Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A confusa bola do Brasileiro; oportunidades perdidas de marketing e outra fera das charges

Alguns comentários interessantes que merecem destaque, além de uma visita ilustre ao blog:

A fera das charges, Duke, que nos honra muito, escreveu, a respeito do também ótimo chargista Dum, do Hoje em Dia:

* “Não sei se sabe, Chico, mas o talentoso e competente Dum é meu grande irmão de traço e de sangue. Ele é fera. Obrigado por divulgá-lo no seu espaço.”

DUKE

Este é o premiado Duke!

——————————————-

Aqui o Dum:

DUM

E para conhecer melhor o trabalho dele é só acessar: http://dumilustrador.blogspot.com.br/

——————————————-

Humberto Brasil reclama do visual da bola usada no Brasileiro, criticada por quase todo torcedor e imprensa, mas que continua sendo usada porque os negócio$$$$$$ falam mais alto:

* “Chico, não sei o que vc. acha mais já reparou na bola usada no brasileirão assistindo pela tv. É uma brincadeira de mau gosto, simplesmente a gente tem que se esforçar para ver a bola, suas cores dificultam a visão do telespectador, quando tá chovendo então é um sufoco conseguir ver a bola.”

——————————————-

O conterrâneo Alexandre Domingos, faz observações pertinentes sobre oportunidades de marketing desperdiçadas pelo Cruzeiro, especialmente quando jogadores caros do clube ocupam espaços em rede nacional e não divulgam a marca do clube como deveriam.

Pior ainda, caro Alexandre, é quando jogadores contratado que chegam em Confins, dão entrevistas usando camisas e bonés das chamadas torcidas “organizadas”, principalmente as mais acusadas de violência.

Vendem material usando a imagem do clube, dos jogadores e não pagam nada para isso.

* “Chico Maia, gostaria de saber sua opinião sobre duas observações que fiz e acho que foram pisadas de bolas do marketing e diretoria do Cruzeiro.

O Cruzeiro foi assunto para todo lado quando realizou duas grandes campanhas de marketing diferenciadas na apresentação dos jogadores Dedé e Júlio Batista. Mas não entendi quando por duas vezes estes dois jogadores estiverem presentes em um dos principais programas de esporte da tv paga o programa Bem Amigos da Sportv.

No meu ponto de vista, ele deveriam estar usando qualquer tipo de roupa relacionado ao Cruzeiro o que não ocorreu, visto que os dois não tinham nenhuma identificação do clube. Como pode? Ações de marketing somente na apresentação. Será que o Cruzeiro não tem nenhum staff para assessorar os jogadores nestes programas? E como já é de costume, há uma distribuição de brindes para os participantes do programa, no dia do JB se não me engano, não houve e até teve uma brincadeira do apresentador que o Arnaldo ia jogar uma praga nele pela falta da camisa e não é que depois disto o JB machucou (rsrsrsrsrs) e ontem houve uma” camisa para o apresentador. Será que o valor da exposição da marca neste programa não vale a pena? O técnico do Vitória/BA, teve um tempo muito maior de exposição devido a dois kits temáticos do time que foi distribuído. Já não seria hora dos jogadores serem melhores assessorados? O custo não seria baixo pela exposição?

O outro assunto, trata-se do jogo com o Grêmio. Está alarmado por todo lado, que o Cruzeiro foi o time que mais arrecadou com o programa da AMBEV, o time que mais cresceu com o PROGRAMA SÓCIO DO FUTEBOL, que há uma grande campanha para aderir ao programa, é o time com a maior média de público. Mas quando a diretoria poderia retribuir todo este apoio ao time, o clube aumenta os valores do ingressos escandalosamente, em alguns casos com aumento de mais de 100%. E mais, um jogo que pode não ser o que vai decretar o título. Não seria melhor aumentar no jogo da entrega da taça? Apesar que não concordo com o aumento. E me desculpem os que justificam que é um jogo especial.”

No mais um grande abraço.

Att,

Alexandre Domingos de Oliveira

– Sete Lagoas – MG


» Comentar

Comentários:
0
  • Aurélio Miguel disse:

    Chico, concordo com a opinião dos colegas. Mas em diversas ocasiões o Marketing do Cruzeiro enviou Kits para todos integrantes do Bem Amigos.
    Por isso talvez não estão levando mais.
    Apesar de achar que deveriam levar kits e promover ainda mais a marca do clube.

  • Alisson disse:

    Thales Rosa pode usar o uniforme do clube sim, o Ederson do Atlético Paranaense foi com a camisa de viagem do time. Na minha opinião os jogadores e técnicos sempre teriam que ir com a camisa do clube, mas ai tem o problema do patrocinador do jogador (pode ser diferente do patrocinador do time) e também acho que o atleta deveria levar estes kits mas acho que o problema é a falta de material, a olimpikus não tem material para fornecer.

  • Cassiano disse:

    Chico, isso não pode nem ser considerado jogada de marketing, pois, os jogadores não recebem o tal direito de imagem? Pois é , deveriam usar roupas relacionados ao clube todas as vezes que colocarem o pé pra fora de casa.

  • Rômulo Diniz disse:

    Concordo sobre tudo… E principalmente essa parte dos ingressos mais caros no jogo contra o Grêmio, é um absurdo, um roubo. E o problema começou em todo 2o turno, quando o Cruzeiro resolveu diminuir o desconto para os sócios (em sua categoria de maior adesão) de 50% para 30% do valor do ingresso, logo que o clube começou a despontar como um favorito ao título. Quando não está jogando bem o desconto é maior, aí na hora do filé o torcedor tem que pagar mais caro…

  • Thales Rosa disse:

    Alexandre acho que a rede globo proibe que os jogadores usem uniforme ou camisas com propagandas nesses programas. O certo seria o jogador se recursar a ir caso não possa usar algo do time que representa, mas eles estao pouco se importando para isso, querem mesmo é dinheiro no bolso e aparecer na midia.