Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Arquiteto do estádio do Galo diz que se inspirou na torcida para definir o visual da obra

Circulam desde ontem na internet imagens da maquete do possível futuro estádio do Atlético, que ilustram um livro sobre arquitetura lançado recentemente. O presidente Daniel Nepomuceno tem repetido sempre que “por enquanto é apenas um sonho!”. Por um motivo simples: falta o “name rights”, cuja tradução popular é “a prática da concessão de direitos de nome que empresas donas de algum estabelecimento de espetáculos culturais e/ou esportivos dá o nome para uma marca ou produto. No Brasil, esta prática começou fora do esporte, com o Credicard Hall em São Paulo, criado em setembro de 1999.”

Tradução mais prática ainda: falta acertar com o principal parceiro, o que bancará grande parte dos custos da obra. Um outro cacique da diretoria do Atlético me disse que o Galo não quer repetir o erro do Corinthians, que atropelou os processos, iniciando a obra, confiando que acertaria fácil o “name rights” com algum dos parceiros interessados. Só que essas negociações são demoradas, em função de muitos detalhes, e outras partes que precisam ser alinhadas, como por exemplo: a Globo! Se ela não falar o nome proposto, danou! A Red Bull que o diga. O time dela é chamado de “RB Brasil” nas transmissões e estamos conversados.

O estádio corintiano virou “Itaquerão” e pronto. Qualquer nome que vier agora não vai colar, pois este caiu na boca do povão e fim de papo. O valor do “name rights” foi lá pra baixo e o clube tenta reverter isso.

Veja as reportagens completas no site da Itatiaia e no portal do jornal O Tempo:

* “Novas imagens de projeto do estádio do Atlético ilustram livro de arquitetura”

CAM5

“ . . . As imagens, supostamente vazadas, na verdade, fazem parte do livro “Arquitetura Brasileira – 4ª Edição”, lançado na semana passada em São Paulo. De acordo com as primeiras informações, o estádio seria erguido em um lote que pertence à MRV localizado no Bairro Califórnia, na Região Noroeste de Belo Horizonte.

Além das imagens, a obra descreve em texto os detalhes do projeto, assinado pelo arquiteto Bernardo Farkasvölgyi e que custou R$ 500 mil. . .

CAM4

. . . As bandeiras, as camisetas e os grandes panos em preto e branco que tomam conta dos jogos do Clube Atlético Mineiro foram a grande inspiração para o arquiteto Bernardo Farkasvölgyi conceber o projeto do estádio que será a nova casa do time. Desta forma, a cobertura do estádio ganhou um listrado branco e preto que se repete no desenho do piso no nível térreo e também na fachada do edifício-garagem”, diz um trecho do texto presente no livro.

A maquete do estádio do Atlético, chamado na publicação de Arena Multiuso, faz parte da coleção de projetos de vários arquitetos brasileiros como o Hospital Nove de Abril de Juruti (PA), a Torre Olímpica (RJ) e o Centro Cultural Sesc – Teresina (PI). . .

CAM01

. . . Segundo o texto, o projeto da Arena Multiuso é pensado de forma ecológica, visando economizar água e luz com as instalações de mecanismos para reutilizar os recursos hídricos, uso de lâmpadas de LED e painéis solares. . .”

CAM1

http://www.itatiaia.com.br/noticia/novas-imagens-do-projeto-do-estadio-do-atletico-ilustram-livro-de-arquitetura

* * *

* “Vazam mais imagens do projeto do novo estádio do Atlético”

Terreno, que pertence à MRV e está no bairro Califórnia, tem 13 mil² e também terá um edifício-garagem

CAM6

http://www.otempo.com.br/superfc/atletico/vazam-mais-imagens-do-projeto-do-novo-est%C3%A1dio-do-atl%C3%A9tico-1.1007024


» Comentar

Comentários:
32
  • DocaCardoso disse:

    Putz…quanto comentário desnecessários !!! A reportagem se diz respeito a um estádio que será erguido. Mas os “sem noção” como sempre perdem tempo com estes comentários. O galo enfiou X do cruzeiro e vice-versa, o fulano trouxe o ciclano pro time…e por ai vai. Porra, temos que pensar nos benefícios que isto trará para a cidade. Geração de empregos diretos e outros tantos indiretos, valorização da área, mais uma arena multiuso para colocar BH no eixo de grandes eventos fugindo do eixo Rio-SP, enfim ,uma serie de melhorias. Eu sou CRUZEIRENSE DOENTE!!! E com certeza vou ajudar na construção do estádio adquirindo (se realmente) forem comercializadas as cadeiras cativas. Ah vou comprar mesmo…Tenho certeza que futuramente meu investimento valera a pena!! Portanto, caros amigos, prestem atenção no titulo da matéria antes de tecerem comentários desnecessários ou que fujam do tema proposto.

  • Fabio Paceli Anselmo disse:

    Se vero, lindo!

  • Flávio Azevedo disse:

    Os inquilinos ainda tem cumprir um contrato que duram dez anos, faltam seis ainda.

  • Thiago disse:

    E os amigos do cezinha hein?!! E o Retranquir Culpi já começou a era de três volantes, isso é o medo de perder?!?!? Dias piores virão , eita galão da massa kkkk

  • Marcelo Mineiro disse:

    Chico,está comprovado que a maior parte das contusões dos atletas é na cabeça,por causa das disputas de bola pelo alto,por incrível que pareça.Não seria uma boa proibir cabeçadas na bola no futebol?Mudaria a regra,mas preservaria os atletas.

  • audisio disse:

    Antes disso o Levir acaba com o time
    Cuca trouxe Ronaldinho e rapatriou Tardelli. Levir trouxe Cesinha e repatriou Patric. Tirar o Dodo foi sacanagem. Esse Carlos é fraquissimo. Enquanto isso Alisson…

  • Vanderley Brandão Guimarães disse:

    Se realmente sair do papel será uma maravilha. Os times daqui são os únicos, dentre os grandes, que ainda não tem um estádio próprio. Eu sempre sonhei com o Galo campeão da Libertadores e da Copa do Brasil e aconteceu. Vamos sonhar com nosso estádio e, quem sabe, irá acontecer? Vamos lá, Galo!!!

  • Márcio borges disse:

    Bom, a vergonha de disputar a segundona o cruzeiro ate agora não passou. Esta só o galo tem….

  • Fausto disse:

    Como é visionário essa “cor de rosa” o clube vai ganhar um estadio e é uma furada….. ai meu Deus que invejaaaaaaaaaaaaaaaa

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Garrinha no Mineirão, com a camisa do Corínthians, metendo gol no time do JB. E o Galo detonando o FLU, como sempre:

    http://www.superesportes.com.br/app/1,168/2015/03/12/noticia_futebol_nacional,305581/um-gostinho-do-genio-no-mineirao.shtml

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Pegando carona no que escreveu cruzeirense Joaquim, lembro bem quando o Galo enfiou 6×0 no Remo jogando lá no Pará e na semana seguinte o mesmo Remo enfiou 5 no cruzeiro aqui no Mineirão. Tem também a inesquecível goleada de 5 que o cruzeiro sofreu pro Operário-MS… além de muitas outras que posso lembrar com prazer. 🙂

    • Thales Rosa disse:

      Nossa vc lembra de goleadas que OUTROS times deram no Cruzeiro.. pois eu me lembro e VI pelo menos 10 goleadas que o Cruzeiro enfiou no Atletico-mg…
      6×1 (o maior vexame)
      5×0
      5×0
      5×1
      vou parar por aqui…

      • DUDU GALOMAIO BH disse:

        Então toma nota dessa aí t rosa:
        1) 27/11/1927 – Atlético-MG 9 x 2 Palestra Itália – Estádio do América – Campeonato da Cidade

        2) 21/06/1936 – Atlético-MG 6 x 1 Palestra Itália – Barro Preto (Belo Horizonte) – Amistoso

        3) 27/05/1942 – Atlético-MG 6 x 1 Cruzeiro – Lourdes (Belo Horizonte) – Amistoso

        4) 07/12/1947 – Atlético-MG 6 x 2 Cruzeiro – Lourdes (Belo Horizonte) – Amistoso

        5) 21/06/1953 – Atlético-MG 5 x 0 Cruzeiro – Lourdes (Belo Horizonte) – Campeonato da Cidade

        6) 13/04/1948 – Cruzeiro 1 x 5 Atlético-MG – Barro Preto (Belo Horizonte) – Amistoso

        7) 26/03/1949 – Cruzeiro 2 x 5 Atlético-MG – Alameda (Belo Horizonte) – Amistoso

        8) 29/06/1958 – Cruzeiro 2 x 5 Atlético-MG – Independência (Belo Horizonte) – Torneio Eliminatório

        9) 23/04/1933 – Atlético-MG 4 x 0 Palestra Itália – Lourdes (Belo Horizonte) – Amistoso

        10) 12/10/1952 – Atlético-MG 4 x 0 Cruzeiro – Lourdes (Belo Horizonte) – Campeonato da Cidade

        11) 16/10/1983 – Cruzeiro 0 x 4 Atlético-MG – Mineirão (Belo Horizonte) – Campeonato Mineiro

        12) 29/04/2007 – Atlético-MG 4 x 0 Cruzeiro – Mineirão (Belo Horizonte) – Campeonato Mineiro 2007

        13) 24/07/1938 – Palestra Itália 1 x 4 Atlético-MG – Lourdes (Belo Horizonte) – Campeonato da Cidade

        • Thales Rosa disse:

          Liste ai as que vc viu.. eu listei as que vi ao vivo!! as que era nascido. vc listou coisas que nem seu bisavo era vivo… contos de fadas.. liste jogos atuais.. eu fui buscar nos ultimos 5 anos…

  • Rodrigo Assis disse:

    Deus abençoe este projeto

  • Fabio Fernandes disse:

    Olá, Chico! Do jeito que anda as coisas por aqui, em Minas, tem “gente” virando definitivamente vara de anzol, ou seja, daria tudo pra não precisar jogar no novo “poleiro”. Será bem mais fácil optar pelo o WO. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • Jorge Moreira disse:

    Sempre aparecendo uma rosinha no nosso galinheiro né
    Vá cuidar das suas calcinhas coisa nojenta

  • Alex disse:

    …olha aí o que o Marcos Dorico que trabalhou na administração do Diamond Mall por 4,5 anos escreveu: a Multiplan administradora do Diamond repassa nos dias de hoje a quantia de 1.400.000,00 Reais por mês ao Galo como arrendatária, então o Galo sem o lucro total do shopping recebe 16.800.000,00 Reais anual. Estima-se que o Diamond de uma renda bruta com lojas e estacionamento por volta de 8 milhões mensais,gastando em media 2.300.000,00 Milhões com funcionários, manutenção, marketing…O Shopping rende a Multiplan a quantia que gira em torno de 4.300.000,00 de Reais mês. (Trabalhei 4 anos e meio no financeiro do Diamond)…e o gente boa do Thales “preocupado”com as dívidas do Galo….se os ventos continuarem a soprar do jeito que está em uns 6 ,7 anos o Galo ter sua independência financeira….depois não digam que não avisei….e o Pirangi, será que pelo menos no Shopping Oiapoque eles tem alguma comissão?…não?…vai voltar ao lugar que já foi del, a insignificância…

    • ivan junior disse:

      Comentário irretocável, caro Alex. Principalmente a parte final que diz: “…vai voltar ao lugar que já foi dele, a insignificância…”. Parabéns.

  • Paulo disse:

    Pelo menos a massa não está sendo enganada como as marias foram com as desculpas dos irmãos porquinhos da índia de construir estádio sempre que o cruzerin leva uma tunda!!!

    • ivan junior disse:

      Assim que o name rights for definido a obra tem início. Corretissimo. Não é preciso pressa. A coisa sendo bem feita assim que a arena tiver um nome este ficará estabelecido para que não ocorra o mesmo com o itaquerão.

  • Márcio Luiz disse:

    Essa antepenúltima foto aí com esse filtro azul está queimando o filme. Conserta esse trem aí, gente.
    Senão mandem pra mim que eu mesmo conserto.

  • Hernando disse:

    A torcida paga este investimento numa boa, um lugar com maior espaço e a preços acessíveis, adeus Horto e tremei mariada!!

  • Alex disse:

    ….aceita que dói menos…por falas iguais a essa do Wagner é que nós atleticanos não consideramos como “torcida”os simpatias azuis….como pode 1000 calarem 35000?…o “amor incondicional” de uma torcida não vem de uma hora pra outra, ele passa por sofrimentos, por batalhas épicas, por lutas memoráveis e por uma determinação em nunca desistir e dizer “EU ACREDITO”….por isso meus caros amigos cruzeirenses, vcs que só torcem na boa , qdo tudo está bem , não sabe o que é ser torcedor no mais profundo significado dessa palavra….não torcemos por títulos, carregamos um time nas costas e por muitas vezes o nosso time não foi merecedor da nossa torcida….mas , finalmente “o GIGANTE”acordou e voltou a ser protagonista como sempre foi….eu sei que a verdade dói, mas o Wagner pra mim não disse nada de mais, normal…

  • Thales Rosa disse:

    Tomara que saia o tal estadio, coisa que duvido. Seria a maior furada da historia do futebol atual.. um time que dois estadios a sua disposição sendo um deles de copa do mundo, mineirão, entra nesta furada de fazer estadio? Procurar mais despesas?

    Ai vem com o papo de que eventos podem gerar muitos lucros, mas me falem com 3 opções de estadios em BH (quando este estiver pronto) pq os eventos iriam escolher o do atletico? Os eventos vao escolher o com menor preço e melhor acesso.. o melhor preço a minas arena pode fazer afinal de contas se a Minas arena tiver prejuizo no ano o governo de minas paga a conta…

    O atletico vai aumentar ainda mais a sua divida (ja gigante) com esta bobagem de estadio…

    • Anderson Palestra disse:

      Thales, até concordo com relação a concorrência dos estádios, só não posso concordar que será a maior furada. Se o Atlético arrumar empresas que ponham grana, ele vai ganhar um estádio. Se ele não arrumar gente que ponha grana, terá duas opções, não construir o estádio ou construir devendo alguém (empresa, banco ou qualquer outra coisa). Aí eu vejo que pode ser uma burrada. Veja bem, pode ser. As vezes ele conseguirá pagar o estádio numa boa.

      • Thales Rosa disse:

        e que empresa no atual cenário econômico tem coragem/dinheiro para darum estádio para qualquer time??
        O Grêmio está aí para mostrar a furada, a oas fez o estádio deles é agora cobra a conta o time não tem dinheiro para fazer uma equipe competitiva.. O único q saiu no lucro com estádio atualmente foi o coringa q ganhou do governo… Mas aí é outra história……

    • Alex disse:

      ….”seria a maior furada da história”….esse Thales é o que mais treme aqui….filho, roubada é fazer um contrato com o Consórcio onde um grande parte dos ingressos(no melhor lugar do campo), não são negociados por que pertencem aos Consórcio….furada é ficar com 2 camarotes apenas em um montante de 92…furada mesmo é achar que é dono de um estádio e não ser, não passando apanas de um zelador do nosso “salão de Festas”…mas vou de dar um conselho, deixa o Galaço com a “furada” e continua como inquilino do Mineirão , daqui uns 8 anos nós vamos ver quem vai se sair melhor….inveja pouca é bobagem….

      • Thales Rosa disse:

        Eu como Cruzeirense prefiro ser um zelador com o cofre cheio do que um proprietario quebrado arrotando caviar…. o Cruzeiro é apontado como time que paga em dia, paga tudo na carteira, nao meche com direitos de imagem, não deve quase 1 bilhao (a divida do atletico ja chega a 800 milhoes)… e por ai vai… vamos ver quem vai sair no lucro…

        • Alex disse:

          …nossa Thales, vc é alienado demais cara…aonde vc tira esses números, d´pivida de 1 bilhão…cara, esse negócio de vcs tremerem tá te tirando do sério…outra coisa, vbc sabia que seu time atrasou os salários de janeiro?…vc sabia que seu tine não conseguiu as CDN’s por isso não aderiu ao Refis ainda?…aposto que não sabia…mas dou um desconto, afinal até a Caldense e o Mequinha ganham dos “amigos do Cesinha”, só vcs que não…treme mesmo e choram demais…

  • Igor disse:

    Pelo pouco que sei, este projeto esta sendo arquitetado nos mínimos detalhes e o menos comentado possível (só o que realmente vaza, por competência da imprensa), a palavra de ordem é ser evasivo e não se comprometer “tudo é um sonho”. Porém as licenças, já estão em status de finalizar, terraplanagem e fundação estão também prestes a começar (isto se não já começou), e só será admitido e anuciado quando tudo, absolutamente tudo estver amarrado, para que nada fique pelo caminho! E algo me diz, que não demora muito! O certo é que muita gente vai ficar assustado e de boca aberta.

  • Alex disse:

    …Quinzinho meu velho amigo,quanto tempo hein?…aposto que estava com saudades?…e por falar em 5 , já que gostas tanto desse número, vc sabia que em 1993 o Remo, rival desse Payssandu ganhou de 5 de vcs em pleno Mineirão e terminaram com 17 pontos , 1 a frente de vcs e ainda assim quem caiu foi eles, incrível isso não é?…e por falar em 5 o Dodô que jogava no São Paulo fez 5 em vcs….e por falar em 5 o “Podetossir”da Bolívia mandou 5 varadas em vcs…e por aí vai….pau que dá em Chico , dá em Francisco ou melhor em Joaquim…kkkkk