Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O Brasil está tomando um rumo perigoso

O Brasil está tomando um rumo estranho, perigoso e a morte deste colega jornalista, cinegrafista da Band é um sério indicador.

A irracionalidade está tomando conta e o jogo de cena político deixa a população insegura. Nem o governo federal nem os estaduais querem tomar a iniciativa de jogar pesado com os marginais porque em outubro tem eleição e ninguém quer ser acusado de truculento.

BAND1

Os bandidos agem com brutalidade poucas vezes vista antes; sem piedade! A polícia está acuada!

A mãe de uma policial do Rio de Janeiro, morta com um tiro durante o seu turno de trabalho numa UPP carioca, deu entrevista dramática neste fim de semana. Depois de 10 dias do assassinato, nenhuma ONG, nenhuma comissão de direitos humanos, nenhum movimento popular foi solidário com a família. Uma jovem de 27 anos, morta em seu local de trabalho, sem saber de onde veio o tiro e nem o motivo.

No “Bom Dia Brasil” desta manhã uma “ativista” amiga do cúmplice do sujeito que acionou o foguete que matou o jornalista foi entrevistada. Antes ela já chegou chamando os jornalistas de “carniceiros” e disse ao cinegrafista que a filmava: “tomara que o próximo seja você…”.

Depois de amanhã, quando a poeira baixar e outros absurdos se tornarem notícias que dê mais audiência, a família do Santiago Andrade curtirá sozinha a dor da perda, com a solidariedade de alguns poucos.

BAND

E a vida segue, neste país de rumo incerto e perigoso!

BAND2

Que a barbaridade cometida contra mais um trabalhador não fique impune e sirva para acordar a classe política; que ela pare com tanta demagogia!


» Comentar

Comentários:
0
  • Alisson Sol disse:

    Anderson Palestra: votar em branco é “lavar as mãos”. O future do Brasil não merece isto. Se você quer fazer algo, então faça a alternancia no poder. Vote na oposição. Escolha qualquer candidato de oposição, pois mesmo que ele não seja eleito, os votos vâo para o partido.

    Talvez eu seja “imaginative demais”, mas estou muito desconfiado sobre esta violência nas manifestações no Brasil. Isto não é da natureza do brasileiro. Parece muito coisa “encomendada”. Você causa um estado de pânico agora, e se faz um estado de emergência, proibindo-se qualquer manifestação durante a Copa ou as Olimpíadas.

    É só olhar a História, e se verá que, no Brasil, sempre se manifestou pacificamente, exceto quando havia algo por trás. Vide os casos de Getúlio e o fracassado atentado no RioCentro. De resto, o país colocou milhões de pessoas nas ruas pelas “Diretas Já” e depois o “Fora Collor”. Eram milhões de pessoas nas ruas, e ocorriam menos de meia dúzia de brigas isoladas. Hoje, você vê estas “manifestações” com 100 pessoas e enorme confusão. E sempre com as mesmas pessoas… Talvez eu estejá só imaginando demais, mas que está estranho, isto está!

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Este é o “…país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza…”
    Fazer o quê?

  • Lúcio disse:

    Dizem que o brasileiro não sabe votar. Gostaria de conhecer uma cartilha ou algum programa pré-estabelecido de como faze-lo. Quem se candidata são os mesmos de sempre, e algum outro que quiser entrar, tem ser da panela ou estar disposto a entrar nela. Como analisar um candidato e dizer, é este ! sim, esse vai resolver ! Mas e se cair na mesma esparrela ? aí alguém vai nos dizer: não sabem votar ! Como dizia meu pai, ninguém traz uma estrela na testa dizendo quem é. É o tal negócio: quem está fora está louco pra entrar e quem está dentro é mais louco ainda pra não sair. E vamo que vamos né Brasil !!!

  • @faninhobh disse:

    Santiago morreu como a maioria dos trabalhadores morrem no Brasil.Sem motivo.Apenas mais um,como tantos jovens de periferia que morre na favela.Nã tem nada de diferente da maioria das coisas que vemos na Tv,na web ou na nossa vida real.A vida não vale mais nada.#infelismente

  • Fernando César disse:

    Chico, aproveito pra denunciar, aqui, a onda de violência que está ocorrendo na região centro norte do nosso estado. Claro que isso tá acontecendo em todo o Brasil… mas, lugares considerados, antes, tranquilo como Paraopeba-MG, vem sendo assolada com uma onda de violência nunca antes vivido. O que se percebe é a ausência do Estado e suas instituições. Valores éticos, hoje, são vistos com um desprezo e até mesmo, chacota. Como se bobo fosse acreditar em tal preceito.

  • J.B.CRUZ disse:

    ———————- thiago ás 8:16 ——————————————–
    ——————————- 10 ————————————————–

  • João disse:

    Caro Chico…. divulgue o texto… cidadão de bem…

    http://pensadoranonimo.com.br/cidadao-de-bem/

    todos deveriam ler…

  • thales rosa disse:

    Anderson e Thiago, não sao sempre os mesmos nas eleições. A realidade é que os que estão ali aparecem mais pois tem mais verbas de desvios e caixa 2 para empregar na eleição.. ai eles aparecem mais e acabam eleitos. E as pessoas de bem que nao tem como investir 500 mil em uma campanha politica nao conseguem nada… eleição no Brasil funciona assim:

    O cara se elege vereador, gasta la 100 mil. Assim que eleito pega emprestimo no banco para pagar. Ai começam a entrar verbas de gabinete de todos os lados no bolso do cara.. ai ele vai ali na grafica paga 100 por um serviço que custa 50 e fala com o cara da grafica segura ai os 50 por que daqui um ano tem eleição de deputado e fica de credito…

    Ai vem eleição para deputado o cara sai cobrando todos os caixa 2 que ele espalhou e a campanha ja custa 250 mil… e por ai vai..

    Por isso digo que temos que estar atentos as boas pessoas, eu tive um professor na UNA que todo ano se candidata a deputado estadual e nunca ganha, o cara é doutor em contabilidade e quer ajudar a estrutura os impostos em MG.. mas nao ganha porque nao tem como investir 250 mil em uma campanha…

    Temos que procurar e apoiar os bons candidatos pessoal e nao pensar que são todos iguais..

  • João disse:

    Devemos lutar todos os dias, ou seja, devemos exercer a cidadania todos os dias….. e jamais pensar em votar nulo, pois esse voto ajuda corruptos…. não é só outubro que somos cidadãos, vamos reclamar no MP, TC’s, pedir transparência na Prefeitura, Estado e União……

    Poucos pessoas nesse país exercem sua cidadania todos os dia…..

    Nunca votem nulo ou em branco…… sabiam que a Dilma, Lula, FHC e Collor nunca obtiveram metade votos se todos os cidadãos votassem neste país…. ex. temos cerca de 140 milhões de eleitores a Dilma teve cerca de 55 milhões de votos…

    http://placar.eleicoes.uol.com.br/2010/2turno/

    Se começar a pensar aqui (estatística) nasce o problema.

  • clauber disse:

    Esse assunto muito me assusta e me faz refletir sobre temas como Educação, Saúde e Segurança.

    Primeiro pensei sobre educação. Vivemos em um pais que culturalmente a educação é deixada de lado pelas classes menos favorecidas que muitas vezes pensam que a educação é secundária e que o mais importante é a barriga cheia. Já ouvi de pais que acham que os professores ganham bem, ou seja algo em torno de 1.000,00 por uma jornada de 4 horas dia. Mas por desconhecerem a profissão e também os desafios gerados por ela, não percebem que esse professor para um dia de 4 horas deve dedicar no minimo mais 2 horas para preparar e apresentar o dia seguinte.

    Tivemos uma eleição onde o Cristovão Buarque tinha como meta a Educação e qual o resultado? 2% dos votos. Precisamos de uma politica clara e objetiva para os próximos 20 anos sob pena de não termos mais pessoas aptar a ensinar. Precisamos de produtores de commodites e passa a produtores de inteligencia e tecnologia.

    A saúde está péssima, não temos amparo. Caso precisemos de um atendimento, nos falta hospital e médicos e outros profissionais como enfermeiras e assistentes pelo simples fato de serem mal remunerados, não possuírem condições de trabalho.

    Segurança ahhhh a segurança, saudade de andar tranquilo sem muita neura em pleno centro da cidade…. se comentar as causas desse descaso posso dar um control C e control V das questões anteriores.

    Concordo que não será no voto que mudaremos essa condição, o que precisamos é de uma mudança cultural.

    O que precisamos hoje é que o presidente, os governadores e prefeitos batam na mesa e falem como o kalil: Aqui tem autoridade, quem manda sou eu….(Aqui tem Presidente) nossas instituições precisam de lideres o povo clama por esses caras e que coloquem ordem na casa. Não é atoa que o povão ficou fã do Joaquim Barbosa, o cara é papo reto.

    A familia do cinegrafista fica meu pesar e caso não nos prepararmos teremos mais sangue daqui pra frente e o problema maior é que o sangue em 90% dos casos é inocente.

  • Thiago disse:

    Esse niilismo político só interessa quem está no poder. O tal de votar nulo pq “todos são ruins” , só ajuda ao pior. Sinceramente, nunca vi o país tão entregue ao banditismo como atualmente. Tiveram presidentes ruins, mas essa petralhada supera à todos.

  • marcelosat disse:

    O maior dano provocado pela ditadura militar não foram as perseguições e mortes provocadas aos que eram contra o regime. Foi, a partir dai, gerar uma elite intelectual, formadora de opinião que incutiu no imaginário popular – que já tinha a tendência de idolatrar o “malandro” – a idéia de que ordem é repressão e que polícia é o agente dessa repressão. Só que hoje os tempos são outros e a mídia não perdoa. Permanecendo ainda este o conceito, qualquer intervenção da polícia é rotulada, imediatamente, de truculência e falta de preparo. Mas que tipo de preparo é esperado ? Qual seria a forma adequada de abordar um grupo de pessoas que, no calor do momento, fica disposta a tudo ??

    No que tange aos políticos, também não tenho motivos pra ficar otimista……. o que mais se vê são discursos inflamados nas campanhas e quando o “cara” entra, faz o mesmo ou pior. No fundo, estar no executivo ou no legislativo ( no judiciário é um pouco mais difícil ) é uma boa forma de “se arrumar”. Ou seja, não sei se pelo voto resolveremos.

    O brasileiro, em geral, repudia a violência e basta uma vitrine quebrada pra população torcer o nariz pras manifestações.

    Estudar também não é assim uma aspiração do povo que, além de idolatrar os que chegaram lá sem gastar muito tempo lendo o quadro negro, vive achando que pra melhorar de vida precisa de uma boa bunda ou de uma bola muito bem controlada no pé.

    Ter lucro é pecado e se o vizinho comprou um carro novo e viajou pra fora com a família é porque deve estar roubando de alguma forma, nunca pelo trabalho.

    Volta e meia falamos do sucesso de Coreias, Japões, Alemanhas etc…. mas quando estamos lado a lado com coreano, japonês ou alemão não entendemos porque não valorizam os “50” intervalos pra cafezinho que tomamos ao longo de um dia de trabalho e porque seus filhos dedicam boa parte do dia a uma escola e não a praia ou ao campinho de pelada, afinal são crianças né ?

    Enfim…… não vejo muitas chances de sairmos do atoleiro em que estamos no curto ou médio espaço de tempo. E acho que, de fato somos o país da patinação no gelo e não do futebol, afinal, patinamos, patinamos e não saímos do lugar.

  • Roberto Breno disse:

    Bom dia,

    A respeito desse fato ocorrido devemos todos lamentar a morte do jornalista, pois foi mais uma vida ceifada nessa guerra civil não declarada que ocorre no Brasil.
    A respeito das manifestações vou transcrever o que o presidente do Superior Tribunal Eleitoral Marco Aurelio Mello disse:

    “A sociedade não é vitima, é a culpada. Reclama do governo e se esquece que quem colocou os politicos lá foi ela propria.”

    Pelo rumo que as coisas estão indo começará uma nova onda de manifestações e greves. Agora eu me pergunto. Não seria mais facil já que estamos em ano de eleição e as mudanças já vão acontecer naturalmente, todos comerçarmos a nós preparar para as eleições. Alguem no meio dessa multidão já pelo menos uma noção de quem irá votar em outubro, para que as mudanças tão necessários ocorram. Quais são os projetos do canditados. A sim, até nas eleições se usa o famosos jeitinho brasileiro de deixar tudo pra ultima hora.
    O que eu vejo são muitos eleitores que nas manifestações são verdadeiros leões disposta a lutar por mudanças. E vejo também muitos eleitores que nas urnas são verdadeiras mulas, que não conseguem escolher o que melhor para eles proprios. Vamos mudar isso. Vamos ser sabios na hora de eleger nossos representantes.
    O má administração do governo é a consequência, não a causa. A causa é o voto inconciente de cada um. Vamos acabar com a causa, para não termos que arcar com as consequências.

    “E qualquer coisa que lhe pedimos, dele a receberemos; porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradavel á sua vista. E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. E aquele que guarda seus mandamentos Nele está, e Ele nele. E nisto conhecemos que Ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado.” 1 João 3 vers: 22,23,24.

  • Xavier disse:

    Chico a questão é matemática.

    Qual a probabilidade de se retirar uma laranja boa em um saco de laranjas, onde a maioria absoluta é podre??

    Qual a chance de se votar em alguém de bem em uma sociedade decadente?

  • Eduardo - BH disse:

    Estamos todos errados. A bandidagem é que está certa. A situação mercadologica está no auge pra eles ao contrario das diversas classes trabalhadoras. Vejamos se nao tenho razão:
    – impunidade escancarada
    – orgaos responsaveis pela segurança incompetentes e a serviço da politicagem
    – justiça lenta, cara e acomodada
    – legislação ineficiente e feita por politicos sem vergonhas
    – policia contaminada com a corrupçao
    – corrupçao em niveis abrsurdos
    – armas de fogo disponiveis pra bandidagem
    Ah porque estamos errados? Por ainda acreditar que o Brasil vai mudar e que as proximas eleiçoes datemos o troco .

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Isso vai continuar acontecendo, infelizmente, eu sou totalmente a favor dessas manifestações, porque representam uma insatisfação geral com o estado de coisas que estamos vivendo. Um inflação que já mostra bem mais que o pescoço, e quem frequenta o supermercado sabe bem o que estou falando e um governo canalha que manipula números.
    Ainda agora cedo, ouvi o Alexandre Garcia falando, justiça social só se faz com igualdade de oportunidades e igualdade de oportunidades só se faz com igualdade de educação, é a mesma ladainha, o governo pode dar esmola, pode ter conseguido até um certo avanço com programas sociais, mas enquanto não der educação, escola de primeira, aos molde do que pretendia o Darcy Ribeiro, pro povo nada vai mudar.
    Podemos ficar discutindo aqui por um século inteiro, mas tudo vai começar na escola de qualidade.
    Voltando às manifestações, é lamentável a morte de um jornalista, que estava ali para proteger os manifestantes, ao contrário do que os manifestantes pensam, os jornalistas estão ali para além de documentar, retratar excessos.
    Não sou a favor de violência, mas manifestação não é procissão, sempre vão estar os mais exaltados e o quebra-quebra é, sem defender, normal em qualquer parte do mundo.
    Isso serve de aviso pros petistas, que estão achando que a eleição para presidente está ganha, o grau de rejeição do governo é muito maior que eles imaginam e que as pesquisas maquiadas podem dizer.

  • lauro disse:

    um detalhe me chamou a atenção ontem, o jornal nacional fez um editorial até longo sobre o assunto , e uma frase eu destaco, ” o jornal nacional sempre cobriu os abusos da policia e quando ela também foi omissa ” , isto é , a policia é sempre a vilã , agora vai viver sem ela!

    hoje o alexandre garcia na itatiaia disse ” uma repercução muito grande da morte do jornalista, agora se fosse um policial teriamos a mesma repercução ?

    é um fato triste e todos estão assombrados mas a repercução diferenciada na minha opinião é um ato corporativista , espero que esta reação se volte para as outras classe trabalhadoras que sofrem com a violencia como a própria policia

  • Ronaldo Viana disse:

    Infelizmente, o Brasil só vai mudar o dia que aparecer um “braço de ferro” para nos governar, embora eu seja contra qualquer gesto de autoritarismo e centralização. Precisamos de um nacionalista , voltado para o bem estar da nação e de seu povo.
    Hoje, impera um câncer para nossa política: o populismo. Bem diferente do de Vargas, do qual herdamos nossas leis trabalhistas, que antes eram escorchantes. Ainda assim, este populismo tinha lá seus males…
    Lembro de uma frase interessante de John Kennedy: “…ainda não descobrí o segredo para o sucesso, mas para o fracasso sim, querer agradar a todos…”
    Nossos políticos, na ânsia de erguerem ao poder, fazem inúmeros acordos em variados âmbitos da sociedade e quando são eleitos tem que devolver favores.
    Paralelo a isso, exercemos uma Democracia mal gerenciada e o poder público perdeu o comando da nação, gerando insegurança e incerteza. O anarquismo se agiganta e nossas leis perderam seu vigor.
    Por outro lado, o governo se envolve em acordos obscuros com o estrangeiro, deixando a desejar quanto a política interna. Nossas fronteiras estão escancaradas aos haitianos, cubanos, bolivianos, que para aqui vem se juntar a uma grande população de desempregados e sobreviverem as custas das bolsas. Schopenhauer o filósofo do pessimismo, deve estar inquieto em seu túmulo.
    Lamentavelmente, mal organizados e sem objetivos, os protestos estão apenas começando e outros heróis terão suas vidas ceifadas precocemente e o que é pior, no exercício de sua profissão.
    Saber votar, tenho quase certeza, que não sei, pois o poder corrompe; mas uma coisa tenho certeza, quem eu coloco no poder, posso tirá-lo.

  • Thiago disse:

    Boa Anderson Palestra!
    Tenho o pensamento semelhante. Esta eleição não vai servir pra nada, sabe porque? Saõ os mesmos de sempre!
    Dizem pra votar no menos bandido então eu prefiro votar nulo porque não vou votar em bandido.

  • Thiago disse:

    Chico… Sabemos que o atual governo petista é conivente com os ditos “movimentos sociais” ( terroristas) como MST e black Blocs. Fizeram vistas grossas, e mais uma tragédia aconteceu. Lembremos disso nas eleições ! PT nunca mais!!!

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! A muitos anos, Pelé disse uma bobagem do tamanho da fama que ele tem como jogador e de falar bobagem. Alguns repetem a mesma coisa: brasileiro não sabe votar. A democracia traz consigo, armadilhas em que caem paises despreparados. Algumas: corporativismo, patrimonialismo ! Nos ultimos anos o grande canal alternativo chama-se ONG. Muitas ja foram citadas em processos duvidosos, onde o desvio de dinheiro é praxe. É a nossa cultura ! “Brasileiro gosta de levar vantagem em tudo , certo ?” Analisem o quadro partidario e os candidatos seja a vereador, deputado, governo, senado, presidente. Aqueles que são os caciques são todos conhecidos de muito tempo. Eles ditam a cartilha , os correligionarios acopanham, e voce vota. Voce vota pensando este sim, sera diferente. E quando se assusta: la esta o cara envolvido! E os que não se envolvem, não fazem muita coisa pra mudar o quadro. Assistimos a eles aumentando o proprio salario de maneira vergonhosa e a população fica esperando: alguem impeça isto tipo de coisa ! Mas, os “poderes” todos os tres fazem vista grossa. Se transformou em “direito” adquirido. Pais desenvolvido economicamente e culturalmente não tem voto obrigatorio. O voto obrigatorio significa compareça la obrigatoriamente. Faça parte da estatistica espetacular de maior comparecimento para o voto, para “ingles ver”. Agora o cara ou os caras e derepente a loja que vendeu o foguete (afinal era sinalizador? tipo de Oruro?) são assassinos. A rede globo (que apoiou a tortura nesse pais, que virou a cara pras familias de mortos e desaparecidos durante a ditadura militar) vem agora insuflar animos contra os manifestantes. Que estão agindo com a violencia com que a população é tratada. Criminosos mesmo, assaltantes, que tiram a vida de pessoas diariamente pra levar um celular, estão dançando e enviando beijinhos pras cameras de segurança. Voltando as manifestações, alguem duvidava que isto, ou o rumo que o Brasil esta tomando, não iria acontecer ? Ingleses, franceses, irlandeses e sei la mais que nações, ja tiveram seus dias de manifestações violentas; so que anos, muitos anos antes. Afinal, dizem que o Brasil ainda é jovem. O pais do futebol, carnaval e mulher pelada, esta amadurecendo ? A resposta não tem que vir das urnas. A resposta esta na constituição. É fazer valer, pra valer. É punição exemplar pra politicos, policiais, executivos, e bandidos de toda ordem. Mas não venham desviar o foco! Quer dizer que o rapaz apontou e disse: olha la o cinegrafista, vamos matar ele com este foguete ? O foco é : falta decencia neste pais ! E os mais indecentes, são aqueles de quem a população espera que alguma coisa seja feita, porque estão la pra isso ! Chico, é um misto de opinião e desabafo. Desculpe a extensão do texto.

  • Anderson Palestra disse:

    Ok, vou concordar que um sujeito que leva um artefato explosivo boa bisca não é.
    Contudo, foram os próprios governantes (expropriadores) que deixaram chegar nesse ponto.
    O governo aperta o pescoço da população até um nível onde dê para respirar, e o nosso extrapolou no aperto. Nossos governantes ainda dão sorte que temos emprego sobrando e, relativamente, o poder aquisitivo está bom, senão a coisa seria pior.

    Os políticos só querem alcançar o poder para poder abrigar seus asseclas e se resguardarem de eventuais punições. Direcionamento mesmo não há. Vejamos a nosso presidanta, que ao se deparar com o povo na rua na copa das confederações tratou logo de cuspir um pebliscito, sem saber ao certo o porquê. O despreparo foi total.

    Thales, não vejo como mudar o cenário com eleições. Vi até um comentário do Alison Sol a respeito, mas para mim tudo está perdido. Os atores são os mesmos e os que não são, ao alcançar o cargo político, logo serão.

    Nunca votei nulo ou em branco na minha vida, mas esse ano, até que não surja alguém, será meu voto.

    Vejamos em MG. O Pimentel sai da PBH e logo depois presta consultoria faturando alguns milhares de reais. O Pimenta da Veiga é retirado das profundezas do lamaçal porque o Ah, é sim, não quer perder o curral e nem as mordomias. Notícias são poucas de corrupção, haja vista termos veículos de imprensa comprados comprados com propagandas governamentais, mas rumores dão conta de certa rádio do interior, pertencente à família Neves que fatura uma bolada de propaganda política; que as PPPs (PQPs) faturam R$ 2.700,00 com cada preso na nova penitenciária. Boa parte dessa grana tem destino certo no tucanato mineiro.
    Barbacena em toda eleição nos trás uma disputa de duas famílias que desovam porcarias na ALEMG, Câmara e TCE. Parece até Alagoas.

    Em suma, esse país é ótimo, de povo ótimo, mas mal educado (escola), mal assistido (saúde), extorquido (impostos), governado pelos mesmos picaretas de sempre.

    Eu quero é ver o circo pegar fogo. Por mim, que interditassem as entradas para os estádios para que não houvesse copa do mundo.

  • Thales rosa disse:

    A resposta dos homens de bem tem que vir nas urnas…. Outubro é a nossa vez de mostrar quem manda de verdade no pais!

  • Martens disse:

    Triste ver um pais como o Brasil nesta situação, mais tudo e usado como politicagem, e quem sai ganhando são os marginais.