Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Em meio a falta de dinheiro, contusões e suspensões, o futuro do Brasileirão: apostemos!

Passadas seis rodadas ainda não dá para arriscar com muita precisão o futuro dos times nas partes de cima e de baixo da classificação, mas a gangorra natural começa a se concretizar: os coadjuvantes que lideravam começam cair na real e os concorrentes ao título entram ou chegam perto das quatro primeiras colocações.

Difícil acreditar que o Atlético-PR se mantenha por muito mais tempo na liderança. Um time que conseguiu a duras penas permanecer na primeira divisão paranaense. Tá, jogou a maior parte da disputa com time reserva, o que atesta que não tem peças de reposição à altura do time titular. Tem 15 pontos, dois a mais que o irregular São Paulo, que é uma incógnita com o técnico colombiano Osório. Pode até disparar, mas ninguém tem certeza de nada. Ponte Preta e Sport Recife com 12 completam o grupo dos quatro primeiros. Com as contusões, cartões e outros problemas, possivelmente brigarão na parte intermediária para baixo na tabela.

Renato Cajá, o principal jogador da Ponte e nome mais badalado do campeonato até agora, deverá tomar outro rumo breve. Se jogar domingo, contra o Goiás em Campinas, atingirá sete jogos e não poderá se transferir para o Cruzeiro ou São Paulo que estão tentando a sua aquisição. A multa rescisória é de R$ 3,5 milhões, porém, ele mesmo deu entrevistas de que prefere voltar ao exterior caso saia da Ponte este ano. A Macaca é o 13º clube da carreira deste paraibano de Cajazeiras, 30 anos de idade, com passagens por Grêmio, Botafogo, Vitória, China, Japão, Turquia, mundo árabe, e interior de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Na zona do rebaixamento estão Flamengo, Vasco, Coritiba e Joinville. Flertando com ela, com até três pontos de diferença para o Urubu carioca, Santos, Palmeiras, Figueirense e Cruzeiro.

Desses, acredito que o Flamengo tem fôlego para sair fora logo, o Cruzeiro já iniciou a reação que era de se esperar, independentemente da troca de treinador.

Da quinta à 12a colocação estão Fluminense, Atlético, Avaí, Corinthians, Chapecoense, Inter, Goiás e Grêmio, de 11 a 8 pontos.

É de se imaginar que o Avaí vai brigar para não cair, porém, foi a Goiânia e derrotou o Goiás. Situação parecida com a do Figueirense que ontem venceu o Palmeiras. Tudo bem que foi em casa, mas o adversário foi quem mais contratou para esta temporada. Aliás, a essa altura, Marcelo Oliveira deve estar trocando telefonemas com Alexandre Mattos, o poderoso diretor palmeirense.

Mais umas cinco rodadas e aí teremos uma situação mais clara de quem vai brigar pelo título e vagas na Libertadores, que é o que interessa. Mas arrisco palpites no Galo, Cruzeiro, São Paulo e Inter. Hoje, pelo elenco que tem e por ter priorizado a Libertadores até a penúltima rodada, vejo o Inter como o maior favorito. Mas é água demais para passar debaixo da ponte até novembro, quando terá chegado a hora do pega pra capar.

BATISTA

Eduardo Batista que está no comandado do Sport Recife desde o Brasileirão 2014  e . . .

LEVIR

. . . Levir Culpi, são os únicos treinadores que permanecem nos times desde o início da edição deste ano.


» Comentar

Comentários:
30
  • audisio disse:

    Thiago Ribeiro foi o melhor jogador do time na partida contra o Avaí e foi sacado inexplicavelmente da equipe nem entrando em campo no jogo de sábado. Esse é o principal problema do Levir. Sua inconstância, Ele Nunca sabe a hora de parar de mexer na equipe, mesmo depois que esta tanha encaixado. Sempre foi esse seu principal problema: Sua ansiedade e inconstancia. Concordo com sua disposição e coragem tática de se manter atacando com somente um volante, mas precisa ser mais pro ativo nas alterações quando determinado jogador não está dando certo durante o jogo. Eu recomendaria desligar o seu alarme programado para disparar aos 15 minutos do segundo tempo para lembrá-lo que está na hora de susbstituir!

    Sua insistência com determinados elementos também é muitas vezes catastrófica. Se nào conseguir se reciclar Levir brevimente voltará a ser o Levice tão conhecido por todos nós.

    Obs: Não concordo com a escalação desse Giovanni no meio do campo. Pra mim se trata de um jogador medíocre.

  • FREITAS disse:

    Renato cajá: Triste 7×1 é o fim do futebol brasileiro. Super craque para pontes da vida!!

  • Vinicius Campos disse:

    Meu Deus. Renato Caja tido como craque por causa de 3, 4 jogos. Aí vai o empresário velhaco que só e coloca um cara de 30 anos meia boca que tava esquecido na ponte como super craque e vende para times com Cruzeiro e São Paulo ou quem mais tiver interessado.

    Vamos ver se eu queimo minha língua mas pra mim este aí não é foguete molhado é encharcado.

  • Julio Cesar disse:

    Treino no Galo apos derrota: Carlos sai, entra Thiago Ribeiro ! No dia em Seo Levir declarar que se equivocou numa escalação, ganha um pouco mais minha consideração (embora ele não necessite, claro).
    Repito, Pirangi caindo aos pedaços, inicio de crise, tecnico demitido, jogadores sob desconfiança da torcida e ao inves dele ir pra cima como fez nos dois ultimos jogos, ficou nessa lenda de que “classico é classico”. Ora, se o cara pensa assim e muda seu conceito e forma de jogar, dando mais chances ao adversario, que em erros assinala os gols, depois é so retrancar e rebater bolas. Então todos repetirão: no classico tudo se iguala ! Iguala se o outro permitir, como Seo Levir permitiu.

    • Pedro Vítor disse:

      Nesta aí estou contigo companheiro!

      Não havia um motivo sequer para o Levir Culpi inventar o Carlos no clássico. Thiago Ribeiro, entrou pela primeira vez contra a Caldense, na segunda etapa. Depois foi titular, contra o Internacional, no Independência e beira Rio, atuação abaixo da média, sentindo falta de ritmo.

      Passado este inicio, ele foi titular e jogou bem, contra o Fluminense, Atlético Falso, Vasco e Avaí, e o Levir simplesmente ignora os fatos, os números, que segundo ele é quem escala os jogadores do Atlético.

      O Levir é um senhor treinador, já mostrou isso no Atlético, mas este ultimo jogo contra o Cruzeiro, ele esteve com o jogo na sua mão, e por teimosia, conseguiu perder. A torcida aplaudiu o time, porque tentou o empate a todo momento, mesmo levando contra-ataques perigosos durante o segundo tempo, mas o Levir tem que pegar sua caderneta, onde tem os números, e consulta-la pelo menos de vez em quando!

      • Raws disse:

        Eu discordo só no seguinte, trocar Carlos por Tiago Ribeiro, é trocar mandioca por tapioca. Um defende e não ataca, o outro não defende e finge que ataca.

  • juliobh. disse:

    Maiores médias de público da história do Brasileirão
    seg, 21/05/12
    por Vinicius Paiva |categoria Marketing
    | tags Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco
    O Campeonato Brasileiro 2012 teve início neste fim de semana registrando alguns bons públicos – outros nem tanto. A maior assistência se deu durante Sport x Flamengo, quando 28.626 rubro-negros (público presente) vibraram no empate em 1 x 1. Historicamente, eis os clubes que mais encheram estádios Brasil afora:

    Fonte: Wikipedia (com base na revista Placar)

    Correção: a Média do Internacional no ano de 1975 é de 51.962 torcedores.

    O Flamengo é o grande campeão de público, tendo emplacado a maior média em 12 das 40 edições do Brasileirão (30% do total). Em seguida vem Atlético-MG (9), Corinthians (7), Bahia (3), Fluminense e Internacional (2 cada) e Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, Sport e Vasco. Cabe o registro da falta de informações relativas ao primeiro campeonato, jogado em 1971.

    Das 12 lideranças rubro-negras, metade delas se deu em ano de título. Neste sentido, destaque para o Atlético, que não foi campeão em nenhum dos anos em que liderou a estatística. O Corinthians conquistou apenas dois campeonatos com liderança nas arquibancadas – justamente os dois últimos (2005 e 2011). Além das seis conquistas do Flamengo e das duas corintianas, os seguintes clubes foram campeões e líderes de público: Internacional (1975 e 1979), Vasco (1974), Bahia (1988) e Cruzeiro (2003).

    O recorde de lideranças consecutivas pertence ao Flamengo, que entre 1980 e 1984 enfileirou cinco campeonatos. O Galo vem em seguida, com o maior público entre 1994 e 1997 (quatro vezes). Por três anos seguidos, apenas o Flamengo (2007-2008-2009), fato que pode ser igualado pelo Corinthians em 2012.

    Até 2007, Flamengo e Atlético dividiam a primeira posição na estatística – sendo que em 2009 o Fla roubou a ponta do Galo justamente na última rodada. Após um bom início em 1972 e 1976 (ano da “invasão ao Maracanã”), a Fiel verificou anos de ausência, com resgate relativamente recente. Na era dos pontos corridos (desde 2003), deu Corinthians em quatro oportunidades. Os únicos grandes que nunca figuraram na ponta em termos de assistência média são Botafogo, Santos e São Paulo.

    Individualmente, as melhores médias são as seguintes:

    (considerando apenas alguns integrantes da Série A)

    A marca alcançada pelo Flamengo em 1980 parece inimaginável nos dias de hoje. Com estádios de capacidade reduzida (ainda que o futuro Maracanã ultrapasse os 70 mil lugares), a média de 66 mil torcedores por jogo soa intransponível. O mesmo se aplica a alguns outros clubes, como o Corinthians em 1982 (60 mil por jogo) e o Atlético em 1977 (55 mil). Uma curiosidade: a hegemonia flamenguista na década de 80 impediu que diversos clubes atingissem a ponta. É o caso do Santos em 1983 – quando o Peixe obteve excelentes 49 mil torcedores por jogo. Vasco, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Botafogo também bateram seus recordes pessoais entre 1981 e 1983.

    E em 2012? Quem será o campeão de público? Façam suas apostas.

    Um grande abraço e saudações!

    E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

    Siga @vpaiva_ge

    Curtam o blog Teoria dos Jogos no Facebook!

    compartilhar
    114 Comentários para “Maiores médias de público da história do Brasileirão”
    Páginas: « 1 2 [3]

    65
    marcos:
    24 maio, 2012 as 20:04
    O GALO é bom demais para encher estadio..A torcida do GALO deve ir para assistir os visitantes porque o time joga nada, ganha nada. Precisa de time e não torcida..

    66
    milton maximo dsos antos:
    24 maio, 2012 as 21:05
    este post é pra encher linguiça, todos nós sabemos que anos passados trocava-se ingressos por tudo; lata de leite vazia, tampinha de refrigerante, pacote de bolacha e mais prefeitos, governadores bancavam parte dos ingressos.quero ver quem são os maiores em renda, que é o que interessa.

    67
    Marcelo:
    25 maio, 2012 as 6:37
    Gustavo 62, bom dia e boa sorte com o Jo. Ele em campo é voluntarioso, fez até um bonito gol pelo Colora, tão somente isto, fora do campo é equiparável ao Romário(fanfarão..kkk e indisciplinado). Quem tem Damião, Jo nem aparece, talvez sendo visto como uma estrela ele venha a jogar, pois por aqui, sem chances de sentir saudades..kkkk

    68
    ALEXANDRE GUIMAR~EAS – O MAIS FLAmenguista do mundo:
    25 maio, 2012 as 10:39
    flamengo tem torcida até na antartida…..insuperavel……………………….

    69
    CARTUNISTA HEXACAMPEÃO BRASILEIRO – http://WWW.PEDROCHARGES.BLOGSPOT.COM -:
    25 maio, 2012 as 15:41
    21
    alex:

    tem uns ae falando que o flamengo é insuperável,o flamengo tem uns 33 milhoes de torcedores e o galo tem uns 8 milhoes e o corinthians tem uns 30 milhoes, olhem a diferença;

    ————————————————————————————————————————–

    informe-se melhor amigo!
    flamengo tem mais de 40 milhões de torcedores no brasil!
    corínthians mal tem 25 milhões e não 30 como vc disse …
    corínthians fora de são paulo e parte do paraná inexiste;
    comparar o regional corínthians logo com a maior torcida do planeta soa como piada!!!!!
    saudações rubro-negras!…o fla é o fla!
    e só pra constar:flamengo jogou seus 2 últimos campeonatos sem o maracanã…nos aguarde!
    70
    isso é obvio,pois o flamengo só joga no maracana,pois não tem estádio como o do vascão:
    25 maio, 2012 as 18:19
    se o vascão só jogasse no maracana,também teria tido vários recordes de publico,mas como todos sabem em são januário só cabem 30 mil pessoas enquanto no maraca cabem no minimo 80 mil
    tanto o flamengo como o galo e são paulo levam vantagem por jogarem em estádios que cabem mais de 80 mil pessoas,enquanto a grande maioria joga em estádio para 20 ou 30 mil pessoas
    o vascão na série b lotou o maraca as 3x que jogou lá, inclusive tendo o recorde de publico do ano no jogo vasco x ipatinga
    a realidade é que quanto maior o estádio maior a média de publico é obvio
    se o vasco jogar 6 jogos no maraca com 80 mil por jogo, daria 480 mil pagantes,dividindo por 19 rodadas daria mais de 24 mil por jogo,mesmo que nos outros 13 jogos fossem de estádio totalmente vazio
    ou seja, apenas 6 jogos dos 19 no maraca ja são suficientes para ter a melhor média de publico e a mulambada só joga no maraca e qualquer time em crise coloca no minimo 20 mil no maraca
    71
    paulo:
    25 maio, 2012 as 21:01
    o verdadeiro ranking e realmente por renda

    71
    paulo:
    25 maio, 2012 as 21:01
    O VERDADEIRO RANKING E REALMENTE POR RENDA. Quem mora em minas sabe que quando os ingrassos sao o mesmo preco para atletico e cruzeiro o cruzeiro ganha de longe. Neste campeonato mineiro de 2012 por exemplo quando os precos foram maios ou menos igual entre os dois times o cruzeiro que fez uma pessima campnha nao chegando nem a final , mesmo assim superou o rival em ´publico .

    72
    Thiago Ribeiro:
    29 maio, 2012 as 7:49
    ERRATA: A maior média de público do campeonato Brasileiro 2003 foi do Fortaleza:

    Médias de público por clube:

    1º. FORTALEZA 23.472
    2º. Cruzeiro MG 23.443
    3º. Paysandú PA 14.559
    4º. Internacional RS 13.876
    5º. Atlético MG 13.245
    6º Goiás GO 12.685
    7º. Bahia BA 12.131
    8º. São Paulo SP 11.017
    9º. Figueirense SC 10.164
    10º. Grêmio RS 9.887
    11º. Flamengo RJ 9.533
    12º. Atlético PR 9.138
    13º. Corinthians SP 9.016
    14º. Criciúma SC 8.293
    15º. Coritiba PR 7.735
    16º. Santos SP 7.628
    17º. Fluminense RJ 5.863
    18º. Vitória BA 5.309
    19º. Vasco da Gama RJ 5.250
    20º. Juventude RS 4.788
    21º. Guarani SP 4.567
    22º. Paraná PR 4.419
    23º. Ponte Preta SP 4.064
    24º. São Caetano SP 2.279

    73
    João Paulo Napoli:
    29 maio, 2012 as 7:52
    Amigos, há uma incorreção grave na pesquisa, além de todas as que já foram apontadas pelos ilustres torcedores. Acho que a incorreção, se não é mera falta de observação, demanda do puro preconceito contra equipes do Nordeste do Brasil.

    Como pode o FIGUEIRENSE – SC figurar em 13º lugar, com a média de público de 16.696 torcedores em 1975, se, em 2005, por exemplo, o FORTALEZA – CE teve média de público de 23.731 torcedores (a segunda maior do campeonato, atrás apenas do CORINTHIANS – SP, o campeão daquele ano, que teve média de 27.319)? Essa média foi esquecida??? E por que esqueceram outros clubes do Nordeste, como SANTA CRUZ, BAHIA, VITÓRIA, CEARÁ, SPORT E NÁUTICO???

    Além disso, a matéria não diz de onde saíram as médias de público anuais, para atestar como verossímil, por exemplo, a informação de que o CRUZEIRO – MG, Campeão de 2003, teve, naquele ano, média de 26.366. Na verdade, o campeão de público de 2003 foi o FORTALEZA, que, mesmo rebaixado, teve média de 23.472 torcedores, acima do Cruzeiro, que teve 23.443. Os dados são da Revista Placar.

    74
    leo:
    29 maio, 2012 as 16:56
    Em Santa Catarina, o FIGUEIRENSE FC nao tem rivais no quesito TORCIDA.

    http://historiadatorcida.blogspot.com

    75
    fernando:
    30 maio, 2012 as 22:13
    cruzeirense vem com esse mimimi de preço de ingresso, mais gostaria de lembrar que antes de 2006 os preços para galo e cruzeiro eram exatamente os mesmos……então CHUUUUUUUUPAAAA mariada, aqui em minas que manda é a grande e famosa torcida do GALO!!!

    76
    Sport+querido/PE:
    2 junho, 2012 as 9:45
    Para atualizar as maiores médias de público do campeonato brasileiro até o ano de 2011:

    01. Flamengo 26.979
    02. Bahia 24.139
    03. Atlético-MG 24.067
    04. Corinthians 22.349
    05. Cruzeiro}}: 19.276
    06. Internacional-RS 18.259
    07. Palmeiras 17.653
    08. São Paulo 17.444
    09. Grêmio 17.174
    10. Vasco: 17.133
    11. Fluminense: 16.129
    12. Santa Cruz 15.607
    13. Sport 15.183
    14. Ceará: 15.056
    15. Coritiba 14.045
    16 Botafogo 13.735
    17. Paysandu 13.562
    18. Goiás: 13.381
    19. Santos 13.212
    20. Vitória: 12.746
    21. Náutico: 11.739
    22. Atlético-PR}: 11.605
    23. Figueirense: 9.974
    24. Avaí 9.559
    25. Atlético(GO} 9.466
    26. Santo André: 9.195
    27. Guarani-SP} 8.426
    28. Ponte Preta 7.771
    39. Paraná 7.603
    30. Portuguesa 6.301
    31. Criciúma 6.266
    32. Juventude: 5.386
    33. América(MG) 5.126
    34. São Caetano 4.111
    35. Prudente 3.692
    36. Ipatinga 3.602

    Fonte: Guias da Revista Placar 2009/2010/2011/2012.

    77
    carlos eduardo ribeiro:
    8 julho, 2012 as 20:56
    Interessante, num estado que tem apenas 15 milhões de habitantes,o clube que se diz maior torcida levar ao maraca com love e adriano,..1100, 2110, 3000 torcedores. rendas de 30, 36, 42 mil!
    Com love e r10 publicos iguais. Se nem no rio vcs levam torcida e naufragam nas maiores dividas do futebol brasileiro, como acreditar só em pseudo pesquisas!
    não há nada em torcida no brasil igual a Corinthians! e vcs sabem, chega de kaô!
    vcs estçoa falidos faz é tempo!

    78
    Alder Machado Campos:
    9 julho, 2012 as 11:24
    Nós torcedores atleticanos estamos de parabéns pois com título ou sem título lotamos estádios. Somos apaixonados e nascemos atléticanos. Está torcida é o maior patrimônio que o Atlético possui. Quando o Atlético joga os estádios balançam, tremem. Já quando o cruzeiro joga o estádio rebola. Imaginem se ganhassemos títulos ninguém segurava. Abraços a todos os atléticanos deste país, pois somos eternos apaixonados pelo nosso CAM. Dá-lhe GALO>>>

    79
    Edlon Rocha:
    14 julho, 2012 as 5:07
    NÃO ESQUEÇAM DO TODO PODEROSO SANTA CRUZ que em 2010 colocou a média de 30243 e em 2011: 36916 NO ARRUDA.
    Uma torcida de arrepiar. pagantes ou não pagantes!!! A vá, tudo isso faz parte da gestão do clube, para fazer a festa!!!
    Assisti à um jogo no mundão e vê se não faz parte!!! Essa de medir público por pagante ou não, não tá com nada!!!

    80
    GeCesar:
    16 julho, 2012 as 12:21
    O comentário é atrasado. Só agora vi esta postagem, mas é preciso lembrar uma coisa. Flamengo e Atlético jogaram sempre no Maracanã e Mineirão respectivamente, estádios que eram de grandes proporções e o Corinthians jogava a maioria dos seus jogos no Pacaembu. Esse fator, sobretudo nos anos 70, 80 e boa parte do 90 fizeram toda ou muita diferença. O Flamengo já colocou, por exemplo, 150 mil em uma final contra o Santos e públicos como este do exemplo aumentam e muito a média. Ou seja, se as condições fossem mais iguais, o Corinthians não teria “apenas” 7 melhores médias contra 9 do Atlético e 12 do Flamengo. O Corinthians foi campeão em 98 e 99 e perdeu a média de público para o Mineirão dos vices Cruzeiro e Atlético. Em condiçoes mais iguais de tamanho de estádio, o Corinthians foi o campeão de média nos dois últimos campeonatos e segue firme para ter a maior média deste ano. Jogando com times reservas e só agora saindo da zona de rebaixamento, já lidera a média.

    81
    CRUZEIRO:
    19 julho, 2012 as 16:33
    Lembrando a Menor de Minas ( a Galinhada ) o Cruzeiro paga mesmo com ou sem MIneirão 30 Reais por jogos em casa , enquanto o Atletico muda todos os Anos os preços dos ingreços de 5 a 12 Reais , o Cruzeiro Sempre Botou Muito mais torcidas em Classicos , Pois A equipe Pateticana Sempre e hulmilhada em Classicos , outra coisa O Cruzeiro tem a maior torcida de Minas Gerais com 6 MIlhoes de Cruzeirenses , Contra 3 dos Pateticanos . Saudaçoes Celestes ..
    ( Nunca Caimos Para 2 Divisão ) GALINNHADA

    82
    Arthur:
    19 julho, 2012 as 22:05
    Considerando sua resposta no comentario 34, o flamengo pode jogar no engenhao que tem capacidade de 46 mil pessoas se nao me engano, alem disso, agora em 2012 a torcida do Galo esgotou os ingressos de todos os jogos em casa, mas por conta de cambistas e restricoes ainda nao conseguiu superar a marca de 20 mil (a capacidade é de 21 mil)

    83
    RODRIGO EUSTÁQUIO:
    20 julho, 2012 as 23:07
    TODAS SÃO FRACAS PORQUE JUNTANDO TODOS OS JOGOS DE CADA TIME EM CASA ATÉ HOJE EM 2012 NENHUM DE VOCÊS SUPERAM O CLUBE ATLETICO MINEIRO!! SIMPLESMENTE O TIME QUE MAIS LEVOU TORCEDORES EM CASA!! DE 1971 A 2012 JÁ FORAM MAIS DE 15 MILHOES DE TORCEDORES E MAIS UM RECADO INGRESSO DO GALO VARIA DE 40 A 200 REAIS!! A MAIS FANATICA DO BRASIL!!!

    84
    Matheus Oliveira:
    27 julho, 2012 as 10:16
    GeCesar! do comentário 80.
    A sua lógica de raciocínio serve tb para o Atlético, já que o Flamengo tinha o Maraca que cabe mais que o Mineirão. Em 80 que houve a disputa do brasileiro entre os dois times, o Flamengo teve a maior média. E se for pensar assim, nos últimos dois anos o Corinthians jogou em estádio com capacidade maior que da Arena do Jacaré e Independência. Além disso o Corinthians não jogou apenas no Pacaembu, teve vários jogos no Morumbi. Isso tudo é desculpa. E nessas 9 vezes que o Atlético foi primeiro o time não foi campeão em nenhuma. Fato a ser considerado sobre o fanatismo da torcida.

    85
    wenderson:
    31 julho, 2012 as 10:26
    Marcos(comentario 65) vc deve ser um otario msm pra dizer q a massa do galo vai pra ver o visitante jogar… nos vamus msm pq nos temos amor pela insituiçao atletico mineiro!! ja vcs nao,q deicham o time na mao quando mais precisa,essas torcidinhas lixos e esses babacas q nao respeitam o galo..apesar q nos ultimos anos os times do atletico nao mereceram respeito msm,mas a torcida mais apaixonada do Brasil tem q ser respeita! GALOUCURA=RAÇA DETERMINAÇAO E RESPEITO

    86
    Marco:
    31 julho, 2012 as 16:51
    Para os desinformados que justificam as excelentes médias de publico do Galo baseado no preço dos ingressos, eu informo a voces os preços das entradas para jogos do Atlético no Independência:
    BLOCO ISMÊNIA
    – Setor Especial Ismênia / Portão 2 / R$ 200,00 / R$ 100,00
    – Setor Corporativo Ismênia / Portão 1 / R$ 300,00 / R$ 150,00
    – Cadeira Ismênia (Atlético) / Portão 10 / R$ 40,00
    BLOCO MINAS
    – Setor Especial Minas / Portão 6 / R$ 40,00
    – Setor Corporativo Minas / Portão 9 / R$ 200,00 / / R$ 100,00
    – Cadeira Minas / Portão 7 / R$ 20,00
    BLOCO PITANGUI
    – Setor Especial Pitangui / Portão 3 / R$ 60,00
    – Setor Corporativo Pitangui / Portão 4 / R$ 300,00 / R$ 150,00
    – Cadeira Pitangui / Portão 5 / R$ 30,00

    E o Independência está sempre lotado em jogos do Galo. Portanto, arrumem outro argumento para tentar discutir presença de público em jogos do Galo, porque essa de ingresso barato não cola. Os números provam que a torcida do Atlético é gigante e fanática, estando sempre presente nos estádios para apoiar o time, independente se a situação é boa ou ruim. Não somos como uns e outros que só frequentam os jogos do seu time, quando este está bem, brigando pelo título. Somos uma torcida diferenciada! Saudações Atleticanas.

    87
    marcioWoW:
    31 agosto, 2012 as 21:10
    tem cruzeirense que fala que o ingresso do galo é barato kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fala serio, o galo lidera 2012 na renda, o ingresso mais barato é 40 reais

    88
    Renato:
    2 setembro, 2012 as 19:11
    A torcida Atleticana tá de parabéns , é uma torcida muito atuante e apaixonada , no nordeste também tem algumas torcidas apaixonadas , um exemplo é a do Santa Cruz , Fortaleza , Ceará entre outras . o Flamengo também é uma torcida apaixonada que apenas vive num momento desconfiada , e a do Corinthians também são as que mais me impressionam

    89
    Júnior:
    11 setembro, 2012 as 23:37
    Peço que corrijam um grave erro sobre as médias de público do Internacional em 1975 e 1979

    print da revista placar com os números certos:

    http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAALddLl1XnaraCYeBwZjPSVymUBwW2yD7ft_lqHN0Ho5TptS4TjRt6HRbCue_9tlLFjkhd8Dk8-gcIBuLA7JIjjIAm1T1UBPs7UDxYfa9MOFKkyQMkAy7ikIm.jpg

    1975: Internacional = 51.962

    1979: Internacional = 46.491

    Corrigido, amigo. Obrigado.

    90
    Fabrício:
    12 setembro, 2012 as 1:19
    Só quem já experimentou um Mineirão Lotado, um Hino cantado na maior força da voz, e um tropeirão no intervalo, pode entender a paixão atleticana. A torcida mais apaixonada do Brasil. Flamengo em primeiro lugar, não é novidade, afinal são mais de 30 milhões… O que justificaria então o Galo em segundo? Só a paixão explica.

    No Galo não tem simpatizantes.

    Simpatizantes não vão ao estadio. Não pagam ingresso (mesmo que seja R$1,00!)
    Aqui é paixão!

    E se formos campeões este ano, ai vcs vão conhecer o que é torcida de verdade.

    91
    Bola:
    24 outubro, 2012 as 15:50
    Não entendi porque fizeram a classificação das maiores médias (2° tabela) e só consideraram os times da série A no ano. Já que está se falando de público e o Bahia tem números representativos. Ou seja excluíram 2 times do nordeste, que este ano estão disputando a Serie A. E o Bahia eh bicampeão Brasileiro. Só para constar, que realmente não entendi a relevância de so considerar times da série A de 2010, sendo que o tema eh público

    92
    Alysson:
    24 outubro, 2012 as 20:35
    http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/mediaspub.htm

    Talvez a placar tenha errado.

    93
    Antonio Carlos de Carvalho:
    26 novembro, 2012 as 12:13
    As melhores médias anuais estão incorretas:
    Fonte: http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/mediaspub.htm
    Melhores médias anuais
    Série A; partidas em casa
    1972: Corinthians 40.719
    1973: Flamengo 33.660
    1974: Vasco da Gama 36.619
    1975: Internacional 51.962
    1976: Corinthians 47.729
    1977: Atlético Mineiro 55.664
    1978: Palmeiras 31.359
    1979: Internacional 46.491
    1980: Flamengo 66.507
    1981: Flamengo 43.614
    1982: Flamengo 62.436
    1983: Flamengo 59.332
    1984: Flamengo 38.543
    1985: Bahia 41.497
    1986: Bahia 46.291
    1987: Flamengo 47.610
    1988: Bahia 35.537
    1989: Vasco da Gama 21.991
    1990: Atlético Mineiro 26.748
    1991: Atlético Mineiro 26.763
    1992: Flamengo 42.922
    1993: Corinthians 37.330
    1994: Corinthians 22.801
    1995: Botafogo 23.179
    1996: Atlético Mineiro 25.449
    1997: Atlético Mineiro 23.342
    1998: Sport 35.580
    1999: Atlético Mineiro 42.322
    2000: Fluminense 20.219
    2001: Atlético Mineiro 30.679
    2002: Fluminense 25.666
    2003: Cruzeiro 26.109
    2004: Corinthians 13.547
    2005: Corinthians 27.330
    2006: Grêmio 25.630
    2007: Flamengo 39.221
    2008: Flamengo 40.695
    2009: Flamengo 40.035
    2010: Corinthians 27.446
    2011: Corinthians 29.424
    2012: Corinthians 25.222

    Totais por clube
    Flamengo: 11
    Corinthians: 9
    Atlético Mineiro: 7
    Bahia: 3
    Fluminense, Internacional e Vasco da Gama: 2
    Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, Sport e Botafogo: 1

    94
    André Guimarães:
    19 fevereiro, 2013 as 15:46
    Segundo vários outros sites a maior média de 1971 também foi do Galo.
    Vide http://www.pasionlibertadores.com/fanaticos/Hinchas-que-mas-van-al-estadio-en-Brasil.—20130117-0008.html

    95
    Ronaldo di Souza:
    21 abril, 2013 as 9:38
    Boicotaram o ano de 1971 que o Galo feve a maior média de pública – então por 11 vezes o Galo teve a maior média e não 10.

    96
    Lucas:
    7 maio, 2013 as 2:21
    Esse cara não pesquisou direito ao publicar a matéria lamentavel

    97
    carlinho:
    15 julho, 2013 as 9:49
    é claro flamenguinha é o maior até na carotagem

    98
    uerdem modesto canazart:
    22 julho, 2013 as 16:41
    Eu sou justo, estou vendo que o assunto é torcida, o meu time peca muito, mas tem suas razoes, na época da administração perrelas eles enfiava as mão nosso time podia ta caindo que o ingresso era caro, fora de horario, e o principal a impressa não divuga não encentiva, tem uma má vontade para falar do nosso cruzeiro. mas uma coisa eu tenho certeza nos eramos o terceiro time de minas para hoje ser o primeiro com todas essas barreira com uma historia fantastica, sou feliz de mais com esse time te amo cruzeiro onde tiver um torcedor correra o mesmo sangue.

    99
    uerdem modesto canazart:
    22 julho, 2013 as 16:48
    para finalizar hoje o fla o corintians tem a maior torcida no brasil por causa da rede globo, jogos pode ser pelada que eles transmite em todo o brasil. o meu cruzeiro tem essa torcida por merito proprio. o amor conquistado foi por ver garra, luta, e paixão por uma camisa que honra o nome de minas.

    100
    Marcos Fontes:
    22 outubro, 2013 as 16:26
    Eu acho que a média para um time como o Flamengo não pode ser computado apenas em jogos com mando de campo, visto que tem grande numero de torcedores em todo o Brasil, um grande exemplo foi o jogo de abertura desse Brasileirão 2013 entre Santos x Flamengo em Brasília, 68 mil, foi notório a quantidade massacrante de Flamenguistas no estádio batendo recordes porém não foi computado como média para o Flamengo e sim para o Santos, igualmente foi o jogo contra o Vasco com 65 mil, também em Brasília computada para o Vasco. Logo essa pesquisa apesar de ter o Flamengo como líder, não diz a realidade pois o Flamengo estaria bem mais a frente.

    101
    Pedro Melo:
    30 outubro, 2013 as 12:19
    Engraçado a galerinha ai falando do valor do preço dos ingressos para o jogo do Atlético-MG, mas é só dar uma olhada ai em qual foi a maior renda da história, e quando eu digo isso, foi desse ano, na final da libertadores contra o time de Olimpia. A maior renda é do atlético mineiro, e sim, pode colocar o preço que for que os atleticanos vão lotar estadios. Parabéns ao Flamengo, Atlético e Corinthians, torcidas que valem a pena…

    102
    MARCUS VINICIUS DOS SANTOS TEODORO:
    31 outubro, 2013 as 11:51
    Pelo que eu sei isso sim é pesquisa, pois mostra quais torcidas vão realmente aos estádios não é como certas pesquisas que dizem ter feito a famosa “entrevista” onde nem eu nem você é entrevistado pela mesma. Agora fica a Dúvida será mesmo que a torcida do Corinthians é grande assim como dizem? Ou são simpatizantes? As Marias são realmente a maior de Minas como elas mesmas se intitulam? E outra apesar de ser atleticano, o Flamengo tem a maior torcida do Brasil. Isso é fato, agora as ordem de como ficaria o 2,3 e 4…lugares é uma incógnita. Pois as famosas torcidas de maiores torcedores segundo as pesquisas fantasmas são Flamengo em 1º, Corinthians em 2º e São Paulo em 3o. Lembrando que a torcida do Atlético Mineiro é a 2ª maior que vai realmente aos estádios e a 3ª da lista em assinaturas do premier do sportv. Fica aí a dúvida, sem clubismo..E outra podem xingar a vontade, quando xingamos a opinião dos outros isso mostra que a verdade doí..

    103
    Roberto LASilva:
    31 outubro, 2013 as 12:11
    Não foi publicado 1971, o 1o campeonato brasileiro, quando o Galo foi o primeiro campeão brasileiro e com certeza também ganhou a melhor media do Brasil…vamos considera 1971…OBRIGADO… então o Galo tem 10 recordes e não 9(nove)…

    104
    Raphael Bitarães:
    31 outubro, 2013 as 12:35
    vale ressaltar que embora em 2006 o gremio faturou a maior media da serie a,o Galo teve a maior media das 4 divisões,cerca de 39.000 pagantes segido do Bahia que disputava a série C.se for colocar na pratica o Galo tem mais uma média aii,pena que estava na série B e não entra na estatistica,mais como sempre a torcida do Galo deu show nas arquibancadas

    105
    iraq:
    31 outubro, 2013 as 18:02
    É supérfluo e contra nossas próprias forças.
    (Antígone, Sófocles).

    106
    Iraq:
    31 outubro, 2013 as 18:04
    Quando disputou a segunda, o Galo bateu todos os recordes de presença no estádio..

    107
    Waldeni:
    31 outubro, 2013 as 18:25
    Infelizmente esta pesquisas são injustas com o Fla, pois mesmo jogando fora de casa, o Fla lota o estádio do rival, mas o público entra na conta do rival, isto é, boa parte do público dos outros times são do Flamengo.

    108
    jere:
    31 outubro, 2013 as 22:06
    eles colocam assim: ” e o mais importante, a média de publico…”
    o mais importante, é titulos no curriculum
    e isso o cruzeiro tem demais
    chupa gaylo

    109
    Lucas:
    31 outubro, 2013 as 22:17
    Amigo errado só em 2013 o cruzeiro teve 30 mil pagantes no Mineirão, vc ta doido o flamengo contra o fluminense já lotou o Maracanã com 106 mil pagantes amigo procura fontes certas..

    110
    Paulo:
    1 novembro, 2013 as 9:19
    Como disse Eurico Miranda na cara de Alexandre Kaiu no Clube dos 13 quando o boquirroto veio argumentar tal bobagem de público…

    “Meu caro Kaiu, com ingresso a 2 reais, o Vaxcu encheria o Marcanã todos os jogos!”

    Já em 2013, com todos os clubes cobrando mais que o dobro do atlético, qual a média de público deste time?

    FARSA!!!

    111
    evandro:
    1 novembro, 2013 as 15:11
    Chora MARIA a GALO A MAIOR de MINAS….

    112
    $cesar$:
    1 novembro, 2013 as 17:41
    galoucura e noiz a maior de minas sempre chupa seus marias

    113
    Hernane Alencar:
    7 novembro, 2013 as 2:16
    Eu acho que a média para um time como o Flamengo não pode ser computado apenas em jogos com mando de campo, visto que tem grande numero de torcedores em todo o Brasil, um grande exemplo foi o jogo de abertura desse Brasileirão 2013 entre Santos x Flamengo em Brasília, 68 mil, foi notório a quantidade massacrante de Flamenguistas no estádio batendo recordes porém não foi computado como média para o Flamengo e sim para o Santos, igualmente foi o jogo contra o Vasco com 65 mil, também em Brasília computada para o Vasco. Logo essa pesquisa apesar de ter o Flamengo como líder, não diz a realidade pois o Flamengo estaria bem mais a frente.

    114
    Diego Franco:
    11 novembro, 2013 as 20:11
    No mesmo print da revista Placar que você utilizou para corrigir a média do Internacional, aponta o Cruzeiro como líder de público em 1998. http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAALddLl1XnaraCYeBwZjPSVymUBwW2yD7ft_lqHN0Ho5TptS4TjRt6HRbCue_9tlLFjkhd8Dk8-gcIBuLA7JIjjIAm1T1UBPs7UDxYfa9MOFKkyQMkAy7ikIm.jpg

    Páginas: « 1 2 [3]

    Comentar
    « post anteriorpróximo post »
    PRÊMIO TOPBLOG 2012

    Perfil
    Vinicius Paiva é economista, 30 anos, natural de Volta Redonda-RJ. Analisa o esporte sob a ótica do marketing esportivo, ao mesmo tempo em que realiza um trabalho de “pesquisador de pesquisas”. Neste blog, pretende mapear a configuração das torcidas brasileiras nas mais diferentes regiões do país. teoriadosjogos@globo.com. Twitter: @vpaiva_ge

    Maiores médias de público da história do Brasileirão
    seg, 21/05/12
    por Vinicius Paiva |categoria Marketing
    | tags Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco
    O Campeonato Brasileiro 2012 teve início neste fim de semana registrando alguns bons públicos – outros nem tanto. A maior assistência se deu durante Sport x Flamengo, quando 28.626 rubro-negros (público presente) vibraram no empate em 1 x 1. Historicamente, eis os clubes que mais encheram estádios Brasil afora:

    Fonte: Wikipedia (com base na revista Placar)

    Correção: a Média do Internacional no ano de 1975 é de 51.962 torcedores.

    O Flamengo é o grande campeão de público, tendo emplacado a maior média em 12 das 40 edições do Brasileirão (30% do total). Em seguida vem Atlético-MG (9), Corinthians (7), Bahia (3), Fluminense e Internacional (2 cada) e Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, Sport e Vasco. Cabe o registro da falta de informações relativas ao primeiro campeonato, jogado em 1971.

    Das 12 lideranças rubro-negras, metade delas se deu em ano de título. Neste sentido, destaque para o Atlético, que não foi campeão em nenhum dos anos em que liderou a estatística. O Corinthians conquistou apenas dois campeonatos com liderança nas arquibancadas – justamente os dois últimos (2005 e 2011). Além das seis conquistas do Flamengo e das duas corintianas, os seguintes clubes foram campeões e líderes de público: Internacional (1975 e 1979), Vasco (1974), Bahia (1988) e Cruzeiro (2003).

    O recorde de lideranças consecutivas pertence ao Flamengo, que entre 1980 e 1984 enfileirou cinco campeonatos. O Galo vem em seguida, com o maior público entre 1994 e 1997 (quatro vezes). Por três anos seguidos, apenas o Flamengo (2007-2008-2009), fato que pode ser igualado pelo Corinthians em 2012.

    Até 2007, Flamengo e Atlético dividiam a primeira posição na estatística – sendo que em 2009 o Fla roubou a ponta do Galo justamente na última rodada. Após um bom início em 1972 e 1976 (ano da “invasão ao Maracanã”), a Fiel verificou anos de ausência, com resgate relativamente recente. Na era dos pontos corridos (desde 2003), deu Corinthians em quatro oportunidades. Os únicos grandes que nunca figuraram na ponta em termos de assistência média são Botafogo, Santos e São Paulo.
    por exemplo, o FOR

  • humberto disse:

    Posso até queimar a língua mas este renato cajá é jogador de time pequeno, se vestir a camisa de um grande como já fez, some, desaparece, concordo com o que disse o joão vitor xavier, que jogadores como walter e tambem cajá, não conseguem jogar em times de camisa pesada.

  • Rafael disse:

    Jaeci já cravou que quem vem p o Crucru-freguês arrogante é o tal de Quinteros.
    E falou um monte de bobagem sobre a competência e o caráter do Marcelo Oliveira.
    Cajá é bom jogador, mas o Luxa gosta mesmo é de Jussiê e Renan Oliveira. Sobre o campeonato, é isso aí, somente após a 10a rodada é que dá para ter ideia de onde cada time chega. Mas o Goiás perder em casa para o timeco do Avaí surpreendeu.

  • Marcão de Varginha disse:

    Tenho dó… momentaneamente saíram do bueiro e já arrotam vaidade, arrogância, egocentrismo, mania de grandeza…
    26/11/2014: eterno (e dolorido)!

  • Julio Avila (mariana) disse:

    o fregues voltou!

  • J.B.CRUZ disse:

    O CRUZEIRO foi no Horto e ”enterrou o morto”‘..
    Bola prá frente !!..

  • Paulo disse:

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/06/06/interna_gerais,655453/confronto-entre-torcidas-antes-de-classico-deixa-tres-feridos-no-centr.shtml

    alô pm, mp e justiça de uma forma geral, aqui estão as imagens. vcs estão esperando o que procurar, identificar, intimar, interrogar, julgar, processar, condenar e prender a bandidagem azul?

    • Pedro Vítor disse:

      É um absurdo, este tanto de marginal torcedor do Cruzeiro, que se dizem organizados, pegar dois atleticanos, praticamente sozinhos, e pra mim isso é tentativa de homicídio!

      O pior é que são acobertados por torcedores do Cruzeiro, que não sabem diferenciar a covardia. Então só pode punir se for atleticano espancando cruzeirense, o contrario não vale?

      A imagem é clara, se a policia num chega estavam sendo velados uma hora dessa!

    • Márcio borges disse:

      Só corrigindo. É ele e nao “ela”.

    • Márcio borges disse:

      Tai ele de novo. E o piore que ela mesmo coloca a noticia. Briga de torcidas. E só tinha bandido azul. Os alvinegros são santos.
      O comédia danada….

  • Jr.Gam disse:

    Esse time do Galo não é confiável, com Levir então? Alguem duvida que perderá para o flamengo no Rio?

  • Rodrigo Assis disse:

    Com o elenco que tem o Atlético fica mais um ano na fila, é pra brigar pelo G4 e só

  • Clóvis Fagundes disse:

    Tomara que viesse pro Cru cru, este cara só joga em time pequeno, aliás, somente na Ponte.
    Como era de se esperar, os arrogantes voltaram… Ganharam do Galo com dois gols espíritas, ou melhor, contra, e tome arrogância. A arrogância já tomou conta de Luxa também, quem até outro dia tava na miúda. Já houve a festa da chegada, daqui uns dias é a da saída… E ainda, brigado com Gilvan!

  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    Pelo amor de Deus ! Renato Cajá é retrocesso total. Que fique por lá !

  • José Eduardo Barata disse:

    Em um campeonato com os destaques Cajá e Walter o Atlético tem que parar com a mania de
    perder em casa para times pequenos .
    Essa história de Tombense , Paranaense , Ypiranga ( ou Pirangi ) já deu .
    Vamos levar a coisa a sério .

  • José Eduardo Barata disse:

    Só p’ra registrar : tem alguma coisa errada em um campeonato em que os destaques são
    Renato Cajá e Walter .

  • Thales rosa disse:

    O atlético-mg nao luta nem por libertadores.. O elenco não é bom vomo dizem por ai.. Alem de tudo ja deve dois meses de salario.. A imprensa de mg tenta esconder mas no twitter jornalistas de outros estados ja confirmam.
    Ja o cruzeiro com a contratacao do meia diego ja resolve.. Rumo ao penta nacional.. So temos inter e sp como adversarios..

  • Julio Avila (mariana) disse:

    pra quem nao se lembra o furacao ja foi campeao br,e o time nao é tao ruim assim e tem uma torcida que carrega o time! o cruzeiro é aquele ditado o time nao é bom como 2013 2014 mas se deixar chegar no final com chances a camisa pesa!

  • Pedro Vítor disse:

    Além de tudo isso que você citou Chico Maia, tem a janela de transferências, assim, num tem ninguém jogando muita bola também não, mas sempre aparece uns maluco da China, das Arabia, da Russia, ate mesmo Franceses, Italianos, e no momento atual financeiro do futebol brasileiro, ate mesmo segunda divisão, espanhola, alemã e inglesa, não pode descartar!

    O que eu prevejo é que daqui a 5 ou 6 rodadas, teremos uma primeira definição. Mas a chapa vai esquentar mesmo é a partir da segunda quinzena de agosto. No Atlético pode sair, Luan, Marcos Rocha, Jemerson, Douglas Santos, Rafael Carioca e Carlos, se sair um, não fará tanta diferença, se sair dois, já desmonta a base do time, se sair três, já estão pensando no ano que vem!

  • weverton soares disse:

    Renato Cajá, por enquanto, é o craque do brasileirão. É o camisa 10 que faz falta ao Flamengo e Cruzeiro. Quem tiver grana, leva. É bom jogador.

    • Cesar disse:

      Jogador de 30 anos que já rodou o mundo do futebol e não foi destaque em nenhum grande clube, aparecendo em time da prateleira do meio para baixo nessa idade, é só contratar e cair do cavalo. Esse para mim é o maior erro de avaliação de dirigentes ditos experiente do futebol e torcedores. Se fosse capaz de resolver problemas de grandes clubes não estaria sendo destaque hoje no futebol. Tomara que o Cruzeiro contrate para ficar com mais um bonde lá na toca.

  • weverton soares disse:

    Incógnitas à parte, vamos desdenhar os rumos do brasileirão. Concordo plenamente contigo e quem tiver elenco com reposições à altura seguramente alcançarão seus objetivos. Cruzeiro e Atlético têm chances de entrarem no G4, desde que a soberba não lhes subam à cabeça.

  • Paulo Afonso disse:

    O Atlético-PR jogou novamente o rural deles com o sub-23… Este ano brigaram para não cair… Mesmo assim, não aposto neste time… Para mim, São Paulo e Fluminense terem passado de 10 pontos é que preocupa… Estes times podem complicar no campeonato por todas as razões que possamos imaginar… Além deles, aposto no Galo chegando forte na briga também… Inter para mim, só se cair na Libertadores… Sobre o “craque” Renato Cajá, acho que deve vir para o Cruzeiro… Alivia o Arrascaeta e o Luxa tem o 10 clássico dele…

    • Pedro Vítor disse:

      Se ele vir pro time do Cruzeiro, dá uma arrumada no elenco.

      Ao Atlético Paranaense, estão jogando exatamente como enfrentou o Galo, sabendo das suas limitações, e podem seguir adiante nesta proposta, se vai brigar pelo titulo não sei, mas que o Walter, mesmo gordinho, tem uma qualidade na visão de jogo e no passe, impressiona. O time deles, joga fechado, mas quando sai, vem numa velocidade, e o Walter só escorando!