Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Festa alvinegra, na terra e no Céu, em todo lugar! Até na grande Muralha da China

Foto: Twitter Tom Phillips – “The Great Wall of Galo”

Só dá Galo em todas as mídias, com todo tipo de homenagem, de toda parte do mundo. Hoje, mais cedo o jornalista Sérgio Utsch, mineiro, correspondente do SBT na Europa, residente em Londres, twittou esta foto, do Tom Phillips, correspondente do The Guardian, na América Latina, residente no Rio. Um dos jornais mais famosos e influentes do Reino Unido e do mundo, fundado em 1821.

Tom Phillips @tomphillipsinThe Great Wall of Galo”

E ele respondeu ao Tom:

@utsch Em resposta a @tomphillipsinApropriação cultural já tinha visto falar, Tom; mas o que você está propondo aí na China é Usucapião da Muralha da China pelo #Galo. Acredito que a legislação chinesa não vai dar essa brecha! Tkx so much for taking our jersey around the world!” (Muito obrigado por levar nossa camisa ao redor do mundo!)

O proprio Utsch também já tinha publicado fotos de amigos dele por outras partes do mundo, que se tornaram atleticanos:

Gent (Bélgica). . .

. . . Peshawar (Paquistão) . . .

. . . Berlim (Alemanha). O mundo, meus caros, é #Galo!”

***

Nas casas e prédios de Belo Horizonte, bandeiras de todos os tamanhos . . .

em todos os bairros . . .

. . . em Diamantina, a fachada de um dos bares icônicos da cidade, A Baiúca.

* * *

De Curvelo, veio este belo artigo do Dr. André Pelli, Delegado de Polícia Civil, colaborador do Jornal do Centro de Minas (do Adonias Ribeiro), que vale a pena ser lido:

* “E o Galo?

O Galo ganhou! A frase que viralizou…

Que virou música…

Grito da torcida…

Memes, e está escrita nas bandeiras e faixas vendidas no entorno do Mineirão. Nasceu da espontaneidade da torcida e foi cunhada na letra do nosso hino: vencer, vencer, vencer. Este é o nosso ideal.
O Galo ganhou!

Ganhou e é o legítimo Campeão Brasileiro de 2021. Aliás, bicampeão. Poderia, aliás, deveria ser o tri, o tetra… mas infelizmente o título brasileiro nos foi negado várias vezes por manobras de bastidores que tiraram nosso craque de campo (1977), pelo impedimento inexistente mal marcado e a expulsão do nosso craque (1980), pelo claríssimo pênalti não marcado (1999), pelos inúmeros favorecimentos ao time adversário em decisões de arbitragem muito estranhas (2012) e tantas outras vezes que o próprio time deixou o título escapar por detalhes.
Em 2021 o Galo superou o poderio financeiro do Flamengo (que recebe as maiores cotas de TV e patrocínio), os investimentos milionários no Palmeiras e todas as manobras de bastidores e pressão da imprensa do Rio/São Paulo, que não aceita um time de fora do eixo ser campeão.

O Galo fez uma campanha irretocável e ganhou com sobras o campeonato.
E como entender a massa do Galo? O Atleticano é um torcedor diferente. O Atleticano não gosta de futebol. Ele ama o Galo. Ele acompanha mas não se importa pros jogos dos grandes clubes europeus… Não liga pra jogos de seleções (exceto se tiver jogador do Galo em campo). O Atleticano só se interessa por uma coisa: pelo Galo. Ele quer gritar “Galo”! Nosso grito vem de dentro, vem da alma preta e branca, do coração forjado nas vitórias improváveis, nos títulos inacreditáveis com roteiros incrivelmente emocionantes.
O Galo é campeão! Bicampeão brasileiro 1971/2021.
Junto com toda a torcida, gritamos: “Muito obrigado, ao time todo!” Muito obrigado à diretoria, obrigado ao Cuca e toda a comissão técnica! Muito, muito, muito obrigado ao Hulk! Hulk! Hulk! Grande craque do campeonato!
E, se teve festa no Mineirão, também teve festa no céu!

Parabéns a todos os Atleticanos que infelizmente não puderam acompanhar a festa do nosso Galo! Sei que estão felizes aí no céu!”

* André Pelli


» Comentar

Comentários:
11
  • Renato César disse:

    Nossa espera de 50 anos pelo SEGUNDO título, só não foi maior que a de 83 anos pelo PRIMEIRO título de um ex clube, segundo quem o fundou:

    https://mobile.twitter.com/rccarvalhos/status/1468201941444538374

  • Raws disse:

    Por tudo que aconteceu e representou essa conquista, imagino que falaremos muitas coisas a prestação.
    Hoje entro no tema Fé.
    Respeito todos que pensam que a fé não entra em campo.
    Respeito todos que não tem uma religião e até nem acreditam em Deus.
    Só que o Respeito tem de ser uma via de mão dupla.
    Uma coisa é discordar da fé do Cuca, outra coisa é fazer chacota em cima do ato de beijar a medalha, de usar a camisa com a estampa de Nossa Senhora e etecetera.
    Quem tem alguma certeza sobre os mistérios do céu?
    Penso que falta a muitos a tal da humildade. Milhões passaram por essa terra e testemunharam os efeitos da fé e os feitos de Deus, porém muitos se acham mais sabedores para criticar.
    O tema é muito complexo, porém eu com meus 5.8, consegui crescer 0,00001% espiritualmente e atesto a vocês, mudou minha vida. Sem fanatismo, sem radicalismo, porém com o coração humilde e aberto para sempre confirmar, que tudo é do pai.

  • Alexandre Daniel (Igarapé) disse:

    Olá Chico!

    Ainda sobre as comemorações da festa do Galo, tirando o canto “Maria eu sei que vocês tremem”, que os jogados cantaram no vestiário, não vi nenhuma provocação pública ao antigo cruzeiro. (c minúsculo mesmo). Ao contrário da comemoração azulina na Copa do Brasil de 2018, onde Thiago Neves, Edilson, Robinho e sua trupe exibiam faixas com dizeres “chupa frangas”, “Série B” e outras babaquices, sempre faziam questão de lembrarem do Galo…e o final, todos sabemos né!! No mais, achei muito bacana alegria da torcida com o título, mas o mais legal foi a frase exibida em um cartaz, o nosso maior título é ser atleticano. Show de Bola!!

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. A festa e comemorações foram até meio tímidas pela espera de 50 anos. Sabe que sou Cruzeirense e que acompanho meu time deste 1.976, quando ganhamos nossa primeira Libertadores. Entendo pouco de futebol, mas pelo que entendo este campeonato estava na sala de troféus de vcs a umas 10 ou 15 rodadas atrás, era questão de tempo, somente um grande desastre tiraria o titulo. O time deu liga, jogadores se uniram num proposito e conseguiram. E podem fazer historia ganhando a Copa do Brasil e conseguintemente uma tríplice Coroa. Então Parabéns!!! Mas tem um ditado em Teófilo Otoni que diz que “angu de um dia não engorda cachorro”. Seu clube precisa escrever uma historia mais solida de títulos e conquista, pois foram 50 anos para ganhar um Brasileiro novamente (95% da torcida nunca tinha visto o clube campeão), foi o ultimo grande clube a ganhar a Copa do Brasil e agora tem chance de ganhar novamente e também um dos últimos clube grandes a ganhar a libertadores. A historia de um clube se escreve pelos seus títulos e conquistas (Real Madrid maior campeão da Champions, Independente maior campeão da Libertas, Palmeiras maior Campeão Brasileiro, Cruzeiro maior Campeão Copa Brasil e por ai vai). A historia do seu clube ainda se confunde com as conquistas que não vieram, umas por sacanagem, outras por roubo, e outras por pura incompetência mesmo. Mas acredito que o projeto de Rubens Menin (Esse realmente foi o cara que mudou a cara de seu clube) vai dar muitas alegrias ao seu time. Não há como dar errado se pessoas certas estão tocando projetos e estes projetos são a longo prazo.

  • Raws disse:

    “É o maior clube da minha vida.”
    Amigos e amigas, todos os torcedores de qualquer clube, se acham mais…
    Aqui em Minas, um pedaço do país subfaturado no futebol pelo eixo midiático, agimos da mesma forma.
    Uma parte, o cruzeirenses, pelos muitos títulos e uma gestão mais equilibrada sempre se acharam os “supra sumos”.
    A outra parte, nós atleticanos, nos apegamos mais, a uma essência de luta e esperança.
    Por mais que os adversários discordem, nós fomos talhados nas injustiças e na garra para a reversão.
    Em nossa rivalidade histórica, hoje temos algo em comum. Roubaram nossos sonhos!
    O Cruzeiro recentemente pela roubalheira administrativa e um consequente sofrimento sendo pago “a vista”.
    O Galo, por além desse mesmo motivo, ainda foi alvo incontestável de roubos históricos absurdos que marcaram gerações.
    Hoje lendo a frase do técnico Cuca, indicando o Atlético como o clube da sua vida e tendo a certeza, que Levir Culpi, nutri o mesmo e sentimento, se confirma a certeza do que é Galo em seu todo, é um clube diferenciado.
    Não melhor, não maior, não menor e nem pior que tantos outros.
    Simplesmente diferente.
    Quem vive junto, quem sente junto, quem sofre ou alegra junto, entroniza esse sentimento muito especial do que é ser atleticano.

  • Eduardo Silva disse:

    Fifa cita virada impressionante do Cruzeiro sobre Santos de Pelé há 55 anos

    Com o resultado de 3 a 2 no Pacaembu, a Raposa conquistou o primeiro título brasileiro de sua história

    Para aqueles que desconhecem a história do futebol brasileiro:

    https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2021/12/07/noticia_cruzeiro,3950948/fifa-cita-virada-impressionante-do-cruzeiro-sobre-santos-de-pele-ha-55-anos.shtml?fbclid=IwAR3NV61PyUstLquKPWTWr-GVIn8Gr078VPOMlJ0T_fCuFi8k18TQDfFVfEE

  • Fernando Chaves disse:

    O Galo é festa em qualquer parte do mundo. Mesmo que uns não queiram e teimam em emporcalhar nosso Estado, elevamos o nome de Minas para o mundo.

  • Horacio disse:

    É isto, falou tudo. Na realidade só fiquei puto mesmo com os campeonatos roubados, um ou outro foi decepção. Sempre lembro dos grandes times, dos grandes momentos, das boas campanhas… É sempre bom ganhar, mas nunca entendi muito bem torcedor de sala de troféu, é um bicho esquisito pra mim, tipo, múmias de alegria que se pode contar. Futebol é momento.

  • Renato César disse:

    Ainda estou aqui em Salvador. No hotel tem muita gente com camisa do Galo. Mas isto para mim é normal. Qualquer lugar do mundo que eu vá, só vejo camisa do Galo. Minha mala, inclusive, 100 % das camisas são do Galo

  • Julio Cesar disse:

    Belíssimo post Chico! Parabéns!

  • Pedro Vitor disse:

    Irretocavel o texto do André Pelli

    A torcida do Galo é assim mesmo, sua grande maioria é claro, eu mesmo sou assim, não me importo com seleção brasileira, tô nem aí pra Europa, meu negócio é Galo no Mineiro, Galo na Copa do Brasil, Galo no Brasileiro, Galo na Libertadores, Galo no Terreiro, Galo Galo em cima do Cruzeiro, Galo debaixo do Viaduto, Galo por cima do Viaduto, Galo no palco, Galo na plateia, Galo na praia, Galo na Serra,

    Somos dono do Brasil, está lançado o projeto Galo Verão 2022, vamos fazer festa, o Atlético é o maior clube do mundo!