Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Céu mais bonito que o de Brasília, só o de Conceição, que faz 319 anos, hoje!

A primeira coisa que vi ao abrir o twittter, hoje, foi esta foto postada pelo jornalista e escritor mineiro Renato Alves, setelagoano, ganhador de Prêmio Esso e etecetera, pelo Correio Braziliense, residente em Brasília há décadas, com a frase: @renatoalvesdf “Céu de Brasília”

 

Apaixonado pela Capital Federal, onde mora há décadas, senti que o meu conterrâneo quis que, nós, simples mortais, sentíssemos uma pontinha de inveja do céu deles (talvez, por causa daquele arco íris sobre os carros), do planalto central, que realmente é fantástico.  Porém, com todo o respeito a ele, ao também mineiro e atleticano Cristiano Sá (marido da minha eterna professora Regina) e a Djavan/Caetano, que compuseram aquele hino “Linha do Equador”, exaltando o céu e a Capital (Céu de Brasília/ Traço do arquiteto/ Gosto tanto dela assim), digo sem pestanejar que o céu de Conceição do Mato Dentro é muito mais bonito. Porque além das cores, ele reflete e espelha as montanhas, as cachoeiras, as festas, as comidas, os aromas e a simpatia das pessoas, de lá; de quem nasceu, mora ou passeia por lá!

E hoje, dia 8 de dezembro, a nossa querida Conceição completa 319 anos, sempre maravilhosa e gentil.

De importância histórica para Minas e para o Brasil

 

 

Conceição foi sede de um dos mais duros postos de fiscalização, delegacia, julgamento e punição da Coroa portuguesa, na Estrada Real, no Século XVIII e continua cada vez mais receptiva, calorosa e bela

Terra de um folclore incrível, de grandes festas, como a do Rosário . . .

. . . todo primeiro de janeiro

 

Parabéns Conceição!

Aqui, algumas imagens feitas por mim e pelos queridos amigos e amigas da terra, que postam em nossos grupos de whatsapp no dia a dia e a quem sou muito grato

 

 

Para que sintam um o pouco dessa terra e se animem a aparecer  por lá e curtir.

 

Garanto que ninguém se arrepende de passar uns dias por lá. Muitto pelo contrário.

 

O normal é virar fã e querer retornar breve ou ficar por lá

 

Difícil é escolher onde mais curtir; se a própria cidade ou os arredores, com a sua arquitetura, as igrejas, as suas cachoeiras

 

Os bares, a música, enfim …

Com chuva ou com sol, viva Conceição. Bom demais estar em Conceição

 

A chance de se deparar lá com gente boa como estes aí é enorme:

João Bosco e Betânia, criadores do Projeto Matriz, um dos melhores festivais culturais do país, em  todo feriado da Independência, há mais de 30 anos

 

Ou, estes aí: Petrônio Souza (escritor, jornalista, poeta), Zé Fernando Aparecido (prefeito), Toninho Horta (um dos maiores do jazz mundial), eu (retirem o “gente boa”) e Silvinho Resende, ex-vereador de Belo Horizonte.

 

Se ver um Gilberto Gil andando pelas ruas, não pense que você exagerou na Bento Velho ou na Du Kim, pois pode ser ele mesmo ou algum outro famoso, que está lá para uma apresentação ou visitando um chegado ou chegada. Aí ele está junto da Leila e Geraldo Afonso, donos de uma das melhores pousadas de Minas, a Alto do Baú.

 

Ou essa turma aí: Aécio (empresário e bom de bola), Daniel do Joaquim Costa (conceicionense, um dos maiores varejistas de Pernambuco e do Nordeste atualmente), Dênio Pires Silva (grande advogado, grande amigo), prefeito Zé Fernando e o Joaquim Costa, que me concedeu a honra e o privilégio de ser Cidadão Conceicionense em 1986

 

Para se hospedar a dica é a Pousada Alto do Baú . . .

 

. . . cujos contatos são: www.pousadaaltodobau.com.br e (31) 98819-0359.

Igreja de Três Barras


» Comentar

Comentários:
11
  • Raws disse:

    Parabéns Conceição DMD. Se fez tão maravilhosa graças a proximidade de meu Morro do Pilar. Kkkkk
    Assim como Diamantina e Serro, são os diamantes de nossa região.

  • Julio Cesar disse:

    Chico, belas imagens. Você realmente tem um caso de amor com essa cidade e amor eterno pelo jeito.
    Toninho Horta (Aqui Ó) tbem compôs “…e o horizonte imenso aberto sugerindo mil direções
    e eu nem quero saber se foi bebedeira louca ou lucidez” (Céu de Brasília).
    Toninho também gravou um álbum de nome “Diamond Land” . Claro, Diamantina.
    Já que estamos falando nisso, Milton Nascimento compôs a belíssima Itamarandiba.
    Nunca fui a nenhuma delas, quem sabe um dia talvez!

    • Chico Maia disse:

      Opa,
      que legal Júlio.
      Vá conhecer todas elas, depressa. Está perdendo lugares e pessoas incríveis, e tudo tão perto de nós.

      Obrigado, grande abraço.

  • Juca da Floresta disse:

    Boa tarde Chico,

    Conceição do Mato Dentro é a capital da mineiridade, passar um feriado lá e tomar umas com o João Bosco e a Betânia é formidável. Tenho que esperar um porco para voltar a fazer isso, ouvi dizer que em cada cinco palavras proferidas pelo João Bosco neste mês de Dezembro, seis tem relação com o bi campeonato do Atlético…..

  • Ed Diogo disse:

    Não conheço Conceição mas estarei voltando aposentado para BH em janeiro e já está na minha lista de lugares para conhecer.

  • Luiz disse:

    Chico, que beleza.
    Tenho orgulho imenso de ser mineiro. Nossa terra é linda demais! Nosso jeito, nossos costumes, nossa culinária .Mas, como disse Drummond, Minas são várias. Temos oitocentas e tantas cidades. Particularmente prefiro as menores ou as minúsculas. Estar em BH , Juiz de Fora, Uberaba não é a mesma coisas que estar em Serra do Salitre, São Brás do Suaçuí, Passa Quatro. Nessas , o tempo passa devagar . Essa última foto estaria perfeita se tirasse essa cerca de concreto e os carros. Deu até vontade de montar nesse cavalo e ” campiar umas morenas”…rsrs

  • Sebastião disse:

    Maravilha! A paisagem ajuda, mas a montagem foi excelente!!!

    Parabéns, Chico Maia! Parabéns Conceição do Mato Dentro!!

  • Huener disse:

    Prezado Chico, bom dia.

    Tive a oportunidade de conhecer Conceição em 2013. Estive próximo em 2019. É uma cidade de grande potencial. Estou na torcida para que o asfalto para o Serro fique pronto logo. Ampliará o desenvolvimento turístico para a região. Espero, em breve, poder voltar e “turistar” esses lados e, quem sabe, visita-lo, visitar alguns conhecidos, como o atleticano e supervisor do IBGE aposentado, Sadi, com quem tive a honra de trabalhar em 2000. Ele sempre nos mostrava belíssimas fotos da região.

    Saudações americanas.

    PS. Tenho colegas historiadores que tem raízes nessa região, os professores José Newton Menezes, um dos responsáveis pelo tombamento do queijo do Serro, e Danilo Briskievicz, que sempre escreve sobre a região.
    ps2. Será que fui seu contemporâneo na UNIFEMM? Antes fazer História, em 1999, fiz um ano de Direito em 1998. Eu ganhei o concurso de desenho da logo do DA do Direito. Na época, tive aulas com o Omar (Sociologia), Tavinho (TGE), Marlene (IED), Luiz Felipe (Economia), Andreia (Metodologia), Patrícia Campolina (Direito Civil) e tinha o de redação, que esqueci o nome.

    • Raws disse:

      “Sadi”, que penso ser o mesmo, é um filho de Conceição que se desgarrou em alguns momentos de sua adolescência, para nossas bandas em Morro do Pilar.
      Sujeito, bacana! Simples! Autêntico e sensível. Figura ímpar.

    • Chico Maia disse:

      Olá Huener,

      que legal. Sadi é dos primeiros amigos que fiz em Conceição. Gente boa demais, né?

      Eu me formei no UNIFEMM em 1988, dez anos antes de você lá, portanto.

      Espero ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente também. De repente, num jogo do Mecão, no Indepa, hehehe.

      Abraço, obrigado.

      • Marcio Amorim disse:

        Boa noite, Chico e amigos!
        A propósito de você assistir a um jogo do Coelhão, a hora é agora. O jogo de amanhã contra o São Paulo é o mais importante da história recente do América. Se a permanência na Série A era o principal objetivo, a Libertadores é a realização de um sonho impensável durante toda a disputa.
        Compareci no Blog em 2020 para alertar os incrédulos de que o América havia feito um segundo turno irreparável na Série B porque perdera tão somente um jogo dos 19 disputados: contra o Cruzeiro em um dos maiores assaltos já perpetrado contra o Coelhão. Volto agora para afirmar que o América em 18 jogos, no segundo turno da Série A, perdeu apenas 3: para o Atlético (campeão indiscutível), para o Inter e para o Fluminense (fora de casa).
        Pode parecer insignificante aos olhos das pessoas que odeiam gratuitamente o América, mas sinaliza que aprendeu a enfrentar poderosos dentro e fora de casa, desde a era do Lisca, passando pelo Mancini e chegando ao Marquinhos.
        Hora de a torcida comparecer, aplaudir, vibrar, empurrar o time e, principalmente, agradecer. Os simpatizantes serão sempre bem-vindos, desde que ordeira e civilizadamente. Saudações! Grande abraço!