Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O desabafo da bandeirinha Fernanda Colombo Uliana

Ela que foi notícia durante os últimos dias por causa do clássico entre Atlético e Cruzeiro deu entrevista à Folha de S. Paulo sobre as atuações polêmicas em jogos do Brasileiro:

* “Guerra dos sexos”

Bandeirinha que foi aconselhada por cartola a deixar o futebol e posar nua após erro em clássico diz que foi ‘crucificada’ por ser mulher

FERNANDA2

Além de chamar a atenção pela beleza, a bandeirinha Fernanda Colombo Uliana, 23, virou assunto nesta semana após marcar um impedimento inexistente de Alisson, do Cruzeiro, na derrota celeste por 2 a 1 para o Atlético-MG, na quarta rodada do Brasileiro.

O lance rendeu uma polêmica declaração do diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, que disse que Fernanda deveria posar nua para a revista “Playboy” em vez de trabalhar na arbitragem.

“Foi uma situação desnecessária. Julgaram o erro por eu ser mulher, e não como uma pessoa comum. Foi uma troca de valores”, disse a bandeirinha ontem, quebrando o silêncio dos últimos dias.

Por orientações da Federação Catarinense de Futebol, à qual é filiada, ela estava evitando entrevistas. “Estava esperando a poeira baixar. Não quero mais exposição.”

Embora sempre tenha considerado o futebol um esporte machista, como conta, Fernanda afirma nunca ter presenciado uma manifestação como a de que foi vítima.

“O futebol é um esporte que, infelizmente, faz aflorar esse lado preconceituoso. Com certeza a declaração foi machista. Muitos erram no futebol. Por que o meu se tornou mais evidente? Foi pelo fato de eu ser mulher. O erro não comprometeu o resultado final.”

Com o caso, ela diz ter até se surpreendido. “Fui crucificada por algo que eu nem sabia que tinha: beleza. Não sabia que eu era tão bonita assim.”

A assistente já afirmou mais de uma vez que um ensaio sensual não está em seus planos –ao menos por ora. “Não tenho a menor intenção de ser modelo ou posar nua. Levo minha profissão muito a sério. Estou focada nisso.”

No ano passado, em entrevista ao site Extra, ela afirmou que não poderia dizer que nunca aceitaria um convite. “Dependendo da proposta, da minha necessidade financeira, irei analisar. Porém, repito, agora não poso nua”, disse.

Natural de Criciúma (SC), Fernanda estudou educação física na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis, onde se formou em 2013.

Atualmente, está se especializando em reabilitação física de grupos especiais e trabalha como personal trainer e professora de hidrofitness. Mas quer continuar no futebol, no qual entrou “de gaiata”, como ela mesma contou.

Seu treinador de atletismo da UFSC perguntou-lhe se gostava de futebol e, diante da resposta afirmativa, sugeriu que fizesse um curso de árbitros da federação, em 2009. No ano seguinte, aos 18, começou a atuar nos gramados.

Depois de bandeirar em jogos amadores, das categorias de base, da terceira e da segunda divisão, a assistente estreou na Série A em 2013.

Da torcida, Fernanda costuma ouvir –entre outros– gritos de “linda”, mas afirma que não deixa isso desconcentrá-la. “O torcedor, quando vai ao estádio, quer extravasar. Eu levo numa boa.”

FERNANDA

Em fotos do Uol, Fernanda durante o aquecimento para o clássico no Independência

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/166006-guerra-dos-sexos.shtml


» Comentar

Comentários:
0
  • Ronaldo Araujo disse:

    Uma mulher dessa linda errar está perdoada. Pior foi um safado cearense chamado Francisco de Assis almeida Filho juiz que furtou descaradamente o Sampaio Correia contra o Vasco em Teresina, deixando de marcar penalti claro. Esse sim merece é cadeia.Vagabundo. E eu que sou cismado com chico de Assis.

  • Flavia Cristina disse:

    Só espero que ela não termine como a Ana Paula na Capa da Palyboy. Pois aí não adianta dizer que o futebol é machista. A mulher tem que se dar o valor! Quanto aos dirigentes, são todos um malas mesmo, culpam até Deus pela incompetência deles!

  • Marcos Vitório disse:

    Engraçado que quando o erro favorece a eles, ninguém crucifica ninguém. Ninguém fala que o bandeirinha, baixinho, feio ou careca errou. Quando o bandeirinha deu impedimento inexistente do Jô que poderia mudar a história do campeonato mineiro não houve essa chiadeira. Pau que dá Chico não dá em Francisco. A moça é linda e deve continuar sim. Chora na cama que é lugar quente.

  • joao disse:

    estes boca de privada,deveria se envergonhar do que disse da moça,gostaria de ver sua reação se alguém dissesse à sua mãe,mulher ou filha que deixasse seu emprego para pousar nua…só fala as merdas que vem falando porque porque está por trás de um grande clube,caso o contrário,ficaria murchinho este babaca.

  • Pedro Vitor disse:

    Esse assunto cai por terra e a hipocrisia cruzeirense no caso preconceito. No caso racismo, todo mundo ficou sensibilizado, ate porque neste caso, não são apenas os negros que são atingidos, é uma sociedade muito forte, aqui é no brasil, todo são negros, ou descendentes de negros, mesmo um branquinho, tem um passado negro.

    E o preconceito entre sexo feminino existe, seja por brincadeiras, é um fundamentalismo do mundo desde os primórdios. Quem mudou e muito o mundo e jeito de pensar numa sociedade, foram as mulheres. Antigamente, algumas famílias eram comandadas por mulheres, e hoje mulheres ocupam grandes destaques numa sociedade onde homens são, digamos quem “ditam as regras”.

    Futebol é coisa séria, e não é uma ciência. Estudar pra ser um grande jogador, não é bem assim que você é considerado o melhor, o melhor nem sempre é o mais inteligente. Futebol é um circo, mas é circo sério, de interesses.

    E neste e vários casos que acontecem semanais, existem erros e acertos, mas você tem julgar o profissional de uma justa, tem de tentar ter foco nos erros e acertos, sem desmerecer o interior da pessoa, por ser mulher ou homem, por branco ou negro. Assim como existe homens dirigindo também existem mulheres, nos bares, no jornalismo, bancários, dentistas, e todos erram e acertam, na medicina, então temos que aceitar os erros das pessoas, reconhecer os seus valores.

  • Martens disse:

    Depois falam que nao estao em outro mundo, um simpatizante do pirangi, escrevendo que o Dotorzinho que abri briga com organizada hoje e anuncia candidatura no dia seguinte, vai em apresentacao de jogador usando chapeu pra provocar , no dia que o Jaeci escreve ( pari ) como diz o mestre Kalil, que a sede da commenbol deveria ser no rio, o car vem e fala que ele defendi Minas.E time de outro mundo , torcida que vive em outro mundo.

  • Paulo Afonso disse:

    Final de semana mineiro… Mesmo com os 11 desfalques e alguns dias de trabalho, o Galo de Levir empolga muito mais que o Galo completo de Autuori… O Kalil chutou o balde na contratação deste sujeito… Matou o ano do Galo… Em breve, o Levir terá Marcos Rocha, Réver, R10, Tardelli e talvez o Jô… Cerca de três semanas para trabalhar… Acho que 2015 do Galo promete!

  • Luiz Guilherme disse:

    Essa moça conseguiu os holofotes que queria…
    Alexandre Mittos vacilou nessa, direcionar a reclamação somente a auxiliar. A maior culpa pelos erros é foi do HRL.
    Cruzeiro tem que levantar a cabeça e botar a bola para frente, pois só assim para ficar entre os primeiros .

  • Raimundo Célio Bastos disse:

    Acho que não precisava de tanto falatório sobre este assunto. Apenas a CBF tiraria a bandeirinha de sena para que ela tivesse mais tempo para reaprender as regras do futebol na qual ta na cara que não sabe nada. A respeito do que ela disse que depois da polêmica envolvendo o dirigente do Cruzeiro no qual ele veio a público pedir desculpas pela força como colocou as declarações; ele disse em rede de tv que nada fará as coisas voltarem como antes depois disso. Então eu pergunto a esta cidadã que já está querendo se fazer de vitima se o lance que ela atrapalhou o Cruzeiro terá conserto? CRUZEIRO FOI O MAIOR PREJUDICADO COM CERTEZA. Esta cidadã está totalmente despreparada para assumir uma responsabilidade deste nível.

  • Roger disse:

    Recado para a bandeirinha:
    _ Fernanda, vc eh linda e o seu erro foi irrisorio. Nao se preocupe, pois quem te criticou o fez por inveja. Eh notoria e internacional a fama dessa trupe.

  • humberto disse:

    A massa te apoia incondicionalmente, linda, gostosa, maravilhosa, a nora que mamãe pediu.

  • Joel Marques disse:

    Execraram a bandeirinha por causa de um único erro na partida, ou seja, um impedimento que qualquer marmanjo é passível de errar. Mas as derrotas cru crus tem sempre um responsável externo. E eles descarregam suas iras em quem quer que seja, mas o cru cru não pode perder. Quando é o contrário, processam por qualquer !ofensazinha”. Imaginem se fosse a Fernanda Colombo, que validasse aquele gol de mão de Maradona, num jogo contra o cru cru. A linda bandeirinha, seria condenada a morte pelos donos do mundo do cru cru As lideranças azuis são pessoas certinhas, imaculadas e canonizadas, que nunca cometeram um delito. Pó r amor de Deus, até quando?

  • Martens disse:

    Chico nao sei se vc ou alguem no blog viu a coluna do Jaeci, nunca li antes ,mais hoje por falta do que ler acabei perdendo meu tempo. O cara questiona o pq a sede da commebol nao ser no Rio, deveria era questionar pq a cbflu e no Rio. Ate hoje vi a entrevista dele com o Ronaldinho no dia da apresentacao, prometi que nao perderia mais tempo com ele, ai alguem indicou a entrevista dele com o maior dirigente do futebol ate hoje, o mestre Kalil,esta valeu so por ver o Kalil falar que ele tinha parido naquele momento que a maior de Minas queria ver o time CAMpeao das Americas jogando no mariao. Mais agora e serio nunca mais.

  • THIAGO disse:

    Ela e nova e mal assessorada. Dizer que seu erro não interferiu no resultado e a primeira prova pra mostrar quanto ela e arrogante. A vida ainda ira lhe ensinar muito ainda.

  • paulo disse:

    Caro Chico…….

    Para quem acha que o Estado não cobra dividas dos grandes clubes está a prova

    http://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2014/05/16/justica-penhora-rendas-do-corinthians-por-dividas-de-r-120-mi/

    O problema que é a imprensa não informa sobre isso…. Não é só Atlético que din din penhorados…..

  • Márcio Adriano disse:

    Sou cruzeirense e tenho a seguinte opinião: Penso que o Alexandre Matos errou, exagerou na dose em suas declarações, assim como a bela errou no lance. Mas na minha opinião o maior erro foi de quem escalou a moça com tão pouca experiência para um clássico dessa envergadura.

    Agora ela não tem que ficar reclamando se o Nonato tivesse em campo ela estava correndo o risco de tomar um bico na canela. Rsrsrsrsrsrs brincadeirinha.

  • Paulo Afonso disse:

    Levir Culpi está observando a base: http://goo.gl/fPQwUp … E eu que falei no começo do ano que o Eduardo era o melhor jogador da base do Galo… Se Deus quiser este pós Copa vai servir para arrumar a casa e construir um 2015 melhor que o 2013…

  • Paulo Afonso disse:

    Acho que aqui no blog alguém postou um vídeo de um programa esportivo onde a postura discriminatória do dirigente trainee foi atacada… Na hora de “#fechadocomoTinga” era um clube sem preconceitos… Mas na hora que erram (e falando de um impedimento que deixaria o atacante celeste “sozinho” com 3 zagueiros além de um goleiro) aí foi roubado porque lugar de mulher bonita é em página de revista masculina… Daqui a pouco vão lançar a campanha “#FechadoComOTrainee!”…

  • joao disse:

    este boca de privado não sabe o que diz.

  • luiz ibirite disse:

    o chico um assunto que esta ai batendo a porta, será que o Cruzeiro vai dar esse mole seja pros paulistas ou para qualquer outro? essa é tambem uma posição muito carente no futebol brasileiro. por que esperar? ta dando mole pro azar!
    segue link:
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2014/05/16/noticia_cruzeiro,284337/corinthians-sonda-jogador-celeste-mas-diretor-diz-que-nao-passa-de-brincadeira.shtml

  • luiz ibirite disse:

    quem pode garantir que não prejudicou o resultado final heim??

  • J.B.CRUZ disse:

    Só um peuqueno adendo na defesa de FERNANDA; “o erro não comprometeu o resultado final””
    Até meu TIO GIGGIO (96 anos) atleticano “doente”, que estava assistindo o jogo no varandão aqui de casa, em um telão de de 60 polegadas a 20 metros de distância viu o impedimento…Ela que estava a 3 metros do lance,pode até ter tido uma ilusão de ótica, por que esta na linha do passe e se enganou, mas que prejudicou, prejudicou e muito…Fora os dois penais que; aí, já foi culpa do árbitro que interpretou a voadora de Otamendi em LUAN(PENALTI!!) e a mão fechada de LÉO encostada nas costas de Léo Silva(JOGADA NORMAL) e este “‘desabando estapalhafatosamente “”” como lances normais…
    PLACAR MORAL: CRUZEIRO 3 X 0, MAIOR BRASILEIRO DAS AMÉRICAS NO
    SÉCULO XX….

  • Reciclagem nela. Errar um impedimento que não houve de quase 3 metros e meio é o fim da picada. Cuidado com as arbitragens caseiras, não é Héber Roberto Lopes? Em suma, este ano os clubes mineiros sofrerão com as arbitragens, pois a audiência da ¨poderosa¨ caiu e farão de tudo para o eixo Rio- São Paulo vencerem.

  • Raws disse:

    Nada contra essa beldade escolher essa profissão. O caso é que fico imaginando eu na minha roça, deitado em minha rede, olhando para o céu de meu Deus, ansioso por aquela maravilhosa lua cheia e a mesma vir acompanhada de um eclipse. Ah, neeiimm! Tira essa roupa mulé.

  • Antônio Melquíades disse:

    Sacrificaram a moça por causa de um impedimento, que ninguém sabia se resultaria em gol. Já ví tantos erros dos machos e pouco se pune. O pensamento dela é corretíssimo, principalmente, em se tratando de um clube que faz de tudo contra propaganda negativa, ou seja, nunca aceitam as derrotas. Vide, a derrota para o Real Garcilaso. É o time e a torcida mais Sensível das Galáxias. É o time que mais ganha com erros de arbitragens. Marias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Lee Van Cleef disse:

    Cara de pau!!! Dizer que o erro dela não alterou o resultado final? Ela é muito fraca mesmo.

  • Paulo disse:

    Levar esse falastrão na justiça. Não esqueçamos o do povo peruano que foi discriminado desse preconceituoso “cartola” que depois sentindo que a coisa poderá piorar pra ele afinou
    Mas agora é tarde. Justiça nele já

  • Chico, permita-me fazer um comentário sobre outro tema, pois vc tem sido um canal interessante, já que outros veículos são presos a compromissos financeiros e outros inconfessáveis. rapaz, fiquei estupefato com a atitude de dois cruzeirenses (e olha que sou tão apaixonado pelo Cruzeirão qto. eles, imagino) que agrediram moralmente o Alterosa Esporte só pq um outro torcedor estava sendo entrevistado. Que absurdo! Dez vez em qdo. tbém desaprovo algumas condutas daquele programa, mas reajo usando o controle-remoto, qdo. eles falam, ou melhor, gritam, berram (os representantes do Cruzeiro e Atlético, justiça seja feita, pq o Toledo é sensato, centrado e esforça para ser imparcial, com convém a um profissional da imprensa); qdo. eles se preocupam em ser mais humoristas do que jornalistas esportivos. Mas o programa é bom, procura dar atenção aos três maiores de Minas de forma equitativa, assim como o do Jaeci Carvalho que em que pese seu estilo agressivo, “no ataque” mesmo, tem se posicionado com firmeza elogiável em favor do futebol mineiro (pena que o Marques, gente boa pra caramba, adota o estilo Hebe Carmargo – acha tudo uma gracinha – talvez pq não quer ficar mal com os ex-colegas e, principalmente, por ser político e não poder desagradar a ninguém, sob pena de perder voto -). Gente, podemos externar nossas indignações com mais respeito e civilidade. Tenho amigos alteticanos queridos demais e cheguei ao absurdo (fiz uma força…) para torcer para o Atlético nos penaltis no ano passado para ganhar a Libertadores só para não ver meu irmão sofrer (com esse galo feio dele) e outros amigos (mas foi só dessa vez – altruísmo tem limite, rsrs). Qdo. o Kallil tripudia, desrespeita e instituição celeste eu me esforço para ver sempre a parte boa dele, como homem íntegro e comprometido na defesa do seu galo (embora ache que ele na condição de presidente deveria ter uma conduta mais sóbria, como o Dr. Gilvan – que não se preocupa com a vida do Atlético, muito menos ofende essa instituição tão forte e respeitada – e não seguir o exemplo da parte ruim do Perrela (zezé) que sempre se comportou como torcedor). Sei que posso ser tratado como um poeta e como alguém já me criticou aqui, muito cheio de mi mi mi (acho que é assim q eles falam). Mas é tão gostoso brincar com meus amigos atleticanos, tirar sarro deles e vice-versa. Agora para que os palavrões e ofensas? (frangas, marias, cru cru, piranãosei o q – nem sei o q é isso). Percebe-se tbém uma fixação por parte da sexualidade q parece algo mal resolvido por parte de alguns torcedores. Alguém pode falar, Amaury, isso é brincadeira normal no mundo do futebol. Sei não, penso q uma coisa aparentemente pequena vai alimentando outros sentimentos dos mais primitivos (como diria aquele político do mensalão) e depois das palavras vêm as pedras, as agressões físicas por parte de outro desequilibrado que não soube absorver ser chamado de pateta, sei lá o q. Acho que os corintianos e atleticanos e cruzeirenses só mataram outros torcedores pq o balde (das provocações inapropriadas e ódio)for enchendo, enchendo ate transbordar-se e depois, o futebol fica de lado e passa a existir facções (torcidas oranizadas)de ódios com outras motivações e razão de ser/existir (ofender, agredir, ferir E ATÉ MATAR). Concordo com a frase que ouvir algumas vezes na tv: “FUTEBOL É A COISA MAIS IMPORTANTE DAS MENOS IMPORTANTES”. Posso estar equivocado (e peço desculpa e o tiver), mas é o que penso.

  • Chico, Bom Dia! Vivemos numa época de intensa inversão de valores. Se um delinquente rouba ou mata e a população fica indignada e até extrapola e alguém comenta que a reação, embora não aceitável, de alguma forma é explicável, logo sai uma maioria em defesa do bandido e o mundo se vira contra essa pessoa, processando-a, etc (Raquel – SBT); no caso em tela, a bandeirinha errou como qualquer outra pessoa ou homem (que erram muito), mas a colocação do dirigente e a crítica se dá pelo fato de que o critério e a fundamentação/legitimidade para escalá-la para um clássico tão importante devem ser exatamente a qualificação, talento, experiência e capacidade profissional e jamais a beleza e outros atributos. Qual o know-how dela trabalhar naquele jogo. O natural e sensato, diante dos erros precedentes, era “reciclar” (não gosto do termo, mas tem sido muito utilizado) e preparar melhor para momentos oportunos. Mas não, preferiram o contrário e deu no que deu. Agora ela, naturalmente bem assessorada inverte o discurso e se faz de vítima, usando a manjada defesa de coitadinha e mal compreendida, vítima do mundo machista, etc. Ah, deixadilson,parecowilson! Sim, mulher bonita, meiga e simpática pode apitar, bandeirar, comentar (Renata Fan, ex.), mas a beleza jamais pode servir se salvo-conduto para o erro. Será se fui claro? Sou muito condescendente com o erro humano em todas as áreas, talvez pq erro demais; mas aceito a crítica.

  • cassiano disse:

    Esse diretor e muito preconceituoso . Foi assim com o povo peruano agora com esta linda moça.

  • Rômulo Diniz disse:

    Claro que o erro mudou o resultado…

  • Fernanda, não se deixe levar por comentários maldosos e preconceituosos para com sua pessoa; num momento de raiva e por não saber perder um diretor à caça de holofotes, não deixou por menos e referiu à vc de modo desrespeitoso, intencional e maldoso. O “saber perder” ainda não é um cultura no futebol, infelizmente.

    – Concordo quando vc afirma (sic) “o erro não comprometeu o resultado final.”, pois, deixando o lance polêmico seguir, quem garante que àquele atleta faria o gol num dos melhores goleiros do Brasil, cuja capacidade profissional levou-lhe à Seleção?

    – Deixe a humildade de lado: sim, vc é linda, inteligente e profissional, ao não revidar a injusta “agressão” de um cidadão destemperado!

  • thales rosa disse:

    Julgaram o seu erro porque vc errou! So por isso, e errou feio em dois jogos seguidos..

    E julgaram seu erro tambem porque vc tem apenas 23 anos e ja é aspirante a Fifa, mesmo errando em todos os jogos que apita. Enquanto a media do quadro Fifa é de 35 anos vc aos 23 ja esta quase la.. sera porque ne??

    Os beneficios de ser uma mulher bonita vc quer mas quando falam a verdade nua e crua vc nao quer ouvir e se esconde atras desse papo de preconceito???

  • Rafael Monteiro disse:

    Bom dia!
    E! Realmente ela deve estar achando a situação pessima!
    E so procurar por ela nas redes sociais, que vamos ver varias fotos tiradas por ela mesma no espelho (de biquini) , um telefone de um.agente e um.site de uma empresa de modelos a qual ela e vinculada! Parece ate q a situação foi premeditada!