Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O “Sobrenatural de Almeida”, o goleiro Everson e a pontaria ruim do Tolima, ajudaram o Atlético a buscar grande vitória na Colômbia

Foto: @Atletico

Foi a primeira vez que um time brasileiro marcou gol no Tolima, lá. E primeira derrota deles, em casa, para um clube brasileiro. Everson, Allan e Nacho foram os melhores do Atlético esta noite. Hulk, sob marcação cerrada,  foi importante taticamente. Mariano com 35 anos de idade e Godin, com 36, não podem ser escalados juntos para tomar conta do lado direito. Todo adversário vai tentar se aproveitar disso.

Agora, vamos ao que interessa de verdade. Mesmo com muitos passes errados e furos incríveis na defesa, o Galo conseguiu uma vitória impressionante na estreia pela Libertadores esta noite sobre o Tolima, em Ibagué, na Colômbia.

Quem toma conhecimento apenas do resultado, não imagina o tamanho da dificuldade, as oportunidades perdidas pelo bom time colombiano e as defesas sensacionais feitas pelo Everson.

Também não imagina que aos 25 do primeiro tempo, Godin parecia um pangaré correndo atrás do Plata, atacante do Tolima, que desperdiçou a melhor chance da partida até então.

Ou que, aos 34 minutos, Alonso, que raramente erra, deu uma bola de presente para contra ataque colombiano, cujo atacante Rangel, entrando na pequena área, errou o chutou para fora, com o gol aberto.

E que quando se encaminhava para empate na primeira etapa, Savarino, que recebera de Mariano, deu um passe “de letra”, para Nacho ficar na cara do goleiro e abrir o marcador. Coisa do “Sobrenatural de Almeida”, como diria o Nelson Rodrigues.

No segundo tempo os donos da casa partiram com tudo em busca do empate, Everson fez uma série de ótimas defesas, salvando o Galo dos erros de passes e saídas de bola que continuaram acontecendo. Como aos 29 minutos, quando, de novo Godín deu passe Orozco tentar e errar o gol de empate.

Aos 33, Ademir, que entrara no lugar de Savarino, cobrou corner na cabeça de Alonso, que ajeitou para Tchê-Tchê (que entrara no lugar de Dylan Borero) empurrar para as redes, fazendo dois a zero.

El Turco trocou também Jair por Otávio, Nacho por  Rubens e Hulk por Sasha. No banco, estranhamente Keno não foi acionando em momento algum pelo treinador.

Quando saiu a escalação, com razão, o Milton Naves, da Itatiaia, foi o primeiro a estranhar uma opção adotada pelo técnico:

@miltonnaves “Difícil entender como o Dylan ganhou a posição e se escalou pra esse jogo”

Depois de uma defesa espetacular com a mão trocada, o Everson foi merecedor de uma observação interessante do Iran Barbosa:

@iranbarbosa “Me mostre uma pessoa que já criticou o Everson e eu te mostrarei alguém amargamente arrependido.”

Quase no fim do jogo, outra observação corretíssima, agora do Igor Assunção, da 98FM: @Igortep “Godín vai ganhar alguma disputa?”

Uma vitória sensacional, porém, em uma partida que merece ser revista e analisada várias vezes pelo treinador e jogadores, já que há erros demais a serem corrigidos. Inclusive nas opções adotadas pelo comandante Antônio Mohamed.


» Comentar

Comentários:
28
  • Julio Cesar disse:

    Penso que Mohamed Ele Turco é uma incógnita pra nós torcedores e muitos jornalistas.
    Ele parece conhece todos os times da Libertadores. Excessão de América , Fortaleza que é primeira vez.
    Até a roupa dele tava diferente. Sem as correntes e medalhas.
    Terno cortado sob medida.
    Respeita e é respeitado.
    Sabe muito do futebol sul-americano.

    • Raws disse:

      O maior “defeito e adversário” do Turco, é a assombração do Cuca. Agora, para os corneteiros, tudo antes era melhor e o ex técnico não cometia erros.

  • Horacio disse:

    O Galo trabalha muito a bola na frente, mesmo assim, perde muitas chances, não entendi esta parte do sobrenatural. Só pra lembrar, NA LIBERTADORES NÃO PODE VACILAR! Se ganhou fora de casa, é uma vantagem imensa.

    E não me vem com esta de jogo bonito, o calendário não vai permitir frescuras pra agradar torcedor de futebol arte. Ano passado perdemos a libertas com um time muito superior e jogando melhor que os adversários que souberam jogar o jogo e levaram.

    No mineiro, o problema da defesa era nítido, ano passado teve problema também, quem tem segurado, literalmente, é o Everson. Em vez de ficar deitando falação sobre um clássico que não existe mais, podiam ter discutido melhor os problemas da defesa.

    Eu nunca tiraria o Nathan, mais rápido, cobre bem o Mariano que não tem velocidade. Acho que a opção foi por maior proteção no jogo aéreo. Mas a defesa ficou muito lenta. O Galo sempre teve dificuldade contra times rápidos, defesa postada muito atrás, dá espaço e não abafa a jogada permitindo contrataques.

    Não dá para avaliar a dificuldade do jogo só pelo nome do time, mas o “del valle” é o time mais chato da chave, já deu trabalho na chave do Galo quando chegou a disputar a final da libertas. É mais um time desses que sempre surpreendem com velocidade, força, intensidade e, vez por outra, com jogadores de alto nível.

    Não vi o jogo do cuei, mas é uma pena o cuei ter perdido. Aí sim, teria clássico de alto nível, não estas peladas do mineiro que a imprensa atleticana considerou prioridade maxima para o Galo, quando era apenas pro time deles.

  • Raws disse:

    Um fato me chama a atenção com relação a atuação de Godin na partida de ontem são as críticas. Ele foi envolvido na velocidade por um atacante rápido, é indiscutível. Mas quem garante que Natan não seria?
    Qual a outra falha de Godin na partida?
    Sem consultar, eu digo que foi quem mais tirou bolas altas. Menos meu povo. Bem menos.

    • Renato César disse:

      Vendo os lances do jogo, o Godín perdeu uma corrida para o ponta deles. No mais, ganhou todas as jogadas e teve um desarme a menos que o Alonso.

      Éverson fez uma excepcional defesa e duas intervenções caprichadas (cobertura precisa, sem cometer pênalti).

      Ou seja, defesa segura, a casa não cai quando acontece uma única falha. Mas bons para os isentões são Renan, Sidimar (só depois que saiu do Galo), Rômulo, Oliveira…

  • Humberto disse:

    Ganhamos o mineiro, e a torcida mete o pau no time. Ganhamos na libertadores, viagem dificil, tolima time ajustado, e a torcida mete o pau. Tá tudo perfeito? Não, mas sinceramente, o povo que reclama.

  • ivan junior disse:

    O Galo jogou como tem de se jogar uma Libertadores: jogou e ganhou. Isso é o que importa. Vi muitos comentarios aqui malhando o tecnico e o time. Peraí!!! Acho que estes comentarios são de ronaldetes travestidas (normal) de atleticanos. O Galo ganhou. O time vai engrenar ainda mais e seremos campeões como ano passado.

  • Luiz disse:

    Se for nessa toada do jogo de ontem, a Libertadores pode complicar. Mas há tempo de fazer as correções.
    O Galo precisa se acertar, passes errados, marcação muito discreta, enfim. No dia em que o Hulk joga mal, parece que o time se perde. Ganhamos e já tá ótimo.
    Uma coisa é certa, o Tolima é muito ruim de pontaria.

  • Marcos Henrique disse:

    Chico acho q esse técnico tá inventando demais pra que colocar uma dupla de zaga q nunca jogou junto ? Custa colocar Natan e Alonso ? Cara sinceramente esse técnico no Brasileirão não vai ir muito longe não o campeonato não aceita esses erros igual ontem

  • Paulo F disse:

    Essa viagem é cansativa e os jogadores comemoraram um título domingo, sabia que o jogo não seria fácil, pois nunca foi pra brasileiros. Apesar de termos dado sorte, e da grande noite do terceiro goleiro da seleção brasileira, entendo que o Turco tá no caminho certo. Não o vejo como um grande entendedor da parte tática, mas não é retranqueiro pelo menos. Mas parece ser um expert na gestão do elenco e planejamento. E isso só é possível porque o Galo conseguiu uma comissão técnica permanente muito qualificada.
    Ademir e Keno foram titulares na final do Rural e pela posição são obrigados a correr muito, como era jogo único o Turco tinha que colocar o que entende ter de melhor. Um bom gestor de elencos deixa o jogador sabendo por qual posição está brigando no seu esquema em campo, acho que ele considera o Dylan o reserva imediato do Keno, e Savarino e Ademir brigando pela vaga na direita. Por isso entrou com Dylan, que passa a gerar desconfianca de ser um foguete molhado.
    Godin tinha essa incognita, parece que já vive um declinio físico que leva o jogador a se aposentar, e está afetando a parte técnico. Torcida por ele ser um líder com muita experiência, mas no momento vejo como o pior dos 5 zagueiros.. e vai tirar chances do Igor. Se eu fosse o Igor pedia pra sair.

  • Pedro Vitor disse:

    Vitória sobre o Tolima, embora o sistema defensivo tenha batido cabeça, e falta de entrosamento entre Godin e Alonso gerou uma pequena desconfiança, um sufoquinho.

    Achei que ia Nathan e Alonso, até por causa do entrosamento entre os dois. É o burro com sorte, como diz o Levir.

    Agora é repetir a dose na estreia do Brasileiro. Internacional é pedreira!

  • Renato César disse:

    Desculpa discordar veementemente, mas “Sobrenatural de Almeida” um cac&!#. Não podemos simplificar o trabalho realizado e colocar os resultados na conta de ações não planejadas.

    Toda a equipe que trabalha no clube é muito profissional. Os jogadores não são sequer contratados aleatoriamente, quanto mais escalados.

    Curiosamente, eu já tinha cravado as escalações dos últimos dois jogos na semana passada, justamente pelas questões técnicas, desgastes e riscos dos jogos.

    E tem a questão estratégica também. Errei a entrada do Nacho sábado (escalei o Vargas, que foi vetado pelo DM) e errei no Dylan ontem (diante dos dados fisiológicos, Turco preferiu deixar o Keno para domingo pelo brasileirão).

    Galo tem na temporada atual 16 jogos, com 13 vitórias e apenas 01 derrota. Cerca de 85,5% de aproveitamento. São 35 gols a favor e 8 contra. Além de dois títulos em dois possíveis. É “Sobrenatural de Almeida” demais, não acham não?

    Eu diria que é o maior time da história do Galo sem medo de errar. Sabe jogar cada jogo. Nem sempre encanta, mas quase sempre é letal. Acho mais honesto atribuir os resultados a quem está aqui na terra trabalhando duro para atingi-los.

    Peço desculpas pelo desabafo, mas já passou da hora de tratarmos as coisas como elas devem ser tratadas.

  • JESUM LUCIANO DA SILVA disse:

    Espero que os diretores saibam o que estão fazendo, pois tô achando este turco com muita invenção, jogo de ontem só valeu pela vitória, não pode facilitar pois de agora em diante é jogo em cima de jogo e não pode valicar dando o tanto de oportunidade que deram ao time do tolima ontem, uma hora a casa cai e torcedor não perdoa.A insistência com tchê tchê já passou dos limites, não é porque fez gol que tem que continuar no galo.

  • Alexandre (de Curitiba) disse:

    Esse vai ser um ano difícil. O já caótico calendário do futebol brasileiro vai ficar insano. Com a Copa do Mundo em novembro, todos os torneios terão de ser disputados dentro de no máximo 28 semanas. Se o Galo chegar nas finais da Libertadores e da Copa do Brasil, juntando com as 38 rodadas do brasileirão, serão pelo menos mais 61 jogos nesse período. São mais de 2 partidas por semana na média. Por isso, é bom não ficar esperarando futebol vistoso e de alta intensidade o tempo todo.

    Penso que o Turco e a comissão técnica do Galo estão no caminho certo desde o início do ano. Alta rotatividade dos jogadores, testando e mensurando o potencial de cada um, para levar a campo “a conta do chá” em cada jogo. Neste ano, quem for mais inteligente e pragmático terá certamente maiores chances de sucesso.

  • Paulo Antonio disse:

    Temos de exaltar a vitória.
    Mas lançar o Dylan no lugar no Keno não teve nenhum sentido. E Réver ou Igor são bem melhores do que Godín

  • Geraldo Lacerda disse:

    Keno foi fundamental para o sucesso do ano passado, essa situação está mal explicada, desde o início prrcebo uma fixação doTurco pelo Borrero. Apesar de esforçado, não gosto do futebol do Borrero. Pouca assistência e poucos gols.

  • Silvio Torres disse:

    Do meio pra frente, a alta qualidade técnica e inteligência dos jogadores continuam fazendo a diferença a favor do Atlético. Mas a defesa, com excessão do Éverson, é preocupante. E eu continuo na dúvida se o Turco é um grande estrategista ou se não faz ideia do que está acontecendo. Mas uma coisa é clara para Atlético e mengão. Contrataram dois zagueiros em franca decadência e são obrigados a colocá-los em campo, por causa dos nomes e grana alta investida. E tem gente querendo botar o Igor Rabelo pra correr de todo jeito. Pelo amor de Deus, deixa o cara aí!

  • Márcio Luiz disse:

    Cheio de “profetas do acontecido”, né.
    90% da Massa (eu incluso) criticara o Everson nos seus primeiros meses de Galo.
    Merecidamente.
    Aqui mesmo, em um comentário do Chico, ele fôra comparado a um “saco de batatas” pulando na bola.
    Duvido q naquele momento alguém afirmasse q ele iria se tornar esse goleiraço q se tornou.

    O jogador tem q ser criticado ou elogiado é jogo a jogo mesmo. Falar depois é muito fácil.
    Se depois de amanhã o Godin passar a jogar em alto nível (o q eu acho difícil, devido à idade) vai aparecer um “profeta” procurando os “críticos arrependidos”. Oportunismo puro.

    Agora, que esse TIMAÇO que temos é muito pra esse simpático “Turco”, disso eu não tenho dúvidas.

    No mais, são 3 pontos na sacola e F**@S pro resto.
    “Ai, crrredo!!!”

  • Edson Dias disse:

    Chico, ano passado, pegamos uma baba venezuelana na estreia (Deportivo La Guaira) e custamos pra arrancar um empatezinho… https://www.otempo.com.br/superfc/atletico/galo-1-a-1-fora-cuca-e-descrenca-relembre-estreia-na-libertadores-2021-1.2649127.

    Inegavelmente, o Tolima é um bom time, bem arrumado, e sabidamente iria dar trabalho. Tem coisas pra arrumar? Certamente, e eu acho que ainda vai levar uns dois meses, exatamente como foi no ano passado.

  • Raws disse:

    Em meio a tantas críticas que recebia, muitas com implicância, eu dizia que Everson era bom goleiro. Hoje que as críticas desapareceram, eu aumento o tom, Everson é um goleiraço.
    Com relação a Godin, prefiro aguardar mais para criticar. Só reafirmo, zagueiros altos não tem velocidade para fixar mano a mano com atacantes rápidos. Principalmente alto e veterano.
    Arana é monstro! Alan é monstro!
    O narrador e o comentarista foram horrorosos nas observações. Eles assistiram de longe como eu, porém enxergaram muito menos.
    Com relação ao Turco, prefiro confiar mesmo sem saber os porquês das opções hoje.

  • Edson Dias disse:


    @miltonnaves “Difícil entender como o Dylan ganhou a posição e se escalou pra esse jogo”” => Será que realmente é difícil, gente? Uma final de campeonato disputada no sábado, que exigiu do grupo. Uma viagem de 4500Km até chegar em Ibagué – mais de dez horas de viagem, Keno sabemos que não é nenhum menino. Pra mim não vi nada estranho… a fisiologia explica.