Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E lá se foi o Gaúcho, da “selegalo” 1994

Levir Culpi, então técnico do Atlético, e Gáucho e Darci, antes da partida contra a Portuguesa, válida pelo Brasileirão de 1994. Acervo gazetapress.com

Gente boa toda vida, com apenas 52 anos. Mas a selegalo foi um fracasso lamentável!

Vida que segue!

Do portal Terra:

“Gaúcho faleceu nesta quinta-feira, em São Paulo, aos 52 anos de idade, vítima de um câncer de próstata. O ex-atacante foi campeão brasileiro de 1992 pelo Flamengo, clube que o revelou. Ele ainda acumulou passagem pelo Palmeiras, destacando-se no Campeonato Paulista de 1989. O enterro acontecerá entre segunda e terça-feira da próxima semana.

Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho, foi revelado na Gávea em 1982 e fez uma verdadeira peregrinação antes de se firmar. Defendeu, entre outros, o XV de Piracicaba, Grêmio, Verdy Kawasaki e o Santo André. O Palmeiras então o contratou e viu o jogador se destacar no Palestra Itália.

Apesar da sua função ser fazer gols, ele ficou famoso quando impediu que os adversários balançassem as redes. Em uma partida contra o Flamengo, pelo Brasileirão de 1988, o goleiro Zetti se machucou e o Palmeiras já havia feito todas as suas substituições. Gaúcho então colocou as luvas e assumiu a posição de goleiro.

O jogo terminou empatado, em 1 a 1, e o regulamento previa que a definição deveria ser nos pênaltis. Gaúcho converteu a sua cobrança e ainda defendeu as batidas de Aldar e de Zinho, pelo Rubro-Negro. Fã do atacante, o atual presidente Paulo Nobre chegou a lançar uma camiseta comemorativa pelas defesas, relembrando o ocorrido. Pelo Palmeiras, ele jogou 79 partidas e marcou 31 gols.

Depois do clube paulista, o atacante retornou ao Flamengo, onde brilhou, vencendo o Campeonato Brasileiro de 1992 e as Copas do Brasil de 1990 e 91. Na final do Brasileirão de 92, Gaúcho apareceu bem contra o Botafogo, no primeiro jogo, marcando um dos gols da vitória de 3 a 0, que levaria ao título daquele ano.

Pelo Rubro-Negro, Gaúcho fez 98 gols em 200 jogos. Ele também teve passagens pelo Fluminense, Atlético Mineiros, Lecce (ITA), Boca Juniors (ARG) e Ponte Preta. Em 1996, aposentou-se pelo Anápolis. Ainda se aventurou como treinador no Mixto e no Luverdense.”

http://esportes.terra.com.br/flamengo/ex-atacante-de-palmeiras-e-flamengo-gaucho-morre-vitima-de-cancer,7ea5d3520951af83f1d4421833d750135flexskn.html


» Comentar

Comentários:
21
  • João reis disse:

    à uma Ferrari???Crase antes de pronome? Minha professora disse que não pode.

  • Orlando Augusto disse:

    Prezado amigo e colega Chico Maia…aproveito para dizer a vc que sua presença no Programa Meio de Campo tem nos trazido uma grande audiencia viu? Obrigado pelas suas visitas que nos honra muito. Voce deve ter conhecimento que o Gaucho,que faleceu ainda muito jovem teve câncer de próstata. Seu respeitado blog tem milhares de seguidores. Então vamos aproveitar este espaço interativo para chamar a atenção de todos sobre a necessidade de fazermos o exame pelo menos uma vez por ano.Quem sabe a gente ajuda a salvar vidas…Obrigado meu caro.

  • Igor Mendes Dias disse:

    Minas Arena aciona o Cru Cru na justiça que lhe deve 10 milhões… Defensor do Uruguai vai a Fifa tentar receber o “din din” do Cru Cru na compra do Arrascaeta de Oliveira… Independiente da Argentina mandou cobrador na porta do Cru Cru buscar o “capilé” do Pisano… Thiago Ribeiro foi jogar no Bahia se mandar feitiço de lá recebe a “bufunfa” do Cru Cru… Êta dinherin difícil este do Cru Crul. O Cru Cru tá mais quebrado que arroz de terceira. O Cru Cru tá vendendo o almoço pra comprar a janta. E ainda contratou mais um Diretor Especial Ceo Parlamentar Pra Cobrar Mais Caro do Time Visitante. Este PHD pela Universidade de Parauapebas. Enquanto isso “doutor” Gilvan pegou Zika, Chicungunha, Dengue, Caxumba, Sarampo, Guillain Barre e Caganeira. Sem dinheiro, bateu na porta e entrou na fila quiilométrica do Posto de Saúde, PSF e SUS. Tá tomando Rivotril pra ver se dorme um “tikim”. Toma infusado, pensa que é fácil gerir time falido.

  • Rodrigo disse:

    O campeão da copa do Brasil de 1991 foi o Criciúma.

  • Leandro Fábricio disse:

    Gaucho que DEUS o tenha… um dos maiores cabeceadores do futebol brasileiro…

    patric teve ruptura no menisco e vai passar por cirurgia, contusão igual a do victor, fica de 4 a 6 semanas parado, volta nas oitavas de final da libertas…

  • Leandro Fábricio disse:

    minas arena informa: além de nos dever o enseada também está devendo o independiente da argentina….

    kkkkk a cada dia que passa é só noticia de trapalhada dessa diretoria do enseada, agora depois da minas arena foi a vez do independiente cobrar divida do cru cru em relação ao “grande jogador” matias pisano..

    cadê o contrato rentável com a minas arena??? cadê o 90 milhoes das vendas de goulart “quarta feira”, ewerton “pipoca” ribeiro, lucas “enganação” silva, etc etc…

    o cru cru está na pitimba, ninguém quer patrocinar essa draga chamada enseada das garças esporte clube…

    • ivan junior disse:

      o tempo mostrou que o Kalil estava certo em suas consideraçoes sobre o mineirão. O velho gaga pseudo doutor correu para assinar com o mineirão achando que estava dando o chapeu no galo (coisa de maria chorona) e hoje a manaiba nao para de entrar nelas (coisa que elas adoram muito). Agora fico imaginando quando começarem a construção da arena do Galo. Ai elas nao vao guentarrrrrrrrr

  • Paulo disse:

    Acabou minhas férias. estou de volta. Meu sentimentos a família do Gaúcho.
    P.s. E o cruzerin o mesmo né? circula nas redes sociais um caminhão de ações trabalhistas contra o cruzerin que não pagou aos times os jogadores contratados.http://www.footstats.net/noticias/2016-03-18/independiente-notifica-cruzeiro-e-cobra-pagamento-por-pisano

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2016/03/17/gestora-do-mineirao-aciona-o-cruzeiro-na-justica-e-cobra-divida-de-r-9-mi.htm

    Cruzeirin faliu!!!

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Que Deus o tenha!

    Chico, o Galo venceu o embate no duelo de “hinchadas” que você citou aqui, através do Igor Tep. Foi campeão em cima do Atlético Nacional de Medellin, da Colômbia.

    • Paulo disse:

      julio avila, digo thiago, digo leandro celeste, digo carlos leite, seu pesadelo voltou. O cruzerin está devendo até as calcinhas azuis e vc preocupado com o rei das Américas? kkkkkkkk

  • Pedro Vítor disse:

    Vai com Deus!

  • Leandro Celeste disse:

    Vira e mexe o clube de vespasiano vira sinônimo de fracasso! Pior time da série A em 93, virou a mesa para não ser rebaixado, deve a série B! Em 94 montou a selegalo que tomou 3 gols do Ronaldinho, e virou chacota no país! Essa fase só não foi pior do que os anos 2000! Em 2003 assistiu a tríplice coroa, em 2004 pagou o São Caetano para não ser rebaixado, em 2005 foi rebaixado com antecipação, em 2006 teve a mancha de jogar a série B, 2008 e 2009 tomou de 5×0 do Cruzeiro, dupla humilhação, 2010 escapou do rebaixamento na última rodada e em 2011 levou a maior goleada da história no dia que poderia realizar o sonho de todo sofredor que é ver o Cruzeiro rebaixado! Por isso que vejo os atleticanos tão felizes com esse time limitado de hj que não ganha nada, mas pelo passado percebe se que eles sofriam bem mais!

    • Lucio disse:

      O cruzeirinho e tão grande que está falindo o cruzeiro não caiu afundou !

    • Marcão de Varginha disse:

      Nos casos citados por esse exemplar da minoria, em absolutamente nenhum o genuinamente mineiro negociou com arbitragens… podemos vencer, empatar ou até mesmo perder, mas negociar “vantagens” com a arbitragem, seja ela brasileira ou não, JAMAIS!
      – #benecyeternomito

    • Alex disse:

      ….galera. Keep Calm…respeitem o Leandro…ele está falando de um assunto que ele conhece, tem propriedade pra chorar…..em chacota ele é expert…..kkkk…..só a do Benecy já supera qualquer uma…..ele é escolado nisso……a Minas Arena, O Independiente e o Defensor do Uruguai dão respaldo ao que o Leandro fala….kkkkk….” a autoridade pra falar de um assunto não vem pelo que se fala, mas sim pelo que vive”….portanto, ele tem autoridade pra falar m chacota, vie abraçado com ela….kkk…..meus amigos de blog, personagens igual ao Leandro celeste , Ávila e J.B deveriam existir em todos os segmentos da vida….são caras como esses que nos alegram e faz um bem a nossa saúde ……faz a gente até esquecer esse maldito PT…..kkkkkk

    • Cris Galo disse:

      Mentira, em 1993 não estava previsto rebaixamento no Brasileiro desde o início do campeonato!!! Em 1994 sim, e o Cruzeiro, depois de tomar de 5 do Remo no Mineirão, ganhou os pontos no tapetão e deixou de ser rebaixado… Cruzeirenses e sua mania de tentar alterar a história!!!

      • Rodrigo Assis disse:

        Sobre 93 a Maria esta falando sobre aquilo que nem sabe, É um autêntico comédia.

      • Marcão de Varginha disse:

        Muito bem lembrado, Cris… negociar com arbitragens, viradas de mesa e trairagem são marcas do radicado celeste mutante, além da arrogância, vaidade, egocentrismo, conivência…
        – #benecyeternomito

    • Jerônimo Victor de Andrade disse:

      Seu time é marcado por ganhar títulos roubados, o Benecy confirmou… Seu time é marcado por viradas de mesas… Helicóptero Azul… Escândalo da merenda… Barradores de CPIs…Seu recalque é a mancha de ter perdido uma Copa Intercontinental para o Galo, a Copa Centenário e um título nacional, a Copa do Brasil… 9 x 2 eterno… 5 x 0 para o Remo e para o Mixto de Cuiabá… Ano passado saiu de forma vexatória da Libertas para o River… Perdeu um título ganho para o Estudiantes dentro de casa… 7 x 2 para o Palmeiras na Copa Mercosul com show do Euler…Perdeu o mundial para o Bayer, cujos jogadores jogaram bêbados… Contratou selecionáveis para um jogo só e nem assim ganhou do Borússia, vexame total… Perde em números de vitórias em jogos e títulos Mineiros para o Galo… Perdeu título para o Ipatinga? Vergonha no Mineiro do ano passado…Mentirosamente inventou um recorde contra o Vila Nova… E cuidado, a crise financeira bate a sua porta e é nestes momentos que o time cai.

  • Tião disse:

    Enquanto jogador, não deixa saudade alguma na torcida do Galo. Porém, ficam os sentimentos à família e amigos dele.