Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As zebras são reais e o Galo que se cuide!

O modo de torcer dos marroquinos é o mesmo de grande parte dos brasileiros: entre eles, rivalidade absoluta; quando um clube do país está em alguma disputa internacional, torce por ele. Nos estados, é claro que é diferente; cruzeirenses jamais torcerão pelo Galo e vice-versa. Os atleticanos estavam em casa em Marrakech. Não sei como será a partir de ontem, até quarta-feira, quando enfrentará um time do país.

Marrakech tem o Kawkab Elmorakochi, mas a cidade quase que parou para torcer pelo arquirrival Raja Casablanca contra o Monterrey.

O futebol é o esporte número um do Marrocos, seguido pelo atletismo e pelo boxe. A imprensa tem dado grande divulgação ao Mundial de Clubes e TVs ficam ligadas nos noticiários e jogos da competição.

Aliás, a TV une os marroquinos nos cafés. No Brasil seriam bares e a maioria estaria tomando cerveja, cachaça e coisas tais. Como o álcool em público é proibido aqui, os homens ocupam as mesas lado a lado, fumam desesperadamente e ficam olhando para o movimento das ruas, quando sentados nas calçadas; e a TV, quando estão na parte interna do café, verdadeira sauna de tabaco; de odor difícil de aguentar. Com os trajes misturados; a maioria usando os roupões típicos deles (que se parecem com vestidos) e outros de terno. Só homens, em cenas entre engraçadas e grotescas.

Neste clima, os marroquinos vibraram muito aos 24 do primeiro tempo, quando o goleiro mexicano Jonnathan Orozco bateu roupa em um cruzamento e permitiu que Chtibi fizesse 1 a 0. O Monterrey mandava no jogo, mas sentiu o golpe e só conseguiu reagir aos 8 da segunda etapa, na cabeçada do zagueiro argentino, capitão do time, Basanta, que se aproveitou da ingenuidade marroquina.

Os mexicanos passaram a jogar como se o gol da virada fosse acontecer “naturalmente”. E não aconteceu. Foram para a prorrogação, e Guehi, nascido na Costa do Marfim, deu a cabeçada que, para o mundo, representa uma zebra que se classificou para enfrentar o Atlético na semifinal do Mundial, na quarta-feira.

Essas zebras são perigosíssimas. No Mundial realizado no Brasil em 2000, este Raja Casablanca foi derrotado pelo Real Madri, de virada, por 3 a 2, no Maracanã.

Até hoje os marroquinos torciam pelo Atlético, apaixonados que são pelo Barcelona e Ronaldinho Gaúcho; a partir de agora, não sei como será a sequência da convivência aqui. A cada dia chegam mais atleticanos e a receptividade é a melhor possível às camisas e bandeiras alvinegras que tomam conta de lojas, restaurantes, avenidas e a impagável Medina.

TRAFEGO

O tráfego caótico de Marrakech provoca menos acidentes do que se imagina

CASABLANCAO estádio de Marrakech fica na estrada para Casablanca, que deverá sofrer invasão marroquina contra o Galo

PLACASurpresa: brasileiros às vezes se deparam com placas em português da América do Sul


» Comentar

Comentários:
22
  • Vinicius Campos disse:

    Prezado Amaury – Alkimim,

    Belíssimo comentário. Bela análise sobre o momento do futebol do Galo e do seu time também.

    Você é um dos poucos lúcidos que conseguem deixar o clubismo de lado e fazer uma análise destas.

    É muito bom ler comentários como estes.

    Saudações Atleticanas.

    Galo Rumo ao Topo do Mundo!!!

  • Frederico Dantas disse:

    Respeito, adversário em casa, isso, aquilo… Convenhamos; o CAM tem que ganhar desse Raja e ponto final. Não dá pra pensar em ser campeão do mundo tendo um Raja como pedra no sapato. O jogo pode ser até mais chato do que deveria, mas não pode ser uma epopéia jogar contra este Raja Casablanca. É ganhar e medir forças com o campeão europeu.

  • Chico Bom Dia! Penso q a única coisa certa no futebol é que o planejamento, seriedade, trabalho e talento, claro, produzem bons resultados (não necessariamente títulos). Dizer q o Atlética vai ou não ser campeão do mundo é, no mínimo, irresponsabilidade, por causa do imponderável. Mas a exemplo da Libertadores (q eu não o achava favorito) ele pode conquistar o caneco. Jamais acreditei (eu uns 90% do torcida) que meu Cruzeirão, Tipo Exportação, seria campeão brasileiro neste ano; eu achava q no máximo daria para conseguir uma vaga na libertadores. E FELIZMENTE EU ESTAVA ERRADO! Já há uns três anos o Atlético tem um dos melhores times do país e tem dado gosto a sua apaixonada torcida. Como bom Cruzeirense, respeitosamente secarei, mas sei não…(esse time alem de bom tem contado com a sorte – q costuma acompanhar os vencedores). Parabéns massa do galo pelo momento maravilhoso q vcs tbém estão vivendo, com todo o merecimento!.

  • carlos santana disse:

    Sempre que o galo está no centro da mídia, surgem tantos boatos que até a velhinha de taubaté já percebeu a origem dos mesmos.

  • carlos santana disse:

    O Galo é melhor só precisa entrar sem afobação e jogar sério o jogo todo.

  • Marcos 2013 disse:

    Isso quer dizer: título mundial mais próximo do Atlético, que tem condições de desbancar o Cruzeiro no futebol internacional sim senhor…

  • Marcos 2013 disse:

    Os rivais tanto secaram e torceram pro Monterrey que a secura em excesso atrapalhou os mexicanos, o Galo agradece.

  • Cláudio Rodrigues disse:

    Tem cru cru até agora torcendo pro Monterrey…
    Os times africanos possuem pouca técnica, mas tem bom preparo físico, garra e correria. Conta ainda com o apoio da torcida. Me preocupa muito, num futebol moderno, o Galo jogando com 4 atacantes. Vamos aguardar!
    O Valdir Barbosa apostou um carro na derrota do Galo no Mundial. Como os cru crus dormem (?) e acordam pensando no Galo. Cuidado com o AVC…
    O cru cru quer o Elias e contratou o Samúdio, só falta o Bruno e o patrocínio do Macarrão…
    Quem viu a correria do Paulo Baier no jogo entre CAP x Vasco, participando de quase todos os gols, jamais imagina; foi dispensado por causa da idade.
    Dizem as más línguas, que o Dida tá doido pra voltar ao cru cru… Será que ele pensa que os Perrelas largaram o osso?
    Kalil quitou o pagamento dos jogadores… Sem receber a grana do Bernard… Será que foi obra do PAC?
    O Aécio deu um ataque de histerismo, durante a votação contra as doações de empresas privadas em período de eleições.
    O cru cru pode perder até 10 mandos de campo no julgamento de 2ª feira. Será? A baderna dos cru crus no dia da festa(?), foi bem pior do que a baderna em Joinville. Vem aí, mais um milagre dos Senadores…

  • Thauan disse:

    Chico, boa noite.
    Como você é do meio e tem bons informantes, o que tem se falado aí sobre a proposta de R$ 1,500.000,00 por mês de um clube da China para o Cuca, e se o substituto é mesmo o Paulo Autuori, como tem sido ventilado aqui.
    Sinceramente, por um salário deste, não pensaria duas vezes. Temo pela vinda do Autuori para seu lugar, vez que o cara não têm o perfil adequado para este time do Galo, prefiro mil vezes o Ney Franco, que é mineiro e estrategista, tal como o Cuca. O mesmo quase levou o modesto Vitória para a Libertadores, mesmo com um time modesto e que corria sério risco de rebaixamento.

  • Márcio Luiz disse:

    Chico, desculpe a “overdose” de comentários, mas se tem coisa que eu não resisto em registrar, são os palpites dos “profetas azuis” desesperados, kkk:

    >>>

    luiz ibirite disse:
    14 de dezembro de 2013 às 13:30

    galo ja comprou passagem de volta, viagem está marcada para quinta, um dia depois da derrota para o Monterrey.

    >>>

    Huaaaahshuashusahuashuahuahuahuhuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!

  • Márcio Luiz disse:

    Eu confesso que tô morrendo de medo desse Raja Casa “Shopping”.

    Acho que vou até tirar a minha bandeira “EU ACREDITO” da fachada da casa, kkk.

  • Márcio Luiz disse:

    Silvio Torres,

    com relação ao João Vitor (e Bruno americano junto) eu concordo com você.
    Mas imagine a situação de um cara que produz seu programa o ano inteiro para enaltecer o time do coração e é escalado para cobrir o rival que está com grande chance de ser CAMPEÃO MUNDIAL FIFA.

    Só resta ao maria secar mesmo. Quá, quá, quá!
    >
    >
    >

    E a enseada das garças, hein, seleção do CHILE, kkk!

  • Hernando disse:

    Agora já tem mariazinhas torcendo para o Raja!! Uai, mas não era o “temido” Monterrey que iria eliminar o Galo??!! Este pessoal algum dia morre de tristeza, inveja e recalque!! Na Libertadores era cada previsão, era Galo eliminado toda semana e Ronaldinho aprontando contra o clube, fazendo corpo mole!! Para de dá manota gente, pode torcer contra, mas sem histerias e unhas quebradas!! Galão, melhor do mundo!!

  • Alexandre (de Moçambique) disse:

    Quanto a possível e iminente saída do Cuca: se confirmar a proposta que estão falando, ele tem mais é que ir mesmo. Grande profissional do futebol e pelo que todos da imprensa comentam, também grande ser humano. Sem dúvida, uma perda quase irreparável para o Galo em 2014, mas que ele vá com todo o nosso reconhecimento e gratidão pelo excelente trabalho feito nesses últimos anos. Pra fechar com chave de ouro, que venha o Mundial!!! Valeu Cuca!!!!

  • thales rosa disse:

    Estou achando bom o atletico disputar esse campeonato, eles esqueceram do resto. Estão perdendo o tecnico, que ja assinou com o Chines que trouxe um caminhao de dinheiro. Os tecnicos bons ja estao empregados, so sobra o Luxa no mercado.. e o tite que derrubou voces para a serie b…
    nao contrataram ninguem, nao planejaram nada.. ano que vem vao ficar ai vivendo de passado como sempre….

  • thales rosa disse:

    Poco magro é que suja a água… eu acredito rssrsrsrsrsrsrrs

  • Amir Mattos disse:

    Quem falou que o Galo não passaria pelo Monterrey: acertou! rsrsrsrs

  • Silvio Torres disse:

    Isso mesmo, Chico, pés no chão e análise equilibrada, racional, levando em conta todos os fatores e, principalmente, o bom futebol do Raja. Reparei que eles raramente rifam a bola na defesa, como o galo faz o tempo todo. O imbecil do João Vitor, há pouco na Itatiaia, já dava o jogo como favas contadas pro galo. Cruzeirense fingindo é foda. O time tem q entrar em campo como se precisasse reverter uma vantagem de dois a zero, senão dança, como o Monterrey.

  • cam disse:

    Quanto custa o ingresso da semi-final e da final ?

  • J.B.CRUZ disse:

    Só faço um alerta; galo fora de casa, todo mundo sabe; é um péssimo visitante…RAJA será um novo MAZEMBE A VISTA???…Vamos aguardar !!!

  • Paulo César disse:

    Cantei a pedra aqui, Chico, e fui ironizado por alguns cruzeirenses. O Raja joga em casa. O que me surpreendeu foi a falta de preparo físico do Monterrey a partir dos 30′ do segundo tempo.

    Com fé e MUITA humildade, dá para o Galo chegar à final. Do outro lado, os chineses não têm qualquer tradição neste tipo de torneio. Não têm jogadores de apelo mundial. Não têm história. Ou seja, pode ser um animal listrado que começa com a letra Z perfeitamente, principalmente pelo natural cansaço do Bayern (jogou quarta, hoje é joga na terça – 3 jogos em 6 dias).