Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Só a FIFA para diminuir as polêmicas em torno das arbitragens

Dirigentes do Atlético, Cruzeiro e América não querem saber de arbitragem mineira conduzindo os clássicos entre eles. Aí trazem apitadores e bandeiras de outros estados, que erram do mesmo jeito.

A diferença é que diferentemente dos mineiros, os dos outros estados, vão embora logo após a partida e nem tomam conhecimento das críticas e reclamações de quem foi prejudicado.

São cada vez mais raros os jogos em que não há polêmicas. Em clássicos e decisões, mais ainda. Além dos erros dos apitadores e auxiliares, a marcação que eles sofrem das câmeras de TV é também cada vez maior.

Há erros escandalosos e os de difícil definição, como nos lances de impedimentos, principalmente. A FIFA poderia diminuir e muito essas polêmicas e pendências com duas medidas: acabar com o impedimento e instituir o uso de imagens para dirimir dúvidas. Mas ela não quer mexer em nada disso por uma série de interesses que ela tem.

Este Atlético 2 x 1 Cruzeiro foi mais um jogo com erro da arbitragem, dessa vez a favor do Galo, no lance do impedimento marcado pela bandeirinha, que poderia ter resultado em gol. No clássico anterior a reclamação foi do Atlético. Vamos ver quem reclamará no próximo.

FERNANDA

Em foto do Douglas Magno, para O Tempo, a musa da arbitragem, Fernanda Uliana, criticada pelo Cruzeiro

heber-roberto-lopes

Acostumado a polêmicas, Héber Roberto Lopes o dono do apito ontem!


» Comentar

Comentários:
50
  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Não tô vendo nenhuma maria reclamar do Luan, o cara que usa maquiagem, desistir do lance com a bola livre a seus pés …

    Para de chorar, cambada de marias-cara-de-pau…

  • Ronaldo disse:

    Nossa os cruzeirenses continuam chorando???? por conta desses dois pontos???? meu Deus do Céu!!!!!!!!!!! até quando????? o Galo foi roubado o TRICAMPEONATO e a reclamação foi infinitamente menor…….. até quando as marias ficarão neste chororo?????

  • Cassiano disse:

    Reinaldo vc tem toda a razão::::: Não é a toa que a liberta de 2013 foi comprada, assim como a vaga no Brasileiro de 2012……
    Chora

  • REINALDO disse:

    Esta é a diferença entre time grande e time pequeno.
    Time grande compra juiz pra ganhar titulo.
    Time pequeno, pra sair da zona de rebaixamento

  • Nelson Henrique disse:

    Tem Maria que está se descabelando. está muito irritada. KKKKKKKKKK

    noVEADOis, desde 1927

  • Martens disse:

    JB seria o certo trocar os 3 pontos pelo TRICAMpeonato ???

  • humberto disse:

    A mariada tá chorando até agora?

  • Cassiano disse:

    Mas fica a pergunta e o Tri que nos tiraram como fica??????????

  • LOBATO disse:

    Allan,

    De acordo com o que vc escreveu então não foi penalti. Porque vc disse “que a bola iria para dentro da área e ele cortou sua trajetória com a mão”. Se ela iria, então a bola estava fora da área.

  • paulo sérgio disse:

    Só mesmo com a ajuda de incompetentes pra essas FRANGAS comemorarem vitória desse timinho.

  • J.B.CRUZ disse:

    A menina já foi “‘severamente”‘ condenada a reciclagem, e deverá como “castigo’, ficar sem atuar em alguns jogos..Mas, fica a pergunta?? e os 3 pontos perdidos pelo CRUZEIRO na partida?.

  • Alisson Sol disse:

    A regra do impedimento causa 90% das discussões. Simples: acaba-se com a regra. Todo esporte tem evoluído. Até mesmo o futebol. Quem já tem mais de 30 anos ainda pegou o tempo em que se podia voltar a bola para o goleiro. Era horrível: um time fazia 1×0 e ficava o resto do tempo voltando a bola para o goleiro.

    A regra do impedimento é a primeira regra que todo mundo descarta quando joga por diversão, já que com ela lá se vai a diversão. Sem esta regra, os assistentes poderiam ser deslocados para ficar atrás do gol, onde estariam melhor posicionados para ajudar em outros lances polêmicos. Eventualmente, alguém verá isto, e ao menos nossos netos irão assistir um futebol mais divertido.

  • Eustáquio disse:

    Oh Nelsinho… Me conta um pouco sobre esse jogo de 1927… Não tenho a memória muito boa. Talvez, você tenha ido ao campo e saberia dizer ao menos, o nome de dois jogadores que supostamente fizeram gols no jogo… DEve ter sido muito marcante para você presenciar esse jogo do século… Não é mesmo, campeão?

  • Paulo Henrique disse:

    Em tempo: “nos dois últimos jogos”

  • Paulo Henrique disse:

    Os erros de arbitragem, nos dois últimos, continuam rendendo acaloradas discussões.

    Pena que as pessoas não tem o mesmo interesse em debater CPI do Mineirão, o estranho contrato do Estado com a Minas Arena, obras inacabadas em Confins e BRT, estrada MG 424, blocos de arquibancada rachados na Arena do Jacaré, etc.

    Todos assuntos ligados diretamente ao futebol.

  • thais disse:

    Penalti no jo -a imprensa jura que foi, nada foi comprovado
    Penalti do otamendi- nem falaram
    impedimento da bandeirinha – coitada, é despreparada.
    Na final do mineiro, a imprensa chorou, nesse jogo, nem comentaram, passaram por cima do assunto. Ficaram com medo do kalil!!!

  • Martens disse:

    Thiago
    Chora pode chorar,chegou a hora pode chorar….

  • luiz disse:

    que roubado foi…
    roubaram deles uma partida e da gente um campeonato.
    Miais que foi bom..isso foi.
    Como bom mineiro eu digo …” foi bom dimais da conta sô, eita ferro! “

  • THIAGO disse:

    Revendo o VT no SporTV ficou ainda por discutir o aspecto disciplinar. Pierre teve todos os motivos pra ser expulso e não foi. Na cotovelada que causou a expulsão do Luan, mesmo sem ter sido amarelado, e um lance discutível, mas pq ele não adotou o mesmo critério contra Leo Silva e o lateral direito. Entradas criminosas do Andre no William Farias e que já estava com amarelo. Enfim a quantidade de erros pro galo foram tantas que fica difícil qualquer defesa do arbitro. Esse deve pegar alguns jogos de gancho.
    Em relação a menina a culpa e muito maior de quem a escalou pois sabe que nessa idade ele não tem preparo nem maturidade prum jogo como esse.

  • Brandon disse:

    Abre o olho cruzeiro, Faliu trabalhou em silêncio durante a semana nos bastidores, alguém duvida? No clássico é normal errar pros dois lados, neste errou feio só para um lado. Muito estranho.

  • Alex disse:

    …engole o choro simpatizantes…nada como um dia após o outro…perderam para os amigos do Marion ou sub-21 como queiram, o time”b”de vcs não era um timaço?…

  • Rodrigo Assis disse:

    O Alexandre Matos é o maior chorão do futebol mineiro.

    Pela lógica dela o cru cru não perdeu nenhum jogo na bola esse ano, os que perdeu foram todos roubados.

  • ita disse:

    Thiago, vc nao sabe o que é fato, e isso é um a fato.

  • THIAGO disse:

    Expulsou o Luan sem usar o mesmo critério com Leo Silva. Deu pênalti pro atletico que não existiu, fato. Não deu o pênalti escandaloso do Otamendi, fato. E mesmo depois desses erros absurdos a bandeirinha inventa um impedimento onde era clara e manifesta a chance de gol do Alisson. Ficou bem arrumada essa vitoria no apito.

  • marcio maris disse:

    se for pra reclamar de impedimento mal marcado, vai ter que fundar um muro de lamentações em todos os estadios. Mas pelo que vejo é o fato da mariada não gostar da fruta, digo, da bandeira linda. Mas do bandeira careca que ajudou elas conquistarem o rural elas gostam né. é por essas e outras que o nelinho disse que quando jogava la e não ganhava de jeito nenhum do galo, o presidente contratou um macumbeiro que os levou para a beira do rio e obrigou todos jogadores ficarem pelados.

  • humberto disse:

    Não vi este babaca deste alexandre matos falar nada na final do mineiro, perderam um jogo, nós perdemos o título. Agora a bandeirinha errou como muitos destes marmanjos erram, como na final, o bandeira e o vuaden. O que deve realmente estar incomodando este dirigente maria e sua mariada, é que ela é linda, gostosa, perfeita, como elas não gostam ficam se rasgando de inveja.

  • ita disse:

    1. O lance do Jo na final do mineiro foi penalti, pois ESSA FOI A INTERPRETACAO DO JUIZ, nao houvesse sido marcado erroneamente o impedimento o Galo teria um penalti, FATO.

    2. O impedimento mal marcado contra o cruzeiro nao seria chance clara de gol, ja que o jogador corria para a lateral e era seguido por 2 atleticanos que aproximavam rapidamente.

    NAO COMPAREM OS 2 LANCES

    3. O penalti do Leo Silva foi penalti pq foi puxado E ESSA FOI A INTERPRETACAO DO JUIZ

    Ficar discutindo se foi penalti ou nao é discutir seo dos anjos, o que temos um precedente que o juiz tem que seguir, errado seria se nao marcasse o um penalti o cruzeiro no memso jogo, pois esse era o padrao utilizado.

    Impedimento nao há interpretacao, e por isso o galo foi nao teve um PENALTI na final do mineiro e teve um gol irregular marcado que eliminou da libertadores.

    Se quiser reclamar de um lance de bandeirinha, por favor, reconheçam a superioridade do galo e a grandeza de um time que mesmo jogando sem vontade e sem brio seria campeao mineiro e estaria nas quartas da libertadores.

    Obrigado.

  • Marco Tulio disse:

    Como diz sempre o nosso amigo Fred Dantas:”o passionalismo no futebol é uma das poucas coisas que torna gente sensata em imbecis, algumas vezes”.Vendo os comentários aqui, a percepção fica clara.Pra mim é evidente que a vitória do Cruzeiro na final do mineiro assim como a do Galo ontem foram fruto de erros de arbitragem.Não sou dos que pensa que roubado é mais gostoso.Gostaria realmente que meu time ganhasse por seu trabalho , planejamento e pq não dizer, sorte.Quando o juiz interfere no resultado muitas vezes pode por a perder meses de treinamento, assim como muito dinheiro investido, por isso sou totalmente favorável ao videotape no futebol.Vejamos a situação do Atlético;mesmo com toda a incompetência demonstrada ao longo do ano , poderia ser hoje o campeão mineiro e estar ainda disputando a libertadores, não fossem erros de arbitragem.Talvez para o clube tenha sido até bom para a diretoria acordar e ver a bagunça que estava no eleenco.Mas quanto se perdeu em prestigio e dinheiro com esses erros?Existem hoje muitos recursos eletrônicos que poderiam minimizar esses erros, não obstante o fanatismo de alguns que insistirão em só ver o que lhes interessa.

  • luiz ibirite disse:

    a maioria dos comentaristas daqui q ouvi hoje não tem opniao propria e sim mantem um linha de defesa ate engraçada, ue o galo mereceu a vitoria so que o cruzeiro foi prejudicado de forma q o arbitro interferiu no resultado final, e os dirigentes q não dão o braço a torcer por medo e/ou por qqer atitude inexplicavel não reconhecem o erro dos arbitros quando jogam entre si, o orgulho fala mais alto, quando é contra time de fora descem o pau e querem mudanças e cobram da cbf e vida q segue quando são beneficiadosse omitem e preferem dizer q é uma compensação pelos erros históricos. afff ta dificil !!!

  • ZédoGalo disse:

    Thales, você acabou de provar que é preconceituoso. Insinuar o teste do sofá vai contra qualquer código moral de conduta. Seria a mesma coisa que eu falar que você não gosta de mulher. Respeito é bom, seu moleque, e todo mundo gosta.

    Você deve ter-se baseado no imbecil do Alexandre Matos insinuando que ela deveria estar era na playboy.

    Não pode ser bonita não, tem que ter a cara do Dedé para ser aprovado pelos aloprados azuis.

  • André Rosa disse:

    O choro é livre… De virada e roubado é muito mais gostoso!

  • Nelson Henrique disse:

    Alguma MARIA gostaria de um lençol?
    Aproveita que a peça já é própria para a cama que é um lugar quente e bom para chorar. KKKKKKKKKKKKK.
    Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

    noVEADOis, desde 1927

  • César disse:

    Os Cruzeirenses estão esquecendo de um detalhe no jogo da final. O pênalti, já estava marcado tendo sido ou não. O erro grave incontestável foi o do Bandeirinha que marcou um impedimento que não existiu, anulando a marcação do Juiz. O Pênalti era discutível, uns acham que foi outros que não, mas o impedimento marcado pelo bandeira não existiu. Se esse erro não tivesse existido, teria 90% de chances do Campeão ter sido o Atlético.

  • Allan disse:

    Tem gente que não entende mesmo as coisas e é preciso desenhar:

    Quando a mão corta a trajetória da bola é quando a bola vai pra uma direção totalmente descabida e diferente de onde ela iria, conforme foi o lance do Otamendi ontem.

    A bola iria para dentro da área, e ele com a mão CORTOU sua trajetória, a bola bateu na mão e voltou. Não foi pra direita e nem pra esquerda, nem pra cima e nem pra baixo, ela VOLTOU. Agora será que entenderam????

  • Marcelo Carrasco disse:

    Roger, erros piores, incluindo a final do mineiro?

    Marcus Cesari, é isso aí… Eles são contra o Roubo, mas roubo para eles só existem quando acham que o Mineiro é prejudicado…
    Ainda tem a cara de pau de reclamar de juiz.

  • Roger disse:

    Esse dirigentezinho MARIA é o mais dirigente MAIS AMADOR da historia do futebol brasileiro.

    Ja nao bastava as declaracoes vomitadas depois do jogo no Peru e agora vem com mais essa.

    Totalmente desequilibrado, nao sabe dar declaracoes em momentos delicados.

  • Roger disse:

    Em toda rodada a gente ve bandeirinha homem errar lances piores (incluindo a final do mineiro) agora só pq ela é bonita e erra jogam a culpa na beleza dela…kkkkkkkk

  • Manoela disse:

    Só mais uma coisa:

    – o lance do Jô não teve consenso se foi penalidade ou não;

    – o penalti do atlético ontem foi simulação e teve o consenso da imprensa;

    – a marcação do impedimento foi horrorosa e também teve o consenso da imprensa.

  • Antonio carlos disse:

    Ninguém lembra de comentar e cobrar da CBF, e FMF que permitiu, a escalação dessa moça sem nenhum preparo. Carreira meteórica, formada em 2010, começou a atuar na CBF em 2013 e já vem para o clássico de MG. A troco de que? Quais as intenções dos responsáveis pela escala dessa moça? Quê currículo é esse, que a habilita a atuar em um clássico dessa envergadura? Enquanto outros pelejam a vida toda!
    Busquei no site da CBF seu currículo. Chico, veja:
    http://www.cbf.com.br/Arbitragem/Rela%C3%A7%C3%A3o%20de%20%C3%81rbitros/?p=fernanda+colombo&federacao=0&cargo=0&categoria=0

    resumo: em 2013 1 jogo na série A
    7 jogos na série B
    3 jogos na série C
    2014 1 jogo na série B

    Para mim um absurdo!!!!!!

  • M Martins disse:

    Bonita essa bandeirinha. Eu disse bonita, soletrando: Gê-Ó-Esse-Tê-Ó-Esse-A.

  • Manoela disse:

    Os atleticanos estão usando um lance polêmico para justificar dezenas que os favoreceram!

    O Toninho Almeida disse que o lance do Jô na final do Mineiro foi simulação. E o Toninho é o único comentarista mineiro que foi jogador e técnico de futebol!

    Se querem justificar um apito amigo descarado com apenas um lance duvidoso (que não foi penalidade) então vamos nos lembrar das cotoveladas e cabeçadas do R10, dos carrinhos violentos do Pierre, da gravata do Leo Silva no Julio Batista e do soco do Donizete nas costas do Everton Ribeiro no primeiro jogo da final.

  • Júlio Prates disse:

    No jogo cru cru x São Paulo, o presidente cru cru fez acusações graves contra a cbf, agora o diretor execra a bandeirinha. Cadê a justiça?

  • mario santos disse:

    E o bandeirinha que tirou o tricampeonato mineiro do atletico. não vi ninguem questionando a idade dele, não vi ninguem mandando ele ir posar na em revista feminina ou masculina, não vi ninguém dizendo que teve teste do sofá pra ele, nem cruzeirense disse que ele era feio, pelo contrario as marias devem ter achado ele lindo. E também não vi ninguem aqui comentando que no primeiro tempo teve uma voadora de um jogador do cruzeiro no peito do tardelli, lance de expulsão direta.

  • João disse:

    Primeiro no clássico passado quem errou era homem e a repercussão foi menor, ela sendo mulher e linda demais ai a repercussão é maior……, mas o engraçado é que quando o erro é a favor do meu time o dirigente A ou B não aparece, pois na final o dirigente do Cruzeiro ficou calado e nessa o dirigente do Atlético fica calado, pois como digo não posso profissionalizar a arbitragem, pois ela me prejudicou e hj me favoreceu… ai como ser a favor da profissionalização.

    Poxa Chico o Duke não vai fazer uma charge parecida como do ultimo clássico não.

  • thales rosa disse:

    Deve ter teste do Sofa para o quadro de arbitragem da fifa … Pq a moça so erra (em varios jogos) tem so 21 anos e já esta indicado para a Fifa…

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    No jogo do Boa X Portuguesa, o soprador de latinha “meteu a mão” ( ou a boca?) no Boa. Felizmente o desempate saiu quando não dava mais tempo de o juiz “reagir”.

    Não tenho opinião formada sobre se seria bom/ruim trazer árbitros de fora, para clássicos locais. A certeza que eu tenho é de que está em discussão se o erro é intencional ou não. Alguns juízes daqui não erram. Surrupiam mesmo.

    São torcedores “naturais” (direito que todos têm) de um dos dois e não conseguem pôr em prática a sagrada obrigação da neutralidade profissional. Amanhã, quando morrerem vão cobertos com uma das bandeiras.

    Juiz torcedor do América só conheci um, até hoje. É amigo meu e, por ser confesso, nunca o deixaram apitar clássico, envolvendo o América.

    Esta lenga-lenga não tem solução.

  • Marcus Cesari disse:

    Os falsos moralistas atleticanos mostram a verdade: a arbitragem pode errar à vontade, desde que seja a favor. A entrada do Otamendi nem precisava ser penalidade devido à bola na mao. Só o salto de UFC já era penalidade e expulsão. Mas os falsos moralistas vao fingir que nada ocorreu.

  • Celeste Gontijo disse:

    Amigo chico , a foto é dúbia . De novo as mulheres são comparadas , não só pela capacidade , tem que ter uma insinuaçãozinha … infelizmente . Beijos atleticanos .

  • ivan junior disse:

    Ainda sou da opinião de que no dia em que a lei do impedimento for abolida o futebol se renovará em todos os aspectos (tecnicos e taticos) e 95% dos erros acabarão.

  • ZédoGalo disse:

    Alexandre Matos dessa vez saiu de sua zona de conforto. Reclamou da bandeirinha querendo dizer que, para a CBF, podia errar porque era bonitinha. Bonitinha não Alexandre, linda. E para mim, errar contra o seu timico é uma vingança também linda. Na decisão do Mineiro ele não falou nada. O carecão também não.