Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

"O Lado Sujo do Futebol": está saindo do forno mais um livro bomba, que revela fatos do lado mais podre do futebol

O Lado Sujo do Futebol

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo

Amaury Ribeiro Jr., Tony Chastinet, Luiz Carlos Azenha

sujo1

Este livro explica bastante e o que faz com que empresários fortíssimos em atividades que nada têm a ver com o mundo da bola entrem de cabeça na área e tentam se perpetuar no poder.

É o caso do Ricardo Teixeira, que de investidor no mercado de capitais e dono de seguradora, resolveu aproveitar a força do sogro e se tornar sócio dele no mundo futebolístico, começando pela eleição à presidência da CBF.

Conheço bem um dos autores, bom companheiro de grandes “chás com torradas” em Belo Horizonte, o Amauri Ribeiro Júnior. Os outros dois também são jornalistas conceituados.

Quem leu, está enchendo a bola do livro. O primeiro a me dar notícia do conteúdo foi outro grande jornalista, o Eugênio Sávio.

A revista Carta Capital o transformou em capa e dedicou várias páginas.

sujo3


Cosme Rímoli escreveu no bl0g dele:

Cosme Rímoli
O Lado Sujo de Futebol mostra documentos inéditos sobre João Havelange e Ricardo Teixeira. Explica como transformaram a Fifa e a CBF. De entidades amadoras viraram empresas bilionárias. Além do envolvimento da Ditadura Militar no futebol brasileiro. O caminho da Copa até o Brasil… Leitura imperdível!

sujo2

Juca Kfouri publicou um capítulo em seu blog e vale a pena ler este começo da história:

* “Amigos íntimos”

“Esse carro teve um desastre nos Estados Unidos. E faleceu uma pessoa que era muito querida minha.”

Ricardo Teixeira

Ocaminho que nos leva até a fonte do mistério corta os pântanos da Flórida, nos Estados Unidos. Nossa viagem vai de norte a sul, de Orlando a Miami. Paramos para abastecer. O bando de corvos

que cerca a lanchonete anexa ao posto de gasolina dá um ar surreal à nossa missão, que faz lembrar os contos cavernosos de Edgar Allan Poe. Mas o nosso objetivo é justamente separar ficção de realidade. Estamos atrás da verdade escondida no acidente que pode ter muda‐ do a história do futebol mundial.

Na saída 193, fazemos o retorno na Florida Turnpike e ajustamos o contador de quilometragem. Após 26 quilômetros, paramos no acostamento, no ponto exato indicado por um boletim de ocorrência em nossas mãos. Um carro da polícia rodoviária para em seguida. Educado, o policial nos adverte que só se pode estacionar ali em casos de emergência. Explicamos o motivo de nossa presença. “Façam o que for preciso e saiam depressa.”

Um de nós já está dentro da mata. Seus gritos fazem mais barulho que o motor da viatura policial que arrancava dali. No meio da lama, peças antigas de um automóvel – um friso de plástico, um pedaço de para‐choque. Coincidência ou não, aqueles pedaços de carro nos enfiam num túnel do tempo. Voltamos a outubro de 1995, uma sexta‐feira 13.

Passava pouco da meia‐noite quando um luxuoso BMW preto cortava em alta velocidade a Turnpike. Com o pé firme no acelera‐ dor, uma bela jovem carioca, morena, esguia, cabelos lisos escuros, sobrancelhas arqueadas. Adriane usava colares, pulseiras e anéis dourados. Estava acompanhada por Lorice, a quem havia buscado no Hotel Marriot, em Boca Raton.. . .

http://blogdojuca.uol.com.br/2014/05/exclusivo-o-primeiro-capitulo-de-o-lado-sujo-do-futebol/


» Comentar

Comentários:
0
  • sergio moreira disse:

    O novo estádio do Corinthians
    vai chamar

    Lulão !!!

    1 bilhão para o time do Lulão

    vegonha

  • Joel Marques disse:

    Esse povo da capa são unha e carne com a cúpula Cru cru desde muitos anos.

  • Renato Braga disse:

    Desde quando o futebol surgiu isso existe!!!

  • Paulo disse:

    Parabéns aos jornalistas Paulo Azeredo e Gilbert (ambos da rádio 98) que comentaram a´péssima atitude do volante do cruzeirin, Souza que foi chamado para entrar no jogo aos 45 min do segundo e le com raivinha esbravejou-se e deu chutes no ar.

    Esse fato ninguém…ninguém teve a coragem de dilvulgar.
    Mas quando acontece com jogador do Galo, há…..vira festa. Todos comentam.

  • thales rosa disse:

    quero ler esse livro, o autor é muito bom! Fez a privataria tucana, outro otimo livro bomba.

  • Paulo disse:

    Que sirva de exemplos para a imprensa-MG, que vem amordaçada quase três décadas.
    Falar sobre assuntos de desagrados aos perrellas, Aécio, Bandidagem azul é extremamente proíbido. Quem se ariscou dançou!!!

  • Celeste Gontijo disse:

    Valeu Chico será mesmo um avanço as pessoas poderem ler sobre esta névoa torpe do mundo subliminar do chamado … esporte .

  • Paulo Henrique disse:

    Já está na minha lista de aquisições.

    Gosto muito desses livros investigação.

    O Amaury é o autor de Privataria Tucana. Um livro que, por motivos óbvios, não teve a repercussão merecida. Teve até juiz de direito, amigo de José Serra, condenando o autor.

  • Marco Antonio (Marquinho) disse:

    Chico Maia: Um grande abraço!

    Se possível coloque o assunto em discussão:

    Os jogadores da seleção que já estão liberados dos clubes, o correto seria os mesmos já estarem concentrados na Granja Comary e se preparando para a Copa?

    O que estamos vendo, são os mesmos em sua maioria participando de programas, festas, noitadas e tudo mais!

    Como dizia o Kafunga: No Brasil o errado é que é o certo!!!!!