Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Hoje tem clássico decisivo em Minas, mas não é só a Lei Pelé que está matando os clubes do interior

O twitter informa:

AméricaFCTO ‏@AmericaFCTO 

É às 16:00h, o grande clássico do interior de Minas Gerais: Democrata x América-TO. Vale o título e vaga no Módulo I”

Com o mundo empresarial cada vez mais apertado e em tempos de crise econômica o “mecenato” se tornou uma espécie em extinção. Foi-se o tempo em que endinheirados punham dinheiro à vontade em clubes de futebol simplesmente porque torcem por ele. Todo mundo precisa de retorno.

Meu querido Democrata de Sete Lagoas, 103 anos de existência, está fora da terceira divisão estadual deste ano, que começa daqui umas semanas. Falta de dinheiro.

Você liga a TV, e em todos os canais possíveis se fala dos campeonatos europeus e até da China de uns tempos para cá. Jornais e portais da internet falam a mesma coisa e dos campeonatos estaduais além do Brasileiro que começa hoje. Isso na mídia nacional e também de Minas.

Infelizmente raras linhas ou raros minutos de rádio e TV são dedicados ao futebol do interior mineiro.

Isso ajuda a matar os clubes que antes abasteciam Atlético, Cruzeiro e América com grandes jogadores. Sem divulgação, nem torcedores e principalmente potenciais patrocinadores ficam sabendo de jogos, de atletas, das competições, enfim. E, como se sabe, “o que não é visto não é desejado”. Uma empresa que patrocina alguma coisa quer que a marca seja vista, obviamente ou que ele apoio dê algum retorno, ainda que institucional.

Pelo menos a imprensa oficial, através das TVs estatais poderiam prestar este serviço aos clubes do interior. Alguns anos atrás sugeri ao colega de Faculdade de Jornalismo, dos tempos da Fafi-BH, hoje Uni, Hugo Teixeira, que a TV Minas fizesse uma parceria com a FMF para que pelo menos um jogo da segunda e terceira divisões, fosse transmitido a cada rodada. Audiência garantida e visibilidade para os patrocinadores dos times que não têm espaço na mídia convencional. O Hugo era o diretor da estatal mineira. Levantou uma série de dificuldades técnicas, operacionais e financeiras, mas ficou de pensar e depois me retornaria. Nunca retornou. E ele era um dos fortes da comunicação do então governador Antônio Anastasia.

Este é apenas um componente da história que poderia ajudar a viabilizar os campeonatos e clubes do interior de Minas e do Brasil. Com mexidas nas fórmulas de disputa e o empenho da FMF em baixar taxas, tudo poderia ser melhor. Se cada instituição fizesse alguma coisa, nasceria um mutirão que garantiria o mínimo para a sobrevivência digna de todos. Mas até para que este debate ganhasse corpo é fundamental que a mídia mineira entre no assunto.

Enquanto isso vamos nos virando para saber notícias deste outro mundo do futebol. A reta final do Mineiro da segunda divisão, que a FMF chama de Módulo II e um jogo especial em Governador Valadares entre o Democrata Pantera e o América de Téofilo Otoni, tradicional clássico regional que vale vaga na primeirona do ano que vem.

Uberaba e Mamoré se enfrentam em Uberaba e também brigam por uma das vagas.

O site Globo.com tem informações básicas:

http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/mineiro-modulo-2/

Já a terceira divisão mineira (chamada de segunda) tem um ótimo canal que é o site do Vitor Lima Gualberto, um jovem de Fora de Fora, tarado pelo assunto que mantém um site atualizadíssimo. Este moço merece uma homenagem do futebol mineiro.

Confira:

http://segundonamineira.com/site/

Segundona Mineira 2016 têm grupos e fórmula de disputa definida

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (10), na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), ficou definido, entre todas as equipes participantes, os grupos e a fórmula de disputa.

Grupo A

Arsenal Sport Club
Coimbra Esporte Clube
Esporte Clube Siderúrgica
União Luziense 
Esporte Clube
Valeriodoce Esporte Clube

Grupo B
Sociedade Esportiva Guaxupé
Jacutinga 
Atlético Clube
Clube Atlético Patrocinense
Santarritense 
Futebol Clube

Grupo C
Futebol Clube Betinense
Esporte Clube Itaúna 
Ponte Nova Futebol Clube
Tupynambás Futebol Clube
Venda Nova Futebol Clube

O Nacional Futebol Clube, de Uberaba, chegou a participar da reunião de Conselho Técnico, mas ao longo da mesma decidiu não disputar. O presidente do clube alegou que as decisões da reunião não foram de acordo com as expectativas do clube e decidiu não participar.

FÓRMULA DE DISPUTA
Todas as equipes jogam entre si, dentro de seus grupos, em partidas de ida e volta. As duas equipes que mais pontuarem, dentro de seu grupo, avançam para o hexagonal final, que será disputado da mesma forma: todos jogam contra todos, em partidas de ida e volta. O primeiro colocado fica com o título, enquanto o segundo com o vice e as duas equipes conquistarão o acesso ao Módulo II 2017.

O campeonato terá início no dia 30/07 e término no dia 26/11. Cada equipe poderá inscrever apenas 5 (cinco) atletas com idade superior a 23 (vinte e três) anos. Cada equipe poderão inscrever um máximo de 30 (trinta) atletas. Os contratos podem ser registrados até 23/09.

http://segundonamineira.com/site/segundona-mineira-2016-tem-grupos-e-formula-de-disputa-definida/


» Comentar

Comentários:
2
  • Francisco Barbosa disse:

    Em Ouro Fino tem um menino espetacular, Leozinho (camisa 10 clássico) estilo Bernard, “tem que mandá oiá ” Nepomuceno.

  • Jose Eduardo Barata disse:

    Os famosos “olheiros” sumiram . Não há mais indicação
    de jovens jogadores aos clubes da capital .
    “Olha , em Curvelo tem um atacante bom demais da conta,
    vale a pena observar ” .
    “Pompeu tem um meia clássico , Aloísio , vamos trazer o
    cara “.
    “Em Uberlândia tem goleiro se destacando . Vamos ver .”
    Julinho Boa Morte , troféu Guará , artilheiro pelo América,
    (gostava de jogar com a 12 ) foi “buscado” em Curvelo
    pelo Wilson de Oliveira e Assad de Almeida . Jogaria com
    Telê Santana , mas o tio Afonso , diretor do América , vetou
    o contrato .
    Era assim o futebol . Craques aos montes E DE GRAÇA .
    Dirceu Lopes . Tostão . Natal . Reinaldo . Cerezo . Lola .
    E hoje ? Hyuri , Mansur , Arrascaeta , tudo a peso de ouro
    e futebol , ó … ( como diria o prof. Raimundo) .