Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Faltando mais gols e mais detenções de cartolas

O presidente Daniel Nepomuceno com Leonardo Silva homenageado pelos 200 jogos com a camisa do Galo, em foto do portal do jornal O Tempo.

Esta rodada do Brasileiro dividiu as atenções com as notícias da prisão de alguns cartolas da Fifa, dentre eles o presidente da CBF até dias atrás, José Maria Marin, que ao ser detido no hotel perguntou: “mas e os outros; não serão presos também”? Realmente falta muita gente e é difícil entender a ausência de nomes como do Ricardo Teixeira na lista.

No Independência, mais uma proibição dessas que empobrecem o futebol: a CBF estipulou em apenas 22 o número de mascotes a entrar em campo. Medida ridícula. Os 3 a 0 sobre o Vasco não foram fiéis ao volume de jogo, supremacia e oportunidades de gols perdidas pelo Atlético no Independência. Mandou na partida do começo ao fim, teve a virtude de não parar de atacar, mesmo quando vencia por 2 a 0 mas abusou do direito de perder gols, fazendo lembrar o jogo anterior quando também errou demais nas finalizações e perdeu para o Atlético-PR em Curitiba. É o grande defeito a ser corrigido pelo técnico Levir Culpi já que a criação de jogadas está funcionando e a defesa continua bem postada, apesar da ausência do Marcos Rocha.

Além de jogar bem o Galo contou com a fragilidade do adversário, que em momento algum o ameaçou. O Vasco terá que melhorar muito para não brigar novamente contra o rebaixamento.

* * *

Ao invés de culpar o mundo e só faltar dizer que Deus é atleticano, o Dr. Gilvan de Pinho deveria assumir os próprios erros e partir para corrigir as mancadas que resultaram no fim do grande time bicampeão brasileiro em 2013/2014. Vendeu os melhores jogadores, contratou mal e achou que daria conta de ser presidente e diretor de futebol ao mesmo tempo.

O cruzeirense Dilson Rocha do Amaral enviou ótimo comentário à coluna falando sobre as deficiências do time e acusa boa parte da imprensa de “proteger demais” determinados jogadores, como Bruno Rodrigo, Willians (meio de Campo), Manoel, Marquinhos e o técnico Marcelo Oliveira. Arremata dizendo que o Cruzeiro “precisa enfiar a mão no bolso e contratar um camisa dez para jogar com Alisson, Arrascaeta e Damião.”

O melhor exemplo dos muitos erros do Cruzeiro na remontagem do time foi a contratação do Riascos, que nem esquentou o lugar, fez apenas quatro jogos e foi liberado para o Vasco. Um jogador de bom potencial, mas que certamente não foi contratado com o aval do técnico Marcelo Oliveira que não fez questão de dar reais oportunidades a ele.

*  * *

Com duas vitórias consecutivas, sendo a primeira fora de casa contra o Bragantino, na rodada passada, o América começa dar esperanças à torcida de que está entrando nos trilhos. Amanhã, contra o Sampaio Corrêa no Independência, a chance de entrar no grupo dos quatro primeiros.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna no jornal O Tempo desta segunda-feira, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
35
  • Márcio Luiz disse:

    E esse jejum de gols do Lucas Pratto. Será em cima de quem que isso vai acabar.
    Eu tenho um palpite, e vocês?

  • Márcio Luiz disse:

    Até quando o Galo vai continuar com essa “política” de economia de gols. Assim como o florminenC, o vaixcaindo tinha caixa pra 6 ou sete com folga.

  • Isabella disse:

    Bom dia Chico,
    Ótima partida do Galo. Poderia ter forçado um pouco mais no segundo tempo, mas com o placar já garantido acabou ficando de bom tamanho. Nosso argentino mais querido, apesar do ótimo cruzamento e da ótima mobilidade já está começando a ficar ansioso pra desencantar e fazer o primeiro gol no brasileiro. Estou torcendo pra isso, pois é um excelente jogador, que contribui bastante, luta muito em campo, mas precisa do gol pra justificar a sua fama. Bora Pratto.

    Sobre a entrevista de sexta-feira do Gilvan, não li muita coisa porque o interesse maior é do rival, mas chega a ser revoltante para nós atleticanos esse coitadismo dos cruzeirenses em relação à imprensa. Antes era só a torcida, mas parece que já contaminou a diretoria também. É muita mania de perseguição. Não foi a imprensa que incentivou a torcida do atlético a ir buscar o time no aeroporto. Ainda bem que as redes sociais estão aí pra mostrar que o sentimento do torcedor do atlético foi de orgulho e de “bola pra frente, não temos tempo pra lamentar, pois o brasileiro tá só começando”, já que o time caiu lutando. A recepção decorreu da mobilização da torcida e a imprensa noticiou. Comparar com o sentimento dos cruzeirenses manifestados em todas as redes sociais e blogs e reclamar de qualquer tratamento da imprensa, como se para o cruzeirense estivesse tudo bem é chamar o leitor/ouvinte de idiota.

  • Alexandre Luiz disse:

    Excelente partida do Patric. Que o Atlético vai super bem em casa, todos nós já sabemos. O problema são os jogos fora de casa. Se conseguirmos vitórias como visitante, aí sim, teremos reais condições de título.

  • Pedro Vítor disse:

    Eu critiquei o Thiago Ribeiro nos últimos jogos, porque ele estava ciscando e num dava ritmo forte ao time. Ontem teve uma atuação segura, mostrou um futebol que atende a expectativa. Respondeu bem as criticas, e agora tem que manter o embalo!

  • Pedro Vítor disse:

    O Atlético jogou igual os três últimos jogos, no Brasileiro, venceu dois e perdeu um.

    Ontem jogando com dois armadores, um volante, e o Luan, que fazia ponta e acompanhava o lateral, fez um grande jogo. O Patrick, voltou a jogar bem, muito também porque o Vasco deixou Luan e Patrick soltos dentro de campo.

    A destacar o Pratto caindo pela direita, com Dátolo chegando a finalizar como autentico centro avante, confundindo a defesa do Vasco. E Thiago Ribeiro, iluminado, fazendo dois gols, um com a perna direita e outro com a perna esquerda, mostrando habilidade.

    O time caiu um pouco, pois perdeu Giovanni Augusto e Dátolo no segundo tempo, e o Dodô não é um meia armador, apesar de ter feito a base toda como meia, foi muito bem como atacante no Brasileiro 2014, e este ano, enquanto Pratto estava machucado, foi escolhido pelo Levir pra fazer esta função, estava bem ate perdeu um pênalti contra a Caldense.

    Acho que o Cárdenas era o jogador certo pra desempenhar aquela função, no momento da partida.

    Agora é preparar pra vencer o Avaí na quarta, conquistar a primeira vitória fora de casa!

  • Silvio Torres disse:

    Vejo que a maioria dos torcedores não embarca mais em ôba ôba de imprensa. Todos percebem, mesmo depois de uma grande vitória como essa de ontem, que a defesa do galo é o ponto fraco da equipe. Quarta-feira, contra o esquisito Avaí, é hora de mostrar que não é leão no Horto e gatinho fora de BH. Quanto ao esquisito, é que vi a vitória do Avaí contra o Coritiba. O time dá a mesma impressão do Figueirense, de terceira divisão prá baixo, mas vai no ataque de vez em quando e marca!

  • Marcelo Mineiro disse:

    A libertadores acabou para o Santa Fé e o Omar Pérez está dando sopa,já foi sondado até pelo Cruzeiro,a diretoria do Galo está marcando bobeira.Tragam o Alex do Inter tbm.

    • Pedro Vítor disse:

      Alex renovou com o Internacional.

      Omar Perez faria o Atlético o candidato mais forte ao titulo do Brasileiro!

      • Paulo Afonso disse:

        Omar Perez acho que não aguenta uma temporada por aqui… Para mim ele jogaria menos partidas que o Guilherme se viesse para o Galo… Um time desesperado como o Cruzeiro, talvez precise deste jogador… Além dos celestes, acho que ele serviria a Atlético Paranaense, Flamengo e Grêmio… No Galo eu tenho minhas dúvidas se ele renderia o suficiente…

        • Pedro Vítor disse:

          Na verdade ele completaria o elenco, não viria pra ser titular absoluto.

          Ate porque no Atlético, titulares mesmo neste time, são 8 ou 9 jogadores do atual elenco, a grande maioria são encaixados na base atual, que na minha opinião é:

          Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson, Douglas, Carioca, Luan, Dátolo e Pratto.

          Este “meia” seria bem acionado, principalmente quando estiver duas competições sendo disputadas, como Brasileiro/Copa do Brasil 2015 e Mineiro/Libertadores 2016.

          Neste momento, o Atlético tem o Guilherme, Dátolo e Giovanni Augusto, com argentino, teria uma opção a mais!

  • Paulo Afonso disse:

    Coelho vai pegar o Sampaio Correa, que está imediatamente à sua frente e ainda invicto… É um time chato de enfrentar… Vai ser um bom teste para o time que tem muitas dificuldades jogando em casa…

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o boca murcha do Gilvan (que até hoje aguardo informações sobre o seu doutorado), quem vive cheio de vaidade dificilmente é capaz de assumir os próprios erros… Quanto a vender jogadores e ter que refazer o time, não é culpa dele… Tanto o clube sempre precisou desta política para se manter, quanto foi obrigado a isto, já que os investidores precisavam recuperar seus investimentos… Por isto, o clube viu muito pouco daquele volume apurado nas vendas e, consequentemente, não tem como “enfiar a mão no bolso e contratar”… Torcedor confunde muito receita com lucro… Cruzeiro não tem dinheiro em caixa para contratar jogador de ponta… No máximo poderá se desfazer de alguns atletas, talvez até do técnico, e tentar buscar uma opção barata no mercado…

    • LEANDRO FABRICIO disse:

      esse velhote deu uma sorte danada de ter ao seu lado o tal de alexandre mattos, apesar de achar que o maluf está a anos luz a frente dele, por isso foi campeão duas vezes do br, se não fosse ele o enseada não tinha conquistado esses titulos, porque esse velhinho gagá não entende nada de futebol só sabe dar manota em suas entrevistas… ele e o tal de valdir barbosa…

  • Paulo Afonso disse:

    O Galo tem um problema seríssimo que precisa ser corrigido… Toda vez que pega um adversário frágil, porém com algum “nome” no mercado, o Galo é sempre piedoso demais… O Vasco tentou marcar em cima e deu espaço para o contra-ataque, aí fizemos 3 gols muito rapidamente… Os cariocas não mudaram a maneira de jogar, mas o Galo tirou visivelmente o pé do acelerador… Jogo como estes tinha que fazer 7, 8, 9… Mais lá na frente uma situação pode ser decidida no saldo de gols, que é um dos critérios de desempate… Não pode perder oportunidades assim, tem que fazer história…

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    O galo tem time para ser campeão desse brasileirão, estou falando que tem time pra ser campeão, não estou falando que vai ser campeão, mas acho que pra isso acontecer, dois fatores importantes tem que ser corrigidos e observados pelo levir culpi e os jogadores:

    1º o galo tem que aproveitar melhor as chances de gols que são criadas, nos dois jogos contra o inter o galo criou muito mais mas o time gaucho foi mais efetivo e se classificou, contra o generico do paraná a mesma coisa, eles foram uma vez e fizeram o gol vencendo a partida, hj contra o vasco ganhou de 3 mas poderia ser uma goleada histórica no clube carioca de pelo menos uns 6 a 0, gols perdidos em excesso podem fazer a diferença lá na frente

    2º O time adversário chega com muita facilidade no mano a mano com nossos zagueiros, sou da opinião que time pra ser vencedor tem que saber também se defender e por isso acho que é necessario um jogador pegador no meio campo, acho que leandro donizette não pode ficar de fora do time titular, o datolo não faz bem a função de segundo volante pois sai muito pro jogo, deixando apenas o rafael carioca para a contenção sendo que este é fraco na marcação, o vasco mesmo com um time fraco chegou varias vezes na area do atlético e só não fez pelo menos um golzinho porque o ataque é ruim de dar dó…

    Patric cada vez melhor, não estou falando que é o melhor lateral do brasil, mas também não é o pior, quando joga simples ele rende muito, só quando começa a achar que é um marcos rocha é que complica, gostei da torcida do galo hj dando força pro patric, o carlos cesar também foi muito bem, não vamos fazer igual as mariposas que se iludiram com uma vitoria enganosa frente ao são paulo e começaram a achar que tinham um time de verdade, temos um time bom que tem muitas falhas que precisam ser corrigidas para ser campeão brasileiro, temos também que ter regularidade na competição, não pode ganhar uma e logo na rodada seguinte perder outra…

    EU SEI QUE ELAS TREMEM, SABADO TEM MAIS…

    • Paulo Afonso disse:

      Concordo em relação ao aproveitamento ofensivo… Precisa melhorar, fazer gols sempre que puder… Quanto a defender melhor, acho que o time se posta bem defensivamente… Sou contra o chavão da “tradicional escola gaúcha”… Quem só foca em não tomar gols, acaba não fazendo também… Para mim falta o Dátolo voltar a ser volante mesmo, jogando de frente para o gol adversário… Este lado esquerdo com Douglas, Dátolo e Thiago está encaixando ainda e espero que funcione cada vez mais…

  • J.B.CRUZ disse:

    Vídeos,Áudios,gravações,notas,frias,propinas confirmadas,devoluções de vultuosas quantias em cash, contas bloqueadas, confissões espontâneas, delações premiadas, segredos revelados..
    De que mais as autoridades precisam para prender,inquirir,julgar, condenar e fazer valer a JUSTIÇA, contra essa quadrilha que há doze anos, assaltou,roubou,empobreceu,desestruturou a família brasileira, jogou o País no fundo do poço e ainda estão a nos tirar os direitos adquiridos com suor,sangue e trabalho; e ainda rouba nossos sonhos e a nossa LIBERDADE ?????….

    E agora quem poderá nos ajudar???..
    Oposição covarde?/, parlamentares,políticos interessados em cargos e poder?/,
    O BRASIL(povo), já passou por muitos reveses e venceu todos..
    A luta continua…

  • Jorge Moreira disse:

    Grande profissional, exemplo de carater,, e liderança
    Parabens Leonardo Capitão Silva

  • Fernando José disse:

    Como matar 3 coelhos com uma cajadada!!!

    No momento em que o futebol brasileiro enfrenta sua maior crise e a Globo se vê enredada num megaescândalo de corrupção internacional, que envolve a compra dos direitos de transmissão de grandes torneios, o governo deveria condicionar a renegociação das dívidas dos clubes à venda dos direitos de transmissão à TV Brasil.

    Antes que venham criticar a ideia, dizendo que o governo federal não deveria gastar dinheiro com o futebol, saibam que o governo não gastaria R$ 1,00 sequer, pois o dinheiro que iria para os clubes viria da mesma fonte que vem hoje em dia, os anunciantes da TV. Aliás, os clubes poderiam receber até mais recursos pois não haveria o atravessar que tem hoje, que é a Rede Globo. O governo, muito pelo contrário, receberia os impostos, hoje sonegados pelos clubes.

    Assim, o principal monopólio eletrônico da comunicação seria enfraquecido, o pais passaria a ter uma televisão pública com recursos de monta, as entidades do futebol passam a ter como interlocutor um agente público e os clubes, empresas que são, deixariam de sonegar impostos!!!

    Essa é a hora dos clubes criarem a Liga e deixar que a CBF somente administre a Seleção Brasileira.

    Já passou da hora do futebol brasileiro ser moralizado.
    Ahhh…se a “CPI do Romário” não chegar até a Globo, essa CPI não terá servido para nada!!!

    • Paulo Cesar disse:

      Fernando, excelente observação. Só faço um adendo: para repassar à TV Brasil, o governo precisaria investir na infraestrutua do canal, principalmente em termos de alcance (cobertura nacional) e qualidade (sinal em alta definição é quase fundamental nos grandes centros). Caso contrário, os patrocinadores de peso (e la$$$$tro) simplesmente boicotariam o campeonato, tanto na TV quanto na publicidade dos estádios.
      E aí os clubes voltariam “de joelhos” para a Globo em 2 ou 3 anos. Infelizmente, ao contrário da Itália por exemplo, temos uma TV estatal muito “porca”, muito ruim.
      De resto, sua ideia é excelente.

    • Paulo Afonso disse:

      Momento adequado para discutir este tipo de solução… Talvez outro ponto de partida para a discussão seja a ESTATIZAÇÃO da justiça desportiva, que hoje é absolutamente privada… Ingresso de promotores, juízes e desembargadores através de concurso público… Acabaria a vinculação política e a defesa de interesses particulares…

    • Zé Carlos disse:

      Ideia genial!!!!

  • Neilson Marques disse:

    Leo Silva foi muito elogiado durante a transmissão, só acho que o Galo joga e deixa jogar, só não levou gol , porque o time do Vasco é horroroso. Tem baixar esse fator, fazer gols e não tomar.
    Pra variar, o Cru cru perdeu mais uma. Ih tô vendo a merda por lá!

    • audisio disse:

      Um bom tecnico para fazer isso é o Celso Roth. Desculpe colega mas não concordo. Tido grande time tem sua ênfase total em agredir o adversário.

  • juliobh. disse:

    vamos ver contra o avai!

  • Willian Barbosa Alves disse:

    Exemplar, comprometido, muito regular esse é o Leo Silva…

  • luiz ibirité disse:

    Dificil não pedir a cabeça do M.O neste momento o time precisando de umas mudanças e ele so altera o time pq o mena nao esta com o grupo,, manoel continua indo somente no corpo do adversario, maike travado pelo marquinhos, willians armando contra-ataques, arrascaeta não consegue dominar uma bola, willian todo afoito em frente ao gol e o damiao so no cerca lourenço, po M.O o time ta perdendo e vc me faz uma alteração aos 15 e outra aos 35 assim fica dificil de apoiar.

    • Paulo Afonso disse:

      Corinthians fará duas partidas fora de casa… Cruzeiro pegará no Mineirão o desesperado e companheiro de Z4 Flamengo na quarta-feira, depois será o clássico sábado contra o Galo… Tropeços de ambas as equipes podem viabilizar um troca-troca de técnicos… Marcelo Oliveira para lá, Tite para cá… Sei não, mas nos próximos 10 dias a gente pode ver algo assim…