Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mais e menos da CBF, do Brasileiro e Fórmula 1

Com o campeão já conhecido e apenas uma vaga do rebaixamento para se decidir, a final da Fórmula 1 foi muito mais atraente neste domingo do que a penúltima rodada do Brasileiro.

E viva Vettel e a Alemanha!

A principal preocupação de todas as torcidas país afora é com as dispensas e contratações que os seus times já estão fazendo para 2013.

Mas em nove edições de campeonatos na fórmula de pontos corridos esta é a primeira vez em que quase tudo que tinha que ser decidido não atrai tão pouca atenção.

 

Nada de anormal

 

O perigo é que este comando da CBF, absolutamente suspeito e inconfiável, resolva aderir aos grupos que, por interesses meramente financeiros, queiram voltar à ridícula e injusta fórmula dos “mata-mata”.

Quando Ricardo Teixeira caiu a grande pergunta que se fazia era: foi bom ou vai piorar?

Pois é! Com José Maria Marin de vice, as nuvens escuras que se avizinhavam começam a querer descer em forma de tempestade sobre o nosso futebol.  

 

De volta

 

Este ano voltamos à era das liminares e a Série C só começou de depois de demandas que não existiam mais, pois foram extintas na “Era” Ricardo Teixeira.

Foi ele quem acabou com essa farra, ao seu modo, com mecanismos cujos métodos levou contigo para a sua casa em Boca Raton, na Flórida.

 

Hora errada

 

A demissão do Mano Menezes foi outro sintoma de que estamos vivendo um grande retrocesso. Justamente quando a seleção estava aparentando melhoras. Há um ano e meio antes da Copa do Mundo, a cartolagem extingue a comissão técnica. E o pior: a diretoria da CBF está rachada: o presidente quer Muricy Ramalho; o vice, Marco Polo Del Nero, Scolari; o diretor da área, Andrés Sanches, Tite.

 

O catalão

 

Enquete feita pelo Carlos Eduardo Éboli, em seu programa na Rádio CBN, ontem, de 9 às 12 horas, mostrou que o torcedor brasileiro quer uma experiência diferente. Josep Guardiola foi o preferido por 173 ouvintes que se manifestaram pela internet, contra para Luiz Felipe Scolari, 23 para Muricy. Houve votos para Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo, Paulo Autuori e até Joel Santana.

 

Quem aposta?

 

Pelo menos Minas terá uma última rodada interessante por causa da briga do Atlético pelo vice-campeonato. Precisa de um empate do Grêmio contra o Inter e tem que vencer o clássico.

O empate em Porto Alegre é o resultado mais provável, porém Galo e Raposa fazem clássicos imprevisíveis em todos os aspectos. Que o diga o 4/12 de 2011. Ou não?

 

Saideira

 

Ao contrário do ano passado quando o clássico valia tudo, Atlético e Cruzeiro farão uma partida cuja atração será pelo fato da rivalidade extrapolar o bom senso e mexer com qualquer um que seja alvinegro ou celeste. Em meu blog o cruzeirense JB Cruz escreveu: “Ronaldinho Gaúcho apresentou uma ‘dorzinha’ na perna e ficou de fora contra o Botafogo. Dá para desconfiar, pois se ficasse fora do grande clássico…”

 

Visita ilustre

 

Formatura da Liginha e Luisa em Sete Lagoas no fim de semana, no Colégio Anglo. filhas do Dr. Pico e Claudinha. A “corte” de Conceição do Mato Dentro tomou conta da cidade, inclusive com o prefeito, Dr. Reinaldinho, a matriarca D. Marocas e o raro artista Paulo Virgílio (Grilo), dono da frase: “Mulheres; não andem na contramão; andem sempre na mão; na minha mão, de preferência”.

 

A razão

Dizia Fernando Pessoa que a verdade tem dois lados. Recebi em meu blog (www.chicomaia.com.br): “Chico,

O Jacaré impetrou recurso no STJD e paralisou pela segunda vez a Segundona mineira: http://www.fmfnet.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4918%3Asegunda-divisao&catid=1%3Acat-ultimas-noticias&Itemid=18 .

Resumo da ópera: se aproveitou de uma brecha no regulamento, que não especifica que os critérios de desempate no confronto contra a Esportiva levaram em conta apenas os resultados daquela fase.

Omissão de um lado, esperteza do outro. E assim o futebol mineiro segue ladeira abaixo!”

 

E eu contesto: não há nenhuma dúvida no regulamento. A FMF foi quem errou ao querer mexer nele e o STJD está apenas restabelecendo a justiça.


» Comentar

Comentários:
33
  • é sabido que as emissoras detentoras dos direitos de transmissão do brasileiro só transmitem em rede nacional jogos que tenham ou paulistas ou cariocas!pois bem!no fim de semana que vem,os clássicos de rio e são paulo serão meros amistosos!o gre-nal e o galo e raposa serão decisivos(para grêmio e galo é claro)!e aí?será que a dona globo e a dona band irão se render ao bom senso e mostrar estas partidas?sinceramente,duvido!

  • Entendi que então o confronto direto entre o único time que tem torcida em MG e o outro radicado em nosso estado, iniciou-se na era pós Mineirão? Os confrontos anteriores são como os times do Cruzeiro no futuro, isto é, desprezados?

  • André Corrêa disse:

    Eu já falei disso mas quero dar mais um pitaco: três anos de contrato pro Diego Souza??? É muito desespero pra minha cabeça… Hehe!

  • André Corrêa disse:

    Pois é, Chico. No calor dos pedidos pela demissão de Ricardo Teixeira eu fui um dos que falavam pra ter cuidado, porque o ruim poderia ficar pior. E ficou, porque um capitalista pilantra é ruim, mas um POLÍTICO pilantra é muito pior!

    Já a demissão do Mano é justa, sim. Não ganhou de nenhum peixe grande e a escalação de Durval na defesa dele realmente foi a gota d’água, símbolo de uma era de fracassos. Eu apostaria no novo; Guardiola pra mim é o cara ideal, mas duvido muito que o nosso ancião Marin vá pensar em algo do tipo. Também, por mim, o time da CBF que se dane!

    O ex-treinador da seleção podia mesmo era se redimir do chapéu que deu no Perrela em 2008 e assumir o Barcelona de Varginha. Mano, Diego Souza, Pirão e cia. são sinônimos de grandes alegrias pra massa em 2013. Massa do Galo, evidentemente.

    Quando ao Atlético, o Cuca só assumiu que preservou o Ronaldinho porque ganhou o jogo. Se tivesse perdido ou empatado o homem estaria até hoje com o joelho ferrado.

    O clássico de domingo promete. Como vem acontecendo, o Barcelona-VAR vai querer compensar na porrada o abismo técnico que há entre um time e o outro. Só que dessa vez vai ter a massa ao lado pra aterrorizar e a graça não vai ser tanta. Acreditar naquele Internacional que tomou porrada da Portuguesa ontem vai ser bem difícil, mas é questão de honra para o Atlético ganhar (bem!) desse time horroroso, atingir os 72 pontos e fazer campanha melhor que os últimos campeões.

    Gostaria de ficar com o vice-campeonato apenas pela colocação honrosa. Se quiser ser campeão da Libertadores vai ter que ganhar de quem vier pela frente; isso inclui qualquer possibilidade na pré-Libertadores.

    Um abraço!

  • Newton disse:

    Essas Marias sao engracadas demais.Hahahaha. O vexame delas ja tem data marcada. Re-inauguracao do Mineirao!

  • Ricardo Lemos disse:

    Para os que estão pedindo o Barcos, penso que não seria nada interessante. Se o Galo já é dono dos passes de André e Jô, vai contratar um outro atacante do nível deles ou até pior para quê?

    Melhor manter os dois no time, focados, treinando, cuidando da parte física e evitando as noitadas e trazer jogador com outras características.

    Sou a favor da vinda de D’Alessandro ou Dagoberto numa troca pelo Guilherme, por exemplo. Se vender o Bernard, vale gastar mais um pouco para trazer o Tardelli.

  • audisio disse:

    Caro Claudio, apesar de respeitar sua opinião, venhamos e convenhamos que Cruzeiro e Flamengo para a inauguração do Mineirão seria dificil de engolir. Imagine o poster da chamada do jogo pregado nas paredes com os retratos de Rafael Donato, Diego Renan e Welligton Paulista acompanhados de Renato Abreu como atrações principais… Enquanto isso Ronaldinho Gaucho, duas vezes o melhor jogador do mundo, craque da década, assistindo das arquibancadas…
    Por isso esse blog é divertido!

  • Marco Antonio disse:

    Márcio:

    O mais engraçado de tudo é que o tal do Lélio Gustavo ainda comentou ao final da partida que o Guilherdo fez uma boa partida.

    É brincadeira!

    Juntamente com essa praga, o tal de Carlos Cesar e o Argentino de 1,99 por favor em 2013, mil vezes não………

  • Emilio Figueiredo disse:

    Isso que é medo do maior de MG. Poparam o R-49 para jogar o clássico. Poderiam ter perdido para o Botafogo e teriam dado adeus ao vice campeonato…

    Ou seja, assim como alguns torcedores por aqui… o monotitulo já está tremendo!!!

    Previsão para cláassico não existe, mas o lado escuro da Lagoa já está com medo…

    e da-lhe o maior de MG!!!

  • Thomaz disse:

    Acho que os caras não são jornalistas, mas eles fazem uma interessante análise sobre a tal “justiça” do campeonato brasileiro de pontos corridos”. Vejam o domínio dos clubes do eixo RJ-SP durante os pontos corridos. http://www.dibico.com.br/pelo-fim-dos-pontos-corridos. Quanta justiça!

  • Ricardo Lemos disse:

    Hora do Kalil mostrar que é dirigente de verdade e aproveitar mais uma oportunidade que o mercado está oferecendo: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2012/11/dale-desabafa-posso-saltar-da-barca-minha-vida-nao-termina-aqui.html

    Ele que já pegou um estádio “novinho em folha” aumentando as receitas do Galo e também um craque excepcional como o Ronaldinho Gaúcho “de graça”, agora tem a oportunidade de fazer mais um negócio brilhante.

    Se ele for bom mesmo, vai conseguir aproveitar esta crise entre D’Alessandro e torcida colorada e fazer uma troca por empréstimo de 1 ano: vem D’Ale e vai Guilherdo. Mostra que o cara, Kalil!

  • Thomaz disse:

    Não acho que um mata-mata no qual se classificam quatro para disputar o título seja tão injusto assim, muito menos ridículo. Pode acontecer, como já aconteceu antigamente, que o quarto colocado acabe sendo o campeão, mas, ao menos, garante-se a emoção. E não vejo tanta justiça assim no campeonato de pontos corridos brasileiro, um campeonato marcado pelo domínio econômico e que, no final das contas, como estamos a ver, perpetua as mesmas injustiças de antes. O campeonato brasileiro atual (fora os aspectos extracampo) não é vencido pelo melhor time, mas pelo melhor elenco, sendo que melhor elenco é aquele mais preparado para manter a melhor retranca. É a síntese pura do que o Parreira profetizou para o futebol brasileiro após 82 e 86. Quanto ao Mano. Está tendo o que merece. Ele que explique por que, no apogeu do campeonato, convocou o Victor e não, o Cavalieri. Que vá trabalhar no Fluminense. Quanto ao retrocesso na CBF, Andrés Sanches e Mano significam modernização, avanço?

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Enquanto a torcida se divide em relação À possível venda do Bernard, penso que o Kalil deve esperar para janela de agosto, pois tem a Libertadores e prováveis convocações. R49 deve ficar, apesar de só acreditar depois que o Kalil anunciar. Anúncio do Jaeci Cascalho não é oficial. Ele não tem nem gravada a fala do Assis, o que não é confiável, porque sabemos que no Assis não podemos confiar.
    Sobre reforços, já tem o Gilberto Silva e talvez Arouca e Juninho Pernambucano. Falta um centroavante com característica diferente do Jô, dois laterais do mesmo nível ou melhores dos que estão aí, mais um zagueiro e um volante que possa substituir algum titular sem preocupar, um meia, além de outro atacante veloz, caso o Bernard fique, porque se ele sair precisaremos de dois. Nomes? Cleiton Xavier, Tardelli, Barcos, Gabriel (Bahia), Montillo, Bruno Mendes.

    Dispensas no Galo, na minha opinião, daria mais uma chance pro Guilherme, ou seria moeda de troca forte, desfazer dele por causa da raiva da torcida é prejuízo. Richarlyson, Triguinho, Juninho, Escudero, Berola, Luiz Eduardo podem sair. Felipe Souto, Serginho, Leleu, Paulo Henrique podem ter serventia, caso contrário tÊm mercado. Fora o tanto de pereba que volta de empréstimo. Será que algum pode ser aproveitado ou vendido? Quanto custa ao clube ter esse monte de babas, e, quantas vezes algum desses dá retorno? Vale a pena? Galo e Cruzeiro deveriam repensar esses “investimentos”.

    Se o Cruzeiro trouxesse o Pirão, seria piada pronta. Formaria o time da Mukeka Azul: Pirão e os Cabeças de Bagre. Pirão não veio mas muita cabeça de bagre vai ficar. E o Diego Souza? Contrato de 3 anos… Já está com 27, aos 28 vai ser difícil passar pra frente, e o salário deve ser alto. Mas que é uma contratação de peso, não há dúvida: deve pesar uns 100 Kg. Não é craque nem mau jogador, mas é instável e tem temperamento difícil. Veio pro lugar do Montillo. Mal negócio.

  • J.B.CRUZ disse:

    Com a vitória do galo sobre o botafogo e a vitória do CRUZEIRO sobre o CORITIBA; o jogo de domingo ganhou conotações de decisão..Expectativa de um grande jogo….

    palpite certo:
    ——————-
    cruzeiro esporte clube 3 x 1 clube atlético mineiro…

  • Rodrigo Galodoido disse:

    O futebol brasileiro está assim porque os clubes permitem. Os grandes clubes podem criar uma liga e dar uma banana pra CBF. Aí até o Paulo Maluf pode ser presidente da famigerada instituição, ou melhor, da corrupta empresa LTDA. Se isso ocorrer e a CBF criar o campeonato dela, a Globo ou outra emissora iria transmitir jogos de quem? A liga deveria ter o comando dos principais clubes (Clube dos 13, ou similar) e critérios de rebaixamento honestos para 4 divisões ou 3 divisões. A CBF faria a Copa do Brasil, os estaduais acabariam, ou seriam disputados pelos clubes do interior e a CBF cuidaria da seleção, que já não atrai o torcedor. E mais alguns ajustes seriam suficientes para se organizar tudo. Simplificar o estatuto/regulamento é necessário para não dar margem aos recursos judiciais.

  • Junior disse:

    Pela Freguesia dos ultimos anos, Cruzeiro é o favorito para o jogo do próximo domingo.

  • Fabrício Cruz disse:

    Pesquei esse tweet , será que é verdade? Alguém poderia confirmar?

    Charles Rodrigues ‏@11charles

    Acabei de receber um Ótima noticia. Barcos é o mais novo reforço do Galo p/ 2013. Sós vai ser anunciada final do campeonato. Tardelli ñ vem. [sic]

  • Márcio Luiz disse:

    Geeente!!! Cês não falar nada da graaande atuação do “Guilherdo”, não???

    Afinal esse rapaz, segundo os seus arautos (Lélio Gustavo e afins), jogava mal por causa da presença do R-49 na sua posição.

    Que Bernard que nada, que Réver que nada, o grande jogador do Galo é o GUI-LHER-DO.

    Parei.

  • Paulo Ipatinga disse:

    Chico, dê um pitaco qto a Diego Souza.
    Para mim uma aposta, aposta do tamanho do Cruzeiro.
    04/12/11 Eterno…

  • Paulo Ipatinga disse:

    Sapecar as Cocotas e fechar para balanço…
    04/12/11 Eterno…

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Um pitaco na escolha do técnico da seleção:
    Sou contra técnico estrangeiro porque ele receberia a lista de convocados pronta, já que não acompanha os times brasileiros.

    Listas prontas bastam as que os empresários impõem recheadas de Lucas Leiva, Rômulo, Sandro, Fábio Santos, Lucas não sei o quê do Botafogo, Hulk e vários outros igualmente ridículos.

    De nada adianta fazer um campeonato longo, caro, como o brasileiro e, no fim das contas, alguém impor a convocação de Rômulos.

    Acho que quem menos aceitasse interferências nas convocações deveria ser o escolhido.

  • claudio disse:

    ( estatistica)

  • claudio disse:

    Cruzeiro e o time que mais venceu o classico na era mineiraobasta ver a propia estastisca do propio 6alo,o time que mais jogou mais titulos nacionis e internacionais inclusive o rural,o certo seria inaugurar o mineirao com os times de mais torcida CruzeiroxFlamengo.

  • claudio disse:

    com esse timinhozinho nao vao nem passar da pre libertadores,lembram que em junho voces ja estavam comemorando o titulo?como e bom rir de voces.

  • claudio disse:

    (quem tem rick no time nao pode chamar nim guem de maria) prepare o lonbo atleticanos porque no proximo ano,voces vao comemorar natal em janeiro,de tao assombrados que voces vao ficar com o mes de desembro.

  • Que venha 02/12/2012, e se o eterno maior de MG ( o Galo, é óbvio!) perder para o FUTEBOL, parabéns ao adversário!

  • Thales rosa disse:

    Stefano estive resgatando o post aqui no bloco no ano passado tinha atleticano falando aqui que já ser 10×0 para o atlético e que vc iriam fazer um carnaval na cidade rebaixando o cruzeiro… Continuem com previsões vc tem a manha de errar tudo…

  • Thales rosa disse:

    Chico todos queiriam a saída de mano. Iclusive vários jornalistas agora o cara caiu e vários ficam dizendo q foi na hora errada… Melhor na hora errada que continuar no erro certo? Pelo menos agora temos alguma chance na copa para mim o fim foi a convocação do Durval.
    Eu torci tanto pela queda do mano e agora falam em mano no cruzeiro.. So faltava essa… Ai é foda…

    A respeito do clássico chico nao tem nada de imprevisível foram dois 5×0 seguidos e ano passado em 04/12 vieram os 6×1 para finalizar o ano. Para finalizar bem o ano uma goleada nao teria nada de anormal..

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Cuca confirmou que poupou o Ronaldinho, fez bem, um dos únicos diferenciados, capaz de resolver o clássico. É a primeira vez que vejo a estratégia de Cuca dar certo, ganhou do Botafogo fora, numa tarde iluminada e espera o Inter fazer a sua parte.
    Espero que a agora o time do Galo entre concentrado, porque se entrar não perde pra ninguém no Indepa.
    Minha previsão Galo 3×0 Marias.

  • tom vital disse:

    O Mano estava apenas esquentando o lugar para outro…
    Quanto ao Galo é ganhar do time do Clayton no domingo,e torcer para que o Grêmio não passe de um empate contra o Inter..

  • Ricardo Lemos disse:

    Já imaginando que alguém possa comentar o lance do terceiro gol, muito claro que o Serginho não estava impedido. Quem estava impedido (acompanhem a narração da Globo) era o Réver.

    A regra diz que, se o outro jogador que participa, então não há impedimento. Então, o Serginho da o passe para o Réver, que já não estava mais impedido, fazer o gol totalmente legal.

  • João Amaro disse:

    Para mim, não há dúvida de que o Jacaré tem razão na sua interpretação do regulamento. A FMF, em sua conhecida incompetência, é que deu interpretação errada ao artigo 7º.

  • Ricardo Lemos disse:

    Bernard mostrou que tem sido muito importante para o Galo. Mas eu preferia 25 milhões de Euros…

    No lance do terceiro gol aconteceu algo que venho falando há bastante tempo. O Serginho jogou de ponta, no melhor estilo Cafu. Já fiz esta comparação e acho que ele seria melhor aproveitado lá.

    Dando um pitaco no lado azul, muita gente falando hoje que Mano não seria uma boa. Só pode ser brincadeira, né? Se o Galo não tivesse renovado com o Cuca, eu ia pedir o Mano sem dúvida alguma. Com certeza o Galo venceria a Libertadores. Mas eu acho que falta é verba para o Cruzeiro contratá-lo (além dos reforços que ele pediria).