Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Chances reais de mudanças no comando do futebol mineiro

* Marcada para o dia 29 de maio a eleição para a presidência da Federação Mineira de Futebol. Três chapas devem concorrer: Castellar Guimarães Neto com Ernani do Carmo, de vice; Paulo César de Freitas e Silvestre Antônio (vice); Ricardo Adriano tendo como vice o Dr. Islande Batista – ex-chefe da Polícia Civil do estado.

O assunto é muito sério porque o futuro do futebol mineiro depende desta disputa.


Jogo do faz de conta

No Brasil usa-se demais o futebol para se ganhar dinheiro, muitas vezes de forma ilícita. A CBF passou por troca de comando semana passada, por aclamação; apenas uma troca de cadeiras. São senhores que nada têm a ver com o futebol, assim como o antecessor deles, Ricardo Teixeira. Até o filho do José Sarney, Fernando, é da cúpula do futebol brasileiro.


Tudo por dinheiro

As federações esportivas do Brasil, além do futebol, são comandadas, em sua maioria por figuras que se encastelam no poder e agem como donos, verdadeiros ditadores, que manobram à vontade para se perpetuar no comando. Quando são obrigados a passar o bastão o transferem para parentes, empregados ou alguém de confiança do seu próprio esquema.


O uso da coluna I ( e do blog)

A FMF tem uma chance de sair desse ciclo perverso e o momento é este.

Recebi telefonemas de pessoas da capital e do interior perguntando se estou apoiando a chapa do Paulo César de Freitas, ex-prefeito de Nova Serrana. Isso porque o advogado Silvestre Antônio, seu candidato a vice, está enviando carta com pedido de voto, tendo junto, cópia de uma coluna minha do dia 9 de maio de 2013.


O uso da coluna II (e do blog)

Nessa coluna, informo que foi o Dr. Silvestre, ex-presidente da Liga de Ipatinga, quem iniciou a série de ações judiciais que tirou o Delegado Paulo Schettino da presidência da FMF. Esclareço que eu não estou apoiando esta chapa e que nem sabia que minha coluna estava sendo enviada a ninguém. Aliás, não tenho nem direito a voto neste seleto e misterioso colégio eleitoral.


Mudanças de verdade

Das três candidaturas anunciadas vejo a do Castellar Guimarães Neto como a que dá mais esperanças de mudanças de verdade. Um dos nomes mais conhecidos da nova safra de grandes advogados mineiros, é o mais jovem dos candidatos: 31 anos; Mestre pela Universidade de Sorbonne, de Paris; visão macro do futebol, que não se limita a Atlético, Cruzeiro e América, como é tradição na FMF.


A volta da Pantera

O Democrata de Governador Valadares, um dos mais importantes e tradicionais clubes mineiros, garantiu a volta à primeira divisão domingo, mas na segunda-feira dispensou comissão técnica e todos os jogadores, já que não tem condição financeira de continuar com o grupo até o fim do ano.

Esperança de mudanças

O exemplo do Democrata-GV é apenas um, entre tantos do futebol de Minas; há décadas, sob os olhares omissos da FMF que tem a obrigação de pensar fórmulas que garantam ao Democrata e a todos os demais do interior, de poder ficar em atividade o ano inteiro, revelando jogadores e atuando para os seus torcedores.

Acredito na palavra do Castellar Neto, sem vícios ou interesses políticos/partidários, de entrar de sola em problemas como este e resolvê-los.

fmf

* Notas em minhas colunas de ontem nos jornais O Tempo e Super Notícia, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
6
  • Edson Morais disse:

    Chico, o futebol do interior movimenta as cidades, as torcidas e também a economia. Será que não seria possível e viável uma Copa entre times do interior de estados de uma mesma região?! Jogos entre Democrata e Macaé, botafogo de ribeirao e Uberlândia… Sei que a logística complica, mas seria tão difícil assim vender cotas de patrocínio para este tipo de competição?!
    Grato

  • J.B.CRUZ disse:

    PAULO SCHETTINO dá de 10 em qualquer um dos três..Tinha bom relacionamento na C.B.F. e sempre conduziu a FEDERAÇÃO com AUSTERIDADE e competência…

    Dos três candidatos, que mais se apresenta com boas condições; é Paulo Cézar de Freitas por estar mais enfronhado no futebol…

  • Rodrigo Assis disse:

    Torço por Castellar Guimarães Neto

  • Martens disse:

    E aqui em Pirangi do Sul mais uma mancada. noticia do Ole ” Fornecedora de material esportivo se confunde e faz camisa de vôlei feminino para o Cruzeiro ”
    Ai meu DEUS sem jogar este pirangi ja e uma piada imagina depois do jogo desta quarta.KKKKKKKKKKKKK

  • CHICO MAIA ,a eleição da FMF esta a nível de PENICO,ESGOTO e VASO SANITÁRIO DE BANHEIRO de posto de gasolina de beira de estrada.
    Nunca vi tanta gente estranha ao mundo do futebol ,compondo as 3 chapas,
    O colégio eleitoral então nem se fala ,a maioria das ligas existentes no interior são ocupadas por pessoas IMPOSTAS ou INDICADAS pelos prefeitos em cujas cidades só existem os CAMPEONATOS CHAPAS BRANCAS .
    Pode escrever ai a FMF vai ficar pior do que já esta com qualquer um destes candidatos que vier a ser eleito,TODOS são FARINHA do mesmo saco,desta turma ai não salva ninguém em termos de conhecimento e capacidade para dirigir a entidade,o pior é que a mídia esportiva fica caladinha,a MAIORIA tem medo de criticar e depois perder a oportunidade de ocupar algum cargo ,claro que há exceções.