Um anônimo que escreve a este e outros blogs com vários pseudônimos (a internet permite isso, né? até o dia em que a gente chama a polícia especializada em assuntos digitais e pega o sujeito), cobrou que eu escrevesse sobre a saída do Alexandre Kalil da Primeira Liga.

Escrevi domingo, para a coluna de ontem no O Tempo e ontem para a de hoje, no Super Notícia.  Apenas reescrevi e acrescentei fatos novos a uma coluna que havia escrito aqui na semana passada.

Então, transcrevo o que escrevi nas colunas:

“Poder e vaidade”

O ser humano é movido por dinheiro e ou vaidade, em maior ou menor escala, dependendo da personalidade de cada um. O embrião da formação da Liga dos clubes é um bom exemplo disso. “Ele voltou”, foi a chamada principal do esporte na capa do jornal Super Notícia de quarta-feira passada. Referia-se ao retorno do presidente Gilvan de Pinho Tavares à presidência da Primeira Liga e por consequência do Cruzeiro à Copa Sul/Minas/Rio. O presidente do Atlético-PR, Mário Celso Petraglia aceitara renunciar à sua eleição para o cargo e uma aparente paz voltou ao movimento de clubes que tinha grandes chances de fazer história na reorganização do futebol brasileiro. O presidente cruzeirense jogou com cartas fortes e bem utilizadas, sabendo que os demais clubes ficariam sensibilizados, pensando um fator fundamental: dinheiro! Com Petraglia não haveria abertura para negociações de direitos televisivos com a Globo, e sem dinheiro, nada feito. Ou é novidade para alguém que a principal fonte de arrecadação do futebol é a venda dos direitos para a televisão?

Em princípio a estratégia começou a funcionar, até que todos foram informados que Alexandre Kalil já estava em negociações também com a Globo, que manifestara interesse, independentemente do inimigo dela, o presidente do Atlético-PR.

Dr. Gilvan estava resgatando o prestígio dele, com direito a uma boa massagem no ego, já que é a autoridade maior de um clube que tem poder de barganha, em função dos milhões de torcedores que possui. Só que, com a Globo dentro, Flamengo e Fluminense confirmados e o torneio viabilizado, quem perderia seria só o Cruzeiro, em todos os aspectos, especialmente técnico e financeiro.

Menos mal que o Dr. Gilvan tenha recuado e voltado atrás, já que estaria prejudicando o clube que preside. Vencia uma batalha pessoal, mas o Cruzeiro deixaria de se aprimorar tecnicamente ao optar apenas pelo Campeonato Mineiro e não veria entrar em seus cofres mais alguns milhões que serão proporcionados pelos direitos de transmissão e rendas dos jogos.

Com o retorno do Cruzeiro parecia que o trem entraria nos trilhos, mas o ato gerou tantas intrigas e ações paralelas que acabaram com a paciência do gestor da Liga, Alexandre Kalil, cujo pavio estava se mostrando até mais longo do que na verdade é. Na sexta-feira, via twitter, chutou o balde e desejou boa sorte aos clubes.

Alexandre Kalil detectou que a CBF continua manobrando bem e que tem aliados estratégicos dentro deste embrião da formação da Liga. Neste embrião da Primeira Liga, a entidade do Del Nero usou um punhal com cinco pontas, ou, cinco integrantes do movimento.

Um movimento como esses só dá certo se houver coesão absoluta contra o predador maior do futebol brasileiro que é a entidade do licenciado Marco Polo Del Nero. O momento seria este, com o cerco policial que ele enfrenta, mas outros interesses não deixam os clubes se unirem.

Kalil acha que a Liga será um sucesso. Eu acho que vai capengar até morrer como tantos outros movimentos bem intencionados que já surgiram no país. Os interesses inconfessáveis que movem o futebol não permitem que nenhuma boa ideia prospere.

30 Responses

  1. Nao boto a mão no fogo por dirigente nenhum. Se eles fossem sérios, ja teriamos uma liga de clubes gerenciada por eles. Essa sul minas pro Kalil é uma furada, pessoalmente nao traria grandes vantagens para ele, mas o risco de arranhar a imagem era enorme.

  2. Mais uma vez eu escrevo neste blog;
    OKalil é p…ta demais pra entrar e confiar nesta corja,ele deveria e tem experiencia pra saber que a vaidade e os intereses escusos de alguns(os mesmos que detonaram o clube dos treze )só estavam
    esperando a oportunidade para voltar e bagunçar qualquer coisa que fosse tentar mudar e melhorar
    o futebol Brasileiro,afinal vaidade e intereses não combinam com moralidade principalmente no meio do futebol e com pessoas(politicos)que usam do seu poder para se eleger e tramarem em beneficios proprios e dos seus clubes ou enlouqueci e estou escrevendo mentiras.Só que o Kalil não precisa destas entidades para sobreviver e nem para aguçar o seu verdadeiro ego já que ele acima de tudo é ATLETICANO e é lá o seu verdadeiro lugar é lá que ele tem que defender ,é lá que ele tem que bater na mesa e defender o interece do clube e sua fantastisca legião de torcedores apaixonados tão quanto ele.Já saiu tarde de onde nunca deveria ter entrado,o ambiente dele é lá em Lourdes e na Cidade do Galo.Como o Chcio escreveu nesta z…não tem v….gem muito pelo contrário só tem p…ta velha

  3. Chico, impressionante como a imprensa mineira tem medo do kaliu. Vejo suas palavras aqui dizendo que ele saiu da liga porque terminou a paciência. Ora Chico, ou você não quer apurar a verdade por também ser subalterno do kaliu, ou suas fontes andam meias desinformadas. Qualquer foca hoje sabe que o kaliu foi convidado a se retirar por que conspirou contra o dr Gilvan junto com o petralha. A saída do cruzeiro fez os outros times solidariezarem com o Gilvan, porque entenderam que a ética usada pelo kaliu para colocar o seu amigo petralha só atrapalharia o clima da liga. Portanto Chico, acompanho seus comentários desde os tempos de Minas esporte na band, e sempre gostei de suas opiniões mas ficar defendendo um cara que é capaz de vender a até a própria mãe para poder levar vantagem é difícil.

  4. Muito bom o comentário.
    O Kalil sabe das coisas. Certamente detectou algo estranho e fez bem ter saído. A qualquer momento a bomba vai estourar.
    Esse sujeito que escreve com vários nomes conseguiu acabar com alguns blogs. Todos já o conhecem. Gosta de perturbar… Afastou dezenas de participantes do blog do Cadu Doné.
    Eu sempre falei aqui sobre os crimes da bandidagem azul. Não inventei nada. Dei as fontes constando texto e imagens. Cabe ao MP , PF, PM pegar os bandidos e colocá-los na cadeia!
    Mas até hoje ninguém foi: procurado, encontrado, interrogado, julgado, condenado, processado e preso!!!

  5. …meu caro Chico Maia,esse anônimo aí tem que pegar o dele…..ele já acabou com o Blog do saudoso Leandro Mattos….lá no blog do Galo na Globo.com ele já usou mais de 900 nicks…..alguém precisa parar esse cara…..eu desconfio que tem uns 2 aí que são pseudônimos dele, só sabem ameaçar as pessoas e gerar confusão…..tá na hora da casa dele cair…..

  6. Concordo, Chico Maia. O futebol está agonizando. Jogos ruins, jogadores medíocres sendo tratados como grandes estrelas (vide Patrick), treinadores incompetentes viram gênios e muita grana pra eles e pros dirigentes. Parece com o governo brasileiro. Um mar de lama. Parabéns pro Kalil, que tem coragem e não faz o papel de pilantra.

  7. Evidentemente, cada ser humano é movido por coisas diferentes. Fica difícil generalizar tais coisas, pois seria impossível achar que Madre Teresa de Calcutá era movida por dinheiro ou vaidade, em qualquer proporção…

    Não há Madre Teresa de Calcutá no futebol atual. Chega a ser ridículo ler notícias de que o Campeão da Libertadores este ano vai ter prêmio recorde de pouco menos de U$8 milhões. Enquanto isto, apenas uma pessoa física, o Sr. José Hawilla, já teve U$152 milhões para devolver nos processos do FBI (segundo o NY Times). E ainda falta muita gente devolver ao menos parte do que “tirou”.

    A moralização do futebol brasileiro passa pela criação de uma liga. Mas não pode ser qualquer liga. A criação de uma liga torna os clubes donos do produto que vendem. Se você organiza um espetáculo e não tem compromisso com os artistas, com o palco, e com o público, vai ter compromisso com o que? Seu bolso. É o que a CBF faz hoje, assim como as “Federações Estaduais”. Mas se os artistas são incapazes de se unir e organizar o espetáculo, vão para sempre ser escravizados, os palcos subsidiados, e o público explorado.

    No Brasil, o público aos poucos está se conscientizando. Os palcos já foram construídos com o dinheiro público, ao invés de hospitais. Só falta agora os clubes deixarem de ser administrados por nepotistas e déspotas que sequer gostam de futebol. Enquanto isto ocorrer, qualquer liga é natimorta.

  8. É histórico….claro como o dia, nunca absolutamente, nunca confie em uma “raposa” um clube sem identidade, que nega sua própria história (que por sinal é pautada em preconceito e vaidade) nunca será confiável, sempre vai andar nas sombras e dar o bote quando estiver de costas, como é típico dos covardes! E você sabe, porquê será sempre assim? Simples, porque a causa deles não é pro-azul e sim contra -Galo, e que as empresas espelham a personalidade de quem as dirige, um clube de futebol muito mais…São unidos pelo proposito e pela afinidade.
    Por isto NÓS somos do Clube Atletico Mineiro e elas as raposas vivem cheias de vaidade!

    P.s – Kalil sabia onde estava entrando e em quem confiar ou não, quantas pessoas aqui mesmo neste blog alertaram para as presepadas do Cruzeiro? Todo mundo sabia (menos a imprensa azulada) o que iria acontecer antes de acontecer.

  9. Kalil não tem perfil pra este tipo de cargo. Além de estourado, ele gosta de mandar. Ser mandado, não. Ainda bem que já saiu no início. Poderia ser a bomba relógio desta liga. É preciso contratar um profissional de mercado, com dedicação exclusiva e que conheça o meio.

    1. Renato,

      Concordo plenamente que o que seria necessário seja “…profissional de mercado, com dedicação exclusiva e que conheça o meio.“. Pena que estes unicórnios sejam raros. Tal profissional, além disto, dever ter “boas intenções”. Se você conseguir a sorte de achar um, ele entra, vê o ambiente, e sai correndo.

      Veja, por exemplo, o que ocorre na economia. O Brasil já teve no Ministério da Economia gente formada nas melhores Universidades do mundo. Gente não apenas com conhecimento acadêmico, mas experiência em empresas. Quando fora do governo, sabem exatamente o que tem de fazer. Entram para o governo e o que ocorre? Desaprendem? Claro que não. Simplesmente “aprendem” que não é fácil fazer o que é o correto, economicamente falando, quando se está dentro do sistema político, que age não para o benefício do país, mas para benefício próprio (e isto não estou falando de algo apenas no governo atual, mas da “regra geral’).

      A primeira coisa que você aprende em cursos de MBA é simples: não se entra em barco afundando. Não houve nenhuma história de gente embarcando no Titanic no momento do naufrágio. Até o capitão do Costa Concórdia saiu correndo. Covardia, mas instinto de sobrevivência. Ou você entra em empresas sólidas, ou aquelas que já afundaram, para fazer resgate. Ninguém culpa bombeiro por não ter resgatado alguém em incêncio! Eu sei que parece desumano escrever isto, mas estou apenas registrando a realidade do que pensam “administradores profissionais”. Sua “marca pessoal” é o motivo pelo qual te pagam. Só mesmo “amador”, tanto no bom quanto no mal sentido da palavra, para arriscar sujar sua marca pessoal se jogando no lamaçal do futebol atual.

      A Liga no Brasil só sai “corretamente” do mesmo jeito que saiu a Liga Inglesa: no dia em que o futebol no país chegar ao fundo do poço. Neste dia, um administrador profissional saberá que não vai manchar para sempre seu nome se entrar para fazer a “salvação”. Eu tive a oportunidade de estudar bem a criação da Liga Inglesa, e sua estória, que basicamente é derivada da “tragédia de Heysel“. Sem uma tragédia semelhante, nada vai ocorre no Brasil, pois falta no brasileiro o chamado “senso de urgência”. Enquanto faltar isto, se deixa os problemas para resolver amanhã…

  10. Boa tarde,

    Lamentável foi o desserviço prestado pela revista Veja na edição dessa semana ao povo brasileiro.

    Simplesmente ao comentar sobre a condenação do ex – governador Eduardo Azeredo no mensalão mineiro, preferiu comparar com o mensalão petista e dizer que “uma coisa e uma coisa outra coisa e outra coisa”!

    Deixou de esclarecer porque o processo foi parar na 1ª instância e porque somente ele até agora foi o único condenado.

    E que provavelmente nem vai cumprir a pena.

    Como já disse alguém: “Parem o Brasil que eu quero descer!”

  11. Sorrateiros, ergueram seus punhais de cinco estrelas, cinco pontas dignas dos doutorados que não os têm. Tão falsos quanto estes doutorados, são os argumentos usados pelos brilhantes gestores para justificarem suas cartadas. Como se não fizessem uso apenas das cartas escondidas nas mangas para atingirem objetivos pessoais em detrimento dos coletivos. E assim segue o Brasil, cavando cada vez mais funda a sua própria cova.

  12. então agora o Kallil é um anjo?ele não sabia no que estava se metendo?quanta ingenuidade,Kallil se acha o dono da razão,acima do bem e do mal,mas ele não estava no atletico onde faz tudo oque quer,ele era apenas um funcionario e que tinha que acatar ordens,mas o erro foi de quem colocou ele lá e não teve visão que kallil é estilo Eurico Miranda e que para ser ceo de uma liga precisa de alguém que tenha visão e seja um profissional para apenas comandar a liga!

      1. o Chico já deixou o aviso pra vc né?mas pelo jeito não adiantou.
        ele tem meu email,meu ip e eu quem não deve não teme,escrevo oque eu quero e que penso cabe a ele aceitar ou não,não você,e se aqui a maioria gosta só que passa a mão na cabeça do Kallil e nos assuntos relacionados ao atletico paciencia.

  13. Que o kalil não é santo todo mundo sabe, o que aconteceu foi que ele seria o único a bater de frente com a globo por melhores direitos de transmissão, e como dá outra vez que a globo implodiu o clube dos 13, ele foi o único que não se dobrou a esta maldita emissora, e agora não é diferente, cbf e globo com certeza intimaram seus capachos a botar o kalil pra fora e como bons servos o fizeram. Pense bem chico, flu e fla do rio, e o velho gagá que foi visitar o bandido do del nero, pra que? ganhou o que? e tem gente que acha que ele é a madre tereza.

    1. Meu caro desculpa, mas a primeira emissora que o Kalil se reuniu foi a Globo… Faz uma pesquisa se ele não se reuniu com a Globo depois do aval cbf….
      Porque ele não deu o nome dos cinco times…. Transparência isso falta no futebol.

  14. Concordo com vc em muitos aspectos mas discordo perante o fato que em assembleia geral foi definido funções de cada um na liga. Kalil sabia disso e insistiu em promover uma eleição e escuras sem Gilvan nem ser convidado pra eleger o Paranaense a função presidente da liga e gestor comercial e liga, colocando Gilvan em Clara situação de desconforto e humilhação.
    Alguns clubes não gostaram dessa atitude do Kalil que era apenas o CEO e liga e após a volta do Cruzeiro e pedido dos clubes, o turco ficou com o filme queimado e não tolerou ser contrariado. Pra mim isso ficou claro.
    Concordo com vc a liga não vai pra frente, pois a Cbf e alguns clubes de fora fazem coro pra dar errado.

  15. Olá Chico Maia, Gilvan e Kali deram explicações sem sentido para os respectivos afastamentos da Liga. “Não interessa ao Cruzeiro; não será rentável”, disse o primeiro. “não preciso disso nem dessa gente” disse o segundo. Tudo indica que os motivos são, na verdade, intolerância mútua.
    Até agora a Liga não explicou de quem foi a iniciativa de convocar a tal eleição surpresa, sem conhecimento do Gilvan; também não explicou porque Petraglia saiu. O que teria levado à insatisfação com a presidência de Gilvan a ponto de elegerem Petraglia? O que teria levado os insatisfeitos a referendarem a saída de Petraglia e concordarem com a volta do Gilvan?
    Infelizmente as coisas não são ditas às claras. É preciso saber quem são os clubes alinhados com Del Nero e oque, de fato, estão fazendo para beneficiar a CBF. Pelo jeito ficaremos sem a verdade.

  16. Concordo em tudo que vc falou chico e acrescento mais, foi até bom pro atlético o kalil ter saído dessa liga que pra mim não passa do primeiro ano, não adianta porque sempre vão ligar o atlético ao kalil mesmo ele não sendo mais o presidente do galo atualmente, e iriam como sempre perseguir o atlético, com todo respeito esse gilvan não sabe nada de futebol e não tem nem competencia para presidir seu próprio clube, com o fiasco do enseada esse ano está mais que provado que a receita do sucesso azulino nos anos anteriores era devido a gerencia do Alexandre Mattos e do trabalho do competente Marcelo oliveira, sendo assim com ele na presidencia dessa liga tenho certeza que a tal não vai passar do primeiro ano, na verdade ele ficou com ciúmes pelos holofotes estarem em cima do kalil e ele como presidente ser pessoa irrelevante na liga…

    E o presidente Daniel Nepomuceno em retaliação e apoio ao Kalil afirmou ontem lá no paraguai no sorteio dos grupos da libertadores, que o atlético vai disputar essa liga com o time sub-23 dando prioridade no primeiro semestre ao campeonato mineiro….acho que está certissimo o Nepomuceno nessa….

    o jogo de vaidades que impera e as rivalidades acima da razão nunca deixarão os clubes se libertarem das garras da cbf, e quem mais sofre com isso são os clubes fora do eixo do mal (rio-são paulo)…

  17. O problema é que tem cara que acha que nunca vai e nem pode ser descoberto, fica atazanando todo mundo por aqui e em outros blogs com nomes diferentes e tudo mais, na verdade são um bando de covardes que se estivessem cara a cara não falaria nem 0,5% das asneiras que fala por trás do computador….

  18. Prezado Chico,
    Agradeço pela oportunidade de comentar e divulgar neste espaço o blogdosletradosdesalienados.blogspot.com
    O Blog do Chico Maia foi e é importante na minha empreitada. Ainda tem muita coisa para ser feita, porém o primeiro passo já foi dado. A luta é árdua, mas tenho esperança de tentar reduzir a enorme quantidade de fúteis e alienados das nossas Minas Gerais, do nosso Brasil e do mundo. O Blog dos Letrados Desalienados lançado recentemente aceitou o desafio de tentar despertar o senso crítico das pessoas. Chico Maia, desejo feliz natal para você e sua família. Obrigado por tudo!
    Sérgio Lopes

  19. Além de falta de caráter, vergonha na cara, honradez, honestidade e coragem para mudar algo em prol do já quebrado e desrespeitado futebol brasileiro, quais seriam esses “outros interesses” que não deixam os clubes se unirem?

  20. Quem se coaduna com a turma da rua da Alfândega jamais poderá dizer que é do bem… ainda bem que o genuinamente mineiro não foi “beneficiado” com títulos inexistentes, não possui ligação alguma com o senado e ainda não tem helicóptero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *