Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Adversário do Galo nas oitavas da Libertadores começa a ser definido hoje

De hoje a quinta-feira serão 10 jogos pelos grupos um, três, quatro, seis e oito . Dependendo dos resultados o Atlético terá como adversário o Deportivo Táchira-VEN, Grêmio, Santa Fe-COL, Independiente Del Valle-EQU, Nacional-URU, São Paulo, The Strongest-BOL ou Cerro Porteño-PAR.

Ou seja, indefinição total. Décadas atrás essa “torcida” por um adversário teoricamente mais forte ou mais fraco até se justificava, porém os tempos mudaram. Hoje a diferença é mais quanto ao nome do concorrente, que pode ser famoso ou pouco conhecido, já que dentro de campo as coisas se igualaram muito. Clubes de tradição, como um Nacional do Uruguai têm ficado pelo caminho enquanto um Santa Fé da Colômbia anda chegando às decisões com muita força.

E como diz a velha frase: “time que quer campeão não tem que pensar em quem será o adversário”.


» Comentar

Comentários:
38
  • Edson Dias disse:

    E tudo indica que vem o Racing na semana que vem. O Racing, no seu histórico estádio “El Cilindro”…

    Eu também achava que era o Nacional que estava pintando no nosso caminho. Mas o que me incomoda mais, mesmo, não é o adversário que vamos enfrentar a partir da semana que vem. Mas a postura “acomodada” do elenco e do Aguirre, pelo menos aparentemente. Corinthians entrou em campo ontem com seus reservas, e não tomou conhecimento do Cobresal: 6 x 0. Semana passada, poderíamos ter feito 6, 7, 10… no fraquíssimo Melgar. Nos contentamos com 3 no primeiro tempo, mesmo sabendo que o saldo de gols poderia ser importante para alcançarmos melhor posição.

    A campanha deixou aquele gosto de “cabo de guarda-chuva” na boca. O time, até agora, não parece ter espírito de Libertadores, sinceramente, e sem o Luan, fica menos aguerrido ainda.

    Enfim, é temerário entrar na fase eliminatória da Libertadores e perceber que o time ainda está longe do que pode render, que o time ainda não tem dedo e identidade do seu treinador. O que vejo, são inúmeros problemas, principalmente na zaga.

    Nesse cenário, o Racing é um adversário muito perigoso. Tem dificuldades sérias na armação, porém, tem um contra-ataque muito rápido, e um atacante perigosíssimo que é o Gustavo Bou. Essa zaga com Erazo – ainda não disse a que veio, e o grande, porém lento Léo Silva, sequer está entrosada ainda.

    Enfim, não estou nada satisfeito com o trabalho do Aguirre. Começou bem, mas desde que começou a inventar demais, com Patric sendo improvisado em qualquer posição, e agora com Carlos César sendo o novo Patric, a coisa tem desandado. Lucas Pratto está perdido: continua com o mesmo problema da época do Levir. Tem que sair da área o tempo todo, pois a bola nunca chega nele. Ele nem é o atacante pelos lados do tempo de Velez, como não é o centroavante que chegou aqui ano passado. Está danado, viu??

    Por fim, a contratação do Carlos Eduardo é uma incógnita pra mim. Veio “de graça”… mas não tem bola que preste desde os longínquos tempos do Grêmio. Aposta arriscadíssima, que a meu ver, tem pouquíssima chance de dar certo.

  • Leonardo Pires disse:

    Leandro, estou com um pessimismo em relação a esse confronto.Mas uma coisa é certa.Ou o Galo engrena de vez ou pode dizer adeus libertadores 2016.

  • Leandro Fábricio disse:

    E não é que eu estava certo mesmo… é Racing nas oitavas, foram brincar contra o melgar achando que o corinthians ia fazer corpo mole contra o cobresal agora aguirre e os jogadores vão ter enfrentar pedreira logo de cara nas oitavas…

    sinceramente com esse futebolzinho, só milagre viu…

  • Leandro Fábricio disse:

    Desculpem fiz a simulação detalhadamente e não tem como o galo pegar o Racing nas oitavas não..

    a maior possibilidade é o tachira e em segundo o Nacional, com chances remotas do River e remotíssimas quase nula de ser o cerro portenho…

  • Leandro Fábricio disse:

    Tá todo mundo se esquecendo do Racing, o galo pode pegar o Racing também, e vamos parar desse papinho de querer pegar time forte logo no inicio, se eu pudesse escolher escolheria os mais fracos até chegar na final, na verdade isso é uma faca de dois gumes, pode pegar os mais fracos no inicio ir passando de fase e crescendo na competição, como pode pegar uma pedreira logo no inicio e sair de cara ou vice versa, tem um time aí que pegou a baba do sporting cristal na final de libertadores e foi campeão, o que conta é o titulo, talvez se tivessem pegado um time mais forte teriam tomado fumo…

    mas também concordo que time que quer ser campeão não pode ficar escolhendo adversário não… venha o que vier… mas se vier um fraquinho será de bom grado rsrsrs…

    carlos eduardo é pior que renan oliveira, tomara que queime minha lingua (acho dificil), pelo menos veio de graça e só vai custar salários, o galo não está desembolsando um centavo em seu passe, ainda acho que precisamos de um centroavante de oficio…mas tô achando que o nepomuceno vai parar por aí mesmo, serão clayton, carlos eduardo e capixaba nas vagas de thiago ribeiro, henrique e dodô..

  • Silvio T disse:

    Ouvi hoje que o problema do Luan é tão serio que ele pode até encerrar a carreira. Por isso a nova contratação. E acho certíssimo o Luan fugir de mãos incompetentes e tentar se recuperar com profissionais mais competentes e comprometidos.

    • Alex disse:

      …Sílvio, com todo respeito a sua opinião, mas vc é atleticano mesmo?

      • Silvio Torres disse:

        Alex, tanto que fui dos primeiros e quase únicos a falar das falhas do Vítor ano passado, da defesa escancarada do Levir que nos custou a Libertadores e o brasileiro e desse DM que há anos e anos apronta com o elenco do galo. Será que temos de ser torcedores cegos e aplaudir e apoiar todo tipo de besteira e incompetência da nossa equipe? Eu não, e como um pai que torce a orelha do filho para colocá-lo no bom caminho, não deixo escapar nada em relação ao galo para que o time não volte aos tristes tempos. Prá seu governo, com 58 anos nas costas, estava no Mineirão na decisão contra o São Paulo. Dai…

        • Alex disse:

          …e Silvio, não tem ninguém cego aqui não…..aqui tem gente que contribui para o crescimento do Galo….até pra ser crítico tem que ter limite…..eu mesmo to meio estressado com o Aguirre as acima de tudo, a hora é de apoiar…..caso contrário, vá torcer pelo Barcelona, mas não se engane, até com ele vc vai passar raiva de vez em qdo…..repito, talvez vc esteja com saudade do time de 2005….eu já vi muita coisa ruim no Galo, aprendi a valorizar as coisas boas….o Galo tem um bom time, talve\z o melhor do Brasil , só que na sua ótica, até o CT do Galo deve ser o pior do mundo….menos meu amigo, menos…..olha a grama “azul” do vizinho pobre do outro lado da lagoa…estão vendendo o almoço pra comprar a janta…..seja grato….

        • Alex disse:

          …com todo respeito, no auge dos seus 58 anos vc já deveriam ter deixado de ser um “rebelde sem causa” ,daqueles que criticam por criticar….cara, falar que o Vitor falhou tudo bem…falar que o Levir vacilou tudo bem, mas chamar o Dr. Rodrigo de incompetente vc tá de brication…eu também cobro muito do Galo e não quero que el volte as mas administrações, mas daí descer o pau em tudo sem motivo é remar contra a correnteza….vc deve estar com sauda de de Mexerica, Wolkswagner, Catanha e cia…só pode….cara, se vc fosse cruzeirense vc infartava….tem muita coisa errada no Galo, mas que mal há em elogiar o que está certo?…Silvio, na boa, vc é o primeiro e único torcedor que eu vejo reclamar do DM do Galo….vc me parece daqueles “Zé do Contra”….o negócio e´contrariar….meu amigo, existe uma separação muito grande em ser exigente e ser turrão…..sei que vc tem o direito de não gostar do DM, mas dá uma respirada aí e pensa direitinho…talvez vc não perceba mas tá nadando pro lado errado….e mais, não existe mais torcedor ou menos torcedor, existem aqueles que por natureza, reclamam até da sombra, tomara vc não se enquadre nesse grupo aí….um abraço!!!….tanta coisa pra se preocupar e o cara falando mal de médico…..é dureza hein!!!!

          • Edson Dias disse:

            Meu caro Alex…

            Eu não sou médico. Não tenho condições e conhecimento para avaliar o trabalho do Rodrigo Lasmar, e a princípio, o classificaria como muito bom. Entretanto, tenho amigos atleticanos DOENTES, médicos, que acham que o trabalho de medicina esportiva no Atlético é fraco, ou, ao menos, é conservador demais. Alguns não concordam em hipótese alguma com o prazo que costuma demorar para a recuperação de lesões musculares Galo, que sensivelmente é muito maior que nos outros grandes clubes do país.

            Como lhe disse, eu não tenho conhecimento para avaliar o trabalho do Rodrigo. Mas conheço gente BOA que avalia e considera o trabalho longe de ser tão bom quanto imaginamos.

            Mas em relação ao caso do Luan, há que se deixar claro que ele não está indo para os Estados Unidos por incompetência da medicina esportiva no Atlético, mas porque no país não há tratamento realmente eficaz para o tipo de lesão do Maluquinho.

            Lesão que, por sinal, já era prevista por um dos meus amigos médicos há muito tempo. Há muito que ele aponta para o jeito de correr do Luan, e me alertava: “Luan corre errado. Não vai demorar vai ter lesão séria nos ligamentos ou na cartilagem.” Ele me falava isso desde 2013.

    • Jorge moreira disse:

      Eu te desculpo pela sua insanidade, oque voçê anda comendo?
      pra não dizer bebendo,o Galo tem um dos melhores centros de
      execelencia em tratamento ortopédico e voçê me vem com uma
      besteira desta,o Dr.Rodrigo tem um dos melhores curriculos em
      ortopedia,o Galo tem um dos tres melhores centros de recuperação
      e voçe escreve um sandice desta(claro que nos EUA estão centros
      especializados neste tipo de cirurgia de joelho devido as quedas dos
      jogadores de basquet,isto não significa que os medicos do Galo sejam
      isto que voçê escreveu,reflita melhor ,para não escrever e cometer injustiças
      principalmente com estes profissionais que prestam relevantes serviços ao GALO

    • Adolfo disse:

      Sílvio, o problema é realmente grave. Poderá retornar a carreira, sim, como o caso similar do tratamento que foi feito com o Éder Luiz, que também utilizou de cartilagem recuperada de cadáver. Contudo, infelizmente, pode ter o rendimento comprometido e a carreira encurtada, visto o próprio Éder Luiz que não consegue manter uma sequencia de jogos.
      Quanto a possibilidade de que o tratamento seja realizado nos EUA, ontem ouvi na rádio Itatiaia, no comentário do Léo Figueiredo, que ocorre uma maior incidência de lesões desse tipo nos atletas da NBA. Ele argumentou que talvez por isso a equipe média do Galo tenha optado pelo tratamento lá, com especialistas. Ainda que ele tenha frisado de que essa era apenas uma hipótese, sem comprovação por parte dos médicos do CAM, a teoria faz sentido.

    • Alex disse:

      …esse que vc chama de incompetente é simplesmente um dos melhores médicos ortopedistas do Brasil e médico da seleção….jogadores que se machucam no exterior vem se tratar com ele……viva a inclusão digital….

    • Alex disse:

      …o problema do Luan é muito grave, porém reversível….o Ganso também tem um desgaste na cartilagem , dizem que o Santos facilitou sua saída por isso….só que o São paulo fez o tratamento correto e o cara tá voando….creio que o Luna voltará a jogar, só acho que sua carreira será mais curta….

    • Márcio Luiz disse:

      Isto é muito sério.
      Nos cite a fonte, por favor. Dependendo de quem falou, esquece.

      • Silvio T disse:

        Por isso é que tem falar, Márcio. Foi a partir do comentário aqui no blog que toda a imprensa passou a contar a real gravidade da situação do Luan. Ontem teve até coletiva prá explicar o caso e jornalista questionando abertamente se ele poderia ter uma aposentadoria precoce.

      • Tião disse:

        Problema dele é sério, sorte que ele está entregue a um dos melhores departamentos médicos esportivos (estrutura e profissionais) do mundo. Ele vai receber o melhor tratamento e voltará a jogar. Provavelmente não voltará este ano, já que a liberação para transição ocorreria quando o time estivesse no ápice físico, o que aumentaria o risco da reincidência. Para ele, a pré-temporada 2017 começará por volta de Setembro/2016.

  • Marcão de Varginha disse:

    Sim, time que quer ser campeão não escolhe ou teme adversário.
    – Mas é histórico que vez ou outra a arbitragem nos atrapalha, o que não é motivo para comprá-la, ao contário do vulpídeo mamífero quadrúpede.
    – #benecyeternomito

  • Tião disse:

    Time do Galo base a partir de agora na Libertadores deve ser: Victor; Marcos Rocha, Leo Silva, Erazo, Douglas Santos; Carioca, Donizete; Cazares; Robinho, Pratto, Clayton. Opções de banco ainda seriam Patric, Júnior Urso, Dátolo, Carlos Eduardo, Carlos, Luan (?) e Hyuri. Aproveitando, será que alguém sabe explicar esta situação do Hyuri? Ele sumiu, depois falaram que teve um incômodo na panturrilha. Mas até agora não explicaram direito o que aconteceu. Só sei que tem ficado de fora do banco. O que aconteceu de fato?

  • Cesar de Freitas disse:

    O melhor é já pegar o mais forte, se ganhar ganha moral e vai com força total, se perder não gera crise e não atrapalha o brasileirão que é outro sonho de consumo do clube. Se chegar as finais da Libertadores e não ganhar perde os dois campeonatos, ai o prejuízo é grande.

  • Tião disse:

    Sobre a contratação do Carlos Eduardo, eu não faria. Acho que o Galo precisa de um camisa 10, mas tem que ser um de verdade. Ele disse que não foi bem no Flamengo porque lá ele teria que ser protagonista. Ou seja, sentiu a pressão. E se sentiu lá, por que não sentiria aqui também? Porém, no momento, nem coadjuvante para a armação o Galo tem. Para compor elenco não deixa de ser alternativa. Mas eu priorizaria uma situação definitiva.

    • Pedro Vítor disse:

      Eu já acho que é uma oportunidade de mercado que o clube não pode perder, pois o jogador esta em baixa, tem gabarito, e só não foi bem no Flamengo, onde ali ninguém vai bem, Emerson Sheik era artilheiro no Corinthians, Guerreiro idem, já no Flamengo vivi péssimo momento desde de que chegaram. Erazo era péssimo no Menguinho, e o Tardelli e Ronaldinho Gaúcho, no Atlético todos titulares.

      Acho que o Atlético vai recuperar o jogador, ele vem de graça, e tem potencial pra crescer, é meia armador, e pode jogar também pela ponta.

      Aliado a isso a volta do Maicossuel e a contusão de Luan, acho que o Galo ficará bem forte no Brasileiro!

  • ita disse:

    Torcendo muito pra chegar um zagueiro reserva q possa jogar libertadores

  • Tião disse:

    Os primeiros candidatos são Nacional-URU e Deportivo Táchira-VEN. Acho que ambos são fracos o suficiente para o Galo não ter dificuldades em vencer as duas partidas, desde que jogue direito. Na sequência, minha projeção aponta o Boca-ARG. Aí acho que pode estar o divisor de águas da campanha. Time do Boca-ARG está muito mal, mas é talvez o mais respeitado time da América do Sul. Eliminá-los poderia significar um carimbo de time a ser batido, além de elevar o moral da equipe. Na semifinal teríamos Pumas-MEX ou River-ARG. Caso seja o Pumas-MEX, ruim será a viagem (além de ser um time melhor). Sendo o River-ARG, a situação seria semelhante à do Boca-ARG: time menos qualificado, mas com mais camisa. No final das contas o título poderia ter Boca-ARG e River-ARG no currículo. Talvez até uma final na Colômbia contra um time até então 100% na competição. Seria menos emocionante do que em 2013, mas com mais credibilidade.

  • Pedro Vítor disse:

    Cruzeiro mais uma vez fazendo papel de palhaço, coloca ingresso a 15 reais pra torcida do “tímido povo”, e 120 pra torcida do América, será que estão com medo da torcida do América ser maior ate no Mineirão?

    Só sei de uma coisa, estão matando o futebol com essas elitizações, primeiro que o pobre não vai a campo, e muitta gente rica também não tem ido por outros fatores que não seja só o valor de se ir e vir, segundo que preferem cobrar um valor absurdo deste do que enxergar que estádio cheio é muito mais motivante para o jogador do que um estádio vazio cheio de corneteiros que pouco vibram ate mesmo na hora dos gols!

    • Thiago disse:

      O atlético também faz isso mas vc não cita.
      E lógico q 120 reais nas condições e hoje e um abuso mas em detrimento dos sócios e futebol que pagam caro a diretoria do Cruzeiro existe essa promoção pra não começar a perder essa receita dos socios

      • Pedro Vítor disse:

        Mas o Atlético fez com critério bem definido, pois no clássico, eu que sou torcedor sócio paguei 80 reais, o Cruzeirense que era visitante pagou 120 reais!

        Cruzeiro coloca a 15 reais, não é 80, é 15 meu jovem, olha a diferença a tamanho que é?

        E pra torcida visitante 700% mais caro!

  • André Corrêa disse:

    Na minha simulação, semana passada, deu Nacional de Montevidéu.

    Para o momento atual do time do Atlético, um adversário perigosíssimo.

  • Guilherme Bicalho disse:

    Creio que o adversário será Nacional-URU ou Deportivo Táchira. Dificilmente enfrentaremos outro. Se formos jogar no Uruguai, a pressão será maior, porém, o gramado está em perfeitas condições de jogo, o que favorece nosso Galo. Na Venezuela a viagem é mais desgastante, mas o time é limitado e um pouco mais fraco. Enfim, não dá pra prever muita coisa, temos que partir pra cima de qualquer um.

    Gostaria de dizer aos amigos atleticanos que não adianta termos ansiedade por vitórias, quando o que interessa mesmo são os títulos, pois marcam a história do clube. O comportamento da torcida precisa amadurecer. Desde 2012, vivemos uma nova era. Hoje, o Atlético é muito mais cerebral, sabe jogar pelo resultado, pois aprendeu com os inúmeros erros do passado. Somos respeitados pela imprensa nacional e temidos pelos adversários. Antigamente, vencíamos vários jogos, mas faltavam títulos de expressão. Isso mudou. Ganhamos a Libertadores, a Recopa, a Copa do Brasil. Fomos vice do Brasileiro duas vezes, sendo roubados descaradamente contra o Fluminense.
    Entendo a irritação de alguns torcedores com nosso técnico. O time ainda não engrenou. Mas vale lembrar que o aclamado Levir Culpi classificou o Galo na bacia das almas na Libertadores do ano passado, precisando vencer o Colo Colo por 2 gols de diferença na última rodada da fase grupos.
    No Mineiro, ficamos em terceiro lugar na fase de classificação, empatamos com a Caldense no primeiro jogo da final, em pleno Mineirão, mas fomos campeões e ninguém reclamou.
    Portanto, vamos dar uma pausa na corneta e começar a apoiar, como sempre fizemos. Caso os resultados não venham, aí sim cabe a cobrança enérgica.

  • Márcio Luiz disse:

    O adversário mais perigoso do Galo na Libertadores não foi citado: Diego Aguirre.

  • EDUARDO - BH disse:

    Prezado americano Marcio Amorim
    li em post anterior, seu comentario sobre o Coelho na ultima partida contra o Cruzeiro.
    Embora seja eu atleticano(mas que gosta e admira o America) vou dar um pitaco.
    lembrei do que o Chico Maia escreveu antes da definiçao dos clubes que se classificariam:
    “Sobre o “dilema” americano a questão é ótima e entendo que o Coelho está diante de uma situação até positiva já que precisa se afirmar e voltar a levantar uma taça de campeão estadual no ano do seu retorno à Série A do Brasileiro. O time caiu de produção durante o campeonato, recuperou-se com as mexidas promovidas pelo Givanildo e será uma questão de honra fazer uma grande semifinal contra qualquer um da dupla que divide a hegemonia mineira. Se passará, é outra história, pois clássico é clássico.

    Atlético e Cruzeiro que ponham as barbas de molho já que vez por outra um dos dois costuma ficar fora da finalíssima, o que convenhamos, é uma vergonha para quem recebe, só da Globo, R$ 7 milhões em direitos televisivos, contra R$ 1,5 pro Coelho e R$ 300 mil para os clubes do interior.”

    Concordo com ele no que disse. Conheço atletas do America, e o discurso deles é este tbem. Estão muito focados, querendo muito ganhar o titulo mineiro para se firmarem, e chutar a desconfiança de alguns. O Cruzeiro sentiu isto no ultimo jogo. E foi isto que vi:- determinação e vontade americana bem superior ao time celeste. Caso Coelho e Galo passem para final( para mim o mais provavel) que o meu time encare com mais raça e determinação, pq nao vai ser facil ganhar do America nesta reta final.
    Boa sorte a todos nós !!!

  • Pedro Vítor disse:

    Eu fiz duas simulações pelo site do Globo Esporte. Se terminasse como esta hoje, o Atlético pegaria o Grêmio que foi uma pedra no sapato em 2015 no Brasileiro. Mas a primeira deu Nacional do Uruguai, com vitória de 3 a 0 do Corinthians sobre o fraco e do mesmo nível do Melgar, o Cobresal, e com vitoria do Grêmio sobre o Toluca. Agora na segunda simulação, deu Deportivo Tachira da Venezuela, com o mesmo resultado do Corinthians e empate entre Grêmio e Toluca.

    É legal fazer as projeções, mas o gostoso é ver os jogos, as batalhas e adversidades do campo adversário. Galo hoje é terceiro geral, mesmo não agradando e não convencendo a todo mundo, em comparação com o Levir na Libertadores, esta bem a frente, resta saber se o resultado será parecido ou será melhor, eu acredito que sim, será melhor!

  • José Eduardo Barata disse:

    E o GALO vai desfigurando o seu elenco .
    Parece que vem aí o tal do Carlos Eduardo,
    colocando atletas como Carlos e Dátolo , de
    novo , na mira de sair .
    É difícil demais da conta manter o espírito e
    a mente focados na tradição de se torcer por
    um time que sempre exaltou a empatia entre
    seus atletas e a camisa .
    Tempos bicudos esses , em que impera uma
    suposta administração pragmática .
    Chega de Jobsons , Conceições , Botelhos ,
    e uma penca de jogadores que nos são
    impostos por essa diretoria “profissional” .

  • Rodrigo Assis disse:

    Mesmo assim prefiro que o Atlético enfrente o Táchira.