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Curvelo pode ter autódromo internacional

Tomara que dessa vez não fique só na esperança.

Seria ótimo para Minas Gerais, especialmente para toda a região Centro-Norte do Estado.

Notícia de hoje, no Superesportes:

* “Sonho para sair do papel”

Grupo de aficionados assina protocolo de intenções para a construção de um circuito internacional em Curvelo. Terreno para o complexo tem dois milhões de metros quadrados

“Se nós juntássemos todas as pedras fundamentais de lançamentos de autódromo em Minas, já teríamos construído a pista.” A frase é de um dos mais destacados pilotos do estado, Toninho da Matta, e espelha a dificuldade para tirar do papel os vários projetos e dotar o esporte mineiro de um espaço apto a receber categorias internacionais e à altura da tradição de nossos representantes em categorias nacionais e internacionais.

Não faltaram circuitos de Primeiro Mundo, instalações de cair o queixo, com um problema: nunca deixaram as telas dos computadores para se tornar realidade.CURVELOÁrea escolhida para o empreendimento permite construção de circuitos misto e oval, pista de motocross e arena para shows e eventos

Um cenário que pode mudar graças a um grupo de aficionados que aprendeu com os erros do passado e pretende ocupar uma lacuna que hoje não é apenas regional. Falta, no Brasil, um complexo com homologação das federações internacionais de Automobilismo (FIA) e Motociclismo (FIM), em condições de receber provas das Superbikes, da Moto GP e que seja alternativa a Interlagos.

Sem grande publicidade, mas um intenso trabalho de bastidores que inclui o estudo dos projetos de circuitos como Sakhir, no Barein, Portimão, em Portugal, Buddh, na Índia, e Dubai, os integrantes do Moto Clube 273 identificaram em Curvelo, Região Central do estado, a 170 quilômetros de Belo Horizonte, o local ideal para a construção de um empreendimento do gênero e as condições adequadas para tirá-lo do papel: um terreno de dois milhões de metros quadrados (o dobro da área do oval de Indianápolis), no quilômetro 608 da BR-135, que liga a capital a Montes Claros e à Bahia. Uma propriedade particular (de um empresário interessado em participar da iniciativa) que respeita todo o tipo de exigência ambiental e permite sonhar longe, já que acolheria, sem dificuldades, um circuito misto, um oval, pistas de kart e motocross, além de um polo industrial, hoteis, condomínio, arena para shows e exposições e mesmo quadras esportivas, escolas e hospitais.

Aí reside o grande diferencial do projeto em relação aos anteriores: se não faltam ideias para dotar a região de um espaço único no país, a ideia é começar de forma modesta e proporcionar um efeito “bola de neve”, com as etapas se sucedendo e novos investidores e parceiros se agregando. De acordo com os primeiros estudos, bastariam R$ 15 milhões (pouco mais de 10% do que foi gasto na reformulação do Estádio Independência, por exemplo) para ter o circuito misto em condição de receber corridas e uma pista de motocross também homologada. Uma estrutura que poderia ser aproveitada também com cursos de pilotagem e eventos de montadoras.

Como todos as precauções estão sendo tomadas para que o projeto se concretize, ainda não há um traçado desenhado, mas até neste aspecto a iniciativa traz uma inovação. A ideia é ouvir opiniões de pilotos e ex-pilotos – um grupo deles, entre os quais Rafa Matos, Clemente Jr. e o campeão de motocross Jorge Balbi Jr. deve visitar o terreno sexta-feira para opinar e sugerir. A missão de dar formas ao sonho será do arquiteto Humberto Anastasia, apaixonado por automobilismo, respeitando os cadernos de encargos da FIA e da FIM.

PROTOCOLO

“Há uma grande demanda por um empreendimento do gênero em Minas e Curvelo acolheu a ideia de braços abertos. O único obstáculo ao sucesso da iniciativa seria a economia brasileira entrar em um momento negativo a médio prazo, algo bastante improvável, já que o país é a bola da vez no cenário internacional. Procuramos estudar o que se fez de melhor pelo mundo, temos uma localização geográfica privilegiada e um terreno que nos permite trabalhar sem restrições e expandir o complexo o quanto quisermos. Mesmo sem divulgá-lo oficialmente, fomos procurados por várias empresas e investidores que enxergaram o potencial e querem conversar. Agora que os primeiros passos foram dados, a tendência é o interesse se multiplicar e rapidamente as etapas se sucederem”, explica o presidente do Moto Clube 273, Flávio Bergmann, que agrega sua experiência na assessoria de imprensa e cobertura dos principais campeonatos brasileiros sobre duas e quatro rodas.

Na sexta-feira ele assinou um protocolo de intenções com a prefeitura, que se compromete a incentivar e dar sua chancela ao projeto, com impacto estimado em 500 mil pessoas da cidade e dos municípios do entorno. As verbas públicas diretas, no entanto, serão minoria no financiamento das obras, já que o Moto Clube se valerá da Lei Federal de Incentivo ao Esporte para captar recursos. “Não queremos que o poder público gaste um centavo, mas conceda incentivos fiscais ao empreendimento e às empresas que aqui se instalarem, além de colaborar dentro de suas possibilidades.”

MEMÓRIA
Tudo começou em 1949
Se foi necessário esperar até o começo da década passada para que o estado ganhasse seu primeiro autódromo permanente, o Mega Space, em Santa Luzia – que foi inaugurado com um traçado de 1.600m e vai ganhar nos próximos meses uma expansão, passando para 2.450m –as provas de pista no estado são realidade desde muito antes. Em pleno auge da era JK, a então recém-inaugurada Lagoa da Pampulha serviu de cenário para uma corrida que trouxe a Belo Horizonte alguns dos principais pilotos do país na época e foi vencida por Chico Landi, com uma Maserati. Octacílio Rocha não teve a mesma sorte e morreu ao se chocar com um poste. Outra obra na região deu origem a um circuito provisório: de 1967 a 1972 o entorno do Mineirão foi palco de provas que reuniram, entre outros, Emerson e Wilsinho Fittipaldi, Alex Dias Ribeiro, Luís Pereira Bueno, Kid Cabeleira, Toninho e Ivaldo da Matta, em carros de turismo e protótipos. Um dos mais talentosos nomes daquela geração, Marcelo Campos morreu na véspera do GP de 1970, quando testava modificações em seu Puma e bateu numa picape.

* http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/automobilismo/2012/05/23/noticia_automobilismo,217776/sonho-para-sair-do-papel.shtml


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Comentários:
17
  • pablo disse:

    nossa q bom será em que ano estara pronto ein .abraço a todos

  • Bruno Nunes Silva disse:

    Pessoal, temos algumas novidades. Já foram gasto no projeto 2 milhões, mais 2 serão gastos até 28 de novembro quando será lançado o projeto oficialmente. O projeto terá pista com variações de traçado, pista d motocross, quadra poliesportiva, campo d futebol, piscina e várias outras atrações, será um clube onde qualquer um poderá ser sócio, segundo palavras d Flávio Bergmann no twitter até o campeão Valentino Rossi já foi sondado para ser garoto propaganda. Dentro de alguns dias será lançado o site com logomarcas e mais novidades. Pra quem é fã de esporte a motor o jeito é aguardar com muita fé e confiar q tudo dará certo.

  • adriano mendes disse:

    esperamos anciosos pelo desfecho deste empreendimento os propietario do terreno dao o maior apoio q bom

  • Bruno Nunes Silva disse:

    Oi Simone e todos os leitores. O autodromo será na br 135 antes do córrego do picão onde indo sentido corinto tem um pasto à esquerda. No dia 28 de novembro será a apresentação oficial do projeto, já tem no youtube um projeto do traçado. Abraço

  • Simone disse:

    Bom Dia, eu moro em Curvelo e não consigo encontrar muitas informações a respeito deste projeto, saberia dizer em que loca especificamente (bairro) esse autódromo seria construído?? E qual construtora estará efetuando a obra? E se tem previsão para inicio da mesma?

  • Protásio Jr. disse:

    A região ainda não tem estrutura, porque ainda não houve um empreendimento deste porte, mas cria-se!

  • Wagner Cabral disse:

    Já existe um projeto? Se existe onde posso ver? Sabe-se também que isso implica em um grande investimento, como será feito? Plano de negócios, o idealizador tem um? Se tem, posso analisar? e a infra-estrutura? Foi projetada? Quem fará esse investimento de infra-estrutura? Governo Estadual, Federal ou Municipal? Desculpe a quantidade de perguntas, mas sou representante de um grupo de investidores, que pretende investir em empreendimentos no Brasil. Um autódromo em Minas Gerais é uma hipótese bastante relevante, porém, é preciso que as perguntas que faço, possam ser imediatamente respondidas. A construção de um autódromo não é algo extraordinário, porém a sua funcionalidade é a grande questão, se o empreendimento não corresponder a um fluxo normal de questionamentos, não é viável e portanto para isso ocorrer não basta apenas construí-lo, é preciso fazê-lo funcionar. Como é que se pretende fazzer com que as pessoas cheguem lá? Não basta que isso ocorra em dias de corrida, senão o empreendimento não atrai investimentos. Precisa ser comercial, ser funcional, projetar e responder a interesses comerciais. Ou é isso, ou será mero romantismo de apaixonados por automobilismo e isso não leva a nada. estou a disposição para uma discussão de possibilidade de investimento.

  • Rafael disse:

    A ideia pode ate ser boa, mas Curvelo é longe da capital, do principal aeroporto… e esse custo estimado de R$ 15 milhões é uma piada! Só 15 milhões? hahahaha… pff tem jornalista nesse Superesportes que tá de brincadeira

  • Marcio Martins disse:

    Chico,

    A ideia é ótima, mas aqui em Minas voçe já viu como são as coisas né. Não demora, vai aparecer discipulos daquele grupo que lá nos anos 80 foi para a porta do Mineirão distribuir panfletos tentando convencer as pessoas a não assistirem ao Show do Kiss sob o argumento de que era coisa do capeta. Ou então pessoas ligadas aos ¨técnicos ¨ da UFMG que na época em que se falava sobre a possibllidade de um autodromo na área externa do Mineirão, reagiram sob o argumento de que traria riscos de ¨comprometimento no processo de reprodução dos Micos ¨. Sem contar as estrelas do Ministério Publico e dos Bombeiros. Sem nenhum trocadilho, mas acho que em breve a ideia do autodromo acabará ¨derrapando ¨ na pista e logo, logo seus idealizadores deverão entrar para os boxes abandonando a prova.

  • Geraldo Pereira disse:

    Nós, curvelanos, recebemos a noticia com cautela.Já tivemos exemplos de projetos de universidades serem trocados por um curtume.A nossa classe politica consegue destruir toda vontade de crescimento.Tomara que seja verdade.A avenida brasil tá lá, uma vergonha só cortando o bairro Santa Filomena.Desde criança eu ouço a conversa de que a verba pra pavimentação esta liberada.É preciso ter vontade politica também…

  • Sei não…

    Antes de pensarem no autódromo, será que já foi feito um estudo de infra-estrutura da região ??

    Não adianta um autódromo isolado, se não existem Hotéis, Restaurantes, Rodovias decentes, aeroporto próximo, assistência médica, etc…

    Corre-se o risco de virar um elefante-branco.

  • Getulio BH disse:

    Pessoal,

    Desculpem o Gregorio e o Frederico, mas esse projeto é sim totalmente viável. O Ponto fraco é hotel, mas reversível. No Sul, em Santa Cruz, os pilotos da stock também andam 170km pra chegar no autódromo. Na europa e eua também. Com os grandes centros valorizados a saída é criar grandes polos no interior e esse é totalmente viável. Os autódromos no Brasil estão abandonados porque são publicos, essa iniciativa é privada e os autódromos que mais funcionam, dão lucros, são os privados. Esse projeto é de suma importância não só para a região, mas como para o país. É claro que Curvelo vai se beneficiar bastante com isso. O Turismo na região vai explodir. Grandes eventos mundiais não vem ao Brasil por que não tem pista homologada, é o caso da Moto GP.

  • Gregorio disse:

    Concordo com o Frederico Dantas, com um aeroporto distante como fica confins, não dá pra pensar nem em stock car. Outra preocupação é hospedagem, Curvelo não tem estrutura hoteleira para receber tantos visitantes e por mais que construam hoteis na região do autódromo eles ficarão com baixa ocupação fora das corridas, o que pode afastar empresários. Acho que minas merece sim um autódromo com condições de sediar eventos automobilisticos de alto nivel, mas a escolha do local deve levar em consideração vários aspectos além de topografia da região.

  • Rodrigo Santos Fernandes disse:

    hahahah nada contra Curvelo, mas fala sério, só rindo mesmo dessa reportagem…

  • Emilio Figueiredo disse:

    Mais uma área verde sendo desmatada… vamos ver quais serãos as compensações ambientais para esse impacto.

  • Frederico Dantas disse:

    A ideia é utópica, mas de sonhar vive o homem e dos seus sonhos nascem seus grandes feitos.

    Mas há dois obstáculos fundamentais. O primeiro é estrutural. Um autódromo dito internacional com o aeroporto internacional mais próximo a 170 km é complicado.

    O segundo é político. Hoje a CBF do automobilismo brasileiro é a CBA. Basta procurar um pouco de notícias sobre esta entidade no Google para ver o nível da mesma. A CBA, dentre muitas bobagens que faz, acabou com um autódromo que recebeu a F1 por anos – Jacarepaguá e deixou ir à ruína um autódromo que já recebeu etapas da MotoGP – Goiânia. A CBA padece do coronelismo e incompetência crônica que toma conta de quase todas as federações e confederações esportivas nacionais.

  • ALISON NOGUEIRA disse:

    Boa noite Chico!
    Moro em Curvelo, e conheço bem a região, a nossa topografia é ótima e o acesso a Curvelo tambem é facilitado pela localização da região, o turismo na região será incrementado, pois possuimos belezas naturais muito atraentes na região, cidades como; Pirapora, Tres Marias, Diamantina seram beneficiadas devido a proximidade com Curvelo, acho que bem planejado, esse projeto tem tudo para dar certo.
    Saudações!!