Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Falcão defende a proibição de futebol de campo para crianças até 11 anos

Será que a teoria dele é correta?

Resumo das palestras do Footecon enviado pela Textual Comunicação:

* FALCÃO DEFENDE NO FOOTECON QUE SE PROÍBA CRIANÇAS DE ATÉ 11 ANOS DE JOGAR FUTEBOL DE CAMPO

Melhor do mundo no futsal acredita que isso contribuirá para o desenvolvimento dos fundamentos dos jovens atletas e melhorará, posteriormente, seu desempenho nos gramados

Ney Franco revela que Seleção adotou o mesmo esquema de jogo em todas as suas categorias e quer levar filosofia às divisões de base dos clubes

Parreira comemora sucesso da oitava edição do Footecon e diz que será desafio superá-la no ano que vem

falcaolow_1

Considerado o melhor jogador do mundo de futsal, o ala Falcão defendeu na tarde do segundo dia do Footecon, nesta quarta-feira, 7 de dezembro, no Hotel Copacabana Palace, que crianças de até 11 anos devem ser proibidas de entrar num campo de futebol. Ele participou do debate que marcou a estreia do futsal na programação do Footecon, onde o ex-jogador Manoel Tobias falou sobre as muitas semelhanças que vê entre a modalidade e o estilo de jogo do Barcelona no futebol de campo.

“No futsal, um garoto de 11 anos toca 20, 30 vezes na bola num tempo de jogo. Quantas ele toca no futebol de campo no mesmo período? Por isso acho que deva se proibir as crianças até 11 anos entrarem num campo de futebol”, defendeu Falcão. “Um jogador de futsal, quando passar para o campo, caso vire um zagueiro e receber uma bola em condições de finalizar para o gol, saberá o que fazer. Esse mesmo jogador, se precisar ser escalado como volante, terá qualidade no passe. Ou se o garoto for um atacante e receber alguma função tática defensiva, estará acostumado com isso se for oriundo do futsal. Mas é preciso um acompanhamento e maior integração. Por que o auxiliar técnico da equipe sub-15 de um time de futebol de campo não pode ser o tre inador do futsal da mesma faixa etária? Ano passado dei uma palestra no Manchester City e soube que no novo Centro de Treinamento há duas quadras de futsal”, prosseguiu Falcão.

“No futsal, a coordenação motora é desenvolvida muito rápida e as crianças aprendem a tomar decisões o tempo todo. Hoje, todos se assombram com o Barcelona. E é por causa da essência de futsal do time: toques rápidos, alto índice de passes certos, deslocamentos constantes, uso dos dois pés pela maioria dos jogadores e até jogadas de pivô. Joguei por quatro anos na Espanha e uma vez vi o Messi treinando nas categorias de base do Barcelona e me surpreendi, pois tinham várias quadras de futsal. Todos os grandes clubes não podem perder tempo: precisam incluir o futsal no contexto do futebol de campo”, defendeu Manoel Tobias.

Coordenador das divisões de base da Seleção Brasileira, Ney Franco revelou em sua palestra um acordo que fez com todos os técnicos das categorias Sub-15 e Sub-17. Devido a um pedido de Mano Menezes, todas as divisões da Seleção usam uma linha de quatro jogadores na defesa – no meio, são livres para criar. A ideia é que esse estilo de jogo seja reproduzido também pela base dos clubes brasileiros a partir do ano que vem. O projeto deverá ser tratado em dois seminários da CBF com coordenadores e treinadores das divisões de base no ano que vem.

O ex-árbitro colombiano Oscar Ruiz participou do fórum falando sobre como os treinadores podem ajudar ou prejudicar a arbitragem. O instrutor de arbitragem da Fifa deu vários exemplos sobre as personalidades dos treinadores sul-americanos e europeus, indicando que a grande diferença entre eles é o temperamento e a educação durante os 90 minutos. Ruiz salientou que a Fifa precisa estar sempre atenta, a ponto de ter que rever as regras, como foi feito quando o Brasil criou a já proibida paradinha nas cobranças de pênalti.

Fechando os debates do Footecon, o publicitário Washington Olivetto relembrou o início do marketing no futebol brasileiro quando o apelido de Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, virou marca de chocolate. Com a exibição de diversos filmes publicitários premiados, Olivetto analisou o futebol como um assunto adequado a qualquer tipo de produto por atingir todas as classes sociais e, assim, permitir o uso de várias linguagens.

Pouco antes, Carlos Alberto Parreira, idealizador do Footecon, falou sobre “Os Principais Treinadores Europeus: Filosofia, Concepções e Sistemas de Jogo”, onde destacou os principais sistemas táticos da história do futebol. “As grandes mudanças táticas, na maioria das vezes, aconteceram na Europa. Nós, brasileiros, o que temos de melhor é o poder de improvisação”, comentou Parreira, que apontou vários grandes treinadores da história, mas elegeu como ícone Alex Ferguson, treinador do Manchester United desde 1986.

Satisfeito com o sucesso da oitava edição do Footecon, evento que idealizou em 2004, Parreira afirmou que o saldo foi altamente positivo. “As palestras tiveram um nível altíssimo, com conteúdo muito rico e uma plateia bastante interessada. O futsal, que estreou nessa edição, ficou com a sala cheia e já está confirmado para o ano que vem. O nosso desafio é descobrir o que faremos para superar essa edição”, afirmou Parreira. No ano que vem, o Footecon começará a fazer seminários nas cidades-sede da Copa do Mundo. A primeira parada será em Curitiba, em 5 de março de 2012.

O Footecon é realizado pela FSV (Football Sports Venture), empresa parceira do técnico tetracampeão Carlos Alberto Parreira, pela Fagga | GL exhibitions, que conta com quase meio século de experiência na promoção e organização de eventos, e pela Traffic Sports, maior empresa de marketing esportivo da América Latina.

* Mais informações:
Assessoria de Imprensa do VIII Footecon
Textual Serviços de Comunicação – http://www.textual.com.br

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
15
  • Marcos 2011 disse:

    Nem escapando um pouco de um rebaixamento que era dado como certo o Cruzeiro aprende! Os demais times do Brasil(até o Atlético!) estão se reforçando para 2012 e os celestes, ávidos por grana, querendo se desfazer dos seus ‘melhorzinhos’- Perrella quer fechar seu mandato no Cruzeiro com ‘chave de ouro’: Montillo e Fabricio podem ir pra outras freguesias, e não está descartada a saída do Fábio também. Já os pernas-de-pau do time não saem nem por reza brava! Vagner Mancini segue como treinador, e o sr. Dimas Fonseca segue guiando o futebol do clube.
    Será que em 2012 haverá time grande brigando pra não cair pro MÓDULO 2 do Campeonato Mineiro?

  • Mauro (Cons. Lafaiete) disse:

    Chico,

    Quem sabe não proibem os bandidos de sairem às ruas?

    Será que vamos acabar com a violência também?

    Quem sabe eles ficam bonzinhos, começam a estudar, a trabalhar…

    Simples, né?

    Abraço.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Falcão tem razão, mas faria o mesmo efeito, se nas categorias de base, eles não cobrassem tática, treinos físicos demasiados e incentivassem a técnica. Fora isso, outros problemas, como o apadrinhamento de atletas, onde um “conhecido” indica atletas e eles obviamente tem mais chances no clube, a figura do olheiro, que vejo como sumida do futebol. Lembrando, que um dos grandes incentivadores da subida do Bernard, hoje titular absoluto no Galo, foi nosso digníssimo Chico Maia.

  • Aurélio disse:

    Proibir uma criança de praticar um esporte, é a coisa mais imbecil que já ouvi. Como se tivesse alguma comprovação científica em cima disso. Tá cheio de garotos que começam no futsal e não vingam no futebol de campo. Se isso fosse uma certeza, o próprio Falcão, craque do futsal, seria o craque no futebol de campo, mas a gente viu no que deu quando ele tentou.

  • luiz otavio disse:

    vai começar o campeonato mineiro a torcida do galo tem que protestar muito contra esse time vai peder o campeonato de novo para o rival porque esse time nao tem moral para enfrentar o cruzeiro. o galo nao ganha nada e nunca vai ganhar pois nao tem força enquanto nao tirar esee vudu que esta no galo sou a favor de mudar tudo colocar outra cor junto com preto e branco virar tricolor mudar o nome para atletico sport club

  • ricardo braga disse:

    Gente agora vai!! Acabo de ler a notícia do nosso primeiro reforço para 2012: Triguinho, grande revelação do Brasileiro e titularíssimo do galo!!!

    Equanto isso, do lado de lá, contrata-se o Gilson do América…quem será que fez melhor negócio????

    É muito amadorismo meu Deus!!!

  • luiz otavio disse:

    falando no jogo atletico x cruzeiro eu achei um absurdo os jogadores entregar aquele jogos pra mim sao covardes bandidos o kalil tinha que apurar os fatos e mandar embora do galo. o galo e o time que ressucita dos os mortos esse time nao merecew a torecida que tem eu depois disoo tudo estou com vergonha de ser atleticano nao vou a campo em nem um,jogo do galo isso e palhaçada chico maia estou tao revoltado com o galo que chega a doer meu coraçao e muito triste passa por essa humilhaçao o galo merece esta e na segundona rtime mediocre pequeno com uma torcida grande e lamentavel kalilç e um banana so fala e nao faz nada manda embora a maioria dos jogadores como daniel cavarlho mancini richalison o goleiro serginho cambolhota e outros fora seus vermes vai pra …….

    – Belo Horizonte MG

  • Whydson Alexsandro disse:

    Chico, a respeito da mala em 2004, vale lembrar que o Cruzeiro também aliviou pro Flamengo, no mesmo ano. O jogo parece ter acontecido em Volta Redonda, era a última rodada e o Cruzeiro perdeu de 6×2 e o Flamengo escapou do rebaixamento. Essa safadeza é muito antiga, e idiotas como eu sofrem (eu sofria) por isso. Um abraço, amigo.

    – Caratinga

  • luiz disse:

    Só faltava essa….

  • J.B.CRUZ disse:

    As pessoas não são perfeitas..Elas não são!
    Elas cometem erros.
    E quando cometem, elas sofrem,elas pagam,dentro delas, elas pagam..
    Então, quando VOCÊS que estão julgando,difamando sem prova alguma,cometerem seus erros; e vão cometer, tente lembrar das calúnias cometidas contra outros e peçam perdão, mesmo que intimamente..
    A língua é chicote do corpo…

  • J.B.CRUZ disse:

    Palestras e sugestões tipicamente profissionais..O futebol virou balcão de negócios desde o começo da década de 80…Hoje sentimentos como AMOR e PAIXÃO pelos seus clubes, tornam-se secundários e transforma-se rapidamente em revolta e ódio…Remember o calvário do kalil , jogadores e técnico do galo nestes últimos dias..Amor a camisa,futebol-arte, suor e sangue rumo as vitórias, quem viu guarda nas recordações, quem não viu, perdeu!!!

  • Alexandre Paiva disse:

    Sou a favor que ex-jogadores da terceira idade, como Mancini, sejam proibidos de jogar no campo.

  • Alisson Sol disse:

    O pior de quase toda área do conhecimento é o seguinte: quem sabe faz, quem não sabe dá palestra. E ainda existe a categoria dos que sabem fazer, mas não prestam para dar palestra, pois não sabem se comunicar.

    Tudo bem que não se deva exigir de ninguém que jogue xadrez e pense ao menos dois movimentos à frente. Mas o sujeito faz uma afirmação como esta de que se deva “…proibir as crianças até 11 anos entrarem num campo de futebol“. Era caso de a imprensa imediatamente ser crítica e questionar: “Como vamos implementar isto?“. Você pega uma criança de 10 anos em um campo de futebol e faz o que? Prende a criança? Prende os pais? Leva para onde? Quem vai vigiar?

    E o Parreira diz que as palestras foram de “altíssimo nível, com conteúdo rico…”. Imaginem o conteúdo pobre.

  • Li esse post,e vi que que a proibição e so por questoes tecnicas relacionadas ao futebol,nada a favor dass crianças em um campo mal preparado com o sol rachando,jogando o infantil as 13 da tarde,os fundamentos do futsal são muitos importantes sim,mas ja vi muita cria da varzea da um banho tecnicamente em jogador profissional.