Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As divergências entre diretoria e conselheiros, que põem em dúvida o futuro do Cruzeiro

Foto: Reprodução/Twitch

A verdade é que ninguém tem certeza o que vai acontecer. O presidente Sérgio Santos Rodrigues é aliado de Ronaldo, grande parte do Conselho Deliberativo está contra as novas pretensões do ex-atacante.

Notícias no Superesportes e Globoesporte.com:

* “Cruzeiro: Ronaldo diz que será difícil continuar sem aprovação do Conselho”

Fenômeno deseja que associação transfira Tocas da Raposa I e II para a Sociedade Anônima do Futebol

https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2022/03/15/noticia_cruzeiro,3963331/cruzeiro-ronaldo-diz-que-sera-dificil-continuar-sem-aprovacao-do-conselho.shtml

“Presidente do Cruzeiro aprova condições de Ronaldo para confirmar compra da SAF: “Ótima perspectiva”

O presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, defendeu em comunicado as novas mudanças contratuais propostas por Ronaldo para adquirir, em definitivo, a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro. Sérgio afirmou que vai trabalhar a ideia com conselheiros do clube para aprovar a renegociação.

https://ge.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2022/03/16/presidente-do-cruzeiro-aprova-condicoes-de-ronaldo-para-confirmar-compra-da-saf-otima-perspectiva.ghtml


» Comentar

Comentários:
21
  • Luiz Ibirité disse:

    Foi só achar alguém pra colocar ordem na casa q este bando abutres estão agora fingindo de importar com o clube, a fonte secou, ouvi dizer até q eles tem pessoas de dentro do clube q vão colocar dinheiro, onde estavam este tempo todo? Deixa o Ronaldo continuar a limpa e trabalhar, fora com estes sanguessugas.

  • Horacio disse:

    Do contrato empurrado goela abaixo do conselho, usando a lei do calote SA, csa, o pagamento da dívida sempre seria pela venda do patrimonio. O clube não tem mais receita além dos 20% da receita do csa prevista no contrato. Depois de 10 anos a dívida seria também do Ronaldão.

    O que o Ronaldão está propondo é que o clube entre em recuperação judicial, assumindo toda a dívida, pagando com o que restar do patrimônio. Desaparece inclusive o pagamento da treta de 20% da receita do Ronaldo pro clube, obrigação contratual dele.

    E ainda quer, na base do de graça, a toca I e II já que a toca III eles não pagam para usar mesmo. O valor da toca I e II é muito maior que o que foi gasto até agora no futebol. Resumo, se não for tudo gratis, Ronaldão vai picar a mula.

    O problema da dívida são as taxas de juros cavalares, a taxa básica está nos 12%, mais o dólar, significa uns 150 milhões do clube para os credores a cada ano. E este não é só um problema do zero.

    Desde que o zero passou a caçar culpados, ao invés de resolver o problema, a dívida deve ter aumentado entre 400 a 500 milhões. Este empurra entre culpados aparece na nota do conselho, parece medo da responsabilização jurídica.

    Tudo que o Ronaldão fez poderia ter sido feito por uma diretoria com um mínimo de respeito ao clube. Acho até que já estaria de volta a série A e avançado uns 3 anos no saneamento das contas.

    O Ronaldão não tem cacife para arrumar o clube que precisa de dinheiro. Minha solução gratúita: vender ações a 100 reais a cada um dos 12 milhões de torcedores, com 1.2 bi daria para pagar toda a da dívida e ainda sobrava um troco.

    Ou 10 mil reis para cada um dos 120 mil torcedores fanáticos (cidadão de bem que quebra estádio).

  • Fernando Chaves disse:

    Este time moribundo só é notícia por seus escândalos. Esconderam isso por muitos anos mesmo sendo réu confesso. A Rede Bobo não brinca, negou seu bolso, ela levanta e derruba em pouco tempo.

  • Renato César disse:

    Segue um resumo interessante que recebi:

    “Resumo do resumo: O Ronaldo assinou promessa de compra de um Marea, que era táxi no Rio de Janeiro, com kit gás instalado na favela da Rocinha. Preço do negócio seria 4 mil a serem pagos da seguinte forma: 500 reais do próprio bolso a serem investidos no Marea; 3500 seriam pagos ao longo de 3 anos com o lucro que conseguiria trabalhando como Uber no Marea. Aí descobriu que o Marea tinha muita multa e devia muito IPVA. O Marea ainda não estava rodando bem, passava muito tempo na oficina e estaria voando mesmo só daqui a alguns anos. Após investir 200 reais em gás no Marea, fez a proposta para o ex-dono passar a casa dele para seu nome para poder concluir a compra. E o ex-dono do Marea achou uma boa e quer fechar o negócio.”

  • Alberto disse:

    Ronaldo merece uma estátua só de ter feito uma limpa nas categorias de base e na diretoria do clube. As administrações amadoras do Cruzeiro dificilmente teriam a competência para fazer o que ele fez em 3 meses e pouco. Só isso, mais as auditorias e análises dos fundos de gaveta, já tornaram o Clube muito mais atrativo. Por isso o conselho está fazendo jogo duro e pode tentar encontrar um outro comprador que seja mais vantajoso. Quando Ronaldo comprou, tinha outros interessados que podem ter se animado.
    Ronaldo quer minimizar riscos e maximizar lucros. Quem empresário que não pensa assim?
    A questão agora é business. Não se assustem se Ronaldo encontrar um comprador e vender a SAF apurando um bom lucro.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico! Futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes. Nós torcedores ficamos sem entender muitas coisas que acontecem nos bastidores clubes que amamos. Eu queria entender só uma coisa: Essa turma do conselho do Cruzeiro, que agora está exigindo transparência, austeridade e fiscalização de órgãos governamentais na SAF, ficou calada durante anos, participando de churrascos, comemorações, viagens e festas. Onde estava esse austero conselho nos 6 anos de mandato do caloteiro Gilvan de Pinho Tavares? Presidente que comprou diversos jogadores e não pagou por nenhum, presidente que não cumpriu acordo judicial com a PGFN. Onde estava esse austero conselho nos anos da quadrilha wagner, serginho e itair, bandidos que dilapidaram o clube?

    • Marcio Borges disse:

      Grande Juca….disse muito bem!!! Bando de incompetentes que deixaram o Cruzeiro ser roubado, delapidado, destroçado e agora querem posar de bons moços. Vao todos dormir, pra nao dizer outra coisa. Deveriam estar atentos quando estavam na direção do clube um bando de criminosos. Alias, como será que anda o tal inquerito para apurar os roubos no clube? Chico Maia, voce poderia fazer o grande favor de apurar estes fatos e fazer um comentário. Afinal não é possível deixar um fato destes morrer no esquecimento.
      #tiburcioeternomito
      #naodeformaoficial

  • Wallison disse:

    Pegando um gancho no comentário do Luiz, o Botafogo estudou muito como seria a transição para o clube empresa, ao meu ver, fez um bom negócio. Já o Cruzeiro, acho pela gravidade e urgência em sanar as dívidas, ao que parece, entrou numa fria danada!

  • Pedro Vitor disse:

    Ronaldo quer sair do Cruzeiro, e despejar a grana no Corinthians, pois ele é corinthiano, jogou lá e jurou amor eterno.

    Cruzeiro não tem salvação mais.

    Há não ser que apareça uns 5 cruzeirenses, milionário apaixonado, que não viva no mundo das maravilhas ilusionarias de que o clube é um Barcelona das Américas kkkkk

    Como isso nunca irá acontecer, e essa SAF, daria certo se o clube não estivesse em falência. Mas os camaradas querem é passar a perna em tudo quanto é gente.

  • Alexandre (de Curitiba) disse:

    É… podemos estar assisitindo ao maior calote dado num clube de futebol brasileiro. Realmente, quando comparamos a negociação envolvendo a SAF Cruzeiro com outras mais recentes de clubes de maior expressão, vai ficando cada vez mais evidente o amadorismo e a “esperteza” com que tudo vem sendo feito.
    O pessoal gosta de ficar pegando no pé dos atleticanos por conta da historia dos 4 R’s. Mas é bom lembrar que o Cruzeiro, após a desastrosa saida do penultimo presidente, teve a chance de ser administrado por seu próprio grupo de mecenas. Empresarios bem sucedidos nos negócios dispostos a dar um novo rumo ao Cruzeiro e ainda por cima torcedores fieis do clube. Estranho é que nenhuma dessas pessoas sequer cogitou, pelas noticias que acompanhamos, de participar dessa empreitada apelidada pelo Ronaldo de “máquina de fazer dinheiro”. Talvez porque tenham visto o tamanho da podridão escondida debaixo do tapete, algo que agora o proprio Ronaldo tomou consciência.
    Vou fazer mais pipoca…

  • Raws disse:

    Todos sabemos que a situação que impuseram ao clube, o deixou fragilizado em qualquer negociação. Só que assinar um cheque em branco pra qualquer empresário é um tremendo risco e assim está me parecendo essa relação com Ronaldo. Já falei aqui, o Fenômeno fora das quatro linhas nunca me inspirou confiança. Todos os negócios que o vi envolvido o lado de lá teve problemas. A copa no Brasil, o Corinthians e seu endividamento e parece que um clube no exterior.
    Ele foi um “demônio” em campo, será que fora também?

    • luiz disse:

      Vixee!!!! Raws, se for verdade o rolo é gigantes. Briga imensa para regularizar isso.

      • Raws disse:

        Luiz, blz?
        Cara, se for verdade em breve sabemos. Lembrei de uma situação que envolveu meu saudoso pai ali ao lado da toca 1. Na década de 80, meu pai comprou 3 lotes no bandeirantes com escritura e registro. Quando ele mandou cercar, chegaram pessoas da Faial e policiais e não deixaram. O caso foi para a justiça e demoraram-se anos para que ele tivesse o direito de posse. O caso é que como os lotes valiam muito, ele sofreu um enorme baque em suas finanças e deu a ação meio a meio para o advogado. Citei o fato para exemplificar como era um balaio de gatos aquele loteamento.

        • luiz disse:

          Pois é meu amigo. Essas questões de regularização de imóveis são muito lentas Fiz um projeto de regularização de uns terrenos no Bairro Serra Verde, no caso usucapião. Tinha tantas irregularidades de medidas, juntada dificil de documentos e até mesmo locação que no final das contas tomei prejuízo. O mesmo aconteceu com outro terreno na avenida Engenho Nogueira. Ambos levaram anos na justiça.

  • Silvio Torres disse:

    O gordão é guloso..rsrs. Eu disse algumas vezes aqui. Só com maracutaias jurídicas, calotes monumentais e venda do patrimônio o massa Falida escaparia de fechar as portas. Não cobro nada pelo roteiro. Não ia receber mesmo..rs

  • Paulo Araujo disse:

    Cada acontecimento é uma surpresa impressionante. O Ronaldo comprou uma instituição secular sem destinar um centavos se quer. A promessa de investimento no valor de 400 milhões, por mais incrível que possa parecer, não é pagamento por compra alguma. Este valor será aplicado na CSA MG onde o próprio investidor é que definirá como e quando. Enquanto isso, vão usando os bens que já pertenciam à associação para tocar o dia a dia, como aconteceu na venda do Thiago.
    Agora em uma explicação que mais parece uma desculpa, vem e fala que a dívida tributária não estava no acordo. Ora a lei da SAF veio exatamente para resolver estas situações.
    Parece que é uma situação bem arquitetada desde o início, primeiro veio o percentual da SAF. Agora é esta, a dívida com o governo.

  • luiz disse:

    Tem uma coisa que eu não entendo, o Conselho definiu a SAF no Cruzeiro à noite , e no dia seguinte o Ronaldo era anunciado. Nem houve uma análise criteriosa e nem esperaram novas propostas História muito mal contada! Que rolo! Ou seja quem tem pressa come cru.

  • Alisson Sol disse:

    Mas estes conselheiros contra podiam explicar: sem um time, o clube vai fazer o que com as Tocas I e II? Outro estacionamento?

    • J.B.CRUZ disse:

      Caríssimo Alísson Sol:
      pertinente a sua pergunta aos nossos ilibados conselheiros,,,,,,,,,,
      *******************************************************************************
      cruzeiro sempre !!!…
      ****************************

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Duas coisas podem ser: ou tá doido pra pular fora e fez pedido que sabe que não vão atender, ou tá aproveitando o desespero pra ficar com tudo de graça…