Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O milagre da segurança do governo nos estádios: inacreditável!

O Mário Marra cada dia melhor, em suas falas e em seus textos.

Sempre educado, polido, porém duro em suas críticas, com ironia fina e inteligente.

Como neste artigo, sobre essa reviravolta milagrosa do governo de Minas, que proibiu até camisas de qualquer clube de futebol na reabertura política do Mineirão em fins de dezembro, e cuja polícia agora, menos de um mês depois, já dá conta até de clássicos com as duas torcidas, até no Independência.

E tão lamentável quanto a essa hipocrisia e mentiras oficiais é ver alguns companheiros da imprensa fazendo oba-oba e bajulando o governo por causa deste “milagre”.

E o dinheiro que tomam de mim e de você em forma de impostos sendo jogado pelo ralo nessa história, tanto pelo governo estadual quanto pelo federal.

Estou enojado desse gente!

Veja que beleza o texto do Marra, no blog dele:

* “Duas torcidas e muitas dúvidas”

Mário Marra

Aprendi a desconfiar.
Aprendi a ler, reler e procurar onde posso estar entendendo errado.
Parto do princípio de que o bobo sou eu e que dirigentes, empresários, políticos revestidos de poder têm maior conhecimento das entranhas e meandros do poder.
Custo a entender os motivos para que a polícia não oferecesse segurança nos jogos entre Atlético e Cruzeiro.
Entendo que algumas ruas da região da Sagrada Família e Horto (bairros de Belo Horizonte) são apertadas, estreitas e que o encontro entre as duas torcidas poderia causar sérios confrontos. Entretanto, os impostos são pagos, dentre outros motivos, para que o cidadão consiga desfrutar do que a cidade proporciona.
É função da Inteligência da Polícia Militar organizar e promover a frequência com segurança aos estádios, aos bares e por aí vai.
Agora, depois de dois anos, depois de tantos clássicos com torcida única, surge o governador como um grande chefe e resolve todos os problemas. Resolve mesmo?
Aprendi a desconfiar.
Sou mesmo um velho bobo desconfiado.
Desconfio mesmo.
Desconfio por não saber por quais motivos antes não podia e agora pode.
O Brasileiro 2012, já no Independência, foi com torcida única.
Tudo caminhava para 2013 fosse do mesmo jeito.
A Polícia Militar já tinha falado que não teria como oferecer segurança e que o caminho seria outro.
Por quais motivos as coisas mudaram?
Logo agora que o contrato com a Minas Arena estava sendo questionado, né?
Logo agora que descobriram que o governo assumiu o pagamento de quase 1 bilhão ao final de 25 anos a uma empresa particular.
Logo agora surge o pulso do governo e a garantia da PM.
Que bom!
Que estranho!
Claro que acho ótimo o estádio com as torcidas, com faixas, bandeiras…
“Ué”, será que a polícia que nem permitia camisas agora vai permitir?
O que mudou?
Mas tudo bem…
Celebremos, festejemos.
Por qual motivo perderíamos tempo pensando, não é mesmo?

* http://www.blogdomarra.com/duas-torcidas-e-muitas-duvidas/


» Comentar

Comentários:
16
  • Mário Marra disse:

    Querido Chico, muito obrigado pelo apoio de sempre.
    Você sabe que sou admirador de seu trabalho e fico muito honrado quando recebo um elogio seu.
    Forte abraço,
    Mário Marra

  • André Corrêa disse:

    Faço das suas as inhas palavras, com uma pequena alteração:

    Estou enojado (e enjoado) desse gente!

  • J.B.CRUZ disse:

    SIMPLES: Em jogos de finais de semana a venda dos ingressos será estritamente reservada para os dias:Quinta,sexta e sábado até as 16:00..Vendeu ou não, as bilheterias estarão fechadas no dia do jogo…
    Jogos em meio de semana, a venda será;Segunda-terça até ás 19:00 e na quarta nada…Conforme a importância dos jogos, os ingressos se esgotarão antes do prazo(vide final do campeonato brasileiro 2.003, 30 de novembro,CRUZEIRO 2 X 1 PAYSSANDÚ; quando os 75.000.000 ingressos foram vendidos em 48 horas)…NÃO???

  • Eduardo Schettino disse:

    Caro Chico,

    Quem passa pelo Mineirão, a “casa do povo”, não pode deixar de perceber um detalhe: a vista se dá por entre grades. São as grades que separam a casa do povo, os endinheirados, que podem pagar R$ 700 por um ingresso para assisitir ao show do Elton John, dos desdentados, que venderão suas latinhas e espetinhos bem longe dali. É um enredo patrocinado pelo dinheiro público, que necessita do entusiasmo da classe média, da conivência das elites e da passividade das massas. Políticos, empresários e seus testas-de-ferro só sobrevivem no esquema porque separam a verdade dos fatos, e os “grandes” órgãos de imprensa dão o serviço. Aliás, é cada dia mais difícil separar jornalista e político, jornalismo e política. É o “quarto poder” fazendo agora, com mais voracidade e menos escrúpulos, o que os outros três já faziam desde a constituição dos Estados Nacionais. É o mundo em que vivemos. Mas quem escapa da alienação e sobrevive à indignação ainda encontra aqui e ali alguns “bunkers” onde as pessoas podem se expressar mais livremente, onde o jornalismo é exercido com dignidade. Parabéns pelo blog, parabéns pela coragem.

  • Acredito que “usaram” a nossa tradicional PM para se esquivar de responsabilidades, afinal, todos da segurança pública (PM, Polícia Civil, Bombeiros, Administração prisional, etc…), são subordinados ao Executivo Estadual.

    – A PM jamais assinaria um atestado de burrice, incapacidade e incompetência ao recusar-se dar segurança à população num evento esportivo, pois, dos impostos que pagamos parte dele são destinados à segurança pública, e a PM “calou-se” para não entrar em conflitos políticos com o governo.

    – É muito fácil criticar qualquer entidade e em se tratando de segurança pública, antes de ser dever do estado é um direito e RESPONSABILIDADE de todos, ou seja, devemos ir aos estádios para torcer e não para digladiarmos com nosso semelhante, e se soubéssemos torcer, respeitaríamos fisicamente nossos adversários.

  • Marcos Vitório disse:

    É muito estranho mesmo. O governo investe milhões do dinheiro público que deveria beneficiar a todos e um grupo denominado consórcio que fica com a cereja do bolo, fazem suas regras e abocanha a melhor parte do bolo. Tratam a coisa publica como se fosse privada e quem banca essa farra toda somos nós contribuintes. A polícia militar quando foi conveniente mostrou toda a sua incompetência e má vontade para dar segurança em jogo de duas torcidas no ano passado, deixando a imagem do estado ridicularizada para todo o Brasil. Agora que não interessa ter um jogo de torcida única para o governo do estado no maior estádio de Minas, o que seria mais vergonha ainda, ela se diz capaz de oferecer segurança. Torcedores apaixonados defendendo a posição desse e o daquele dirigente, mas de tão cegos pela paixão são os maiores lesados. O Mineirão deveria ser para o lazer do povo mineiro e não fonte de enriquecimento de alguns grupos, mas isso é querer muito num país chamado Brasil.

  • Rodrigo disse:

    Pois é……… Estão fazendo muito barulho atoa…….. creio eu que cada presidente sabe o que é melhor para seu clube…… É certo e confirmado que os mandantes dos jogos ficam com 90% dos ingressos, isso é no mundo inteiro. Normal, que seja assim então…….. Vão fazer o jogo com 2 torcidas na inauguração por pura politicagem, para falarem que não estão puxando a sardinha para lado nenhum…..
    Como dizem aqui pros nossos lados: ” Deixa o pau moer”……

  • Johnny disse:

    Esse Tiago Lacerda puxou aos seus mesmo, só fala borracha, nao esclarece nada, tá no sangue, é filho do pior prefeito de todos os tempos de BH.

  • Claudio Freitas disse:

    Não poderia deixar de demonstrar minha admiração pelo texto tão lúcido e independente, sobretudo em virtude da total dependência da mídia aos governos, em todas as épocas, e de forma mais notada em MG. Os comentários também muito sensatos e cordiais, sem ofensas. o comentário do leitor Xavier é excelente, e trata-se de algo que venho falando há anos! A emissora oficial do estado, a segunda mais potente do Brasil, está sucateada por pressão daquela q detém a maior audiência. Ai do governo que ousar tentar fazer a rádio Inconfidência voltar a ser o GIGANTE DO AR! Estará condenado ao inferno, e dele não sairá! Basta! Estou enojado de tudo e todos!

  • Caro Chico,

    A “segurança antes não era possível por que o Estádio Independência era novo, ou melhor reformado, levando quase um ano para a Polícia Militar entender seu funcionamento interno e externo,” conforme dito por Tiago Lacerda, Secretário de Estado e filho do Prefeito Márcio Lacerda.

    Ontem todos os mineiros foram chamados de trouxas, por que sem dúvida alguma, quanto à segurança do Estádio Independência nada mudou, mas “apenas a decisão da PM mineira”. Ou a realização do clássico com torcida única era realmente necessária e agora não haverá segurança ou passamos anos atestando a incompetência de nossa PM!

    Até o Senador Aécio intercedeu para a realização do clássico com duas torcidas. O presente de grego, digo, Mineirão é a maior vergonha dos últimos anos, visto que o que era público e virou privado, digo da Minas Arena.

    Espero que os deputados estaduais vinculados ao futebol mineiro tenham coragem de solicitar uma audiência pública na ALEMG para que seja discutido o futuro do futebol mineiro com o novo mineirão, os contratos do Estado x Consórcio Minas Arena, Minas Arena x Clubes.

    Por último, quero dizer que dúvido muito que será dada divulgação do borderõ, com receita e despesa detalhada relativo ao clássico de 03/02/2013.

  • ely borges disse:

    desculpe, minha mensagem teve alguns erros de português ai. agente digita e não revisa, mas tá valendo.

  • ely borges disse:

    Chico Maia, concordo plenamente com você, mesmo porque eu já havia postado algumas vez, justamente falando disso, que o governo erá o responsável por isso, pois ele é a maior autoridade da policia. então se não dava segurança, era culpa dele, que não cobrava dos seus comandados da policia.
    Agora o Kallil abrir mão da divisão da arrecadação, achei meio exagerado, a não ser que fez isso para não sofrer mais pressão e tem certeza que quando for mandande, a renda líquida dará mais no independência.
    Abriu também um precedente para a torcida do atlético abster-se de ir ao Mineirão, uma vez que a torcida possa querer já começar a ver o prejuízo que o Senhor Gilvan entrou. Eu pessoalmente nao vou ao jogo, não vou dá lucro ao cruzeiro e nem minas arena.

  • Xavier disse:

    Bom Dia Chico,

    Texto de extrema lucidez!

    Na verdade, me chamou atenção a forma de abordar as decisões do nosso Governador pela “maior emissora de rádio do estado”. Digo isso porque cresci acompanhando esta “rádio” até por influência do meu pai.

    Acontece que de um tempo para cá, ao analisarmos as colocações dos profissionais dessa referida “rádio” tenho a “sensação” que ela não vende mais só o espaço. Lamentável!

  • thales rosa disse:

    Chico e na Copa do mundo vão proibir camisas de times? Torcedores de Cruzeiro e atletico-mg vao ter entradas separadas nos jogos da copa?? essa PM pensa que somos todos idiotas..

    Que novidade é essa que o governo tera que pagar 1 bilhao ao fim dos 25 anos de contrato com a minas Arena?? Assim fica facil ficar rico nesse pais, a empresa investiu 600 milhoes agora, vai ter receitas com os jogos dos times la no Mineirão e ainda vai receber 160% do valor investido no fim dos 25 anos???

    Ser Mineiro no Brasil hoje é o mesmo que ser OTARIO!! O país precisa de nossos rios para gerar 68% da energia do Brasil, em Minas nascem os rios que abastecem boa parte do Brasil. FOrnecemos MInerios para o mundo, temos 98% de todo o niobio do Planeta. O ouro de Minas do seculo 16,17 e 18 foi o “motor” da revolução industrial inglesa. Os portugueses nos roubavam o ouro e repassavam a Inglaterra para pagar dividas.

    Minas precisa voltar a ser respeitada, precisamos de politicos que lutem pelo estado, chega de deixar o estado ser saqueado, chega de ser motivo de chacota nacional. Somemte em Minas nao podia ter jogo com duas torcidas, so em Minas ficamos sem NENHUM estadio para os times durante quase dois anos!!!! Em BH a população sofre com mil obras ao mesmo tempo para que o GRINGO possa circular em dias de jogos sem congestionamentos (as obras vao ficar mas em outra situação nao seriam todas feitas ao mesmo tempo)..

    Em troca de todo esse sacrificio oque Minas recebeu em troca? Taiti x Representante africano… Durmam com esse barulho.

  • leonardo palhares disse:

    Mais surpreendente será a proibição de entrar com bandeiras, instrumentos musicais, e outros vários itens que a polícia inventa ser perigoso. Inacreditável mesmo como somos feitos de bobos, idiotas, babacas, com injustificáveis explicações. Só falta proibir torcer, gritar, olhar para o lado, pq as câmeras vigiam, o telão lhe expõe. Só falta proibir o jogador de chutar a bola, coitada, pq já proibem ele de comemorar o que é mais espetacular no futebol: o gol!

  • Alexandre Dias disse:

    Olá Chico. Gostaria que você comentasse mais sobre a polemica do Mineirão. Li no facebook do Ulisses Magno (ex rede minas) que o sistema de drenagem não funciona, o gramado está alagado devido as chuvas, o gramado ficou muito baixo então tem o mesmo problema de visão do independência. Outro dia passei por lá na avenida, por fora ficou muito bonito. Uma coisa me chamou atenção, de fora dar para ver o depósito de material da construtora, existe uma enorme quantidade de eletrocalhas e bobinas de cabos elétricos lá. Se o Mineirão já ficou pronto, pra que este tanto de material de instalação?

    – Belo Horizonte