Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jogador machuca muito e o culpado é o preparador físico

Como todo o respeito que é preciso ter em relação a toda opinião de quem procura acrescentar a qualquer debate, como é o caso do Thiago Prado Oliveira, comentarista sempre presente no blog, com opiniões muito interessantes, vou discordar dele nessa:

“Sobre a contusão do Alisson e do Gabriel Xavier, não so o Dep. médico deve explicações mas a preparação física do te estava uma porcaria. A pés temporada foi muito mal planejada e vemos hoje os jogadores com meia temporada disputada tendo várias contusões!
Até nisso a comissão técnica anterior estava patinando na curva.”

Thiago Prado Oliveira

* * *

E como diria o Celso Roth, o Thiago me “oportuniza” uma boa pauta para um comentário. Contusões fazem parte do cotidiano dos jogadores de futebol, principalmente as musculares, ainda mais no ritmo pesado de treinamentos, que exigem os esportes de alto rendimento. Além do mais, há jogadores cujo histórico físico costuma comprometer a carreira, sem distinção de idade. No passado, jogadores assim eram chamados de “canela de vidro”.

Os motivos são diversos e vem da formação do indivíduo ao comportamento pessoal de cada um. Lembram do Kerlon, o “Foquinha”? (link no fim do texto)

E o Guilherme, do Atlético?

Um experiente profissional da educação física que já trabalhou nos três grandes clubes da capital me disse que nestes casos, cada atleta precisa de um treinamento específico e quantidade determinada de jogos em sequência. Mas, até que se detecte o problema em cada um, leva tempo. Ele trabalhou com o Guilherme no início da carreira e parece que só agora caiu a ficha no Galo, de que ele precisa dessa dosagem de jogos: não pode passar de três seguidos, e dependendo do ritmo, menos de 90 minutos em cada.

Alisson chegou ao profissional recentemente e está sendo avaliado pelos fisioterapeutas, médicos e preparadores físicos do Cruzeiro. De setembro até agora foram cinco contusões musculares que o afastaram do time. Ainda não se sabe se ele pertence a este grupo de jogadores que precisam de cuidados especiais. Gabriel Xavier chegou tem pouco tempo e também está sob observação.

Por isso, é uma grande injustiça colocar culpa, de cara, nos preparadores físicos, do Cruzeiro e de qualquer clube quando o time vai mal ou há situações de contusões aparentemente estranhas. A comissão técnica do Marcelo Oliveira foi bi campeã brasileira, consecutivamente. Coisa rara no futebol brasileiro. Se houvesse algum incompetente lá dentro, não chegaria lá, ou sujeito teria sido demitido no meio do caminho.

Rodolfo Mehl, chefe da preparação física do Atlético quase caiu, recebendo toda a culpa pelas contusões e mau desempenho do time no do ano, sem ser culpado de nada. Na sequência o time melhorou, passou a ganhar e ninguém falou mais da preparação física. Inclusive os críticos, que deveriam ter dado a mão à palmatória e reconhecido que falaram de um assunto sobre o qual não estão preparados, além de não estarem lá no dia a dia, vendo o que está sendo feito.

http://torcedores.com/noticias/2015/01/por-onde-anda-kerlon-foquinha-grande-revelacao-cruzeiro-em-2005

kerlon_

Kerlon


» Comentar

Comentários:
34
  • Thiago disse:

    Fiquei sabendo que o Cuca está voltando ao Brasil. Depois que tomou uma porrada na cara literalmente durante o jogo do time dele no meio da confusão, ele não está muito satisfeito com os acordos não cumpridos pelo te chinês sobre contratações.
    Abre o olho Levir que sua batata está assando, e o Marcelo Oliveira deve estar a caminho do Palmeiras, já que Oswaldo Oliveira foi demitido!

    • Pedro Vítor disse:

      Eu acho que isso é conversa de imprensa paulista, pra desestabilizar treinador.

      Marcelo Oliveira esta livre, desempregado, agora Cuca, ganha 2 milhões por mês na China, não vai querer vir pro Brasil, receber 5 vezes menos, e aqui ao invés de apanhar, tem torcida chata, imprensa chata, dirigente chato!

  • Rafael disse:

    E tanto que álcool e falta de noites de sono colaboram para essas contusões?

  • Thiago disse:

    Chico, obrigado por comentar meu post, fico satisfeito em ver que vc dá valor a seus leitores por isso não largo desse blog de jeito nenhum. Mas sobre o meu ponto de vista lembro que no próprio atlético antes da comissão técnica que trabalhava com o Cuca havia muitas lesões e desfalques por contusões mal ‘curadas’ e depois da chegada do Carlinhos Neves muito dessas contusões reduziram bastante. Até deram conta de colocar o Ronaldinho em forma pra jogar rsrsrsrs!
    Em 2013 e 2014 o trabalho foi tão bem feito que não observávamos os problemas musacurales mas em 2015 vemos que aumentaram muito essas confusões. Pode ser equivocado mas as coincidências são muito grandes com os casos de contusão e a própria atuação do time, exemplo: Mike com 6 meses de trabalho um jogador novo como esse já está tendo que ser preservado, sendo poupado em várias ocasiões. Realmente fica estranho não duvidar dessa situação!

  • luiz disse:

    Chico, estou preocupado com o Flávio Anselmo e Roberto Abras. Alguma notícia mais recente?
    O Flávio está conseguindo reagir?
    Por favor, poste alguma notícia aqui, ou me responda por aqui mesmo que volto para ler.
    Obrigado

  • Leandro Celeste disse:

    O Alisson é craque, jogador diferenciado que tem velocidade, drible, bom passe, sabe bater na bola com extrema categoria! Mas com 5 contusões em menos de um ano está claro que ele não deve ser titular no Cruzeiro! Se ele ficar no banco e entrar na metade do segundo tempo não vai sofrer tanto com contusões e vai ajudar muito o Cruzeiro! A China Azul está aguardando os reforços para a conquista do Penta do Brasileirão e o Penta da Copa do Brasil!

  • audisio disse:

    Allison é o Guilherme doo cruzeiro de Belo Horizonte.

  • leandro fabricio disse:

    Vi alguns torcedores do enseada aqui no blog que nunca tinha visto antes, o que uma vitoria depois de tanto tempo sem ganhar do galo não faz hein…

  • leandro fabricio disse:

    Quem é kerlon foquinha?????

    Acho que jogadores como esses, que pra mim são jogadores com problemas cronicos, faz parte da genetica do cara infelizmente, tem que ter contrato de produtividade como o galo fez com o guilherme, o clube também também não é culpado do cara ter uma predisposição de muitas lesões, é uma via de mão dupla, senão uma das partes vai sair em desvantagem nessa situação, ou o clube que paga um alto salário pro jogador não atuar quase nada na temporada por causa das lesões, ou o jogador que só irá receber por algo que ele realmente produziu durante a temporada, ou seja o jogador que se lesiona muito pouco receberá.

    Em relação a esse garoto do time do enseada das garças eu não sei, mas o caso do guilherme tenho certeza que é cronico, não sou fisiologista, nem fisioterapeuta, nem preparador fisico mas qualquer um que analisar os históricos de lesões do guilherme percebe isso na hora, ou alguém tem duvidas de que o guilherme vai jogar no máximo 4 ou 5 partidas e se lesionar de novo, pois eu não tenho duvidas infelizmente….

    é por isso que falo a muito tempo, se quisermos ganhar algo esse ano, temos que contratar pois não podemos ficar na dependencia de guilherme e porque não falar do datolo também que é outro que se machuca muito, eles vão nos deixar na mão no quesito contusões, como aconteceu na libertadores esse ano e quase na copa do brasil ano passado (os cruzeirenses se lembram bem), é só repararem que o guilherme não jogou os 4 jogos finais da copa do brasil contra menguinho e enseada e também nos deixou na mão contra o inter nos dois jogos da libertadores…

    EU SEI QUE ELAS AINDA TREMEM

  • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

    Claro que existem profissionais de qualidade duvidosa em todas as áreas. Mas nesse caso específico do Alisson, eu creio que o problema dele seja mais crônico, que demandaria uma parada mais longa, com um tratamento especial e específico, visando o seu fortalecimento. Mas caso isso já tenha sido feito, caso já tenham tentando todo recurso possível e imaginável pra ele e mesmo assim não tenha dado certo, infelizmente o caso pode ser mais sério e ele poderá correr o risco de ter sua carreira interrompida prematuramente. Boa sorte a ele !

  • Flávio Azevedo disse:

    Que bom que estão descobrindo que jogadores não são máquinas. Torço de camarote para descobrirem que Árbitros são seres humanos!

  • Jonathan disse:

    Na minha opinião, antes da contratação de um atleta de alto nível, além da análise técnica e tática, deve ser analisada o histórico das condições físicas do jogador. Quase todos os outros esportes levam muito a sério este critério. A NBA coloca até cláusulas contratuais a respeito do número de partidas que o atleta contratado é obrigado a jogar por força deste contrato.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    luxa disse que os jogadores do atletico tem receio do alisson porque ele é rapido!
    ou seria medo?porque se ele nao sai naquele jogo seria 6 7 facil viu!
    agora falando em jogador com lesao diz u puxa saco do jaeci que quinteros é a bola da vez e dizem que é outro que só fica no dm!

  • Paulo disse:

    Seleção dos chinelinhos:
    1.Denis, 4.Marcos Rocha, 2.Dedé, 3. Réver, 6. Pedro Botelho, 5. Lucas Cândido, 8. Fabrício Vesgo, 10.Guilherme, 7. Alisson, 11. Kerlon. 12. Valdívia

  • Wéverton Soares disse:

    Chico, gostaria de saber notícias sobre o jornalista Flávio Anselmo. Como está de saúde e de sua recuperação. Sou admirador de suas colunas e demais adjacências.Grato.

  • Alexandre de Assis disse:

    Futebol hoje é muito corrido, muito contato físico, bola mais leve (perde-se muito o tempo), gramados molhados e ruins, excesso de treinos físicos e poucos fundamentos, chuteiras flexíveis (só agora lançaram a chuteira que cobre o tornozelo).

  • Silvio Torres disse:

    Bem, passado o momento quente pós-clássico, vou repetir pela enésima vez: a defesa, burro, a defesa. Do jeito que Levir arma o time do galo, totalmente exposto a maior parte do jogo, qualquer técnico mais cascudo, como o gringo do Inter ou o Luxa, mete três. E o Dátolo heim? Queria tanto estar errado com esse “argentino” mimimi, mas….

  • Thales Rosa disse:

    Os jogaores vao lá enchem a cara de cachaça, nao dorme direito, passam noites na balada… jogam peladas nos dias que deveriam folgar e a culpa é do preparador fisico….Uhum..

    Não estou dizendo que é o caso dos dois jogadores citados (Alisson e G.Xavier) mas que isto acontece no Brasil acontece….

    Como que Cristiano Ronaldo nem Messi tem contusões??
    Eu explico: Cristiano Ronaldo da festas e jantares em sua mansão mas quando são 21:00 (9 da noite) ele pede licença a todos os convidados e fala: Pode continuar a festa mas eu me retiro preciso dormir!! E vai para seu quarto descansar para o dia seguinte…

    Isto é atitude de jogador de alto nível… e funcionar assim lá fora.

    • Thiago disse:

      Meu amigão Thales, duvido que numa festa com uma loira de tirar o chapéu tomando uma birita top o Cristiano Ronaldo iria largar pra ir pra cama dormir! Nem o Fabio que é Carolinha de igreja vai durmir cedo se tem uma boa festa pra curtir!

    • Thales Rosa disse:

      *Como que Cristiano Ronaldo nem Messi NÂO tem contusões??

    • Alisson Sol disse:

      Thales,

      Não sei como você chegou a saber de tais notícias de que jogadores de alto nível vão dormir 9 da noite. Não é o que li de várias fontes. E tanto Ronaldo como Messi já tiveram várias contusões. Vários clubes de futebol dos EUA e Europa já se aproximaram de empresas de informática para usar milhares de computadores e tentar projetar risco de contusão, táticas de jogo, sucesso de jogadores, etc. Deu tudo errado. O problema é que o futebol é um esporte com péssima coleta de dados no passado. É também um esporte que mudou muito. O beisebol, por exemplo, é praticamente o mesmo jogo há 100 anos. E tem também estatísticas acumuladas por 100 anos. No futebol, querem coletar estatísticas de 3 partidas e já fazer projeção.

      O biotipo do jogador influencia mais do que qualquer preparação física. Você acha que Pelé, Guarrincha, ou Romário, ficavam fazendo “preparação física”? Claro que exercícios físicos podem ajudar. Compare com o caso do Zico: era chamado de jogador biônico. Resultado: vivia com contusões (vide 1986!).

      Outra coisa importante: o gramado. Quem regularmente joga futebol, ainda que amador, sabe que há campos onde é melhor evitar certas áreas. E mesmo gramado sintético tem problemas. Veja o que está acontecendo agora no Mundial de Futebol Feminino: todos os campos são sintéticos. Veja os protetos das jogadores, e foto da perna de uma que caiu no gramado (link).

    • LOBATO disse:

      Thales,

      Vc esta sabendo até a hora que o Cristiano Ronaldo dorme, quanta intimidade. Provavelmente vcs dois devem dormir juntos!!! kkkk

    • Vinicius Campos disse:

      Gostaria de saber de onde você tira estas informações Thales sobre a vida dos jogadores. Saber a que horas o Cristiano Ronaldo sai das festas o vai dormir, kkkkk.

      Brincadeira.

      Concordo com você quando diz que o comprometimento de jogadores com a própria carreira é complicada.

      Na minha opinião como bem disse o Chico as comissões técnicas tem que saber dosar cada jogador. E como tanta Atlético quanto Cruzeiro não sabem fazer isto. acontece este tipo de coisa.

      Sei que é complicado compararmos mas olha só a metodologia de trabalho do técnico do Barcelona. Ele utilizava um goleiro com titular no campeonato espanhol e utilizava o outro como titular na Liga dos campeões e na copa do rei. O time sempre tem os dois principais goleiros em totais condições de trabalho. E assim vai com todos os demais jogadores do elenco.

      E nós o que fazemos? trabalhamos um único time titular e raramente temos os reservas no mesmo nível. Não apenas uma questão de limitação técnica dos reservas. É uma questão de manter todo o grupo com ritmo de jogo, é uma questão de cultura que infelizmente não temos e acho que nunca vamos ter.

      Desta forme seguiremos sempre reféns do time titular e se machuca alguém aiaiai, la se foi a temporada.

      Dura realidade.

      Saudações Atleticanas.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    agora oque o foquinha fez com o lateral coelho nao é?foi sacanagem kkkkkkk
    a china azul mandou no mineirao naquele jogo pra variar neh!

  • Rodrigo Assis disse:

    Falei aqui uma vez, O Pato era assim, levaram ele em uma clinica avançada de medicina esportiva nos USA que detectou o problema q ele tinha, apontou um tratamento específico e nunca mais ele teve problemas

    • Claytinho do Nova Vista-BH disse:

      Caro Rodrigo Assis,

      Vc tem razão. Lembro-me desse seu comentário. E acho que seria uma boa alternativa também para esses casos do Alisson e do Guilherme.

      Abraços

  • Paulo Afonso disse:

    Quando acontece com um jogador isoladamente, concordo que não seja culpa da preparação física… O Guilherme é um caso destes de jogador bichado… Alisson parece ser outro (aliás, que capacidade tem o Cruzeiro para peneirar jogadores bichados, hein?!)… Mas ano passado o Galo teve momentos com 15 jogadores no departamento médico… E teve jogos onde o time não conseguia andar no segundo tempo… Aí as críticas para cima do Rodolfo Mehl faziam sentido sim… Talvez, neste caso, convém é apurar melhor o que aconteceu… De repente as críticas surtiram efeito e os responsáveis pela preparação física do Atlético se mexeram para adequar as coisas… Quem sabe até um bate-papo com o Carlinhos Neves e uma orientação à distância para recolocar o time nos trilhos? No caso celeste acho que está havendo um exagero sim… Ainda mais porque houve troca de treinador… Jogador para derrubar treinador faz tudo ao contrário do que os preparadores orientam (do ponto de vista físico, psicológico, nutricional, etc)…

    • Pedro Vítor disse:

      Mas ano passado o Atlético teve muitos jogadores DM, por contusões diversas, não foi apenas musculares. E quem era o preparador era o Carlinhos Neves.

      Rodolfo Mehl, foi questionado no início da temporada, mais preciso na Libertadores, onde o Atlético perdeu duas partidas nas duas primeiras rodadas da competição.

      Atualmente, o time vem atuando bem, correndo os 90 minutos. Caso do Guilherme, foi dito aqui, não havia necessidade de coloca-lo pra jogar a final contra Caldense, ate hoje não sei o porque da decisão de ter colocado o Guilherme naquele jogo, tendo um jogo mais importante uma semana depois contra o Internacional!

      E este caso do Guilherme, requer um cuidado especial, porque o time com ele, é um, sem ele é outro!

      Do mais, o Cruzeiro ate onde eu acompanho, este garoto, o problema é mais complicado que o Guilherme, visto que não consegue ter sequencia há pelo menos 2 anos. O Guilherme teve 15 contusões musculares em 4 anos. Alisson em 7 meses teve 5 contusões!

      • Paulo Afonso disse:

        Sobre o Guilherme, não tinha que jogar a final do Mineiro mesmo… Hoje o Levir sabe disto, mesmo que não confesse… Jogador para jogar 200 minutos a cada 4 jogos… Tem que escolher os jogos mais importantes para colocá-lo em campo…

      • Paulo Afonso disse:

        Só que o Carlinhos Neves já tinha um acordo com o futebol chinês… O planejamento para esta temporada acredito que não tenha partido dele e sim do Rodolfo Mehl, que já estava contratado… Corrigindo um comentário, eu quis dizer que o alto volume de jogadores no DM foi no início do ano, na primeira fase da Libertadores, e não no ano passado…

  • thales Rosa disse:

    Nas materias sobre eles todos sao unanimes em dizer q ele tem hora pra dormir tem disciplina.. Atleta de Alto nível tem q se cuidar xara..