Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

América esmagou o São Paulo e está Libertadores; Grêmio venceu o Galo, mas está rebaixado

Última rodada do Brasileiro 2021 com grandes emoções nas disputas por vagas na Libertadores e principalmente contra o rebaixamento.

No Independência o América mandou no jogo, desperdiçou pelo menos três ótimas chances no primeiro tempo, mas voltou mais focado do intervalo e fez 2 x 0, se garantido na primeira fase, a pré-grupos da Libertadores. Ademir já deixa saudades, já que se apresentará ao Atlético em janeiro. Jogou demais, outra vez, marcando os gols da vitória, aos 12 e 16 do segundo tempo, depois de jogadas muito bem tramadas.

Que campanha do Coelho, que termina em oitavo lugar, à frente de gigantes muito ricos, com o Santos, décimo, Internacional (12o) e São Paulo (13o), além dos que foram rebaixados.

Fantástica também a participação do Fortaleza, quarto colocado, vaga na fase de grupos da Libertadores.

Em Porto Alegre, o Grêmio fez 4 x 3 no time reserva do Atlético, cuja defesa mostrou muita fragilidade. Mas precisava de mais dois resultados para evitar a degola: que Bahia e Juventude não pontuassem. O Bahia começou vencendo o Fortaleza no Castelão, mas tomou virada, para a festa da torcida gremista que lotou a Arena em Porto Alegre.

Mas, poucos minutos depois, pênalti a favor do Juventude, em casa, contra o Corinthians. Demorou ser batido, por causa da fumaça de sinalizadores no estádio. Finalmente, Chico bateu e marcou, aos 38 minutos do segundo tempo. Pá de cal nas esperanças gremistas. Um dos investimentos mais altos do campeonato, fracassado. Menos mal que a torcida não destruiu o estádio nem aprontou confusão depois de consumado o rebaixamento.

O Bahia também dançou e se junta a Grêmio, Sport Recife e Chapecoense. A segundona 2022 será quase tão atrativa quanto a Série A, com grandes clubes além dos três que caíram agora: Cruzeiro, Vasco, Naútico, Guarani, além de alguns que sempre brigam na cabeça pelo acesso, como o CSA, CRB e Ponte Preta.

Defesa fraca do time reserva do Galo


» Comentar

Comentários:
26
  • Paulo César disse:

    Um jogador em especial, do Grêmio, me deixou feliz com o rebaixamento do time gaúcho: Diego Souza. Nos últimos 20 anos, um dos jogadores que menos honraram a camisa do Galo (em 2009). Que má vontade este cara teve com o Galo! Meu ranking de rejeição é liberado por ele e Elias!

  • Cláudio Brito disse:

    O americano da Alterosa, se diz entediado com as comemorações da torcida atleticana e se esbalda na comemoração do América por estar na Pré Libertadores. Cada qual com seu cada qual!

  • Geraldo Lacerda disse:

    Depois do Hulk, Ademir Fumacinha é o melhor do Brasileirão. A diretoria americana é boa pra economizar, tem pés no chão, mas perder o Ademir – valorizadíssimo – foi um tremendo tiro no pé.

  • Ed Diogo disse:

    Estou muito feliz e tenho que reconhecer o trabalho do Salum que na minha opinião está entre os maiores dirigentes do Brasil por anos e anos de trabalho duro sem muitos recursos e lembrando que em 2008/2009 não me lembro o ano exato estávamos na segunda divisão do mineiro para hoje estarmos na Libertadores e um sonho. Temos que também lembrar e agradecer ao Felipe Conceição ao Lisca ao Wagner Mancini aos diretores que trabalham pm o Salum e aos grandes jogadores que entenderam a filosofia do América. Temos que lembrar também que o Coelhão foi o único time a encarar a CBF e foi suspenso por acho 2 anos de qualquer competição patrocinada por ela então queridos americanos estamos no céu.
    Acredita Coelhão mais vitórias virão para 2022 .

  • Renan Rodrigues disse:

    Pra 2022 o Galo terá um um ataque Fórmula 1; Ademir, Hulk e Keno. Tremei-vos adversários!

  • Raul Otávio Pereira disse:

    Não é desculpa e nem justificativa, mas não me saem da cabeça os erros de arbitragem nos jogos Cruzeiro x Operário e Vasco x Cruzeiro, um em sequência do outro e já no segundo turno.

    Dois empates que poderiam ter sido duas vitórias, e talvez a partir daí a trajetória pudesse ser mais interessante. Talvez até um possível acesso.

    Mas o fato é que o Cruzeiro ficou na B, e nem por isso esses resultados podem ser levados em conta como atenuantes. Mereceu ficar na segunda divisão, e nós merecemos todas as zoeiras e gozações. Nada a declarar, só dar aqueles sorrisos amarelos de vergonha.

    Entretanto, gostaria de chamar a atenção para um fato – e já falei sobre isso aqui antes.

    Não sei a quantas andam os direitos sobre transmissão, mas acredito (se eu estiver errado, por favor me corrijam) que a Vênus Platinada tem todo interesse em uma Série B interessante, competitiva e com clubes grandes (ou ex-grandes, podem tripudiar) na disputa.

    A segunda divisão do ano que vem terá Cruzeiro, Vasco, Bahia, Grêmio, Sport…times com grandes torcidas. O pacote de PPV poderá ser vendido por um bom valor.

    No outro lado da moeda, segue a “espanholização” do futebol brasileiro. O Atlético Mineiro de certa forma (na minha opinião) “atrapalhou” os planos da turma do Jardim Botânico.
    A previsão era Flamengo, ou na pior das hipóteses, Palmeiras campeão. São enormes mercados consumidores de PPV.

    Tem algo acontecendo nos bastidores do futebol brasileiro. E para não deixar dúvidas, vou falar mais uma vez – o Cruzeiro mereceu ficar na segunda divisão – na verdade, quase caiu para a terceira. E vai ter que ralar muito para subir no ano que vem.

    “Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem…”

  • Marcos - DF disse:

    Outra cornetada…
    Além do Dedé, pelo menos tentaria o Fagner do Curintia.

    JOGADORES COM MAIS CRUZAMENTOS CERTOS 1º – Gustavo Scarpa – Palmeiras – 58 2º – Artur – Red Bull Bragantino – 48 3º – Fagner – Corinthians – 46
    JOGADORES COM MAIS PASSES CERTOS 1º – Fábio Santos – Corinthians – 1941 2º – Fagner – Corinthians – 1887 3º – João Victor – Corinthians – 1837
    JOGADORES COM MAIS DESARMES 1º – Fernando Sobral – Ceará – 111 2º – João Lucas – Cuiabá – 90 3º – Fagner – Corinthians – 81… –
    https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2021/12/10/o-artilheiro-o-paredao-o-driblador-saiba-quem-sao-os-lideres-das-estatisticas-do-brasileirao-2021.htm?cmpid=copiaecola

  • Marcos - DF disse:

    O Galo teve a melhor defesa do campeonato. Vou esquecer os dois últimos jogos, que ela foi vazada sete(7) vezes, porque eles foram atípicos.
    Mas, precisamos de reforços na zaga e na lateral direita.
    Se os diretores do Galo forem inteligentes, fariam um contrato de risco com o Dedé. Entendo que ele ainda tem lenha para queimar.
    Vou corroborar com alguns Atleticanos que regularmente escrevem neste espaço.
    Guga, Vargas, Borrero, Tchê Tchê, Tartaruga Rabello e Hyorran já estão com data de validade vencida, chega.
    Quanto a Calebe, o emprestaria para um time da série A, o Juventude talvez, ele precisa jogar, no Galo, só vai jogar o Mineiro.

  • Antonio da Silva disse:

    Sabemos que futebol é coletividade e o América está de parabéns, mas se não fosse o desempenho do Fumacinha no segundo turno, sei não.

  • Marcão de Varginha disse:

    Realmente o grande deca-campeão foi e é o orgulho de seus torcedores, que precisam participar mais dos jogos. Desde o início do campeonato eu previa um grande sucesso do Coelhão!
    – Que faça bonito na próxima Libertadores!
    – Parabéns, Coelhão!

  • Marcão de Varginha disse:

    Mesmo o time titular do Galo necessita de reforços na zaga, que chegue pelo menos mais dois zagueiros em condições de realmente disputarem posições com os atuais titulares.
    – O Galo de ontem jogou para cumprir tabela, de ressaca pelo título, e apesar que não se apresentou bem, o Grêmio passou aperto para superá-lo…
    – Restam apenas dois jogos para o término da temporada que poderão trazer mais alegrias à verdadeira torcida das alterosas, e para isso continuem respeitando o adversário que humildade e vontade de vencer poderemos colher bons frutos em ambos os jogos.

  • Stefan de Souza disse:

    Cruzeiro e Grêmio deixa algumas lições para modelo do Futebol Brasileiro.

    Campeonato Brasileiro não se brinca,é tão nivelado/competitivo que se não jogar sério desde a primeira rodada cai mesmo.

    Primeiro,por mais que abismo financeiro separe clubes,nada pode pedir de times como Fortaleza ache um grande Técnico,ou de trabalho formidável como essa turma do América faz a anos,e tenho para mim que Salum e maior dirigente do futebol quando a relação é custo benefício e fazer muito com pouco.

    Agora,dentro da vaidade do Futebol Brasileiro,você tinha times com certo privilégio de poder cair e jogar a série B um ano cota de série A,esses incompetentes,por vaidade,tiraram essa cláusa,que praticamente destruíram alguns clubes tradicionais .

    Cruzeiro na besteira da Rivalidade com rebaixamento do Atlético,na soberba de Time Grande não cai voltou a favor da retirada dessa cláusa que praticamente o Faliu,como Grêmio já está com rebaixamento quase um déficit de 150 milhões.

  • Fred disse:

    Sobre o Grêmio, se o trio de veteranos Rafinha, Diego Souza e Douglas Costa tivesse jogado mais 1 ou 2 jogos como ontem, assumido o protagonismo, o tricolor gaúcho não tinha caído. Faltou a direção esportiva ter competência pra resolver isso, em vez de ficar trocando treinador.

  • Fred disse:

    Não sei se foi só efeito da pandemia e estádios vazios.
    Mas parece que a lógica de acessos e rebaixamentos mudou, acabou o negócio de “camisa pesar”. Times grandes vão cair com mais frequência, vai ficar agarrados na série B por mais tempo, enquanto times médios estão crescendo. Cruzeiro, Grêmio e SPFC (que não caiu por sorte) são exemplos do primeiro caso e Fortaleza, Bragantino são exemplos do segundo caso.
    Gestões profissionalizadas do futebol, bons investimentos, cobrança por resultados etc. em vez de trazer atleta caro porque se identifica com a torcida, trocação de treinador quando bate o desespero ou campanha pra torcida ir “salvar o time”.

  • Horacio disse:

    Não vi defesa fraca, simplesmente nunca jogaram juntos, desentrosamento total. Aliás o time todo, desentrosamento de trombarem um com o outro. Depois do primeiro gol, ficou pirdidim em campo. E quando aprumava tomava gol. Rafael tem que jogar mais, totalmente sem ritmo de jogo.

    Mas aquele segundo gol do Galo, PQP, que pintura de jogada e que golaço!! Gostei muito do Dodo, do Sasha, do Vargas e Calebe. Savarino só jogou no primeiro tempo, recebeu marcação e sumiu.

    Chico, ce esqueceu que a série B agora tem o Tombense, meu time de segunda divisão, vamos torcer para que, pelo menos, permaneça. Dos rebaixados só lamento a queda do Bahia, torci muito pelo juventude e pelo cuiabá. Gostaria de ter visto o são paulo fazendo brilhar esta série b, não jogou nada.

    O santos, não sei não, se continuar assim uma hora cai. A vantagem deles é que não dependem de jogador velho pra montar times competitivos. Este ano não revelou muita coisa e está atolado em cartolagem que derruba clube. Botafogo, vaixco, zero são os exemplos.

    América agora é um dos grandes. Vamos ver como será um clube que planejou uma parceria com investidores sem esta conversa de cnpj.

  • Julio Cesar disse:

    Cuca aproveita pouco e mal os jogadores da base.
    Calebe entrou sempre muito pela esquerda mas na base jogava mais centralizado. Ontem teve posicionamento diferente nas poucas vezes em que foi acionado.
    Savinho muito elogiado na base da seleção brasileira não teve chance. Entrou uma vez ou outra. Micael nunca jogou. Jogadores da base tem que ser lançados em times entrosados, coesos. Se forem sempre a última alternativa, não funciona. Cuca demorou a aceitar Zaracho que não é da base mas é jovem. Já foi logo escalando Tchê Tchê que não vale o que o São Paulo pede.
    E os demais que estão aguardando chance.
    Lembrando sempre que o formação educacional e psicologico tem que ser muito trabalhado. Pra que não caiam em armadilhas como Jobson e vários outros casos.
    Oba oba , excessos, e etc que todos sabem.
    Mauro Cezar anda com o cotovelo muito doído.
    Anda fazendo análise econômica e financeira do Galo na mídia sem apresentar uma mísera planilha pra justificar sua opinião.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    BOM DIA!, a todos amigos. Depois desses 3 anos de muita humilhação e sofrimento com meu Cruzeirão, o Maior time do mundo, não tenho como não sentir a dor do torcedor gremista, mesmo eles tendo repudiado e zombado de nós no dia q perdemos e caímos diante deles. Muito triste; para time com torcida grande e de tantas conquistas então… Mas o Grêmio é muito grande e caiu numa situação diferente do meu Cruzeiro querido tão maltratado e explorado pelos seus dirigentes ao longo de muitos anos. Chico, Permita -me ressaltar a postura honrada do Hulk, quanta dignidade! Se eu já o admirava pelo seu talento dentro de campo, mais ainda pelo comportamento fora das 4 linhas. Respeitar o adversário e rival deveria ser algo ensinado na categoria dente de leite. Zoação e provocação (sadia e na forma, hora e tom corretos)deve ser apenas para nós torcedores. Sempre fui contrário ao comportamento de Zezé Perrela, Kallil, Sérgio Sette Câmara e demais pessoas públicas que se acham no direito de pisar, humilhar, tripudiar sobre a miséria e infortúnio dos derrotados e/ou em dificuldade. Você cresce e é respeitado com seu trabalho é talento, como os atuais mecenas, dirigentes e demais profissionais do Atlético Mineiro estão fazendo agora; por isso estão colhendo bons frutos após muitos anos de sofrimentos.

  • Jerônimo disse:

    Observações sobre o time do Galo.

    1- Guga, Vargas, Dylan Borrero, Tchê Tchê e Igor Rabello não tem condições nenhuma de continuarem vestindo a camisa do Galo.

    2- A prioridade de contratações do Galo tem que ser estas posições: um lateral direito, um atacante, um meia e um zagueiro.

    3- O Cuca tem que deixar de ser cabeça dura e parar de escalar Hulk e Diego Costa juntos. Tem que ser um ou outro. Os dois jogando juntos não deu certo.

    4- Cuca tem que colocar os jogadores da base para jogarem.

    5- O Calebe tem que ser o substituto direto, senão, o titular no lugar do Nacho. Além de técnica o meia campista precisa ter disposição e o Nacho está jogando igual ao Ganso.

    6- Foram 4 bolas no gol e o Rafael tomou os 4 gols. Afirmo sem dúvida alguma: se o Rafael fosse o goleiro, no lugar do Everson, não seríamos campeões.

  • Marcos disse:

    Com essa série B que promete ser mais forte e concorrida, agora sim é que o Cruzeiro não consegue acesso mesmo. E o pior, vai é cair de cabeça pra série C.

  • Julio Cesar disse:

    Douglas Costa é bom jogador mas como diz Chico Maia, tem”cabeça cozida”.
    Se houve algum interesse do GALO em seu futebol , espero que a diretoria reconsidere.

    • Alexandre (de Curitiba) disse:

      Bom, eu também pensava assim sobre os tais “cabeças cozidas”. Mas, por exemplo, em 2012, no final de semana imediatamente anterior à chegada do Ronaldinho no Galo, o Fantástico fez uma enquete e a maioria dos torcedores no Brasil não o queriam nos seus respectivos times em função dos problemas que estavam acontecendo no Flamengo. E aí deu no que deu. O próprio Mariano saiu do Galo numa viatura da polícia de tanto problema que dava. Enfim, penso que o ambiente de trabalho e as pessoas responsáveis pela gestão do grupo têm uma participação muito grande no comportamento do jogador. Se não forem firmes e profisisonais o suficiente, a probabilidade maior será sim dar muita dor de cabeça para os companheiros e a torcida.
      Hoje, o Galo está definitivamente num outro patamar também quando o assunto é gestão de grupo e administração. Por isso, penso que se o Douglas Costa fosse contratado, haveria uma grande chance de sucesso. Futebol, o sugeito tem.

  • JESUM LUCIANO DA SILVA disse:

    Que o galo esqueça os festejos e foco total no jogo de domingo e quarta, vai ser parada torta, não pode vacilar, agora que o CIGA, avalie e olhe com quem compensa ficar no planel após apresentação de ontem,.de resto bem feito pro Mancini.

  • Pedro Vitor disse:

    Vi o jogo do Galo, completo.

    O zagueiro Micael, canhoto, conprometeu o time, errou em pelo menos três lances de gol do Grêmio. No primeiro gol o Vargas não acompanha o lateral direito, Rafinha, outro erro, Diego Souza subiu nas costas do Guga.

    Dylan Borrero, também conprometeu o time, principalmente no primeiro tempo, desligado, perdeu todos os embates no meio campo.

    Calebe, foi o melhor jogador do time em termos táticos, e o Vargas puxou o jogo pra ele, após o jogo estar 3 a 0. Dodo fez boa partida. Hyorran também entrou bem.

    Quando o jogo estava 3 a 2, o Micael erra o tempo de bola e deixa o Douglas Costa sozinho frente a frente ao Rafael.

    Enfim, é um time, completamente diferente, os dois titulares, Vargas e Nathan Silva, com ritmo de jogo, conseguiram desempenhar mais o jogo, assim como Dodô e Calebe.

    Grêmio rebaixado, por causa do Juventude que venceu o Corinthians. Fortaleza Libertadores direto, rebaixou o Bahia.

    Ademir será um bom reforço pra o Atlético. E o Atlético soube acertar com o Ademir, na hora certa. Vem de graça. Além dele, Vitor Mendez, fez bom Brasileiro pelo Juventude, é zagueiro. E Guilherme Castilho, meio de campo.

    Micael mostrou falhas de principiante, pode ser emprestado.

    Agora é preparar pra domingo, fazer um bom jogo, e dar um passo, rumo ao título, respeitando o time dos Falsos.

  • Márcio Luiz disse:

    Pra mim a IMAGEM dessa última rodada foi a cara de b______a (complete como quiser) do Vagner Mancini à beira do gramado nos minutos finais da sua “vitória de Pirro”. Comovente, kkk!

    E sobre o Fumacinha, será sem dúvida uma excelente opção no banco de reservas do SUPER GALO/22. Saravá!!!

  • Huener disse:

    Que alegria Chico e pessoal!!! Estou incrédulo, feliz demais!!!! Agora é festejar e montar um time para chegar a fase de grupos. Quanto ao Ademir, que profissional! Desejo todo sucesso para ele! Que ele chegue a Seleção Brasileira. Huck vai fazer o Ademir! Que Deus abençoe todos os jogadores!