Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Vem aí a SAF do Atlético; a disputa por duas vagas na primeira divisão mineira de 2023 e outros temas

O Galo deu passos importantes jurídicos e administrativos nas últimas semanas visando a transformação do clube em empresa. Ipatinga e Betim lideram o hexagonal que indicará os dois clubes que vão subir para a primeira divisão do Campeonato Mineiro 2023.  Entrarão nas vagas dos rebaixados Uberlândia e URT este ano. Mas nenhum dos seis está afastado da disputa, muito acirrada.

Estes e outros assuntos, como sempre muito bem abordados pelo Fernando Rocha, na coluna dele no Diário do Aço, de Ipatinga:

* “Bola na Área”

Faltando uma rodada para fechar o 1º turno do hexagonal final, o Campeonato Mineiro do Modulo II, a “segundona”, que vai indicar os dois clubes para a  disputa da 1ª Divisão, em 2023, continua indefinida. Até agora o Ipatinga faz bonito e lidera a competição com 9 pontos, deixando o Betim na segunda posição pelo saldo de gols (4 x 3). Mas o Tupynambás de Juiz de Fora com 7, Democrata de Sete Lagoas e Varginha, ambos com 4 pontos, também estão na briga. Até o Boa Esporte, que conquistou o primeiro ponto no último domingo, ao empatar com o Tupynambás, fora de casa, ainda tem chances de reagir, pois faltam 6 rodadas e muito água para passar debaixo da ponte.

  • O Tigre abre nesta terça-feira a 5ª rodada, 19hs, no Estádio Melão, contra o Varginha, e recebe o time do sul de Minas no próximo sábado, 16hs,  no Ipatingão.  A vitória sobre o Democrata na última sexta-feira, diante de um bom público no “Gigante do Parque Ipanema”, aumentou ainda mais a  confiança dos jogadores e da torcida quadricolor no acesso,  depois de 11 anos ralando fora da elite do futebol estadual.
  • O anúncio feito pela diretoria do Atlético na última semana, da contratação de duas empresas especializadas, para tocar o projeto de transformação em SAF, aqui nos nossos grotões é conhecido como “atirar na porca para acertar no leitão”. Em primeiro lugar, dá andamento ao projeto da SAF, que é uma realidade e necessidade para o futuro do Atlético e dos principais clubes do falido futebol brasileiro. Por outro lado, na iminência de vender a outra metade do shopping e se capitalizar para pagar boa parte das dívidas chamadas onerosas, sinaliza aos credores, entre eles o guloso empresário, André Cury, que poderão ficar anos e anos na fila se não houver negociações ou descontos significativos dos valores.

Sob desconfiança

Depois de derrotar o vice-lanterna, Juventude-RS, ficar apenas 2 pontos distante do líder, Palmeiras, o Galo esquece momentaneamente o Campeonato Brasileiro,  e direciona todo o foco na passagem para as quartas de final da Libertadores.

O sonho de conquistar o bicampeonato na maior competição continental, passa por uma vitória, hoje, sobre o Emelec, no Mineirão,  depois de ter empatado em 1 x 1  o jogo de ida. Um novo empate por qualquer placar levará a decisão aos pênaltis.

O técnico  Turco deve escalar a zaga titular com Everson, Mariano, Natan, Alonso e Arana, mas a grande incógnita é quem será o substituto de Allan, expulso no Equador, com maiores chances de um quarteto que teria Otávio, Calebe, Nacho e Vargas, ficando Ademir e Hulk na frente.

O Galo tem um elenco nota 9, mas o desempenho do time em campo  no máximo merece nota 6,5, por isso a sua torcida anda desconfiada, mas hoje confiante na classificação, por ser o adversário muito inferior tecnicamente.

Pelo título

Líder absoluto com 37 pontos ganhos, 6 a mais que o Vasco da Gama (2º), 14 pontos à frente do Criciúma(5º), o Cruzeiro tem ainda um jogo a menos, que será  realizado nesta terça-feira, 19hs, no interior paulista contra o Ituano, válido pela 14ª rodada.

E tem mais: caso vença o time paulista, o Cruzeiro poderá garantir o ‘título’ simbólico do primeiro turno da Serie B, algo inimaginável pelo mais otimista torcedor celeste, antes do início da competição.

A Raposa pode atingir, em caso de vitória, 40 pontos ganhos, e , assim,  mesmo se perder os três últimos  jogos do turno, e o Vasco ganhar seus três compromissos restantes,  não seria ultrapassada pelo time carioca, pois embora empatando nos pontos teria mais vitórias que o cruzmaltino, hoje 12 contra 8.

FIM DE PAPO

  • A saída do técnico argentino, Jorge Sampaoli, do Olympique da França, insatisfeito com a falta de reforços para a próxima temporada, agitou algumas de suas “viúvas” na crônica esportiva tupiniquim. Mas, pelo visto, seu temperamento difícil de aturar o deixa no momento  sem nenhuma chance de voltar ao Galo, mesmo se o Turco Mohamed, que anda pendurado na brocha, cair de maduro. O grande mérito de Sampaoli no Galo, a meu juízo, foi exigir reforços de qualidade e montar um time de peso, que mudou o clube de patamar no cenário nacional e internacional. Mas, sem dúvida, o hermano se parece com uma “sugar”, ou seja, é bonita demais da conta, mas tem que ter muito dinheiro para sustentar a relação. (Fecha o pano!)

* Por Fernando Rocha


» Comentar

Comentários:
18
  • Robinho Ferreira disse:

    O cabuloso foi vendido barato e o galin foi invadido e tomado pelos Menin!!
    O galin ja tem dono faz tempo só não ver quem não quer.

  • Luís Cláudio disse:

    Como a mágoa machuca… Ronaldo, Samuel Rosa e a CHIPRE AZUL, fizeram de um tudo pros Menin colocar seu dinheiro no MASSA FALIDA! Ô coitados, até o time feminino TÁ NA JUSTIÇA!

  • Renan Rodrigues disse:

    3 anos na SEGUNDONA causou um retardo mental em muita gente.

  • Humberto disse:

    O Galo tem mais é que virar Saf mesmo, afinal todo mundo cobra o clube e ele tem que se virar nos 30 pra pagar. Vamos nos espelhar no nosso vizinho, que nunca pagou ninguém, não que ache isso certo, mas fazer o que? Vamos entrar para o clube da Saf adeza.

  • Juca da Floresta disse:

    Vem ai o ASA MG – Atlético SAF, que já foi comprado, pago e recebido pelos 4Rs, essa contratação de consultoria é perfume. Diamond vendido, sede de lourdes vai virar apartamento da construtora de um dos donos da SAF…e tem entendido acreditando nessa estorinha de consultoria, aliás é oi mantra da torcida: “eu acredito”.

    • Jeremias disse:

      Sede do crucru é do BH, as duas Tocas do patrão de Ronaldo e do Pedrim, blindado e não pode aparecer; sendo assim, mesmo grupo dos anos 90.

    • Mauro Lopes disse:

      Boa! O ASA é preto e branco, tem o Galo de mascote e é um dos times mais tradicionais do maravilhoso Nordeste brasileiro. Mesmo sendo do interior já foi campeão alagoano várias vezes enfrentando de igual para igual as equipes da capital e tem feitos históricos no panorama nacional, que levaram o grande maestro Francis Hime a imortalizar o nome de cidade de Arapiraca numa de suas músicas. Além de tudo esse cabedal, ASA é parte importante do corpo de um GALO! Bica Bicudo!!

    • Eduardo Silva disse:

      Grande Juca… aí vc machuca os “setoristas” do time celeste aqui do blog….kkkk

      Grande abraço!

  • Silvio Torres disse:

    Vai ser muito interessante acompanhar a transformação do Atlético em empresa. Como é que vão ficar os bezerros-dirigentes alimentados todo ano por dezenas e dezenas de milhões pelas tetas do clube? E os bezerros-diretores que, década após década, mamaram até se fartar com os acordos milionários sem pé nem cabeça com empresários e seus jogadores pernas de pau? E os bezerros ex-jogadores, que sempre conseguiram uma teta bem gorda para fazer nada no clube depois da aposentadoria? Se conheço bem a “elite” brasileira, esses milionários gerados e mantidos pela “meritocracia” atleticana não vão abrir mão dessa vaca generosa assim de boas. Nessa hora, esquecem os chinelinhos e o “dolce far niente” e viram feras ferocíssimas. Já disse aqui que, pelas minhas contas, o que o Galo já pagou só de juros desde o início dos anos 2000 dava pra ter construído três arenas, montado quatro ou cinco times estilo Sampaoli e ter um superávit de centenas de milhões em conta. Vai ser interessante acompanhar.

  • Paulo bomba disse:

    O jogo é amanhã não?? E o time é o ituano?

    ***
    Isso Paulo, corrigido.
    Obrigado.

    .

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Galo valorizado, fazendo o caminho certo pra receber um valor maior e atrair bons investidores, ao contrário do ex-rival que foi vendido por migalhas, pra não fechar as portas.

    • Luiz Ibirité disse:

      uai, mas agora é viavel virar SAF? ate outro dia acharam q nao valeria a pena, mudaram de ideia muito rapido, outra coisa, devido ao alto valor da divida concordo q foi a um preço bem abaixo, paciencia.

      • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

        Na verdade eu ainda acho um calote nos credores, uma lei populista pra salvar clubes mal administrados. O Galo vai vender 60% das cotas. E pra quem fala em falcatrua, deveria duvidar do motivo do cinzeiro ter entregado a Toca como garantia pro Ronaldo, aquilo sim foi um golpe.

        • Alisson Sol disse:

          E o Cruzeiro “clube” iria ficar com dois centros de treinamento e o time de futebol sem lugar para treinar?

          Qual a logica disto? Fazer mais um estacionamento?

          • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

            O clube social, por lei, pode receber o aluguel das dependências esportivas e usar os valores pra pagar dívidas, mas dar em garantia foi uma fraude contra credores, que vão entrar numa fila infinita, porque só vão receber se a SAF der lucro e repassar um percentual pra associação quitar as dívidas.

    • Eduardo Silva disse:

      Se não me engano o CAM nem migalhas recebeu, foi DOADO como se diz no interior, de porteira fechada para os Menin da MRV.

      Agora depois de enterrar quase um bilhão no clube, vai fazer a SAF, vão pegar uma fatia e vender o resto é faturar mais algum.

      Alguma dúvida disso?

      • J.B. CRUZ disse:

        CARÍSSIMO; EDUARDO SILVA:
        Mais uma vez, comentário Pertinente e Sério..
        ****************************************************
        Nunca se esqueçam que a ¨queda¨ do CRUZEIRO ESPORTE CLUBE para a segunda Divisão;
        é Diferente da queda de outros ¨¨GRANDES CLUBES BRASILEIROS¨ que caíram por Insuficiência
        técnica; Enquanto o MAIOR CLUBE BRASILEIRO DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX; caiu¨¨ por
        Administrações nefastas que Dilapidaram o Patrimônio do Clube; e arruinaram a Economia do
        MAIOR DE MINAS GERAIS; e um Dos MAIORES CLUBES DO MUNDO*****…
        ********************************* CRUZEIRO SEMPRE ****************************
        ****************************************************************************************

        • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

          Tá bom, genial essa desculpa. Quer dizer então, que todos os clubes que caíram eram bem administrados, não foram vítimas de péssimas administrações? Isso parece uma vizinha minha, que era a fofoqueira da rua, quando a filha dela engravidou do namorado, o que na época era um escândalo, ela disse que ele tinha colocado maconha no refrigerante dela. Todo clube grande que cai, cai da mesma forma, por que o Cinzeiro tem que ser vítima? Criaram essa narrativa pra doer menos, mas já vão mil dias ou 3 anos de vitimismo.
          Voltando ao assunto SAF, uma lei cheia de buracos e inconstitucionalidades, que ainda não foram analisadas pelos tribunais superiores, infelizmente, é o que tem, continuo pensando da mesma forma, calote. Só sei que a SAF do Galo será obviamente mais bem pensada que a do adversário falido, era fazer a SAF ou fechar as portas. Por isso, receberam 50 milhões e deram o centro de treinamento pro Ronaldo, pura fraude aos credores.
          O Galo vai negociar 60% das cotas, manterá o estádio e o patrimônio, com uma dívida bem menor, com a negociação do shopping. Quanto ao fato do clube ter os 4 R´r, lamento muito se o ex-rival só tem torcedores simpatizantes e nós abnegados. O choro é livre.