Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Enquanto vejo Brasil x Argentina, duas dicas imperdíveis

Na mão, caro Murilo!. Vale muito a pena!

Do grande jornalista Murilo Rocha, da Band: @EuMuriloRocha “Barroso com as dicas temáticas para o fim de semana”. Referia-se à dica do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso: @LRobertoBarroso “DICAS DA SEMANA: – Um livro: A ditadura escancarada, Elio Gaspari – Um pensamento: “Quando um homem de bem responde um insulto com outro insulto, ele permite que o mal vença. Não é preciso responder. O mal consome a si mesmo”. – Uma música: Cálice https://youtube.com/watch?v=RzlniinsBeY”

Vinte anos atrás, por indicação do jornalista Pablo Alessandro Pacheco, li “A Ditadura Escancarada”, e em 2005, li “O Soldado Absoluto”, obra fantástica sobre um mineiro da maior importância para o Brasil e para a democracia mundial, que vale a pena: “Resumindo”

“Wagner William resgata a trajetória do Marechal que é um dos mais esquecidos personagens da história política brasileira do século XX. Se não fosse o marechal Lott, Juscelino Kubitschek não teria tomado posse. Henrique Duffles Baptista Teixeira Lott – que liderou o movimento militar conhecido como Movimento 11 de Novembro, para neutralizar a conspiração tramada no interior do governo para impedir a posse de JK – teve o nome praticamente apagado dos livros de história a partir do golpe militar de 1964. Mas sua presença na trajetória política do Brasil não deixou de ser significativa. O que movia esse homem admirado por políticos de esquerda, que não tinham qualquer afinidade ideológica com ele, e odiado pelos que usavam a farda do seu Exército quando fizeram o golpe de 1964? Como entender um personagem dos livros de história que é herói por manter a vontade das urnas, mas vilão por destituir dois presidentes em nome da legalidade? Uma vida que conta a história do Brasil.

Em O soldado absoluto: Uma biografia do marechal Henrique Lott, o jornalista Wagner William prova a importância do marechal, resgata sua memória e relembra a vida deste homem, desde sua formação nas Escolas Militares até sua atuação nos governos de Getúlio, JK e Jango.”

https://www.amazon.com.br/Soldado-Absoluto-Wagner-William/dp/8501067814/ref=sr_1_1?adgrpid=83848702769&dchild=1&gclid=Cj0KCQjwiqWHBhD2ARIsAPCDzamIu3HwHrfBOk6XQzSFoWF4A5-ecoBFe0JChRQf_QluUCDbK5TIKcsaAoipEALw_wcB&hvadid=426015975287&hvdev=c&hvlocphy=1031809&hvnetw=g&hvqmt=e&hvrand=12605469283641363459&hvtargid=kwd-483393061328&hydadcr=5628_11235155&keywords=o+soldado+absoluto&qid=1625966090&sr=8-1

 


» Comentar

Comentários:
2
  • Julio Cesar disse:

    Boa Chico ! Nunca li um livro do Élio Gaspari mas nos jornais sempre li sua coluna. Pindorama, Eremildo, um idiota; Madame Natasha.
    Repito sugestão pra verem entrevista de Chico Buarque e Hildegard Angel pra Regina Zappa na Estação Sabiá (YouTube).
    Os tais “presidentes” da câmara são pessoas nefastas.
    Tem que ser citados como responsáveis.
    Não vem depois dizer “arrependidos”. Todos sinais, declarações, comportamento, eram claros .

  • Fred disse:

    O que incomoda é que desde o pleito de 2018 estava claro que, infelizmente, este momento chegaria. Ao meu ver, muitos que se consideram democratas sabiam disso, pelas próprias experiências, mas não se posicionaram como deveria ter sido preciso. O resultado está aí.