Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Risco de retrocesso: Felício Brandi dizia nos anos 1970: “Nós falamos, eles “hablan”! Manobras na CONMEBOL são antigas

Em seu ultimo ano como presidente do Cruzeiro, em 1982, Felício Brandi contratou o então zagueiro Abel Braga, nesta foto publicada pelo Procópio Cardozo no twitter dele. Felício Brandi foi o maior presidente da história da Raposa e um dos maiores do Brasil. Pensava à frente do tempo dele, para dentro e fora dos gramados.

***

A Copa Libertadores da América começou a ser disputada em 1960 e nos seus primeiros 15 anos, o único time brasileiro a conquistá-la foi o Santos, de Pelé, melhor time do mundo na época, em 1962/1963. Depois, só o Cruzeiro, em 1976, conseguiu ser campeão novamente e mesmo assim, enfrentando, além dos ótimos adversários, os esquemas de montagem de tabelas, arbitragens e julgamentos dos comitês da Confederação Sul-Americana de Futebol – CONMEBOL – sempre controlada por dirigentes dos países de língua espanhola. Os clubes argentinos sempre foram e continuam muitos fortes na Conmebol.

Perguntado certa vez sobre os absurdos sofridos nos bastidores pelos clubes brasileiros na competição, Felício Brandi respondeu, sem pestanejar: “Nós falamos, eles hablan”.

E era assim, nas manobras da cartolagem e até mesmo dentro de campo. Até que os clubes brasileiros passaram a cobrar mais da CBD, depois CBF, para que ela brigasse mais pela transparência e lisura da entidade maior do continente. Dentro de campo, tivemos um exemplo claro neste Boca 0 x 0 Atlético, quando o argentino Nacho Fernandez, chegou junto, com firmeza e não deu trela ao árbitro colombiano Andres Rosa, exigindo que ele consultasse o VAR e não recomeçasse a partida antes que a comunicação dele com os operadores do vídeo fosse restabelecida da melhor forma.

Hoje a CONMEBOL soltou nota, ferrando os apitadores de Cerro Porteño 0 x 2 Fluminense e Boca x Atlético, por causa de alegados erros deles, ao não validarem gols dos donos das casas.

Menos mal que a Confederação divulgou o diálogo do VAR com o árbitro de Boca x Atlético. Analisaram na maior parte da conversa a “falta” no Réver e só depois é que viram a verdadeira falta, do Briasco em Nathan, no lance antes:

VAR: “Contato pequeno”

Assistente do VAR: “Pode chegar a desestabilizar”

Árbitro: “Ele é empurrado”

Todavia, o Atlético e demais clubes brasileiros que fiquem espertos, pois, com uma pressão dessas, além da mídia dos demais países, os árbitros certamente “errarão” menos a favor de quem fala português, como antigamente. A começar no jogo da volta, no Mineirão, entre Galo e Boca Juniors.

O documento da Conmebol emitido hoje à tarde, punindo os árbitros de Boca x Atlético; Cerro x Fluminense.


» Comentar

Comentários:
15
  • J.B.CRUZ disse:

    não somos perfeitos: ( somos únicos) ( na luta do bem contra o mal )..
    cada um com:: seu destino, seu carma,sua sorte !!.. todos nós temos:
    *** erros e acertos, virtudes e defeitos,pecados e tentações !!!…
    gosto não se discute; e as diferenças enriquecem!!..
    o homem inventou a tecnologia moderna para aperfeiçoar os seus erros, mas não consegue,
    ” aperfeiçoar “” o seu caráter e sua índole “”” , pois cada um de nós tem: uma fisionomia, um temperamento, um timbre de voz, uma personalidade !!..
    reflexões :
    ****************
    *** para não passar raiva; e viver bem em sociedade devemos:
    * nas outra pessoas; admirar, cultivar e até imitar as boas obras e as boas ações; enquanto nas mesmas pessoas; ignorar os maus procedimentos !!!…*
    *************************************************************************************************************
    boa sorte á todos e fiquem com deus…
    *****************************************************
    ** * cruzeiro sempre !!..***
    ****************************

  • Marcão de Varginha disse:

    Falaram em “honra”.. e desde quando quem assume espontaneamente que já comprou (ou compra?) arbitragem pode se valer desse artifício? Menos, bem menos!
    http://www.otempo.com.br/superfc/benecy-queiroz-revela-j%C3%A1-ter-comprado-%C3%A1rbitro-para-ajudar-o-cruzeiro-1.1210341
    – youtube.com/watch?v=s79GsHq1sXk (Link da confissão do Benecy)
    – #benecyeternomito

    • Eduardo Silva disse:

      E o Marcão chegou aos céus depois de mais de 100 anos de vida na terra!

      E foi recebido por São Pedro:

      _São Pedro: _Seu nome?
      -Marcão: _ Marcos Evangelista Impoluto Queiroz, sou tbém conhecido como Marcão de Varginha lá no Blog do Chico Maia.

      _São Pedro: _Sua atividade profissional na terra era?
      _Marcão: _Bom, na verdade, eu não estava trabaiando, é porque o Benecy confessou que comprou arbitragem, o senhor sabia disso?

      _São Pedro: _Não vem ao caso isso mais! Vc deixou parentes?
      _Marcão: _Eles me abandonaram, porque eu costumo repetir as coisas! NINGUÉM aguentou viver comigo! Muié, filho, mãe, cachorro, papagaio, todos me deixaram! Mas o Senhor sabe pra onde o Benecy Queiróz foi? Tá no céu ou no purgatório?

      _São Pedro: _Ele tá no céu, porque ele se arrependeu de seus pecados e por falar demais após tomar uns guaranás! E como estou muito ocupado, a fila tá grande, pode ir você lá pro purgatório! Vai com Deus, meu filho..
      _Marcão: _Mas…mas…Mas São Pedro, eu sou muito honrado, eu era o guardião da moral e dos bons costumes na terra, como assim eu vou pro purgatório?

      _São Pedro: _Marcão, seu coração é ceifado de ódio, ressentimento, mágoa, meu filho! Tira essa nódoa do Cruzerão Cabuloso de seu coração, de sua alma… Tenha paz de espírito…

      E lá se foi Marcão…

      E em sua lápide no Cemitério Municipal de Varginha restou escrito:

      “”Aqui jaz Marcão, mas seu filho continua no Blog com a nossa bandeira: #BenecyEternoMito.””

  • Raws disse:

    Acabei de ver a entrevista de Sérgio Coelho na TV Galo.
    Tenho certeza que Sérgio é um grande atleticano.
    Imagino que seja bom gestor, pois a turma que o indicou é que põe dinheiro.
    Só que, Sérgio indignado se mostra um “gatinho”. Eu como torcedor, não senti firmeza na fala dele, imagina a Comembol?
    Sinceramente, nosso presidente deveria evitar entrevistas e direcioná-las ao diretor de futebol.
    Tomara que nos bastidores a forma de agir seja diferente.
    Outro amadorismo é falar que a recepção ao Boca, será igual a recebida na Argentina. Me ajuda aí, fique calado e faça sem propaganda. Parece torcedor de time amador.

  • Marcos disse:

    Pelo menos o Atlético segurou o “leão” na arena dele. Por mais que esse leão chamado Boca Juniors anda desdentado ultimamente, ainda não deixou de ser um leão.

  • Alisson Sol disse:

    Tenho que reconhecer que o Atlético-MG mudou. Antes reclamavam das arbitragens. Agora, reclamam dos outros reclamando de arbitragem… 🙂

    A velha tentativa de resumir 90 minutos em um lance e usar como desculpa… Dependendo da torcida, funciona.

    • Márcio Luiz disse:

      Também reconheço que o torcedor do Bruzeiro mudou.
      Em vez daquela falácia de que “time grande não cai”, agora reza por 45 pontos na SÉRIE B pelo SEGUNDO ANO consecutivo.
      Sinal dos tempos.

      • Alisson Sol disse:

        Ao menos tivemos a honra de jamais dizer que “foi culpa da arbitragem”. O Cruzeiro foi roubado pelos seus próprios diretores.

        Mas a torcida não se vendeu e passou a torcer para um banco que explora velhinhos com empréstimo consignado, e nem para uma construtora com propaganda desonesta. Enquanto isto, os torcedores que diziam “meu time não é banco…”

        • Antonio da Silva disse:

          E quem quebrou a Hicks Muse e deixou os velhinhos norte americanos a ver navios? E a Energil C? O mesmo empresário do banco patrocinou seu time também. Agora vão falir o papel Higiênico!

  • Silvio T disse:

    Não é delírio nem mania de perseguição. Lembram quando o Dedé arrebentou o goleiro Andrada? E como a “imprensa atleticana” se uniu de maneira emocionante para – absurdo inédito no mundo – anular o corretíssimo cartão vermelho aplicado pelo árbitro? Quando é o galo o movimento é oposto. Se unem para destruir e prejudicar

  • João Paulo Cavalieri disse:

    Chico, o que os argentinos estão reclamando do VAR ficaram mais de uma hora na ESPN Argentina discutindo esse lance, nem falam do jogo. Que o Atlético, fique de olho nos bastidores da Conmebol em, os caras estão PUTASSOS!

  • Pedro Vitor disse:

    O Kalil ganhou a Libertadores pelo Atlético, nos bastidores, quando pediu, arbitragem de fora do Brasil em 2013. Quando o São Paulo, foi reclamar, já era tarde, e a imprensa paulista e do eixo xiar, o Atlético enfiou 4 no lombo pra não ter mimimi.

    É o que o Atlético vai ter que fazer, no jogo de volta, no Mineirão.

    Infelizmente por time reserva contra o Corinthians. Desviar o foco, e preparar para guerra de terça feira que vem.

    Foi falta clara no Nathan, não precisava nem de VAR, como passou despercebido, o Nacho Fernandez fez certo a insistência pra alertar o juiz.

    Atlético também não pode ficar calado. Tem que emitir uma nota contestando esse afastamento, e dizendo que o maior prejudicado nessa situação foi o Atlético, pois dois de nossos jogadores tomaram cartão na confusão.

  • Antonio da Silva disse:

    O afastamento do árbitro de Galo X Boca, se deu mais pelo apelo midiático entre argentinos e brasileiros. Não há o que contestar, jogadores fazem isso, quando percebem que o zagueiro vai cortar a bola. Empurram de forma dissimulada, vai que cola. Falta claríssima! Quem contesta o empate do Galo na Argentina, são crucrus enrustidos, todo atleticano sabe que foi um resultado bom, o que não quer dizer que vamos ganhar no Mineirão, mas temos mais chances como já foi dito. Vai ser outro jogo e o Galo tem que ficar esperto, o Boca vai pressionar a arbitragem, o Galo tem time pra vencer o jogo.

  • Audisio disse:

    Sinceramente Cuca está muito inseguro! Tá um verdadeiro Cuca Roth. Tirou o Alonso da zaga, não escalou o Dodo na esquerda, insiste com Tche Tche que ninguém sabe o que faz. Tirou o ponta esquerda perdendo potencia na criação. Comemorando empate sendo que isso pode ser perigoso! O Medo está se tornando característica do atual treinador! Vamos ver até onde vai….