Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Saiu o CNPJ: primeiro passo jurídico para o nascimento do novo Cruzeiro

Antes das 10 da manhã, li no twitter, hoje, o Adroaldo Leal, da 98FM, anunciando que, sob o número 44.490. 706/0001-54 nascia o Cruzeiro Esporte Clube – Sociedade Anônima do Futebol. Coincidentemente eu conversava com o contador/administrador Luiz Dutra, um dos maiores cruzeirense que conheço e perguntei o que ele achava. “Desde que seja entregue para gente competente, pode ser um grande negócio”, respondeu, na bucha, e na torcida para que investidores de peso se interessem e que ponham executivos que entendam de gestão de futebol à frente.

Quase que simultaneamente, o marketing do Cruzeiro usou o twitter para se manifestar: “Nosso novo CNPJ nasceu! E nasceu com números interessantes antes e depois da barra..”

Não entendi o que seriam estes “números interessantes”,  como aliás, nunca entendi muita coisa deste setor do Cruzeiro, como, por exemplo, uniformizar o presidente para que ele batesse bola com o Fábio, no início do mandato. Na semana passada tentou ironizar a conquista do Brasileiro pelo Atlético e recebeu críticas de peso, óbvio, que por causa da situação em que os dois clubes vivem. Como esta, do Diogo Garcia, no Uol:

* “Garcia: Cruzeiro passa vergonha ao minimizar conquista do Galo

O Cruzeiro passou vergonha na noite desta quinta-feira, ao alfinetar a conquista do arquirrival Atlético-MG em suas redes sociais. “Agora, são 16 títulos de expressão em Minas Gerais. Deixa eu contar quantos tenho aqui na Toca”.

O tweet não foi de um torcedor fanático, e sim da conta oficial do time celeste no Twitter – que teoricamente fala pelo clube -, logo após a conquista do Galo. A zoeira com os rivais é saudável e faz parte do futebol, mas tem que ter noção. Primeiro, porque o Cruzeiro está no fundo do poço e precisa se recuperar o quanto antes para viver novamente de grandes títulos, e não de piadinhas enquanto seus rivais levantam taças; Segundo, porque quem é grande não precisa lembrar que é grande. O clube celeste vive uma crise que não parece ter solução tão cedo. Assolado por dívidas, processos judiciais, guerra política, casos de corrupção e até greve de jogadores, o Cruzeiro virou mais frequente nas páginas policiais do que nas esportivas.

Do outro lado de Belo Horizonte, o Galo vive no céu. Nesta quinta, venceu o Bahia em virada épica e se sagrou campeão incontestável do Brasileirão, com três rodadas de antecedência e superando supertimes como o Flamengo, do melhor elenco do país, e o Palmeiras, bi da Libertadores. Não só isso, talvez tenha sido o mais simbólico título de um Campeonato Brasileiro, ao menos na era dos pontos corridos. Nunca nenhum time ficou tanto tempo sem levantar a taça mais importante do futebol nacional, após 50 anos de espera. O Atlético ainda tem uma final de Copa do Brasil para jogar, onde é favorito diante do Athletico-PR. E, por pouco, não disputou a decisão da Libertadores – caiu no critério de gols fora de casa, após dois empates contra o Palmeiras, futuro campeão.

O Cruzeiro, enquanto isso, coitado, está afundado na segunda divisão, onde terminou na ridícula 14ª colocação. Conseguiu levar mais gols que tomou e vergonhosamente acabou com saldo negativo. Ganhou só 10 de 38 jogos. Enfim, um vexame. A pior campanha de um grande na história da B por pontos corridos. Em 2022, o time celeste vai jogar a Segundona pela terceira vez consecutiva, algo inédito entre grandes clubes.

No ano passado, fez campanha parecida com a atual, somando apenas um ponto a mais e acabando na 11ª colocação. Em ambas as temporadas, ficou longe do acesso. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo CRB em 2020 e pelo Juazeirense em 2021. Ficou distante, muito distante das finais. E conseguiu a façanha de não ficar nem entre os três primeiros colocados nas duas últimas edições do fraco Campeonato Mineiro. Hoje, o América é a segunda força do Estado. No ano passado, fez bonito ao alcançar a semifinal da Copa do Brasil. E, neste ano, briga por uma vaga na próxima Libertadores – atualmente, em oitavo, está conquistando lugar na fase prévia do torneio.

Ninguém precisa lembrar que o Cruzeiro tem uma história linda. Faturou duas Libertadores, quatro Brasileiros, seis Copas do Brasil, 38 Mineiros. Mas, atualmente, é um time pequeno, que não consegue ficar nem no G-10 da segunda divisão.

Por favor, devolvam o Cruzeiro!.

* Diogo Garcia

https://www.uol.com.br/esporte/colunas/diego-garcia/2021/12/03/garcia-cruzeiro-passa-vergonha-ao-minimizar-conquista-do-galo.htm


» Comentar

Comentários:
23
  • Marcão de Varginha disse:

    Resumindo: dinheiro algum “apagará” os títulos celestes, e nem seus fétidos passado e presente. Para o futuro vai depender da seriedade daqueles que o administração, mas sua ex-rica história está comprometida na eternidade. Afinal, todos saberão os motivos que o forçaram a trocar de CNPJ, o Cadastro Nacional do Pessoal Judiado.
    – #benecyeternomito

  • Marcão de Varginha disse:

    Excesso de arrogância e exibicionismo. Até parece que em MG só os celestes podem vencer campeonatos. Por isso estão na merda e na merda poderão ficar por muitos anos. Tantos títulos que ficaram no passado, agora jogados ao ostracismo na segunda divisão, e que fiquem lá por muitos anos.
    – #benecyeternomito

  • Cláudio Brito disse:

    Cumé que é? Quer dizer que a torcida mais exigente do mundo não sabia que o CEC acabou e agora é CSA? Kkkk!

  • Idelvan disse:

    A brincadeira com o CNPJ do 6 x 1.. é bem sem noção… Pq tem um monte de zero.antes

    • Alisson Sol disse:

      Finalmente achamos algo pelo qual os pichadores de títulos alheios tem simpatia e acham relevante: o “zero a esquerda”… Nada mais consistente na História da Matemática e da Lógica!

  • Paulo F disse:

    A torcida foi conivente com a roubalheira pois o clube estava ganhando títulos, todos sabiam das farras dos diretores e presidente com o dinheiro do clube, agora vem dizer que a torcida não tem culpa. Eu prefiro ficar 50 anos sem ganhar um brasileiro do que comprometer o futuro do meu clube, simples assim. E mesmo não conseguindo figurar entre os 10 primeiros da segundona, continuam arrogantes se vangloriando de títulos do passado, quando sequer assistem jogos do seu time. Postura d clube e da torcida irá afundar essa draga cada vez mais.

    • Luiz Ibirité disse:

      Cara, dificil seu comentário, vc tem alguem cruzeirense na familia? Vc acha q eles foram coniventes com algum ato de pessoas da última gestão do clube? Acho q nem vc acredita na asneira q escreveu.

      • Marcão de Varginha disse:

        Uai.. há um dirigente de futebol que atua no clube celeste há mais de 50 anos, que declarou por livre e espontânea vontade ter comprado arbitragem para “ajudar” seu time.. citada declaração foi ao vivo e à cores num programa esportivo ao ser indagado pelo apresentador. Nesse lapso de tempo de serviço prestado ao CEC “coincidiu” com conquistas de campeonatos nacionais e internacionais.
        – Após essa declaração o próprio clube se omitiu preferindo a conivência, inclusive a CBF, o STJD, a FMF… ainda bem, né?
        http://www.otempo.com.br/superfc/benecy-queiroz-revela-j%C3%A1-ter-comprado-%C3%A1rbitro-para-ajudar-o-cruzeiro-1.1210341
        – #benecyeternomito

      • Raws disse:

        Caro Luiz, penso que o Paulo usou do momento e exemplo para fazer Zueira. O termo “conivente”, realmente é pesado. Só que, nós torcedores realmente acabamos sendo cúmplices nas diversas situações que atingem nossos clubes. Quando Gilvan trouxe Júlio Batista, com o salário que veio e a torcida abonou, é um exemplo.
        Mas não só vocês. Os dirigentes de meu clube, fizeram M… maiores e aceitamos. Até comemoramos.
        Por isso acho que a indignação sua e do Alisson só cabem pelo termo usado, pois se ele fosse mais correto, tanto cruzeirenses, como atleticanos, foram muito omissos ao longo da história.

        • Luiz Ibirité disse:

          Grande Raws, olhando por este lado vc esta sabiamente com razão, mas nosso colega de blog quis provocar e nao soube usar as “armas” adequadas.

        • Alisson Sol disse:

          Caro Raws,

          Pelos seus muitos anos de comentários consistentes e lógicos no blog, vou ignorar absurdos como “Quando Gilvan trouxe Júlio Batista, com o salário que veio e a torcida abonou, é um exemplo“. Como assim “abonou”? Você certamente se lembra dos muitos comentários de discordância feitos por vários cruzeirenses aqui no blog em relação à administração do “Dr. Gilvan”. Nem vou lembrar meus próprios comentários, pois a pessoa mais consistente e contundente contra a administração do Cruzeiro por vários anos aqui foi o saudoso Clayton do Nova Vista (vide exemplo). E ele é sócio do clube. Pergunta a ele a capacidade que tem de influenciar as decisões por lá!

          Chamar torcedor de “conivente” por comemorar título é o mesmo que chamar todos os brasileiros de cúmplices dos esquemas da CBF por comemorar Copas. Ou cúmplices do Comitê Olímpico Brasileiro, por comemorarem as suadas medalhas de nossos atletas. Devemos resistir à tentação da imprensa de “conseguir cliques” gerando polêmica. O mesmo “colunista” que escreveu este absurdo sobre o direito do Cruzeiro de fazer um post sobre seus títulos depois escreveu sobre a Zelia Ducan citar a democracia ao se defender da acusação de difamação do Neymar (link) e hoje escreve sobre o fato de que o Atlético-MG não conseguiu usar a Sede Administrativa como garantia em processo, pois o mesmo imóvel já está empenhado em outros processos (link). E eu vou pode escrever que você e os outros torcedores foram “coniventes” com a contratação de Franco Di Santo por André Cury?

          A democracia permite a cada um escrever o que quiser, rebater quaisquer argumentos e, no extremo, até fazer como o Neymar, e usar seu dinheiro para tentar coibir outros de expressar sua opinião. Mas há algo mais importante que vencer a discussão: é “perder o amigo” e a reputação. Veja quantos “amigos do debate sobre futebol” perdemos aqui no blog ao longo dos anos porque alguns bobos vivem repetindo… bobeira! Tendo muitos conhecidos e amigos do Paraná, eu vou repetir o que me disse um torcedor do Athletico-PR recentemente, quando conversamos sobre a final da Copa do Brasil. Eu dizia que, pelo time, o Atlético-MG deve vencer. Mas que é sim possível o Athletico-PR jogar como o Palmeiras na final da Libertadores e conseguir o título. A resposta, quase literalmente, foi a seguinte: “Você realmente entende de futebol, pois penso o mesmo. E talvez seja por isto que é fácil simpatizar com os torcedores cruzeirenses: agora ou quando estava por cima, focam no futebol. Já os torcedores do Atlético-MG, por anos não sabiam perder. Agora, estão demonstrando não saber vencer também!“.

          • Raws disse:

            Alisson, citei o exemplo de Júlio Batista, como poderia ter citado outros muitos do seu time e do meu, ilustrando nossas omissões. Lógico que muitos dos seus, discordaram, Lógico que muitos dos meus também. Só que a grande maioria aprovou e nesse sentido que arquitetei a palavra omissão.
            Com relação a não termos o poder de mudar, mesmo sendo sócios, é porque poucas vozes fazem pouco barulho. Se a maioria se indignasse com o “vai dar M…”, duvido que os dirigentes fariam tantas aberrações.

    • Alisson Sol disse:

      Por favor prove que a torcida do Cruzeiro foi conivente com a roubalheira.

  • Silvio Torres disse:

    Massa Falida Esporte Clube – Pé Na Cova Futebol Clube – Sociedade Esportiva dos Caloteiros – Clube de Vôlei ,Mutretas & Trambiques Ilimitadas.
    Pronto, já dei minha contribuição e nem cobro direitos autorais. Aliás, adiantaria?…rsrs

  • Raws disse:

    Aproveitando o gancho, quando é citado o Flamengo como o melhor plantel do país, há meses deixei de concordar com essa afirmação.
    Se fizermos um paralelo entre jogadores do Galo x Flamengo, sem nenhum fanatismo, perceberão com certa folga o melhor plantel está aqui.
    Afirmo isso até pelas críticas a determinados atletas, , Diego Alves, Felipe Luís, Diego e até Everton Ribeiro, estão sendo quase que defenetrados pela mídia e torcedores cariocas.

  • Juliano Salvador disse:

    O Santos ganhou do Fla em pleno Maracanã, O Inter perdeu para o Atl. Goiás em casa. Estou com dó do Galo, quando o “beijoqueiro de santinhos” e o galo pegarem estes times. Kkkk!

  • Julio Cesar disse:

    Fizeram uma lei para o calote! Agora é institucional!
    Parece a lavanderia “legal”. Mais uma sacada “genuína” dos políticos brasileiros.
    No país das emendas do “orçamento secreto” da “nova política”.
    Maria 1 quebrou. Morreu! Só os simpatizantes não querem entender e aceitar a realidade. Agora é Maria 2. Outro CNPJ!!
    Jerônimo destacou bem!

    • LÉO BRAZ disse:

      Bom dia Júlio Cesar!!!
      Acabei de ir no site da CBF e pesquisei quais são os títulos que esse novo clube/CNPJ possuem. Resultado: NENHUM!!!!!
      Então não adianta ficarem “balangando beiço” pois até conseguirem todos os títulos que nós ATLETICANOS temos vai demorar bastante!!!! Talvez nenhum de nós estejamos aqui para ver isso.
      Abraço a todos!!!!

  • Jeremias disse:

    Pagar os calotes que é bom, ninguém paga. Dias ruins virão, depois que o MACUMBEIRO e o FORNECEDOR DE SAL GROSSO descobrirem que não vão receber.

  • Jerônimo disse:

    Palestra Itália…
    Ypiranga…
    Cruzeiro…
    Agora, CSA/MG.

    Zero Dívidas, Zero Títulos…e assim como o Coimbra, como o Betim futebol, ties recém fundados, que o CSA/MG consiga formar um time e arrebanhar torcedores.

  • Alisson Sol disse:

    Bobice. O Cruzeiro tem todo o dinheiro de reiterar os seus títulos. Nem ter título paga dívida e nem ter dívida ou rebaixamento invalida título… Fosse este o caso… Aliás, de todos os clubes do Brasil, o Atlético-MG é o que menos pode agora reclamar de outros debochando ou tentando manchar seu título, pois foi o que fez por 49 anos com os adversários! Em outros estados, sua torcida é chamada de “pichadores de títulos”, pois jamais reconheceram méritos alheios. Agora, vão ter de ler bobagens como as que escreveram no passado.

    Em relação ao Cruzeiro, o problema é realmente como fica daqui para a frente. Pessoalmente, não gosto do que se está permitindo fazer agora, a não ser que se vire realmente uma empresa séria e pública. Times como o PSG, o Chelsea, já passaram por processos de saneamento semelhante. O problema é que, como já citei várias vezes aqui: o futebol não tem fluxo de caixa positivo em nenhum lugar do mundo. Tanto Chelsea como PSG ainda dependem de Mecenas.