Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tráfico e traficantes no Brasil são notícia na Inglaterra e cartolas com medo de permanecerem no país durante a Copa

A imprensa europeia que pega mais pesado é a inglesa, inclusive como eles mesmos.

Em 2012 ela previa o caos durante os Jogos Olímpicos de Londres, que não se confirmou, mas afastou muita gente da cidade, que teve público muito menor que o previsto.

Meses antes da Copa de 2010 jornais, TVs e revistas ingleses advertiam, sem dó: “Se você pensa em ir para a África do Sul, cuidado: a sua familia pode receber o seu corpo em um caixão!”

E o que a mídia deles publica repercute no mundo.

Milhares de pessoas cancelaram pacotes turísticos e o prejuizo turístico foi enorme e não aconteceu nada de anormal com quem foi ao Mundial.

Muita gente se arrependeu de não ter ido e visitou o país no ano seguinte.

Agora é o Brasil é que está na mira e aqui, todo dia, há “matéria prima” para este tipo de notícia; de Norte a Sul, Leste a Oeste!

Por enquanto eles estão “pegando leve”.

Duas notícias no Uol muito interessantes sobre a Copa do Mundo 2014: a rotina do tráfico de drogas no Rio de Janeiro com previsão de muito lucro dos traficiantes “se Deus quiser”, e o medo dos cartolões do futebol mundial de permanecerem no Brasil durante a competição, por causa dos protestos.

Pena que é que as autoridades políticas brasileiras também não tenham o mesmo medo e continuem aprontando como sempre, mesmo como os protestos do ano passado.

Confira:

po

* “O canal inglês Channel 4 publicou um vídeo gravado dentro de favelas do Rio de Janeiro, mostrando a rotina de traficantes na produção e venda da droga e suas expectativas em relação à possibilidade de lucro durante a Copa do Mundo.

A reportagem de quase sete minutos foi produzida pelo documentarista Guillermo Galdós, que entrou no reduto dos traficantes. O vídeo também conta com imagens fortes, como a de um homem morto a tiros, coberto por plástico, e a população limpando a calçada manchada de sangue.

Logo no início, Galdós entra na favela e mostra os traficantes cortando um tablete de cocaína e depois misturando com fermento químico e adrenalina injetável. “Se Deus quiser, [a Copa] vai nos ajudar a vender quilos de coca por dia. Isso aqui vai ser só o começo”, diz um traficante. Galdós aparece no vídeo para explicar que eles vendem 2 kg de cocaína por dia e esperam dobrar a quantia na época da Copa.”

po2

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/08/traficantes-do-rj-projetam-lucro-para-copa-e-tv-britanica-mostra-rotina.htm

—————

* “A maior parte dos dirigentes da Fifa e de federações internacionais não permanecerá no Brasil durante o mês da Copa do Mundo. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a ‘fuga’ se dará por um certo medo dos protestos, que possivelmente ocorrerão durante os jogos do torneio.

“Os protestos são uma grande ameaça. Estamos muito preocupados”, disse ao jornal um dos mais importantes responsáveis pela segurança na Fifa, lembrando da onda de manifestações que aconteceu durante a Copa das Confederações em 2013.

Os cartolas virão ao Brasil alguns dias antes da Copa do Mundo para participar do Congresso Anual da Fifa. Entretanto, logo depois eles voltarão para os seus respectivos países e só retornarão para uma eventual final.”

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/15/medo-de-protestos-afasta-dirigentes-do-brasil-durante-a-copa-diz-jornal.htm#fotoNav=4


» Comentar

Comentários:
5
  • Rodrigo Galodoido disse:

    1. Estrangeiro que vem pra cá é igual turista de Guarapari:geralmente falta grana pra ir pra lugar melhor

    2. O turista de drogas e sexual vai deitar e rolar no nordeste, onde moram muitos europeus

    3. A Copa vai mostrar ao mundo a vergonha e o descaso que é o Brasil. Quem sabe assim muda alguma coisa…

    4. Será uma prévia do vexame maior: Olimpíadas em 2016

    Pra finalizar: não torço por seleção ou selecinha brasileira desde 1994. Tenho nojo daquela corja de sempre, que se juntou agora aos políticos mais sujos da história, então… que o timeco da CBFlu seja eliminado na primeira fase. E que venham as eleições e inspirem o povo por melhorias verdadeiras.

  • Fernando Veloso disse:

    Tem condados do Estado de Nova Iorque, que são dominados por gangues e tem toques de recolher. A Inglaterra também tem bandidagem, tráfico e crimes hediondos, só que blindam ao máximo, mesmo com internet e globalização. O que ocorre hoje, são problemas sociais presentes em todos os lugares do planeta com raríssimas exceções.
    O que me causa inveja de algumas nações, é que mesmo havendo isso tudo, lá, o direito do cidadão é mais respeitado e não tem tanta impunidade como aqui.
    Claro que a corrupção e o crime organizado grassam pelo Brasil, mas pouco diferente de lá. Pena que o próprio povo brasileiro detona o país. Não sabemos tirar proveito de nossos mananciais de riquezas. E o que é pior, a volubilidade de nosso povo: pensamos uma coisa, falamos outra e executamos uma terceira opção. Temos um profundo defeito: falar mal do vizinho, mas somos todos iguais. Agimos no amanhã, o que criticamos hoje!
    Como já dizia Belchior: “…nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam…” “…Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais…” O Brasil não muda nunca… Se mudar é pra pior. Até neste momento de alta do nosso PIB em relação a grande potência histórica, nossa distribuição de renda é uma das piores do mundo.

  • thales rosa disse:

    Eu vi esse video a +- um mes atras, vi muita gente indignada com a reportagem e pergunto: foi dita alguma mentira??

    TUdo no video não passa da mais pura verdade, na realidade é um mini documentario, nada ali foi encenado, os traficantes são reais e tudo que eles falaram é a mais pura realidade.

    O turista que vai aparecer por aqui é o turista de drogas e o turista sexual. Tomara que pelo menos a copa sirva para mostrar ao mundo a dura realidade de nosso país, realidade que os governantes teimam em esconder, mas que nos que aqui vivemos estamos cansados de ver.

  • Vinicius Campos disse:

    Um TV de Londres especializada em documentários, foi que fez este documentário dos traficantes. Parece que no documentário os próprios traficantes dizem que as invasões nas favelas do Rio pela Polícia foi tudo encenação, foi pra inglês ver.

    Os traficantes teriam sido avisados para deixar as favelas e depois retornaram com a vida normal de trafico.

    O Interessante é que eu não vi nenhum veículo de comunicação aqui do Brasil falar nada, a não ser pela internet.

    Isto só aumenta o meu repúdio por esta copa no Brasil.

  • Sérgio Utsch disse:

    Chico,

    a visão sobre o Brasil tem mudado muito por aqui, mas ainda recorrem aos clichês pra retratarem o país. Infelizmente, os clichês, em muitos casos, são a mais pura verdade.
    Mas, no caso, da reportagem do Channel 4, um dos maiores aqui da Inglaterra, há um erro grotesco de tradução e que compromete o resultado final, na minha opinião. No fim da reportagem, um traficante diz que “nóis só não vai mexer com os gringo. Vai deixar eles ver a Copa do Mundo tranquilão”. Na legenda em inglês, aparece o seguinte: “We won’t let them relax at the World Cup”, ou seja “Não vamos deixar que eles relaxem durante a Copa do Mundo”, justamente o contrário.
    Não discuto aqui o quesito segurança. Mas o quesito informação, que é o nosso campo. Nesse, os ingleses deram uma tremenda bola fora. Segue aí o link para reportagem:
    http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/37788/Tv-internacional-erra-traducao-sobre-o-Brasil.html#.UtaAjyiMbKw

    Abs!