Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cuiabá 0 x 1 Galo. Fico com a resignação que vem de Londres, do Sergio Utsch: “A gente adora ficar iludido. E ganhar 3 pontinhos também”

Primeiramente falemos dessa foto (postada pelo Fred Ribeiro no twitter dele) que mostra o risco que Hulk correu de ter tornozelo, ligamentos e tudo o mais arrebentados. Paulão deu um salto nos pés e pernas dele, pensando em evitar a sequência da jogada que terminou no gol do Nacho. Tá, é o futebol, é o clima da partida e etecetera e tal, mas… Será que não dá para evitar excessos? Num lance desses pode estar o fim da carreira de um colega de profissão, ou, na melhor das hipóteses, um ano ou mais fora das atividades. Como Hulk é muito forte e tem lá os seus macetes para escapar de botes como esses, quis o destino que o final fosse feliz. Ele ileso e gol do Nacho, na suada vitória do Atlético em Cuiabá.

Antes que algum mais afoito apaixonado diga que os absurdos pontos perdidos foram recuperados, importante lembrar que não tem nada a ver. Tivesse cumprido o dever de casa contra os mais frágeis, o Galo seria líder isolado do campeonato. Mas tem atleticano que prefere comemorar que o time entrou no “G4”. Cuca e demais membros da comissão técnica ganham muito bem para escalar e motivar os jogadores para não vacilarem. Estes por sua vez, ganham mais ainda e não podem usar salto alto, desfazer de adversários e correr menos do que devem correr.

À exceção do Palmeiras, os principais concorrentes estão mal. Outra vez o campeonato pode ser menos difícil que em outros anos. Mas, com altos e baixos o Galo corre o risco de perder outra oportunidade e deixar escapar o título por causa de três, quatro, dois ou até um ponto.

Sintomáticos os comentários de respeitados comentaristas, de Minas, e do “eixo”. Escreveu Vinícius Grissi da 98FM: @ViniciusGrissi “Hulk resolveu mais um jogo em mais uma atuação bem ruim do Atlético. Segundo tempo em Cuiabá foi uma briga de foice.”

Edu Panzi, da Itatiaia: @edupanzi “Atuação muito ruim do Atlético no 2ºT. Time completamente acuado, tentando jogar num contra-ataque que nunca aconteceu na 2ª etapa. Por sorte o adversário era o limitadíssimo Cuiabá, q teve a bola, mas não criou nada. Ótimo resultado, mas paupérrima e sofrível atuação”.

André Rizek, do Sportv: @andrizek “Um segundo tempo à altura de quem lidera o Brasileiro. O Bragantino colocou a bola no chão e botou o São Paulo na roda. Foi muito dominante. Jogando essa bolinha do segundo tempo, o São Paulo vai seguir sem ganhar de ninguém…”

Ou seja, o Bragantino está fazendo o que o Atlético não está conseguindo fazer, que é jogar bem e manter o ritmo no segundo tempo. Ao invés de Flamengo, São Paulo, Inter, Corinthians, Grêmio e etecetera e tal, poderá ser este “meteorito” de Bragança Paulista, a pedra no sapato do Atlético em 2021.

Especialmente se este “desconforto” do Nacho na coxa, que o tirou de campo na maca, for mais grave do que se pensa.


» Comentar

Comentários:
12
  • Germano Brás disse:

    Acabei de ouvir o programa da Itatiaia e chutei o balde, não ouço mais. O América fez um jogo primoroso, o CruCru está evoluindo e no caminho certo e o Galo fez um jogo horroroso. Quem comanda o Galo hoje é o “SE”. Se o Menin afundar o Galo, Se o Galo pegar time grande, Se o Hulk se contundir e parar de jogar, Se o Cuiabá fosse um time melhor. Gente, o Galo vencia o Fortaleza até o final do 2º tempo com o time no ataque e perdeu o jogo por causa de dois contra ataques. O mundo veio abaixo e pediram até rescisão do contrato de Cuca. Se faz o oposto e ganha não estão satisfeitos. Acho que a imprensa tá de olho é nos $$$ dos Menin!!!

  • Horacio disse:

    Calma seu Chico. Vamos esclarecer, como torcedor do Galo, vou falar por mim. Gostaria de ter visto o Galo numa exibição de gala, mas ganhar sem sofrer muito já está de bom tamanho.

    Adoro ficar iludido com vitórias, chegar no G4 enquanto os outros, possíveis candidatos ao título, estão na parte de baixo da tabela, perdendo mais e empatando mais com os mesmos times que jogam contra o Galo. “E ponto que se perde agora pode fazer falta mais na frente…blablablá” etc, etc.

    Podia jogar mais, não sei até que ponto, tinha um adversário em campo que está no desespero. Futebol sempre foi no campo. O Galo tem um monte de problemas. O mais importante agora é a suspeita de contusão do Ignácio, que, quando saiu, mudou a forma de jogar do Galo.

    Tem elenco grande mas nunca contou com todos, e os jogadores que entram não estão muito entrosados. Tem que botar todo mundo pra jogar sim, e ver com quem contar porque vai precisar na sequência.

    O bragantino vem vencendo todo mundo e jogando bem desde o ano passado, Galo passou o maior sufoco pra empatar lá. Quando é pra malhar citam os “investimentos” e cobram resultados, quando os resultados aparecem vira “..este “meteorito” de Bragança Paulista. ..”. Vai entender.

    Seria interessante ver se o modelo do “meteorito” poderia ser empregado no time dos spikes se um dia conseguirem tirar os corleones entocados naquele buraco. Um bom tema.

  • Fernando Chaves disse:

    Não existe time que domine um jogo inteiro. Todo time que o Galo vence é baba. Antes, todos reclamavam a facilidade com que o Galo tomava gols. Ano passado o título esteve nas mãos do São Paulo, Galo, Inter e no entanto foi o fla que levou. Justamente o time em que o Galo venceu lá e cá. O América venceu com gol espírita, levou sufoco no 2º tempo até achar um golzinho no final do jogo. O Braga, 1º colocado, tropeçou diante do Ceará em casa. O Fla perdeu para o Flu. Essa dança das cadeiras sempre acontece no Brasileirão novidade nenhuma.
    Venceu, então excelente jogo do Galo, quem quiser ver espetáculo vá ao circo. Quem não estiver satisfeito, enfia a cabeça no chão e vá torcer para o cru cru.

  • Fred disse:

    Claro que o Cuca ia fazer isso, ele tem feito o time “tirar o pé” em vários jogos. Metade do elenco que entrou em campo tem mais de 30 anos, o time jogou quinta, viajou pra Cuiabá e jogou domingo, jogará quarta contra outro postulante ao título.
    Ora, ele percebeu que dava pra administrar o jogo. Concordo que não podia era ter perdido pontos pra Chapecoense e Ceará.

  • Julio Cesar disse:

    33º !! Esse foi o “destaque do jogo” para Cuca. Não é de assustar uma estrutura profissional de preparadores, nutricionista, medicos, fisiologistas. Mesmo ele poderia dar dicas já que atuou no Estado limítrofe. E deve ter jogado com temperatura bem acima disso.
    Por falar em fisiologia o que passa? Dodô, Keno , Nacho sem esquecer Jair que sempre se lesiona.
    Ah, e o gramado! Outro destaque! Nacho faz grande diferença mas na ausência dele o time será sempre uma bagunça?
    De 30 min do primeiro tempo até o fim do jogo (82 min com os acréscimos) o Atlético não chutou umazinha sequer! Zero ataque! Zero chute a gol!

  • Pedro Vitor disse:

    Acho que iremos lamentar os 5 pontos perdidos pra Chapecoense e Ceará, por muito tempo, pois é nítido que não dá pra aceitar essas derrotas.

    Não gostei da volta do Allan ao time titular, mas o Cuuca é o técnico, está todo dia, comandando treinamentos, sabe melhor do que eu, as vantagens e desvantagens, de jogar com Allan que já entregou 3 jogos este ano.

    A impressão que tenho é que Jair desarma, cria, passa, e que Zaratcho, também ali como volante na contenção, contribui melhor para construção das jogadas. Inclusive o desempenho dele nessa função é melhor que nas outras.

    Tchê tchê, joga melhor na lateral que no meio.

    Bom foi os três pontos. Segundo tempo o Atlético não se acertou em campo. Jogou pra o gasto.

  • Silvio T disse:

    Não sei o que me irrita mais, a mediocridade de Cuca e seu bando, ou os passadores de pano no melhor estilo Velhinha de Taubaté. Não tenho mais paciência pra ficar suportando imbecilidades. Um elenco milionário nas mãos de um Levir Culpi 2 – ultrapassado, medroso, incompetente – não vai a lugar nenhum.

  • Paulo F disse:

    Não concordo com a mudança abrupta de estilo de jogo que o Cuca propõe nos jogos fora de casa, time com 3 volantes não cria nada, Tche2 não merece ser titular.

    Mas como jogam Hulk e Nacho, fico até emocionado, como é bom ver dois craques envergando o manto com muita raça e amor! Honram o clube! Algo que faltou no ano passado, vamos ver se o Cuca não atrapalha

  • Marcão de Varginha disse:

    O time perde, empata ou ganha, e haja reclamações e “achismos” mirabolantes dos entendidos dos bastidores, do dia-a-dia dos atletas, dos treinos e dos jogos oficiais.. vimos a inesquecível seleção brasileira de 1982 dá aulas clássicas que ficou para a eternidade do futebol… e perdeu!
    – O calor de Manaus poderá ter influenciado nos atletas do Galo: a região centro-oeste é mais quente que a sudeste, e àquele time está mais acostumado à treinar e jogar naquela temperatura. E Paulão fez jus ao apelido: sujeito de pouca técnica e pouco futebol, mas violento.. a CBF deveria punir exemplarmente quem adota atitudes como a que ele procurou fazer em seu colega de profissão, mesmo não acertando: extremamente covarde!
    – #benecyeternomito

  • Julio Cesar disse:

    Cuca a partir após o gol armou uma confusão. Que se consolidou numa bagunça no segundo tempo. Tchê tchê nunca é opção de substituição. Somente no fim da partida pra ganhar tempo.
    Ele não treina essas opções que ele faz no jogo. Não acredito! Porque ele conseguiu piorar o time no segundo tempo.
    Então , não treina! Não mesmo!