Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Goleiro precisa ser bom jogando com as mãos e o da Itália mostrou que os pés são “acessórios”

Foto: twitter.com/EURO2020

Donnarumma está trocando o Milan pelo Paris Saint-Germain, em contrato de cinco anos para ganhar milhões de euros (R$ 370 milhões), em torno de R$ 6 milhões por mês. Goleiro mais bem pago do mundo 

Concordo com o que diz Vanderlei Luxemburgo: “Se goleiro fosse bom com os pés, jogaria como meio-campo, centroavante. Goleiro tem de agarrar . . .”

Lendo o script passado a ele para a transmissão de Itália x Espanha, Galvão acabava de dizer que o goleiro italiano Gianluigi Donnarumma, além de muito jovem “é muito bom, também, jogando com os pés”. Mal acabou de falar e o jovem dá um passe para contra ataque espanhol que quase resultou em gol espanhol. Ele mesmo foi obrigado a fazer ótima defesa, com as mãos, para evitar.

O repórter Marcelo Courrege informou que o treinador de goleiros dele no Milan, é o Dida, ex-Cruzeiro. Daí a pouco, nova tentativa do Donnarumma de sair jogando “com os pés”, outro erro e novamente quase gol da Espanha. E pior, ele descumpriu uma regra básica do futebol, que todo jogador aprende ainda nas escolinhas: não arriscar sair jogando pelo meio do campo, sempre pelas laterais, já que em caso de algum erro, há mais tempo para a defesa se recompor e evitar gol do adversário.

Galvão comentou que o Dida está precisando caprichar mais nos treinos deste quesito com ele.

Sintomaticamente, Donnarumma não tentou mais nenhuma vez usar os pés para sair jogando e numa defesa espetacular, pegou com a mão esquerda o pênalti que deu a classificação da Itália para a final da Euro2021.

Mas, certamente muitos gols importantes acontecerão a partir de erros de goleiros saindo jogando com os pés, até que essa moda passe.

Foto: odia.ig.com.br/esporte


» Comentar

Comentários:
5
  • Marco Antonio Caetano de Andrade disse:

    Goleiro tem que ser bom com as mãos. É só pegar as bolas e entregar para alguém perto dele.Se não tiver ninguém desmarcado da um balão pra frente..Um abraço Chico Maia. Por onde anda voce ?

  • Antonio da Silva disse:

    O grande problema do Brasil é o brasileiro! No jogo Itália e Espanha, os dois penais mais bem batidos foram os de Jorginho (brazurca) e Tiago Alcântara, filho de Mazinho e irmão do Rafinha. A ginga e a astúcia do brasileiro é inigualável! Isso a globo não mostra!

  • Julio Cesar disse:

    Concordo Chico. Acessórios! Se precisar usa! Se num sufoco até zagueiro tem que dar chutão é o goleiro que vai sair jogando?
    No futsal é mais comum inclusive fora da área.

  • Marlon Caldeira Brant disse:

    Chico, boa tarde. Os goleiros da Eurocopa dão de dez a zero em 99% dos goleiros do Brasil. Aliás, o futebol praticado no velho mundo sempre foi e sempre será 1000% melhor que o Brasil. Já tivemos um celeiro de craques, mas até nisto a Europa está nos roubando. Olhe para todas as seleções da Euro e verá no mínimo três ou quatro jogadores de alto nível. Enquanto que aqui, temos um menino Ney, mal educado, birrento, que se acha o melhor de todos (no Brasil com certeza, lá fora não está nem entre os dez primeiros) e vários cabeças cozidas. Quem disse que Gabriel Jesus e Richarlyson são jogadores de Seleção? Vamos ficar muito, mas muitos anos na fila de uma copa do mundo. Falar que Inglaterra, França, Bélgica, Espanha, Alemanha são favoritas isto já é normal, mas o que foi feito na Itália, a renovação com gente que entende do riscado, não tem explicação. Ficar fora de uma Copa do Mundo de 2.018 e ficar fora da Euro passada, fez que a Federação Italiana muda-se tudo. Quem sabe, se o Brasil um dia fica-se fora de uma copa do mundo, não teríamos esta mudança? Mas nem com os 7×1 eles tiveram vergonha, então não acredito que alguma coisa mude. Enquanto isto, vamos assistir jogos e espetáculos de grandes seleções e deixar a nossa no esquecimento ou só lembrar dos grandes times de 1.970, 1982, 1994 e 2002. Abraços.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Não é moda, é uma necessidade, até goleiros da divisão de base estão se adaptando. No começo eu também tinha minhas críticas, mas vendo jogos pelo mundo vejo, que o futebol moderno exige isso. Evidente, que goleiro bom continua sendo aquele, que desde o início do ludopédio faz sucesso, “o que salva”. Mas goleiro que não jogam com os pés terão vida curta.