Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Futebol apenas para o gasto e injustiça que repercute

O comentarista Leo Figueiredo fez uma observação muito interessante durante a magra vitória do Cruzeiro sobre a URT, quando faltavam poucos minutos para o jogo acabar: “o técnico Marcelo Oliveira certamente ficaria muito satisfeito caso o regulamento permitisse que ele fizesse até cinco substituições, pois testaria muita gente e colocaria quase todo o grupo para jogar no campeonato…”.

Trata-se de uma ótima idéia, que seria de grande utilidade para os maiores clubes que fazem do campeonato estadual um laboratório, pré-temporada para o Brasileiro.

O placar de 1 a 0 no Mineirão foi dentro daquilo que se espera em todo início de Campeonato Mineiro, seguindo quase o mesmo que temos visto no paulista, carioca e gaúcho, dentro de campo.

Na base do “banho Maria”, com os grandes passando aperto, acelerando pouco, sob a alegação de que é início de temporada e que os adversários do interior iniciaram antes a preparação, e que por isso estão mais inteiros fisicamente.

E não adianta nenhuma torcida chiar porque é assim que funciona. Depois de quatro ou cinco rodadas é que o ritmo estará quase normal. E interessante mesmo em todo campeonato estadual é a fase decisiva.

image

Ricardo Goulart autor do gol da primeira vitória do Cruzeiro em 2014 – Foto: Super FC

A virada do Boa sobre o Villa Nova, foi empolgante. Dois times que vão brigar por vagas na final. América e Tupi também brigarão pela presença na decisão, com expectativa até de luta pelo título do América, que entretanto perdia para o Galo de Juiz de Fora quando enviei esta coluna. Caldense e Guarani ficaram num empate sem gols, e são incógnitas: podem brigar por vaga na final ou por permanência na primeira divisão.

A rodada será completada terça-feira, com Nacional itinerante (agora é de Muriaé) contra o Tombense, que parece estar forte de novo; e na quarta-feira com a estreia do mais novo clube profissional mineiro na elite, o Minas Boca que recebe o Atlético na Arena do Jacaré.

O regulamento é o mesmo do ano passado: os quatro primeiros decidem o título no sistema de mata-mata. O melhor da fase inicial joga por empates.

AFC

Torcida do América ficou frustrada com o pênalti que Obina chutou e o goleiro Gonçalves  defendeu; era a chance do empate no primeiro tempo, mas marcação da penalidade foi contestada pelo Tupi e pela imprensa que estava no estádio.

—-

Está repercutindo na imprensa nacional a absurda condenação do chargista Duke e jornal Super Notícia, pela 11ª Câmara Cível de Belo Horizonte, por causa de uma charge em 2010, tirando sarro de uma arbitragem escandalosamente ruim do Ricardo Marques Ribeiro, que na época prejudicou o Ipatinga contra o Cruzeiro. De 71 comentários no post em meu blog sobre o tema, 69 são favoráveis ao Duke.

—-

Juca Kfouri definiu como o caso como “A charge assassina”, ridicularizando a sentença.

João Chiabi Duarte, escreveu “…sou cruzeirense de quatro costados, mas, naquele dia o Cruzeiro poderia ter levado seis ou sete, se não fosse a ação do Sr. Ricardo Marques que errou em lances capitais contra o Ipatinga; o maior culpado pela derrota vexatória e eliminação nas semifinais do Mineiro, foi o nosso treinador Adílson Batista que botou um time todo reserva em campo. O Duke acertou sim na charge… se precisar testemunho a favor dele…”

Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
0
  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Esta historinha de carapuça me lembra os embates entre alunos de 5ª série do ensino fundamental, que no ápice dos seus 11 anos ficavam de respostinhas inssossas no colégio.
    Em primeiro lugar, seu comentário não foi “jogado ao vento”, ele foi direto.
    Assim sendo, esta bestialidade de carapuça não se encaixa.
    Em segundo lugar, somente uma pessoa incapacitada de fazer as contas mais simples afirma que um estádio com 23 mil lugares tem 90% do seu espaço ocupado por 11 mil pessoas.
    Em terceiro e último lugar, o Atlético Mineiro não é grande, é gigante. Para isso se baseia em sua história e tradição de conquistas, sendo para tanto indiferente a minha ou outra opinião qualquer, que não representa sequer uma gota d’água na imensidão do oceano e não muda a realidade, por assim dizer.

  • thales rosa disse:

    A carapuça serve a quem nem devia servir, o estadio independência é de quem??
    Ate onde sei o estadio é do America…. apesar de ter um inquilino que se julga grande..

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Cassiano, eu raramente leio.
    E quando leio, é asneira.
    Daí vem essa estatísica… rsrs

  • Cassiano disse:

    Dudu vc ainda perde tempo lendo??????????? Faça igual eu faço… Simplesmente role o mouse por sobre os comentarios….. hehehehe…

  • luiz disse:

    Tá louco! ingresso a 60,00 reais, a diretoria do Minas tá viajando!
    Eu ia ao estádio. Sempre apoio o futebol de Sete Lagoas, mas assim não dá.
    E olha acredito que possa estar falando por no mínimo uns 10.000 sete lagoanos.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Para efeito de registro, essa centésima vigésima oitava asneira foi escrita aos 27 de janeiro de 2014 às 10:37.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Estamos apenas no vigésimo sétimo dia do ano e o cidadão thales rosa já escreveu sua asneira de Nº 128 em 2014… recordista mundial de palavras ao esgoto.

  • Jean disse:

    Chico, gostaria que você tivesse uma conversa com o pessoal do marketing do Cruzeiro, porque não é viável o preço dos ingressos para o campeonato mineiro. Principalmente dos sócios cruzeiro sempre que estão tendo desconto de somente 30% esse ano em comparação com os 50% dados no ano passado. Pagar por exemplo 70 reais no setor D, mesmo com os 30% de desconto para ver o jogo com URT é demais, tanto que o publico de ontem foi menor até do que o numero de sócios das categorias que tem ingresso garantido. Nesse momento que o presidente está empenhado em arrebanhar mais sócios, essa política vai contra a lógica. Poderia usar o campeonato mineiro para dar mais vantagens para o sócio e não retroceder e piorar a situação em relação ao ano passado. Olho grande também faz é efeito contrário. Que abram o olho porque não tem ninguém bobo não.

  • thales rosa disse:

    Tem razão Paulo Afonso, esse e outros jogos do mineiro deveriam ser mandados pelo Cruzeiro em estadio pequeno, estadio de time pequeno, tipo o independencia. La com 11 mil ja lota 90% do estadio…
    Para Cruzeiro x URT foi ate um publico razoavel..

  • Paulo Afonso disse:

    Vi em redes sociais pessoas comentando que houve briga entre pavilhão e máfia ontem… Mas não vi nada na imprensa… Houve briga de novo e a imprensa “fechou os olhos” ou seria intriga da oposição?

  • Eustáquio Zolé disse:

    Cruzeiro tem sempre a obrigação de golear QUALQUER adversário do campeonato mineiro, tal como fez nos dois cincão em face do atlético de minas.

  • Méritos ao goleiro da URT contra o Cruzeiro. Como só ganhou de 1 a 0 talvez aguçou o ego dos concorrentes. Vitória é vitória e fim de papo.

  • thales rosa disse:

    o placar foi magro porque o goleiro da URT pegou demais… o cara é bom, merece uma chance em um clube da serie A… O America olhem esse cara ai no campeonato mineiro…
    Cruzeiro tem obrigacao de golear sempre que estiver em campo com time principal…

    O America como sempre decepcionando, pensei que estava montando uim time bom.. os caras vao la e conseguem empatar em casa…

  • lauro disse:

    Eu vendo o lance do penalti pela TV achei que não foi, os comentaristas da globo acharam que não foi, no programa da redeminas ontem a noite acharam que foi penalti ja o programa do afonso aberto acharam que não foi penalti , inclusive elogiaram muito o juiz ; Na radio CEN também acharam que não foi penalti;
    Ja os atleticanos do blog escreveram acima que “tem certeza que foi penalti ” então para acabar a polemica coloquem arbitro de fora ja em todo o campeonato mineiro.

    obs: esqueceram de falar do penalti que o Borges sofreu também.

  • Paulo Afonso disse:

    Engraçado: a Globo não colocou o lance do pênalti na sua página… Será porque? Outra curiosidade: 11mil pagantes e 400 mil Reais de renda bruta? Uai, achei que os 50 mil sócios disputavam o ingresso no tapa, garantindo os 2,5 milhões de Reais de lucro por jogo que o presidente celeste fica falando…

  • Paulo Afonso disse:

    Teve pênalti? Só vi uns 5 minutos deste jogo, preferi assistir ao amistoso do sub-20 do Brasil contra o México… Nestes 5 minutos que vi, também houve um lance irregular: a não expulsão do Dagoberto… Dois lances na sequência, um tapa na cara e uma solada, para o juiz não ter dúvida, mas não deu cartão algum… Agora falam que teve um pênalti no último lance do jogo também? Rural começa morno, com times da capital alegando menor período de preparação, mas também com os erros suspeitos acontecendo em favor de uma mesma equipe… Ah! se o Duke ou outro qualquer pudesse falar…

  • Murilo Costa disse:

    Pra variar, o cru cru já inicia o ano sendo beneficiado.
    Ai meu “Jesus Cristim”, vou ser processado!
    Uai Chico, apesar da tranquilidade e a torcida cru cru não brigou, o globo.com traz a foto de um torcedor com a camisa da Máfia. Foi ontem no Mineirão! Alô Gilvan, cadê você?

  • mauro disse:

    bando de vagabundos…. sera que vao querer me condenar tambem???? BANDO DE VAGABUNDOS!!!!

  • THIAGO disse:

    Três pontos na tabela e vamo que vamo Cruzeirao!!!

  • O que eu acho, sinceramente, é que os árbitros não podem ser dotados dessa infalibilidade infame. Ora, pelo que sei, pela minha crença católica, é que o único infalível neste mundo é o Papa, representante de Deus. Então os árbitros erram(não vem ao caso se dolosa, culposa ou por ignorância e temos que aceitar as suas decisões como cordeirinhos, embora, nos dias de hoje, com todos os recursos midiáticos, seus atos possam ser contestados e invalidados, pois, às vezes, contenham erros de fato e de direito? Isso está muito errado, pois, no final, só os grandes são beneficiados e o maior cúmulo de tudo é que os clubes se recorrerem à justiça comum, procurando seu direito, sejam marginalizadas pelas federações e confederações. Está na hora de se mudar isso. Para o bem do torcedor e do nossos esporte…

  • audisio disse:

    Futebol mixuruca esse do Ypiranga! Um a zero contra o calouro do mineiro. Time praticamente da segunda divisão estadual!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O juiz deu uma forcinha pro cruzeiro, o lance do Fábio foi penalti e se fosse o contrário, fosse o goleiro da URT que tivesse empurrado o atacante, o juiz tinha dado sem pestanejar. Pra falar a verdade foi um jogo muito ruim, assim como o jogo do mequinha, que deu calos nas vistas.

  • J.B.CRUZ disse:

    Deu para o gasto..Os primeiros três preciosos pontos da temporada de títulos..
    O América parece que continua com a síndrome do horto..
    Que virada do BOA!!! Hein!!

  • Felipe Melo disse:

    Chico, acho que não é possível a idéia das 5 substituições.
    Por se tratar de jogo “oficial”, respeitam-se as regras da FIFA.
    Acho que as federações e/ou confederações não tem autonomia pra mudar isso.

  • Kleber BSB disse:

    Sem contar que meteram a mão na URT, penalti claríssimo no final do jogo. Temos que ter cuidado no que escrever pra não tomar processo também como o Duke.