosta de uma presepada.

    Sobre a sua parte profissional devemos reconhecer que o América é um time arrumado taticamente e só isso… Falta ainda muita qualidade e banco de reservas a altura dos titulares para aguentar uma série A que é um torneio longo, de regularidade. Nos jogos contra o Cruzeiro ganhou porque a Raposa tem um time sofrível, sem reservas também e é uma grande bobagem o Lisca falar que achou um ponto fraco do Cruzeiro…kkk Conversa fiada! Dois jogos horrorosos!

    Sobre o Cuca, vamos ver se ele vai dar um padrão tático ao CAM e o que mais importa é se vai ganhar algum título importante a começar do Rural, porque não vale nada, mas SE perder pro Melequinha já pode por a barba de molho porque o pessoal de Vespasiano e da MRV vão ficar muito bravo, se é que me entendem…

    Que venha o Cucabol…

  • Julio Cesar disse:

    Previsão de chegada do Atletico é hoje às 22:00hs. Se não houver atraso nos voos por conta das manifestações.
    Joga domingo e viaja pro Paraguai em seguida.
    Qual time Cuca escala?

  • Kleber BSB disse:

    Pelo que vi ontem 3×1 pro Galo

  • Fabiano Cesar disse:

    Menos Chico, o. Lis a doido veio da, excelente campanha do vozao, o Ceará, na série B e depois no Brasileiro, quando o time jogou muito, ganhando de adversários da prateleira, de cima.

  • Pedro Vitor disse:

    Eu vi muitos jogos do América neste campeonato Mineiro, é um bom time, ninguém sabe onde pode chegar o América, só que precisa de reforços, pensando no Brasileiro.

    Pra final, está preparado.

    Agora o Atlético, foi reajustado, o Cuca, conseguiu reorganizar o time, ainda precisa desempenhar, maior organização defensiva.

    Jair precisa de sequência de jogos, o Tchê tchê, já melhorou, e o time, marca mais, além de que o Nacho Fernandez, também ajuda, na marcação, e o Keno também, mas com a bola no pé, todos sabem jogar.

    Igor Rabello melhorou um pouco também, está jogando mais sério, dando menos espaço e atento nas jogadas aéreas. Tá mais bem, posicionado.

    Pode evoluir na defesa o Atlético, até porque o Zaratcho, joga nas duas, na função do Allan e Jair, Tchê tchê, bém, e mais a frente, como armador.

    O time se acertou com o Hulk, até o Vargas, no banco está rendendo melhor. São diversas opções, Keno, Marrone, Tardelli, Sasha, o Sávio.

    Tem elenco, para Libertadores e Brasileiro, e ainda tem a Copa do Brasil.

    Já o Cruzeiro, não tem uma boa equipe. Não é agourando, mas o Fábio, já não é o mesmo de 4 ou 5 anos atrás, apesar da dedicação, que ele tem aos treinamentos, sempre achei, que a diferença, do Victor e Fábio, era o treinamento de goleiros, os dois foram excelentes.

    Pode ser que não suba mais uma vez, o que seria, uma tremenda tragédia, financeira, principalmente, porque a moral da história, é que o Cruzeiro, já está com um pé na cova.

    E o técnico vai ser testado agora apenas, mas já é bastante, questionado, uma sequência ruim aí na segunda divisão, já é o suficiente para ele sair.

  • Márcio Luiz disse:

    Você falou em sulistas, Chico, e me ocorreu uma divagação:
    qual foi o último treinador de destaque formado (ou forjado) aqui entre as montanhas depois dos anos 2000?
    Não consigo me lembrar de nenhum.

  • Pedro Vitor disse:

    O que interessa para o Atlético mesmo, é a Libertadores, onde conseguiu a vaga, soube sofrer, mas tem um bom ataque, no caso do elenco, que foi montado pelo Jorge Sampaioli, e foi a dedo, teve muita competência pra indicar os jogadores, com planejamento estratégico.

    No Campeonato Mineiro, acredito que o Atlético está pronto. Galo começou, omineiro, jogando com os reservas, Cuca, demorou a chegar no Atlético, logo, naquele momento em que perdeu para o Cruzeiro, o time ainda não jogava bem, mas não era essa formação atual a equipe.

    O América, em termos, o Lisca, teve que encontrar soluções para saída do Messias, porém, venceu o Cruzeiro por três vezes, embora no início, do mineiro, também não estava jogando bem, cresceu, na mesma época em que o Atlético com o Cuca, também passou, a jogar melhor.

    A sistema defensivo do América, funciona melhor e o Ataque do Atlético, é muieficaz.

    Espero que o Atlético entre com raça, igual na Libertadores. Time pra vencer o América do Lisca, já mostrou que tem, não significa que irá vencer.

  • Antonio da Silva disse:

    O América cresceu muito, mas o Galo tem que ficar esperto com a catimba do Lisca. O América está mais entrosado, o Galo tem um elenco mais forte e valores individuais melhores. Não há favorito!. Vamos aguardar!

  • Silvio T disse:

    Acho que o América até tem uns quatro ou cinco bons jogadores, mas individualmente, acho o elenco do Atlético infinitamente melhor. Quando se olha a postura tática das equipes, aí o coelho dá de goleada. É um time muito mais sólido, confiável. O galo, entra treinador sai treinador, é a bagunça de sempre. QUALQUER adversário cria quatro, cinco chances REAIS de gol em toda partida contra o Atlético. Incluindo os lanternas de qualquer competição. Acho que deve ser psicológico…