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Governo promete que Mineirão ficará pronto dia 21 de dezembro

A Secopa enviou boas informações sobre as obras do Mineirão e outros preparativos de Belo Horizonte para a Copa das Confederações e Copa do Mundo.

E promete que o estádio ficará pronto dia 21 de dezembro deste ano.

Prometer este tipo de coisa é Minas tem sido um perigo, mesmo quando há multa prevista.

A Arena do Jacaré atrasou seis meses e até hoje tem obra para ser feita.

O Independência está com quase dois anos de atraso e haja polêmica.

Vejam o release enviado pela assessoria de imprensa do governo mineiro:

* “Obra do Mineirão fica pronta em 21 de dezembro de 2012”

A modernização do Mineirão está na terceira e última etapa. Essa fase é feita por meio de uma parceria público-privada (PPP). Existe um contrato entre o Governo e o parceiro privado Minas Arena que implica multas caso a obra não esteja concluída até 21 de dezembro de 2012

A multa é de R$ 100 mil por dia de atraso.

A Minas Arena, constituída pelas construtoras Construcap S.A. Indústria e Comércio, Egesa Engenharia S.A. e Hap Engenharia Ltda, é a empresa responsável pelas obras e, posteriormente, pela operação do estádio por 25 anos e mantém o cronograma rigorosamente em dia. “A obra do Mineirão está em dia e vai ficar pronta na data marcada, 21 de dezembro de 2012, seis meses antes da Copa das Confederações que começa no em junho de 13. Isso é fundamental, porque o estádio simboliza a Copa e, de certa forma, dita o ritmo das demais obras. Minas estará 100% pronta para a Copa ”, afirma Sergio Barroso, secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo.

Mineirão

Metade da obra já está pronta. Atualmente são 1.700 operários, sendo entre eles cerca de 100 mulheres e cerca de 20 detentos. 75% das peças para construção da esplanada (pré-moldados) já estão prontos, e 50% das peças já instaladas; três das quatro gruas previstas já foram instaladas. A montagem dos anéis de arquibancada inferior já começou e, em março, chegam as treliças (estruturas em aço) da nova cobertura.

O Novo Mineirão, após a reforma, terá 64 mil lugares, esplanada com capacidade para 65 mil pessoas, 80 camarotes, 2.500 vagas para carros, tribuna para quase três mil jornalistas, sete mil m2 para comércio e cobertura que capta energia solar e transforma em elétrica capaz de abastecer 1.200 residências de médio porte.

Hotéis

Estão em construção na capital 34 hotéis, outros 17 empreendimentos estão na reta final do processo de licenciamento e na região metropolitana serão mais 24 hotéis até a Copa. Seis novos hotéis já estão em funcionamento na Grande BH. Com isso, BH poderá ter até 75 hotéis a mais que acrescentarão 25.438 leitos até 2014. Atualmente, são 30.194 leitos distribuídos em 314 meios de hospedagem situados a, no máximo, 100 quilômetros de Belo Horizonte. Desses 34 em construção um tem classificação cinco estrelas; 13, quatro estrelas; 18, três estrelas e um de uma estrela. Em fase de licenciamento, há mais cinco hotéis cinco estrelas.

Capacitação

Até o final deste ano, cerca de 5 mil pessoas serão capacitadas para a Copa em projetos que envolvem parcerias do Governo de Minas com a iniciativa privada (cursos de línguas, agentes de informação turística, guia de turismo, auxiliar de cozinha, camareira, garçom, recepcionista, gestão de negócio, planejamento de emergência hospitalar externa e princípios de medicina de catástrofe).

Mobilidade urbana

Belo Horizonte vai ganhar até a Copa de 2014, três corredores exclusivos para ônibus articulados, os chamados Bus Rapid Transit (BRT) que transportarão cerca de 750 mil pessoas e que estarão concluídos em 2013. 

Aeroporto

Obra federal em andamento com conclusão prevista para dezembro de 2013. Após a reforma o aeroporto Internacional Tancredo Neves terá capacidade ampliada de 10,2 (2011) para 16,5 milhões de passageiros/ano, sendo 11,6 milhões no do terminal de passageiros 1 e 4,9 milhões no do terminal remoto; nova área de carga e descarga; ampliação da área comercial; substituição de escadas rolantes; instalação de 17 elevadores e reforma dos pontos de check-in. Também está sendo elaborado o projeto executivo para aumento da pista de pouso em 600 m e aumento da área do pátio em 192.400 m².

MINEIRAOFoto: Sylvio Coutinho/Divulgação


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Comentários:
10
  • Carlos França disse:

    Porque ninguém comenta que reduziram de 10.000 para 2.600 vagas de estacionamento ?
    Nos grandes jogos onde vão ficar os carros dos torcedores que sempre foram ao estádio ?
    Frequento o Mineirão desde 1972 quando tinha 3 anos e sei que jogos acima de 40.000 mil pessoas o estacionamento e avenidas próximas ficavam cheias de carros, onde vão ficar esses carros agora ?

  • alex disse:

    Acho que fica pronto em março de 2013

    Podem anotar aí….

    Tem gente que acha que o cidadão mineiro é bobo…

  • Marcos 2012 disse:

    Veja só o dia que escolheram para inaugurarem o Mineirão:
    21 de dezembro de 2012, data marcada para o fim do planeta…

  • fernando disse:

    Resumindo.

    Fora o Mineirao, o tão famoso legado para a cidade será uma linha BRT e um puxadinho no aeroporto.

  • Frederico Dantas disse:

    Vixi… Se o Mineirão for mesmo entregue ainda em 2012 teremos um sério problema. Teremos que fazer uma reforma emergencial para os jogos da Copa em 2014. As coisas aqui são assim, ora.

  • Silvio Torres disse:

    Depois dos seis mil pontos cegos do Independência acreditar em promessas de Cecopa e Sérgio Barroso nem a famosa velhinha de Taubaté…kkkk

  • Francisco Barbosa disse:

    J.B. isso mesmo e acrescento:

    JK era de Placa de Inauguração e não de Pedra fundamental.

  • Fabio disse:

    Chico,
    Parece tudo lindo no papel mas…no quesito mobilidade urbana Belo Horizonte é um verdadeiro fracasso, a incompetência da BH Trans, Governo de Minas e Principalmente da Prefeitura, chega a níveis absurdos. Se não vejamos:

    BRT (projeto ultrapassado, caro e inapropriado): Quantos anos estão mexendo na Av. Cristiano Machado? É um faz e desfaz, da mesma coisa incrível! É dinheiro jogado FORA, com um detalhe: uma interminável reforma das pistas exclusivas para ônibus, onde eles nunca permanecem lá (o que eu quero dizer é que tem linha que transita no meio e linha que não, qual o sentido então??). Na Antonio Carlos a mesma coisa, mas se olharmos os outros corredores, Av. Carlos Luz, Pedro II etc…se colocarem BRT ali só vai sobrar espaço para uma ciclovia e olhe lá, pista para carros, hoje já não está comportando, imagine com pista só para ônibus. Mudando de região, a Raja Gabaglia está totalmente saturada, uma duplicação seria difícil, mas na mesma a AV. possui vários terrenos não ocupados, que seria baratos e fácil de serem desapropriados (parcialmente) para fazer recuo de ponto de ônibus, onde o embarque e desembarque com a parada não refletiria em um transito pesado que simplesmente para toda hora que o ônibus para, mas pergunta se os “reis” do planejamento pensam nisto?

    Aeroporto: É até uma sacanagem falar disto? Alguém aí sabe que o governo perdeu milhões em verbas para a reforma do Aeroporto da Pampulha, por não utilizar, por falta de projeto??

    Em BH e MG não existe pista ruim e mal planejada ou abandonada, todo o lugar que existe mais índice de acidente, adivinha se a pista é reformada, é colocado uma melhor sinalização ou é construído uma passarela? Claro que NÃO! A solução é sempre a instalação de um radar!!

    Em Belo Horizonte a BHTrans é super competente para fiscalizar o motorista comum (o que não sou contra, afinal lei é lei), mas pergunta se os profissionais do transito que deveriam dar o exemplo tem algum problema de multa? Se tivesse você acha que ônibus continuaria transitando sempre pela esquerda, parando fora do ponto e impondo o seu tamanho para ganhar pista a força? E os Táxis continuariam parando em qualquer lugar para embarque o desembarque (Só para ilustrar meu irmão bateu em taxi uma vez parado em fila dupla, em uma rua que era proibido o embarque e desembarque sinalizado por placa, no BO descobrimos pelas autoridades que Taxista tem o direito de parar onde quiser sem respeitar a lei de transito). É um corporativismo, meio esquisito, não é?

    É uma vergonha!! E tem gente que acha lindo nosso senadores que acreditem adoram os finais de semana no Rio e SP (Principalmente as badaladas festas da alta$$), e fingindo interesse por Minas. Nosso prefeito enganador e nosso Governador que mais parece que continua ainda sendo vice! Fora a nossa imprensa, ou aqui fica sabendo das verdades pelo nosso noticiário regional???

  • Bruno Porto disse:

    Caro Chico, achei um número muito pequeno de vagas no estacionamento só 2.500 ….Qual era número de vagas antes das obras???

  • J.B.CRUZ disse:

    Como eu sou do tempo de J.K., só acredito vendo…..Vamos aguardar !!!!