Depois de tantas crises políticas, administrativas e financeiras o torcedor do Atlético padece agora da instabilidade do time. Nunca repete atuações brilhantes consecutivas, principalmente contra adversários teoricamente inferiores. Levou de quatro do Barueri e ontem passou o maior sufoco contra o Botafogo, lanterna da competição. O público pagante é crescente, porém, quando a torcida começa a acreditar vêm duchas frias que apagam todos os fachos alvinegros. Ontem foi assim, contra um time entalado na garganta, após sequência de surras dos cariocas ano passado. Entendo que o problema está na limitação do elenco, apesar de muitos acreditarem em bobagens, como fatores extra campo. Os 11 que começam jogando dão conta do recado, mas quando chega a hora das substituições, a situação se complica. O time se desconfigura e a apatia toma conta. Impossível ser campeão desse jeito.
O Cruzeiro vive situação diferente. Só mira o título da Libertadores da América, e caso a conquista venha, irá apenas administrar o brasileiro. Por enquanto, derrotas e empates não significam grande coisa. Não pode é entrar naquela do Renato Gaúcho quando comandava o Fluminense ano passado: “Vamos ganhar a Libertadores e passear no brasileiro no resto do ano”.
Renascimento
O América surpreende pelo lado positivo nessa campanha impecável na primeira fase da Série C. A fórmula de gestão do Conselho Gestor começa a ser observada com melhores olhos pelos críticos. O comando do futebol está nas mãos daqueles que têm competência reconhecida por todos os americanos: Marcus e Caio Salum, que apostaram tudo na contratação do técnico Givanildo e se deram muito bem.
Saia justa
A Confederação Sul-americana de futebol não teve a menor condescendência com os clubes mexicanos na primeira fase da Libertadores devido à gripe suína. Agora se vê diante de uma final entre Cruzeiro e o argentino Estudiantes, no olho do furacão do mesmo problema. Em condições normais o tratamento deveria ser o mesmo, porém a força da Argentina nos bastidores deverá falar mais alto.
Estadual
Depois de muitas consultas o Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, decidiu o seu futuro político nas eleições de 2010. Vai adiar o projeto de uma cadeira na Câmara, em Brasília, e buscará um novo mandato de deputado estadual. As conversas envolveram a cúpula federal do DEM, já que trata-se de uma liderança emergente da sigla.
Só um
O campeonato brasileiro vai esquentar a partir de agora. Dentre os principais candidatos ao título, apenas o Cruzeiro ainda não está 100% voltado à competição, em função da decisão da Libertadores. Se em 2008 tivemos uma das disputas mais equilibradas na existência dos pontos corridos, este ano promete mais. Não há nenhum clube que possa ser apontado como maior candidato ao título.
» Comentar