Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Assalto e agressão ao jornalista Bira Marinho servem como alerta vermelho para o Mineirão e autoridades

Imagine você tomando socos, pontapés e tendo seus pertences levados ao sair do banheiro de uma das casas de espetáculos mais famosas do país! E com o seu filho, criança, assistindo tudo! Pois aconteceu, em Belo Horizonte, no Mineirão, cujas obras de reconstrução ficaram entre as mais caras do país para a Copa.

Que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo, há muitos anos, todos sabemos. Porém, quando chega perto demais da gente e em locais públicos, teoricamente seguros, passa dos limites. Pior ainda é que o problema é recorrente, mas como virou coisa “normal”, só chama a atenção quando acontece com alguém conhecido, e que ainda põe a boca no mundo. Caso do Bira Marinho, jornalista, vice-presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos – AMCE -, espancado  e assaltado ao sair de um banheiro da esplanada do Mineirão, depois de Atlético 1 x 0 Emelec, pela Libertadores. Estádio que teve e tem consumido uma fortuna do estado, ou seja, de todo cidadão que paga impostos, para se enquadrar no “padrão FIFA”, aquela conversa estranha para os estádios receberem jogos da Copa de 2014.

Depois de quase todo jogo do Atlético e do Cruzeiro, há denúncias via imprensa, de assédio a mulheres, agressões e assaltos. Não raramente as mulheres acusam os seguranças do estádio de fazerem “vistas grossas” ou serem coniventes com os assediadores. E fica por isso mesmo.

Onde estão as câmeras de segurança, a Delegacia de Polícia Civil ou o Juizado Especial que existiam lá antes da Copa?

Ainda bem que o Bira Marinho foi para o twitter denunciar e contou com a solidariedade total, não só dos companheiros da imprensa, mas também do público.

@biramarinho

Fui ao banheiro dentro da esplanada, com o meu filho e saindo me deram soco na cabeça, arrancaram três cordões e me derrubaram, me chutaram. Meu filho presenciou tudo e ficou extremamente assustado e traumatizado.

@biramarinho

Está aí o resultado das agressões. Está tudo legal, não é @Mineirao ? Não é @MinasArena ?

O pior é passar tudo isso na frente do meu filho, a dor dos joelhos, no braço e na mão, não superam a dor da da tristeza e do trauma que o meu filho ficou. Isso que realmente doi.

Eu farei, e várias pessoas que me enviaram mensagem nas redes sociais e por WhatsApp disseram que entrariam com uma ação coletiva contra o @Mineirao e contra a @MinasArena

Andre Campos Prates

@galo_prates Em resposta a @biramarinho

Exatamente, se todos que passam por situações semelhantes entrassem na justiça contra a @MinasArena talvez a organização estivesse melhor.

Vanessa Diniz @DinizF

Esses relatos de violência no @Mineirao , as vezes tira toda a minha empolgação de ir a campo. Estou ouvindo relatos tanto da nossa torcida, quanto da outra também! Se paga um ingresso caro, e dentre os serviços oferecidos além dos jogos, também pagamos por segurança! +

Cris Bastos @CrisBastos_13

@Mineirao precisa parar de fingir que faz algo efetivo pra segurança e conforto dos torcedores e realmente fazer. Banheiro feminino da Esplanada ontem estava na penumbra. Mais um torcedor assaltado e espancado na Esplanada. ++

***

A administração do estádio soltou uma nota bastante água com açúcar:

* “O Mineirão informa que recebeu da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) um relatório com três ocorrências internas de furtos ocorridas na partida entre Atlético e Emelec, nessa terça-feira (5), pela Copa Libertadores. O Mineirão lamenta os casos relatados e está à disposição das autoridades de segurança para colaborar com as investigações. 

O Mineirão reforça o pedido para que torcedores registrem o boletim de ocorrência para que as autoridades tomem as devidas providências. O estádio possui uma delegacia de plantão, em dias de jogos, que funciona junto ao Juizado Especial Criminal (Jecrim), localizada próxima ao estacionamento G2. 

A partida entre Atlético e Emelec, com público superior a 56 mil torcedores, contou com 549 seguranças privados. É importante salientar que os seguranças não possuem atuação de polícia. O estádio tem ainda 365 câmeras de vigilância que auxiliam no monitoramento e ficam à disposição das autoridades policiais“.


» Comentar

Comentários:
9
  • Márcio Luiz disse:

    Esse problema infelizmente é antigo no Mineirão.
    Meus parentes e eu passamos por esse horror lá no ano 2000, após o jogo Galo 6×0 Cobreloa, pela libertadores daquele ano.

    Os bandidos nos tomaram TUDO, inclusive nossas camisas do Galo q eram produtos oficiais.
    Foi na baixada da av. Cel. Dias Bicalho e na época não encontramos sequer UM policial pra nos socorrer.

  • Alisson Sol disse:

    O Mineirão reforça o pedido para que torcedores registrem o boletim de ocorrência para que as autoridades tomem as devidas providências.” Vamos ser pacientes. O Mineirão completou apenas 50 anos. É pouco tempo para um problema destes ser resolvido! Haviam pequenos problemas de acesso a Wembley durante a re-inauguração em 2007, que foi inclusive o evento em que entrei em contato com Chico pela primeira vez, para destacar a grandiosidade da reforma do estádio. Resolveram em… duas semanas!

    As pessoas perderam a indignação. Ainda há quem ache que o problema é da pessoa assaltada, que estava dando bobeira. É por isto que eu escrevo há anos: estádio no Brasil é lavagem de dinheiro com terraplanagem e concreto superfaturados. Não há como nenhum dar lucro sistematicamente reduzindo o seu público-alvo: quem vai, fica com medo de voltar! Mas quando querem ou são forçados, como ocorreu na Copa e Olimpíada, conseguem dar segurança ao público, no mesmo estádio. Não creio que o problema seja apenas o público.

  • Jerônimo disse:

    Apenas para constar, Chico…

    Pode ser impressão minha, mas alguma coisa me diz que há algo de errado na contagem de público no Mineirão nós jogos do Galo. O Público contra o Emelec foi de 56.421 ou seja, maior que o da final da Libertadores em 2013, quando o público foi de 56.218. Por outro lado, o jogo CSA/MG e Sampaio Corrêa apresentou um público de 58.397.

    Essa Minas Arena, não sei não…

    Alguém em sã consciência acredita que o Galo, que sempre teve média de público MAIOR que o CSA/MG, agora, depois que o time teve grandes conquistas…a torcida do Galo passou ir menos no Mineirão? Ainda mais em um ano que pode ser o último ano de jogos do Galo no Mineirão?

    Conheço atleticanos que há anos não iam ao estádio e voltaram a ir esse ano justamente para se despedirem do Mineirão.

    Eu é que não acredito nessa catraca da Minas Arena…ainda mais agora, que por causa do desespero, a sua direção passou a indicar que pode rasgar o contrato com o Estado e aceitar dividir a administração do estádio com o CSA/MG.

    Que a Arena MRV fique pronta, logo e não precisemos mais depender de Minas Arena e do governo do Estado.

  • Pedro Vítor disse:

    Atlético e Palmeiras.

    Acabei de ver os melhores momentos do jogo Palmeiras contra o Cerro Porteño. O resultado foi muito elástico, o jogo foi diferente. E o juiz deixou de expulsar um jogador do Palmeiras no primeiro tempo, enfim, é um time que vem voando baixo na Libertadores, venceu todos os jogos.

    Acho que o Atlético, com o time completo, com Keno pela esquerda, e Pedrinho ou Ademir, pela direita, a dupla de volantes, é outra equipe, com mais força defensiva e um ataque mais forte.

    Acredito que o Atlético vai dar o troco no Palmeiras!

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Não existe nada mais emocionante do que futebol no estádio, a diferença com a TV é colossal. Mas sair de casa pagar caro, ser mal tratado no estádio, bebida cara, comida cara, violência tanto de bandidos, quanto da polícia, não compensa pra quem ainda tem juízo e boletos pra pagar. Só um reparo, casos como o do Bira são costumeiros, todo jogo a gente vê um relato nas redes sociais, mas como é um jornalista deu essa repercussão toda. Seguranças contratados não têm preparo pra eventos, só a polícia militar tem competência pra fazer segurança de eventos. O cara não vai colocar sua integridade em risco, se não vive só daquilo, o policial militar sim. Já fui chamado pra ir ao MIneirão mil vezes, quando penso na minha cervejeira lotada, minha TV e meu sofá, sem transtornos pra voltar pra casa, não saio de casa por nada menos que uma final do Galo.

  • Pedro Vitor disse:

    Eu fui a este jogo, especificamente. Um amigo que ia disse: na rádio falou que tem que sair 15hs!

    Eu falei só posso ir após as 16:30hs. E ainda havia um terceiro, que atrasou ainda mais, resultado, chegamos nas redondezas 18h, as ruas todas com muitos veículos, mas conseguimos estacionar na Brigadeiro.

    Acho que o clima, aquele sururu, ajuda a ganhar o jogo. Minha opinião, porém pra quem não está acostumado, sente muito, e essa questão de assalto, ela sempre existiu, a gente tem que se policiar, ser mais comedido, acho que pode acontecer com qualquer um, mas a chance de acontecer com quem está mostrando sua correntinha de ouro, seu celular de 10 mil pra todo mundo ver, é maior.

    Me lembro que no Mineirão antigo, no estacionamento ali na saída, faziam muitos arrastões, e ali roubavam sem dó e nem piedade, de idoso, senhoras, se puder evitar o tumulto a chance diminui. Mas tinha muitas árvores, o mal elemento se camuflava.

    Atualmente tem mais luzes, câmeras, mas naquele “empurra empurra “, o tumulto do final do jogo, tem que ficar como se diz na roça, “pianinho “.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico, por causa disso não frequento mais estádios. Ingressos caros, tratamento dados aos torcedores pela concessionária é péssimo fora os assaltos dentro e fora do estádio…e por si vai. Prefiro assistir em casa ou em um barzinho com amigos. Cerveja gelada e tira gosto.

  • Jerônimo disse:

    A pergunta que fica é: Quando a Arena MRV estiver pronta e o Galo mandando os jogos lá…essa violência SEM CONTROLE OU PUNIÇÃO estará presente nas arquibancadas do novo estádio?!?

  • Carlos Rezende disse:

    Não só a violência física, mas também nas arquibancadas é um cheiro de maconha insuportável…vc sai do jogo maluco de tanto inalar o cheiro da droga sem consumi-la. Levei irmã, sobrinhas pequenas, primos, primas para nunca mais voltar…Não se vê 1 policial para abordar os drogados. Somos obrigados a conviver com isso !!!