Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Traficante diz em reportagem que "gringos" não serão atacados durante a Copa

Direto de Londres o jornalista Sérgio Utsch (SBT) mandou importantes informações e o esclarecimento para um erro de tradução da TV inglesa sobre a atuação do tráfico no Rio.

– Chico,

a visão sobre o Brasil tem mudado muito por aqui, mas ainda recorrem aos clichês pra retratarem o país. Infelizmente, os clichês, em muitos casos, são a mais pura verdade.
Mas, no caso, da reportagem do Channel 4, um dos maiores aqui da Inglaterra, há um erro grotesco de tradução e que compromete o resultado final, na minha opinião.

No fim da reportagem, um traficante diz que “nóis só não vai mexer com os gringo. Vai deixar eles ver a Copa do Mundo tranquilão”. Na legenda em inglês, aparece o seguinte: “We won’t let them relax at the World Cup”, ou seja “Não vamos deixar que eles relaxem durante a Copa do Mundo”, justamente o contrário.
Não discuto aqui o quesito segurança. Mas o quesito informação, que é o nosso campo.

Nesse, os ingleses deram uma tremenda bola fora. Segue aí o link para reportagem:
http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/37788/Tv-internacional-erra-traducao-sobre-o-Brasil.html#.UtaAjyiMbKw

index

Abs!


» Comentar

Comentários:
19
  • Alisson Sol disse:

    Julio Brito,

    Indo ao Brasil anualmente, sendo a última vez agora em Dezembro/2013 até Jan/2014, eu só gostaria de saber de quem mede esta inflação de 5,91% no Brasil onde compra as coisas, e o que compra! Vá escolher bem assim lá no IBGE!

    Mas este não é nem de longe o problema do Brasil. Com a experiência de quem “pagou imposto” em 3 países, eu posso dizer-lhe que o problema do Brasil é o “Retorno pelo Imposto Pago”, e a “Lei de Gerson”. O problema do Brasil não são “esquemas estrangeiros”, mas os “esquemas brasileiros” mesmo. A classe política brasileira, com exceção do seu querido Mantega, não nasceu no exterior, e não são extra-terrestres. São brasileiros natos!

    Este mês mesmo, eu estava em uma fila no Brasil em um parque de diversões (aquele proximo ao Mineirao). Ou seja, quem está ali não está a trabalho, ou com pressa. Como as pessoas estavam se apertando demais, a fila andou e eu deixei uns 30cm de espaço para a pessoa da frente. O sujeito de trás, sem a menos cerimônia, passou na minha frente. Eu educadamente perguntei a ele por que havia passado na minha frente, e ele vira para mim e diz: “Pensei que voce não estava na fila”. Perguntei a ele qual seria a opção. O que estaria eu fazendo ali, naquela posição, dentro de um parque de diversões, caso não estivesse na fila? O sujeito voltou para trás calado. Isto um sujeito ao lado da namorada. Sem qualquer vergonha de tentar “levar vantagem em tudo”…

    Apenas um caso? Não. Eu estava em uma fila de uma agencia loteria, pagando uma conta para minha māe, e havia do lado uma fila para idosos. Quando o caixa ficou disponível para mim, eu virei para a primeira idosa que estava na fila de idosos e disse para ela ir primeiro. Isto uma senhora de quase uns 80 anos, em um calor danado. O sujeito atras da fila quase me fulmina com o olhar de que eu estava “roubando o tempo dele”. Pior, o caixa virou para mim e disse que o idoso tinha de ser atendido na fila dos idosos, que era um caixa exclusivo (ou seja, se pune o idoso com “apenas um caixa”, ao invés de se dar a preferencia!). Eu apontei a senhora idosa, bufando, e perguntei ao caixa se, caso aquela senhora passasse mal, quem devia administrar os primeiros socorros. O caixa disse que eu estava mais perto. Entāo, eu disse a ele que, se a idosa era agora minha responsabilidade, eu gostaria que ela fosse atendida primeiro.

    Apenas dois casos? Nāo. Eu posso passar o dia escrevendo sobre casos similares. Mas não adianta. Respeito ao idoso e ao próximo é parte da educação quem vem da família e das obrigações do governo, além de segurança e saúde. Se pessoas como você acham que isto está bom no Brasil, e que notícias dizendo o contrário fazem parte de um complô da imprensa internacional, só resta tentar entender seu ponto-de-vista.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Jairo Reis vive no mesmo mundo que eu, os petistas estão em Nárnia.

  • Julio Brito disse:

    Prezados,

    Com essa matéria eu encerro os meus comentários, sobre o assunto levantado pelo Chico Maia: as manipulações da mídia.

    Essa matéria veio no momento certo, parece até que foi combinado…rs
    Ela resume bem o que eu disse nos comentários acima.

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/graficos-coloridos-golpeiam-a-verdade-e-o-brasil.html

    Não quero parecer prepotente, mas os fatos são incontestes !!!

    A mídia brasileira e internacional manipula os dados econômicos a fim de afastar os investidores, disseminar o pânico, o pessimismo e baixar a autoestima dos brasileiros.

    Um país que tem apenas 5,91% de inflação e 4,67% de desempregados não está em crise em nenhum lugar desse universo.

    Quisera a Inglaterra, que tanto critica o Brasil, ter índices próximos destes. Mas lá, pelo contrário a situação vai de mau a pior…

    http://www.cartacapital.com.br/economia/gra-bretanha-retrocede-para-a-era-vitoriana-5325.html

    http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Reino-Unido-tem-13-milhoes-na-pobreza-cresce-procura-por-bancos-de-alimentos/6/30020

  • Alisson Sol disse:

    Julio Brito,

    Eu não tenho como ter tentado mudar o foco da discussão. Voce disse que havia um “plano de Financial Times” para difamar Guido Mantega. Eu apresentei um fato contrario. Voce indicou que o “The Guardian” influenciava investidores. Eu apontei o fato de que o “The Guardian”, como agente de influencia de investidores, tem a mesma influencia que o Diario OLE. Se voce estivesse escrevendo a Bloomberg estava tentando influenciar investidores contra o Brasil, eu até teria levado a sério. Mas “The Guardian”… Desculpe-me, mas não tem como não levar na brincadeira… E blog do Paulo Henrique Amorim.. Convenhamos: vamos discutir o assunto de “ovos podres”, que é algo mais frutífero.

    Agora, fundamentalmente, o que estou apontando para você é simples: é sempre mais fácil explicar algo via a “teoria da conspiração” do que via análise dos fatos. Na Bolívia, a moda atual é culpar o Brasil pelos problemas do país. Nem vou citar links, pois voce pode facilmente encontrá-los na web. Voce acredita mesmo que a imprensa brasileira é parte de uma conspiração contra a Bolívia? Nos EUA, a moda atual é culpar a China pelos problemas do país. A China, culpa os protecionistas europeus, e seus planos que evitam a entrada de seus produtos na Europa. Os “europeus” culpam os países que não fazem parte da Uniao Europeia, alem dos “espiões dos EUA”. E os EUA, estão irritados com a Russia, que não devolve o ex-agente que divulgou a espionagem americana no resto do mundo. A Russia tem um canal de TV em Ingles (com o site em RT.com) que voce iria adorar: tudo para eles é uma conspiração!

    Agora, se voce quer ler algo bom, em uma opinião divergente do que normalmente le, leia o New Yorker desta semana. Há uma matéria longa e boa sobre o Brasil, que não foi feita baseando-se em apenas dois parágrafos de opiniões de alguém sobre o pais. Comeca citando Nelson Rodrigues, e o complexo de cachorro vira-lata do Brasileiro. Vide o começo em: http://www.newyorker.com/reporting/2014/01/13/140113fa_fact_mcgrath.

  • Julio Brito disse:

    Prezado Jairo Reis,

    Jogo dos 7 erros! rs

    Reveja o gráfico: http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2014/01/inflacionando.jpg

    Caso não tenha notado, eu explico, a GloboNews, adulterou o gráfico descarada e intencionalmente !!!

    A última barra do gráfico, que representa uma inflação de 5,91% está maior do que a barra que representa uma inflação de 6,50%.

    Entendeu ?!?

    Para a GloboNews, 5,91% é maior do que 6,50% !!!

    E isso não foi um erro, pois qualquer pessoa que já fez um gráfico no computador sabe que é impossível o programa fazer isso sozinho.

    Sobre a tal inflação, existem 3 tipos delas: a inflação de demanda e a inflação de custos. Felizmente, o Brasil não sofre de nenhuma delas no momento.

    Porém, na falta de notícias ruins e na ânsia de criar problemas para o governo atual, a mídia brasileira cria o 3º tipo de inflação: a inflação psicológica!!!

    Para os brasileiros mais velhos existe um problema muito recente que é a hiperinflação. Ao ouvir diariamente na imprensa, que os preços estão subindo e que a inflação voltou, esse brasileiro, que já sobrou no antes, acha que vai ser igual ao passado e acaba reagindo a isso, antecipando-se aos novos aumentos. Assim, ele reajusta o preço de todo tipo de produto. Quando todo mundo acha que tudo vai subir, todo mundo começa a remarcar os preços.

    Essa inflação psicológica desencadeia comportamentos em manada. Um começa a subir o preço, os outros sobem também, mesmo que não seja diretamente afetado. É uma atitude defensiva, mas que é uma ilusão, porque com o aumento geral de preços todo mundo vai perder no fim das contas.

    Inflação Psicológica: http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=5203

    ATENÇÃO: Isso não é uma defesa do governo de plantão. É apenas uma constatação de como a mídia trata dos assuntos.

  • Jairo Reis disse:

    Sr. Júlio Brito,

    Chamar o gráfico que mostra inflação alta no Brasil de peraltice é demais, né! Eu tenho ido com frequência fazer compras em supermercados e minhas sacolas estão cada vez mais vazias e deixo mais dinheiro nos caixas. Não precisamos de nenhum econominsta com formação acadêmica para constatar que os números oficiais da inflação no país são pura ficção. Mas não deixa de ser curiosa sua observação quanto ao fato da competição entre os países. Agora, que o Brasil tá mal, tá sim. Segurança zero, educação zero, saúde à mingua, transporte, nem se fala, principalmente aqui em BH, enfim, nossa qualidade de vida nesse país é um arremedo se comparada a países, inclusive alguns da América Latina.

    Abraços e que 2014 seja do galo novamente.

  • Julio Brito disse:

    Prezado Alisson Sol, um pouco de filosofia, para a sua reflexão…

    O filósofo alemão, Hegel, contava uma história da vendedora de ovos, que se encaixa perfeitamente nesse seu comentário.

    “Uma moça bonita foi reclamar que os ovos que comprara estavam podres. A vendedora, uma velha senhora carrancuda, responde: Quem você pensa que é para reclamar comigo? Teu pai é um bêbado inútil, tua mãe uma vadia, que fugiu com o vizinho e ninguém sabe de onde vem o seu dinheiro”.

    Hegel queria mostrar como um conflito pode ser tratado de modo enviesado e a argumentação sobre o fato concreto, que é o que realmente importa, fica obscurecida, quando, não falta de argumentos para contestar os fatos, partisse para o ataque e a desqualificação do interlocutor.

    Os ovos estavam podres, ainda que a moça fosse mesmo prostituta, o pai um inútil e a mãe adúltera. No entanto, dito isto, a questão do apodrecimento dos ovos fica em segundo plano…

    Agora, Alisson Sol (voltando ao assunto dos veículos de mídia que buscam denegrir a imagem do Brasil) que é o assunto principal, proposto pelo Chico Maia, eu te pergunto:

    O fato das agressões ao Brasil terem sido divulgadas, pelo site “A” ou no site “B”, muda a ocorrência e a existência de tais agressões ?

    Não adianta mudar o foco da discussão ou polemizar…
    A mídia internacional está fazendo “beicinho” com o sucesso econômico do Brasil (mesmo com todos os problemas sociais existentes no país) !!!

  • Cassiano disse:

    Bandido não é bobo, não…….. Vcs acham que eles vão querer aprontar alguma na copa do mundo??
    Seria a mesma coisa que mexer numa caixa de maribomdo….. Vão dar um tempo na copa, aí os meios de comunicação dizem que foi um sucesso e que acabaram com a bandidagem…………Depois volta tudo ao (a) normal.

  • Raws disse:

    Julio, entendi sua análise
    Agora, esconder o caos em que vivemos, é tarefa quase impossível.

  • Marcos 2014 disse:

    Acredito que o Brasil é mal falado não só pelos ingleses. Na maioria dos países de primeiro mundo ou então em países emergentes mais sérios do que o nosso(como a China, por exemplo), fala-se mal do Brasil porque o nosso país não se dá o respeito.

  • Alisson Sol disse:

    “Ler” o “Financial Times” no site do Paulo Henrique Amorim, um jornalista condenado em processos por injuria e danos morais, tendo perdido recursos até o nível do STJ (link), e que mantém um blog “patrocinado” pela Caixa Economica Federal+Correios, é realmente o supra-sumo de como se manter informado…

    Todos devemos procurar ler sobre opinioes divergentes. Mas se no futebol há “profetas do acontecido”, em Economia isto é a normalidade. Gente com patrimônio negativo dá conselhos sobre “como investir”. E se confunde “análise econômica” com “informação privilegiada”. O tal blog do Paulo Henrique Amorim publicava e republicava posts em que Eike Batista era saudado como o grande empresário do Brasil…

    Vou parar por aqui e dedicar-me a repensar meus investimentos na Argentina lendo o Diario OLÉ

  • Luiz Claudio de Assis disse:

    Não precisamos ler jornas de fora para saber o que é real neste pais, basta sair as ruas sem segurança nenhuma, visitar os hospitais, as escolas, ir a estadios de futebol, ouvir discursos de nossos politicos (todos e de todos os partidos), ir a supermercados, andar de coletivo, etc. Para não me alongar, somos o pais que trocou saúde e hospitais por mega estadios de futebol, não preciso dizer mais nada. Quanto ao Guido Mantega, nada a declarar, suas ações já dizem tudo, me lemra aquele jogador do Tijuana que perdeu um penalti aos 47 do segundo tempo, um tal de “Fiasco”.

  • J.B.CRUZ disse:

    Qualquer que seja a tradução,uma notícia dessa lá fora, denigre não só o PAÍS, mas a todos os brasileiros….Neste governo canhestro,dúbio e pusilâme (la se vão 12 anos,), o BRASIL que em oito anos de gestão F.H.C, era respeitado,acreditado e até admirado por todos os outros Países; apresenta-se neste momento aos olhos de outras Nações, totalmente sem lei,sem ordem, e absurdamente desacreditado…Ninguém confia mais nas “mentiradas'” desse governo….

  • Julio Brito disse:

    Jornalecos britânicos falando mal do Brasil e espantando investidores internacionais:

    FT: http://www.viomundo.com.br/denuncias/o-brasil-vai-mal-diz-jornal-de-continente-falido-pela-austeridade.html

    FT: http://www.conversaafiada.com.br/economia/2013/02/25/itau-fala-mal-do-prato-em-que-come/

    FT: https://brazilportal.wordpress.com/2009/10/29/did-brazil-make-the-right-choice-to-tax-foreign-inflows/

    A revista “The Economist” diz que vai promover a economia brasileira e chama…os partidos de oposição para darem palestra sobre o Brasil !!!
    Situação cômica, se não fosse verdade: http://www.viomundo.com.br/denuncias/burburinho-economist-detona-brasil-para-promover-evento-em-que-ouve-perillo-anastasia-e-joaquim-barbosa.html

    Jornal britânico chama de “fedido” o hotel que a seleção inglesa vai se hospedar: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/121298/Telegraph-chama-de-%E2%80%9Cfedido%E2%80%9D-hotel-de-ingleses-na-Copa.htm

    O jornal inglês “The Guardian” vende que no Brasil só existem protestos e que nós vivemos uma insegurança digna de Egito ou Iraque: http://www.theguardian.com/world/2013/jun/22/urban-protest-changing-global-social-network

    Aliás, falar mal do Brasil no exterior não é mérito só dos gringos…tem brasileiro que até viaja para fora…para vender que o Brasil vive o caos:
    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2013/10/aecio-repete-fhc-fala-mal-do-brasil-no-exterior-e-acena-com-privataria-na-caixa-e-no-bb-1581.html

    Enfim, o pior cego é aquele que não quer enxergar…

  • Alisson Sol disse:

    A revista “Financial Times” quer derrubar o Ministro Guido Mantega de todo o jeito e o jornal “The Guardian” não cansa de lançar matérias mentirosas sobre a economia brasileira para ver se espanta os investidores internacionais do nosso país.

    Os fatos:
    – O FT organizou uma conferência sobre Infraestrutura no Brasil para informar os investidores sobre o país. Convidado de honra: Guido Mantega (link). Alguém pode apresentar algum exemplo de conferência para investidores brasileiros em outros países organizada por um veículo de comunicação brasileiro especializado em economia?
    – O “The Guardian”, um jornal de centro-esquerda, sequer tem uma seção de “Economia” (tem seções “Business” e “Money”, com tom esquerdista e matérias como “Você tem de ser miserável para sua empresa dar lucro?“. Não conheci sequer um investidor na minha vida que se guie pelo “The Guardian”…

    Mas fatos jamais atrapalharam as convicções de quem quer acreditar no que “quer acreditar”…

  • Raws disse:

    Então vou me disfarçar de gringo.

  • Manoel Silva disse:

    Meanwhile… Já descobriram o dono dos 440 kg de cocaína apreendidos no helicóptero?

  • Julio Brito disse:

    E que disse que foi um “erro” dos ingleses ?

    Desde que o Brasil (5º) ultrapassou a Inglaterra (6º) no ranking de países com o maior PIB, a mídia britânica vem descendo o porrete no Brasil.

    A revista “Financial Times” quer derrubar o Ministro Guido Mantega de todo o jeito e o jornal “The Guardian” não cansa de lançar matérias mentirosas sobre a economia brasileira para ver se espanta os investidores internacionais do nosso país.

    Com a chegada da Copa2014 não seria diferente…os ingleses sabem muito bem o que uma Copa, seguida logo depois de uma Olimpíada pode trazer de investimentos para o pais.

    Eles, os súditos da rainha, não se contento de terem roubado, no passado, as riquezas brasileiras por anos a fio…querem agora, roubar também o futuro do Brasil.

    Alías, espalhar mentiras sobre o Brasil não é um privilégio só dos ingleses…a mídia brasileira faz isso todos os dias.

    A última, que chamou mais atenção, foi essa peraltice da GloboNews:

    http://www.ocafezinho.com/2014/01/13/um-incrivel-grafico-que-diz-muita-coisa/

    http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2014/01/inflacionando.jpg

    Esses jornalistas…rs

  • elcio luiz de souza disse:

    nao tem nem o que comentar.