Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O América em discussão: a campanha na Libertadores e o longo caminho para a sua torcida voltar a encher os estádios

Sobre o time, entendo que só o fato de participar da Libertadores já merece comemoração efusiva. Poderia ter ido mais longe? Claro, mas não está fazendo feio. Fez belas partidas, perdeu e empatou jogando bem, sem faltar garra em momento algum, porém, esbarrou em suas limitações naturais: sem dinheiro para grandes investimentos, enfrentando adversários poderosos financeiramente. Além do mais, errou quando contratou aquele Marquinhos Santos para técnico. Tipo de erro que acontece mesmo, com qualquer clube.

Sobre o pequeno número de americanos contra o Botafogo, sábado, no Independência, deixo para um americano “da gema”, Roberto Fonseca, colaborador assíduo aqui do blog, a quem agradeço:

“Como americano não tenho uma resposta para o menosprezo do torcedor e a ausência nos jogos.
Um caso que merece ser estudado por psicologos e sociologos. Sabemos que a torcida não é numerosa e diminuiu com a ancensão do Cruzeiro. Eu mesmo presenciei o encolhemento da torcida na era do Mineirão, me lembro quando criança, que em jogos contra a dupla a torcida ia até o segundo relógio do placar. A venda da Alameda, desrespeito de diretorias passadas ao torcedor, falta de títulos, múltiplos rebaixamentos, menosprezo da mídia local, suspensão de competições pela CBF, crianças que iam a jogos do time com bandeira e camisas virarem torcedores da dupla), elitismo e o fato que o clube quase faliu diversas vezes nos últimos 50 anos certamente afastaram muitos do estádio e contribuíram para o não crescimento da torcida.. Eu mesmo fiquei quase 10 anos sem ir ao Mineirão e Independência. O interessante é que hoje quando se vai ao estádio se nota a presença de muitos jovens o que deve ser visto como positivo. Aliado a presença nas plataformas sociais mais de 200 mil seguem o clube no Instagram, indicam que estamos no caminho certo. Infelizmente demorara gerações para poder reverter o estrago que foi feito pelas diretorias passadas.”

Força Coelhão!


» Comentar

Comentários:
1
  • Carlos Henrique disse:

    Verdade morei em B.h. ate os 13anos, na minha classe, tinha o mesmo numero de cruzeirenses e americanos
    Agora o America parece ressurgir, fato vendo videos da torcida nos jogos da Libertadores
    vi jovens , e agora se continuar, assim na primeira divisao
    a torcida vai crescer, outros tempo , internet
    oque atrapalhou o America foi que foi falado por anos
    time de elite, no hino a nossa classe é aristocrata
    isso afastou torcedores, fora as más campanhas
    Agora o America tem que permanecerna serie A
    pelo menos mas alguns anos
    e esses jovens torcedores, sao fanaticos
    se vier a Saf, com investimento
    ai sim o clube dará um salto, e pode crescer mais
    sou Atleticano mas so tenho simpatia por dois clubes
    Atletico minha paixao, depois Botafogo e o America