Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Seriedade dentro de campo e sabedoria do Galo para escapar de cascas de banana

Uma pena que o América não conseguiu reagir e perdeu mais uma, dentro de casa, para o Vitória.

O fim de semana teria sido ótimo para o futebol mineiro, com as vitórias do Cruzeiro sobre o Bahia, fora de casa, e o Galo sobre o Vasco, ampliando a liderança.

Vi o reprise do jogo quase todo pela Globo, no portal Globo.com

Aliás, ótima transmissão do Luiz Roberto, Júnior e Renato Marsiglia. Comentários imparciais, honestos como deveria ser sempre.

A arbitragem para mim foi boa, com lances difíceis de apitar de ambos os lados. Se foi pênalti ou não foi, tanto a favor do Galo, no Bernard, quanto a favor do Vasco, do Rever, nem a repetição do lance dá certeza de nada; portanto, a “olho nu”, mais difícil ainda para o árbitro, que, quando bem intencionado, age como um Juiz de Direito, obedecendo o código penal: “in dubio pro reo”, dentro dos princípios da presunção de inocência.

Jogo muito bom, de lances perigosos de lado a lado, com superioridade do Atlético, mas que foi resolvido em um lance que os craques costumam resolver: o drible do Ronaldinho Gaúcho pela esquerda, foi desconcertante, e matou goleiro e demais defensores do Vasco que só tiveram tempo de assistir o Jô aproveitar o rebote.

Aliás, deve ter sido o melhor jogo do Ronaldinho. Fez de tudo!

Talvez para espantar a onda que surgiu através de um jornal carioca que atua em Belo Horizonte.

Tentativa impressionante de criar uma crise no Atlético. Há colegas que trabalham em Belo Horizonte que sonham trabalhar no Rio e são capazes de qualquer coisa para cavar um lugarzinho lá; seja onde for.

E isso não é só em relação ao Atlético, não. O Cruzeiro já foi vítima muitas vezes também desse tipo de comportamento, em momentos delicados, quando qualquer boato pode bagunçar um ambiente.

Mas, é do jogo, e o Galo é que vire, com muita sabedoria para escapar dessas cascas de banana que vão continuar surgindo.

Diretoria, jogadores e a torcida precisam ficar ligados.

CLASSIFICAÇÃO P J V E D GP GC SG %
1 Atlético-MG 38 15 12 2 1 27 8 19 84.4
2 Fluminense 35 16 10 5 1 27 9 18 72.9
3 Vasco 34 16 10 4 2 22 12 10 70.8
4 Grêmio 31 16 10 1 5 23 14 9 64.6
5 Internacional 30 16 8 6 2 21 12 9 62.5
6 Cruzeiro 26 16 8 2 6 21 20 1 54.2
7 São Paulo 25 16 8 1 7 24 20 4 52.1
8 Botafogo 24 16 7 3 6 26 21 5 50
9 Flamengo 22 15 6 4 5 20 21 -1 48.9
10 Corinthians 21 16 5 6 5 16 15 1 43.8
11 Ponte Preta 20 16 5 5 6 19 20 -1 41.7
12 Portuguesa 18 16 4 6 6 13 17 -4 37.5
13 Náutico 17 16 5 2 9 20 29 -9 35.4
14 Santos 17 16 3 8 5 15 19 -4 35.4
15 Coritiba 15 16 4 3 9 24 32 -8 31.2
16 Sport 14 16 3 5 8 13 23 -10 29.2
17 Palmeiras 13 16 3 4 9 15 19 -4 27.1
18 Bahia 13 16 2 7 7 12 22 -10 27.1
19 Figueirense 11 16 2 5 9 14 25 -11 22.9
20 Atlético-GO 11 16 2 5 9 16 30 -14 22.9

* Globoesporte.com


» Comentar

Comentários:
34
  • Paulo Henrique disse:

    É impressionante como a incapacidade de ler um texto e articular uma interpretação minimamente razoável é um grave problema do brasileiro.

    O Audísio usou de ironia para criticar o bairrismo da imprensa RJ-SP, mas logo apareceram alguns “nervosos” partindo para ofensa achando que era crítica ao Galo.

    É cada uma!!!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Marcos 2012, não fale besteira, meu amigo.

    Essa “fama” de time pequeno jamais existiu. Que insistência de vossa parte em comentar em tom provocativo.
    O que existe é uma baita provocação pela escassez de títulos do Campeonato Brasileiro e pela conquista da Libertadores. Os demais títulos, sejam eles quais forem, não são parâmetros para se medir a grandeza de um clube.

    Aliás, Atlético-MG, Fluminense (que diminuiu isto com a conquista do Brasileirao 2010) e Botafogo são sempre provocados desta maneira justamente pela sua grandeza e que por isso não deveriam passar por jejum semelhante. Até o multi-campeão Palmeiras tem passado por isso.
    Mas provocação de torcidas rivais é uma coisa e “fama” é outra. Não vamos confundir.

    Me desculpe, mas chega a ser ridícula a sua insistência em querer apequenar o grande Clube Atlético Mineiro.

  • ivan junior disse:

    Esse Aurelio juizforano é na verdade o JB*sta usando mais um dos muitos pseudonimos que ele tem. BAsta ver pelas asneiras que escreveu. CUIDADO!!! o gardenal dele está vencido…

  • MARCO ANTONIO disse:

    Audísio:

    Ao reler o seu comentário com mais calma é que percebi o tom de ironia.
    Me enganei e peço desculpas.
    Agora, quanto a cultura, felizmente a carapuça não serviu para mim.
    Se o Sr. for atelticano parabéns e se não for….. paciência.
    No mais……

    Saudações Atleticanas.

    É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas, do modo mais simples.

  • Reinaldo disse:

    Estamos chegando!!!!!!!! Iremos pagar os 6 x 1 com o titulo em cima delas!!!!!!!!!!!

  • Marcos 2012 disse:

    Sim amigos, o Atlético tá se portando como time grande finalmente, o jejum de 4 décadas sem títulos nacionais está sendo um incentivo e tanto para que esse mesmo jejum fosse quebrado. Além de contar com jogadores que podem decidir com sucesso um jogo, o Atlético está aprendendo a vencer jogos decisivos, vide os 1×0 contra o Vasco, concorrente direto ao título nacional.
    Caso confirme esse título, a fama de ‘time pequeno’ que o Galo tem em boa parte do Brasil deixa de existir.

  • Aurélio Mendes disse:

    Já deixando claro que esse segundo aurélio que comentou aí sobre ódio aos cariocas não sou eu. Eu estou sempre por aqui criticando as baboseiras do JB CRUZ. A partir de agora vou colocar Aurélio Mendes pra não haver confusão.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Juiz de Fora?
    Vaxco?

    Me poupe… rs

  • – Torcer para clubes do RJ-SP sempre foi mais fácil, afinal, são os eternos protegidos da CBF e da Globo, que ficam no RJ, precisamente na Rua da Alfândega e no Jardim Botânico! É muita “coincidência”, não?

    – Os clubes cariocas e paulistas são “queridinhos” de tais instituições, especialmente o Flamengo e Corinthians – mas isso os coniventes jamais assumirão! Em se tratando de futebol, essa é a mais pura verdade no Brasil!

  • audisio disse:

    Meus caros Marco Antônio e Ademir, quando me refiro ao Diego Souza é claro que estou ironizando a crônica carioca.
    A ironia socrática era uma das armas do grande filósofo grego no mercado de Atenas contra os que se achavam prepotentes no seu saber!
    Um pouco de cultura não faz mal…

  • Paulo Henrique disse:

    Eu li em vários blogs torcedores do maior de Minas p…da vida com uma grande parte da imprensa-MG que faz tratamente diferenciado entre os clubes e as suas respectivas torcidas. Um Exemplo claro é o seu nome seu bairro. No momento de anunciar que vai entrevistar os torcedores depois dos jogos, cansamos de ouvir o Thiago reis de tratar os simpatizantes azuis de China Azul. è China azul pra lá e pra cá. No momento de anunciar as entrevistas com os atleticanos, esse infeliz não trata a nossa torcida de MASSA. Ele Não fala MASSA nem que vaca tussa.Parece que ele tem Birra da massa.
    Eu gosto é Caixa quando ele fala : ” É o Galão da massa!!!”

  • Gregorio disse:

    Realmente esta fantástica a campanha do Galo no brasilerão, e muito boa a observação do Audisio, o aproveitamento dos 4 primeiros esta bem alto, se esta tendência se manter é possivel que o campeão tenha que fazer mais que os 71 pontos das duas ultimas temporadas. O caminho ainda é muito longo, mas um aproveitamento de aproximadamente 48% nos 23 jogos que nos resta é suficiente pra chegar aos 71 pontos, eu acredito!
    Tirando os fatores extra campo tão evidentes nos ultimos dias pra tentar abalar o Galo, uma coisa tem me incomodado muito e penso ser uma situação fácil de corrigir, quando tem vantagem mínima no final de jogo o galo esta se tornando excessivamente defensivo, dando muito chutão e entregando a bola ao adversário pra ser atacado novamente, quando se esta ganhando é preciso ter a bola pra não ser atacado e não ficar rifando, nosso sistema defensivo tem se mostrado muito eficiente, mas é correr um risco desnecessário diante da qualidade dos jogadores que temos pra manter a posse de bola, tem dado certo mas uma hora alguém pode falhar e a vantagem ser perdida sem tempo pra reagir.

    Abraço a todos, GALO!

  • aurelio disse:

    Olá chico! gostaria de saber pq vc tem tanto ódio do povo carioca, ou de quem torçe para os times do rio. vC não que se a imprensa que faz o oba desses times, vcs da imprensa tb não deveria cuidar do caso e nãoficar criticando os times desse ou daquele estado? Pq quando vc vai no redação não sustenta o que diz no seu blog? em tempo: sou de juiz de fora, me orgulho de ser mineiro, mas torço para o Vasco. Com muito orgulho. tenho vários amigos atleticanos e inclusive minha noiva é atleticana.. Acredito que muitas vezes a violência de alguns torcedores é causada por este tipo de sentimento da imprensa. Obrigado pelo espaçoe, e diga se de passagem vc é um excelente profissional

    • Chico Maia disse:

      Ô caro Aurélio,
      ódio dos cariocas, eu?
      Você diz isso porque deve ler raramente o que eu escrevo e pegou só esse post aqui.
      Confira mais o que escrevo que verá que jamais tive este sentimento,
      O que contesto, e não abro mão, é a imposição das grandes redes de comunicação dos interesses do Rio e São Paulo aos outros estados.
      É o mesmo tratamento que grande parte da imprensa de BH dedica aos clubes do interior mineiro e já falei isso aqui um monte de vezes.
      Confira aí que você vai ver.
      Abraço,
      obrigado e você todo o direito de torcer para o Vasco; qual o problema?
      Alguém está te perseguindo aí?

  • ivan junior disse:

    CUIDADO!!!Fugiu um louco do manicomio…SOSSEGA LEÃO NELE!

  • J.B.CRUZ (Credo!): “Só” que apareceu uma carreta na contramão nesta curva estreita… e só cabe um deles!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Caro Chico, o lance do Réver é claríssimo: a bola bate entre a parte superior do peito e o ombro. Mesmo a olho nú é fácil a identificação do lance. Saudações!!!

  • Marcus disse:

    Kalil,

    oriente aos jogadores e comissão técnica a não ceder entrevista ao jornal o “LANCE”. Vamos dar uma “geladeira” nestes caras e ensiná-los que em Minas, trabalhamos seriamente focados. Chega de tolerar manobras que remetem aos tempos arcaicos.

    Vamos fazer história com competência, humildade e acima de tudo TRABALHO! Não precisamos diminuir ou difamar ninguém para chegar a esta conquista!
    Saudações alvinegra!!!!!

  • Marcus disse:

    Olá Chico e amigos;

    É difícil não se empolgar com este time do galo! Digno de todos elogios e aplausos. Contudo, gostaria de alertar a todos torcedores e a alguns órgãos de imprensa sérios, que daqui para frente, aparecerão cada vez mais notícias “plantadas” pela imprensa podre! Cuidado com o que leem e a fonte de procedência desta notícia. Não leio mais o jornal “LANCE”, propulsor desta notícia absurda! E pediria a todos que divulguem o mau caratismo deste “jornal” e a imprensa mineira séria em denunciar estes maus profissionais.

    Não seria este um caso de danos morais?

    Aos jogadores do galo, sabemos perfeitamente que todos nós temos direito ao lazer, cultura e ao social! Porém, estamos em tempos de guerra. Por favor, sejam discretos em suas andanças até o fim do ano. Façam um saudável encontro entre amigos e familiares, mas em ambiente restrito e reservado.

    Estamos com vocês!

    abraço

  • Aurélio disse:

    Gostei do jogo coletivo do time, mas não precisávamos passar tanto aperto se o Jô fosse bom finalizador (erra muitos gols fáceis) e se o Bernard tivesse dominado pelo menos um dos 4 a 5 lançamentos que recebeu. Apesar dele não ter dominado, mesmo assim jogou bem. Uma coisa é certa dele, ele não se omite, aparece o tempo todo no jogo. Falta maior objetividade, mas dá pra crescer em cima disso. A zaga foi muito bem. Junior cesar tem dado uma segurança que há tempos não via na lateral esquerda. Marcos Rocha tem jogado muito quando alterna lateral com meio campo. ROnaldinho gênio!!! Guilherme jogou bem e com lançamentos e passes precisos. Os dois cães de guarda Pierre e Leandro Donizette jogaram muito, como sempre. E o Escudero entrou bem, só precisa soltar mais a bola às vezes.

    No mais, é pensar no xará goianiense e não pode deixar de pegar os 3 pontos de jeito nenhum. Abs!!!

  • Paulo disse:

    Amigos, confesso que fiquei preocupado com as noticias que “pipocaram” na noite de sábado. Pensei: “um trabalho belíssimo, com ótimas perspectivas de sucesso, foi por água abaixo por causa do ego de uns e outros”.

    Depois, pensei: será que o Kalil, mineiramente e matreiramente não “plantou” este bafão para, exatamente, o Vasco entrar relaxado no jogo contra o Galo?”. E achei que ele não conseguiria ser tão esperto assim. E fiquei preocupado.

    À tarde, outra exibição que demonstrou comprometimento, união, estabilidade, comando e, principalmente, foco. No GRUPO, na campanha, no respeito à torcida.

    Outras “cascas de banana” virão. Que o Kalil, Maluf, Cuca ou quem de direito utilize estas “matreirices” a favor do Galo, dos seus interesses e metas. A sagacidade é uma virtude histórica dos mineiros.

    A torcida pode ser passional, a imprensa pode ser passional, os jogadores podem ser ingênuos, mas ao COMANDO, à LIDERANÇA do clube, é MANDATÓRIO que sejam 150% racionais e sagazes.

    E, pelo visto, depois de uns 30 anos (os mais velhos contam que o Kalil pai tinha estas características), o Galo volta a ter comando, estratégia e GESTÃO.

    E que os cruzeirenses do blog também fiquem ESPERTOS: A perspectiva (real) de se colocar eventualmente dois mineiros e dois gaúchos (junto aos dois paulistas já classificados) na Liberta causa calafrios do Leme ao Pontal, da Barra da Tijuca à Copacabana.

  • Ademir disse:

    Grande
    Francisco Barbosa Duarte Maia. Aqui quem vos fala é um “amigo da coluna”…. Chico o galo tá demais, sei não, tudo indica que as bibas vão sofrer demais até o final deste campeonato. E aí já voltou para o Brasil?

  • Marco Antonio disse:

    Ô Audísio! O Galo ainda não foi testado? Como assim…. BIAL………….

  • Marcelo disse:

    Nossa como esse AUDISO é ignorante! Comecei a ler o comentário mas quando ele disse q o Vasco jogou sem Diego Souza parei. Arruma outra desculpa amigo MARIA, porque o Diego Souza já saiu do Vasco a muito tempo. Daqui a pouco ele fala que o Vasco jogou sem o Denner e o Bebeto.

  • Time dos sonhos.

    Sera que um dia,no meu melhor sonho eu imaginei que o Galo estaria em 1º lugar com aproveitamento de 83% tendo no meio de campo o R49?
    Que nosso time teria uma zaga compacta e raçuda,melhor defesa do campeonato com uma media de 0,57 gols sofridos por jogo?
    E também o melhor ataque? Media de 1,86 gols por jogo.
    Que da nossa base sairia um garoto craque de bola dono de velocidade,dribles e cruzamentos certeiros tipo Humberto Ramos em 71?
    E um atacante alto que lembra o rei Dada?
    Sera que eu imaginei,dois incansáveis marcadores fechando o meio campo?
    E os laterais?Marcadores implacáveis e investidas fatais.
    E um goleiro seguro e experiente?
    E junto a tudo isso um técnico inteligente e a massa levando o time pra frente como sempre fez.

    É eu nunca sonhei com algo tão grandioso mas agora nem preciso sonhar pois a cada rodada eu tenho acompanhado todo esse showcom os olhos incrédulos e o coração a mil.
    Galo,o maior show da terra!

  • Cristiano Monteiro disse:

    Narrador da Globo é Luiz Roberto e não Luiz Alfredo. Rs. Abcs

  • audisio disse:

    O Atlético ainda não foi testado e ainda faltam 6 pontos para livrar do rebaixamento.
    O Vasco jogou sem Diego Souza!
    O que me impressiona é como esta atual situação do Atlético incomoda tanta gente! Na mídia carioca, nas rádios paulistas, a parte azul da imprensa mineira começa a ficar histérica em seus comentaristas nos jornais e blogs esportivos.

    Adia-se jogo, planta-se briga do Kalil com o Ronaldo, atrasa-se o BID do Ronaldinho, anula-se gols e mais gols. Time que quer ser campeão tem que passar por cima de tudo.

    O percentual de aproveitamento dos quatro primeiros está muito alto, o que mostra que poderá haver necessidade de aumentar os pontos necessários na projeção para a conquista do campeonato em relação ao ano passado.

    Quando o Ronaldinho foi contratado o cliché da imprensa era: “Qual Ronaldinho o Atlético estará contratando”?
    No primeiro jogo, eu estava lá contra o Náutico e achei espetacular, na minha cabeça o pensamento era: “A ADEMG informa, sai Mancini entra Ronadinho”.
    Nas suas primeiras atuações suas intervenções já eram de encantar, porém o time do Galo estava bem entrosado e ele se beneficiou disso. Bernard teve um ganho técnico e todos do plantel se empolgaram com a sua presença. Porém com o passar dos jogos, Ronaldinho foi se enchendo de entusiasmo e disposição, readiquirindo sua melhor foma física e nesse embalo dos dois últimos jogos começou a desequilibrar para o Atlético. Nessa progressão, poderá sim chegar novamente no nível dos seus grandes dias do Barcelona.
    Somente uma figura de peso mundial como ele poderá levar e liderar este time a quebrar o estigma de perdedor de décadas. Se conseguir romper esta barreira, aí sim, o Atlético entrará numa nova era e poderá se transformar num dos gigantes do continente.

  • J.B.CRUZ disse:

    A RAPÔSA apareceu na curva, cuidado !!!

  • Zé Carlos disse:

    Imparcial? Sei não… Teve um tira-teima de impedimento que a linha não era paralela à da grande área, e aquele braço no sovaco do Bernard deu dois puxões pra cima enquanto ele corria, falta foi! pode até ter sido fora da área.

  • Igor disse:

    Ronaldinho jogou muito bem hoje, correu, armou e desarmou adversários, coisa que nunca fez no Flamengo.

  • marcelo disse:

    Chico,
    Sensacional a narração do Luis Roberto em rede nacional gritando “gol do Gaaaalo” ao invés de “atlético” ou “galo mineiro” como alguns tem costume de falar. Demonstrou respeito.

  • ALISON NOGUEIRA disse:

    Deu a lógica, e mais uma vez a imprensa do eixo do mal vai ficar sem dormir! kkkkk. Saudações!!